cour_c2ed5884-0570-41a4-9d77-5f33c9805f7f
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A ARGUMENTAÇÃO DE PROFESSORES EM DISCURSOS SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS: DA FORMAÇÃO À ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE PORTUGUÊS: DA PRODUÇÃO À ANÁLISE DE ARTIGOS DE OPINIÃO SOBRE O “CASO FRANCISCA DO SOCORRO” EM MILAGRES/CE Documento
-
A Alfabetização no contexto do Ensino Fundamental de nove anos: avanços e recuos Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:Um resgate das cantigas de roda na Creche Nossa Senhora da Piedade Documento
-
A EXPRESSÃO CRIATIVA NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO PARTE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA POSSIBILIDADE NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS Documento
-
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 13.415/2017 E AS IMPLICAÇÕES À GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO EM PAU DOS FERROS/RN Documento
-
A INSERÇÃO DAS TICS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE DOCUMENTOS, SABERES E FAZERES DOCENTES Documento
-
A INSERÇÃO DO TEMA NANOTECNOLOGIA A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA Documento
-
A INVESTIGAÇÃO COOPERATIVA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: AMPLIANDO OLHARES NA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DE ASSIS PINHEIRO (ITAÚ/RN) Documento
-
A Interdisciplinaridade entre Educação Física e Química: Uma Proposta de Intervenção Pedagógica Para o Ensino Médio Documento
-
A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: um estudo sobre a forma Documento
-
A TEMÁTICA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: POLÍTICA, CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DO RIO GRANDE DO NORTE Documento
-
A TEMÁTICA AMBIENTAL NA INFÂNCIA: CONCEPÇÕES DOCENTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICIPIO DE MOSSORÓ-RN Documento
-
A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE REAÇÕES QUÍMICAS Documento
-
A aprendizagem do conceito de espaço geográfico por alunos do Ensino Médio em Pau dos Ferros - RN Documento
-
A argumentação durante uma aula experimental de cinética química: estudo problematizador sobre a conservação da carne Documento
-
A argumentação em crônicas de alunos do ensino médio sobre a beata do Juazeiro do Norte-CE Documento
-
A contação de histórias enquanto ferramenta metodologica nos anos iniciais do ensino fundamental. Documento
-
A leitura literária no Ensino Médio: um estudo sobre a formação do gosto por leituras de best sellers e seus impactos no ensino de Literatura Documento
-
A música no currículo do Ensino Fundamental - Anos Finais: Uma investigação em duas escolas da rede pública de Mossoró/RN Documento
-
A prática docente na educação do campo: um estudo em classes multianos de Pau dos Ferros (RN) Documento
-
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E NUTRIÇÃO: UMA ABORDAGEM COM FOCO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PAU DOS FERROS – RN Documento
-
ARTICULANDO SABERES: CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA DOS PROJETOS INTEGRADORES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DE NÍVEL MÉDIO DO IFRN, CAMPUS PAU DOS FERROS Documento
-
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO PROGRAMA BALE E NA SALA DE AULA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS Documento
-
AS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE MILAGRES - CE. Documento
-
AULAS PRÁTICAS E SUA IMPORTÂNCIA NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DO CONHECIMENTO Documento
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES, INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DOCENTES Documento
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO AO REGISTRO DO ACOMPANHAMENTO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
Análise de Planejamento Pedagógico com uso das tecnologias da informação e comunicação com base na taxonomia de Bloom. Documento
-
Aprendizagem significativa por situações problemas: uma abordagem sobre propriedades dos materiais para o ensino de química Documento
-
Autodeterminação para aprender música no ensino médio utilizando tecnologias digitais: uma pesquisa-ação em uma escola estadual de Mossoró/RN Documento
-
Avaliação do aluno surdo na escola regular: pressupostos e práticas de professores da rede pública de Cajazeiras - PB Documento
-
CADERNO TÁTIL QUÍMICO - CTQ: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA FRENTE A DEFICIENTES VISUAIS Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ, VISANDO ATUAÇÃO EM AÇÕES PREVENTIVAS Documento
-
Cinema e Geografia: o filme como instrumento didático no ensino médio Documento
-
Como me tornei professor: os saberes experienciais docentes e as histórias de vida de professores não-licenciados Documento
-
Consciência Histórica: a história estudada na perspectiva do discente Documento
-
Construindo Conceitos a partir dos Conteúdos Geográficos Escolares: debate em torno da prática docente Documento
-
Construção e Validação de Tecnologia Educativa para prevenção de Leishmaniose Visceral. Documento
-
Conto e reconto com "O Mágico de Oz": estratégia de autoformação no Programa BALE Portalegrense Documento
-
DA CAPA DE REVISTA PARA A CARTA DO LEITOR: A RETEXTUALIZAÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS ESCRITOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA Documento
-
DISPOSITIVOS MÓVEIS E APPS NA MEDIAÇÃO DO MOBILE-LEARNING: ESTUDO DE CASO EM CONTEXTO EDUCATIVO Documento
-
DIVERSIDADE SEXUAL E EDUCAÇÃO: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO E AFETIVIDADE Documento
-
DO ENCANTAMENTO DOS DESENHOS INFANTIS AO TRABALHO DOCENTE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE: O EMPODERAMENTO DISCENTE Documento
-
EDUCAÇÃO INTEGRAL NO AMBIENTE ESCOLAR: RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE Documento
-
ENSINO CONSTITUCIONAL COMO PRÁTICA SOCIAL: UMA ANÁLISE A INCLUSÃO DE ENSINO JURÍDICO NA BASE CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Documento
-
ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ENTRE SABERES E FAZERES DOCENTES Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSVERSALIDADE: POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
ENSINO DE GEOGRAFIA E MULTICULTURALIDADE: estudo sobre a prática pedagógica em escolas de ensino médio de Pau dos Ferros – RN Documento
-
ENSINO DESENVOLVIDO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR Documento
-
ENSINO EM DIREITOS HUMANOS: Estudo de Caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros em Patos-PB Documento
-
ENTRE PENAS E FLECHAS: REPRESENTAÇÕES DA TEMÁTICA INDÍGENA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA A PARTIR DA LEI 11.645/08 Documento
-
EXPERIÊNCIA LITERÁRIA E FÍLMICA COM ?O QUINZE? DE RACHEL DE QUEIROZ NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
Educação Escolar Quilombola na Comunidade Jatobá: Práticas Pedagógicas e Fazeres Quilombolas Documento
-
Educação ambiental: concepções e práticas em escolas públicas de Pau dos Ferros Documento
-
Ensinando e Aprendendo Frações com Objetos de Aprendizagem Documento
-
Ensino Religioso, diversidade e cultura afro-brasileira: uma análise das práticas docentes das escolas públicas de Apodi-RN Documento
-
Ensino de filosofia no ensino médio: sentidos da docência para o professor Documento
-
Ensino híbrido, metodologias ativas e personalizadas: possibilidades e potencialidades na introdução ao conceito de reação química. Documento
-
Ensino-aprendizagem de conceitos de eletricidade e magnetismo com o uso de atividades experimentais Documento
-
Entre o criar e o ensinar: a fotografia como elemento integrador da arte, do ensino e da pesquisa Documento
-
Etnomatemática: O Saber-Fazer dos Cisterneiros do Semiárido Brasileiro e Suas Contribuições para o Ensino-Aprendizagem da Matemática Escolar Documento
-
Exame Nacional do Ensino Médio: implicações para o currículo de História. Documento
-
FOREGROUNDS E M OTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: NARRATIVAS DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN Documento
-
FRACTAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um estudo interdisciplinar no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Documento
-
Feira de Ciências no Ensino Médio: Atuação dos professores no contexto da prática Documento
-
Formação Subjetiva dos Alunos e a Educação Escolar: a influência dos espaços no processo de ensino na escola pública Documento
-
Formação de professores e Educação Básica: percepção dos(as) egressos(as) do programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/Campus Pau dos Ferros). Documento
-
Jogos pedagógicos como elemento facilitador da aprendizagem dos números inteiros nos anos finais do Ensino Fundamental. Documento
-
LETRAMENTO CRÍTICO E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EJA: CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA Documento
-
LETRAMENTO LITERÁRIO DE ALUNOS E ALUNAS DE PEDAGOGIA: ENTRE OS INSTRUMENTOS E A FORMAÇÃO Documento
-
LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO E O ENSINO DE LEITURA COM O LIVRO INFANTOJUVENIL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS Documento
-
Ler, contar e encantar: a contação de histórias no âmbito do Atendimento Educacional Especializado no município de Crato/CE. Documento
-
Letramento em saúde no ensino básico: uma proposta para o município de Pau dos Ferros - RN a partir do programa Saúde na Escola Documento
-
Letramento litrário a partir do uso do gênero textual meme Documento
-
Letramento visual na prática de um professor de Língua Inglesa e na perspectiva leitora de alunos: um estudo à luz do signo da receptividade Documento
-
MATERIAIS DIDÁTICOS E O ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: UMA CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM CAICÓ-RN Documento
-
MUNDO DA VIDA E AFRICANIDADE: OLHARES QUE SE ENTRECRUZAM NUMA ESCOLA EM ARACATI/CE Documento
-
Multimodalidade e letramento visual crítico no ensino de inglês: investigando a coleção de livro didático Time to Share Documento
-
NOVO ENSINO MÉDIO: das reações contextuais à escola interrompida Documento
-
O BRINCAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS Documento
-
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DA ETNOMATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE VOLUMES Documento
-
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EJA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM CAJAZEIRAS (PB) Documento
-
O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS FONTES HISTÓRICAS: POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de professores/as acerca da implementação da Lei 10.639/2003 Documento
-
O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VISÃO DOS PROFESSORES SEMIFINALISTAS DO ALTO OESTE POTIGUAR Documento
-
O ENSINO DE TEMAS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO. Documento
-
O ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DE METODOLOGIAS ATIVAS: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E ALUNOS Documento
-
O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO COM O GÊNERO TIRINHA Documento
-
O LIVRO DIDÁTICO E O ENFOQUE CTS: possibilidades para o estudo dos gases no ensino médio Documento
-
O LÚDICO COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MATERIAIS POLIMÉRICOS Documento
-
O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO EM SALA DE AULA: DA NOTÍCIA DO RÁDIO À PRODUÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O RECREIO COMO TEMPO E ESPAÇO PARA O ENSINO DA CULTURA POPULAR NA ESCOLA Documento
-
O REGISTRO DOCENTE COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O SUJEITO PROFESSOR E SUA HISTÓRIA: UM OLHAR SOBRE SI Documento
-
O USO DO FÓRUM NO ENSINO À DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Documento
-
O USO DO GOOGLE EARTH E DO GOOGLE MAPS NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE GEOGRAFIA Documento
-
O curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN em discursos de egressos: argumentos e identidade de professores dos anos iniciais sobre a formação superior e atuação profissional Documento
-
O ensino de Sociologia mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação: Saberes e Práticas Docentes Documento
-
O ensino de Sociologia no nível médio do IFPB - Campus Sousa: um estudo de caso Documento
-
O ensino de polímeros por experimentação: estratégia para facilitar a aprendizagem significativa Documento
-
O letramento multimodal crítico e a interculturalidade no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE): uma análise do livro didático Cercanía Joven. Documento
-
O lúdico na química: influência da aplicação de jogos químicos no aprendizado dos alunos dos cursos técnicos de nível médio do IFRN Campus Ipanguaçu. Documento
-
O papel das atividades experimentais na construção de conceitos de eletricidade na educação básica e superior Documento
-
O tratamento dado aos gêneros discursivos em prática de análise linguística: um estudo de planos de aula do portal do professor Documento
-
O uso da Literatura de Cordel nas aulas de Ensino Religioso: uma investigação na cidade de Belém de Brejo do Cruz/PB Documento
-
O uso de NTIC?s no ensino-aprendizagem de Química no IFRN Documento
-
Os PPCs de Geografia da UERN: formação e prática docente para e no Ensino Médio Documento
-
Os direitos ambientais como possibilidade formativa no espaço escolar: um estudo em uma escola pública do município de Princesa Isabel-PB Documento
-
Os sentidos atribuídos pelos alunos de comunidades rurais de Portalegre/RN ao Ensino Médio urbano Documento
-
PARA QUE SE ESCREVE NAS ESCOLAS? O PROPÓSITO COMUNICATIVO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ARTIGO DE OPINIÃO Documento
-
PRODUÇÃO TEXTUAL DIALÓGICA NA SALA DE AULA: DO EDITORIAL À CARTA DO LEITOR Documento
-
PROJETO INTERDISCIPLINAR ENTRE A GEOGRAFIA DO PIAUÍ E A LITERATURA PIAUIENSE: PELA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 5.359/2003 Documento
-
PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: RECONTEXTUALIZAÇÕES DE POLÍTICAS NA ESCOLA Documento
-
PROJETOS DE ENSINO: ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO Documento
-
PROPOSTA DE ENSINO DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS MEDIADO PELO ORIGAMI E GEOGEBRA Documento
-
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS GASES COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
PROPOSTAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PAU DOS FERROS/RN Documento
-
PROTAGONISMO ESTUDANTIL EM FEIRAS DE CIÊNCIAS NO SEMIÁRIDO POTIGUAR: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR Documento
-
Percursos de inserção profissional: um estudo com egressos da licenciatura em música da UERN Documento
-
Produção textual nas formações do MAISPAIC de Língua Portuguesa: a relação entre os saberes constituintes e as práticas efetivadas pelos professores Documento
-
Proposta de intervenção para o ensino de escrita do gênero artigo de opinião: entre relatos e reflexões em perspectiva dialógica. Documento
-
Proposta de uma sequência didática para o ensino de funções oxigenadas e indicadores ácido-base utilizando o urucum e o açafrão, com enfoque na aprendizagem significativa. Documento
-
Práticas de letramento literário no Ensino Médio Documento
-
Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais e os multiletramentos: uma análise sobre o ensino de Língua Inglesa na Educação Básica. Documento
-
Questões de gênero como relações de poder no ensino de história Documento
-
REPRESENTAÇÃO DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES COM AS METODOLOGIAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA EM ANOS FINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
Sequência didática no ensino de química usando mapas conceituais associados à experimentação: um caminho para aprendizagem significativa. Documento
-
Trajetórias de sucesso escolar de pessoas oriundas de escolas do campo Documento
-
UM PROCESSO IDENTITÁRIO DOCENTE E SEU DESDOBRAMENTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO IFPB DE SOUSA Documento
-
USO DE SOFTWARE EDUCATIVO APLICADO AO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
Uma aula de matemática no Santuário do Lima/RN: proposta de atividade de geometria Documento
-
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: uma contribuição à formação inicial de licenciandos em Química Documento
-
Uso de Laboratório Móvel para o Ensino de Química: possibilidades e desafios. Documento
-
VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE CARTILHA EDUCATIVA DIGITAL: UMA TECNOLOGIA PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE NO ÂMBITO DA APRENDIZAGEM AFETIVA Documento
-
Violência Escolar: Sentidos no contexto da prática Documento