cour_f57c380a-e670-470d-b033-289b5b8a0b3b
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuições para a Epistemologia da Biologia e a formação de professores e pesquisadores Documento
-
A ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES Documento
-
A ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS POR LICENCIANDOS EM FÍSICA Documento
-
A ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Documento
-
A Aprendizagem Cooperativa (AC) como prática educativa ambiental: contribuições para a ampliação do meio ambiente Documento
-
A Articulação das Culturas Humanística e Científica por meio do Estudo Histórico-Sociocultural dos Trabalhos de James Prescott Joule: Contribuições para Formação de Professores Universitários na Perspectiva Transformadora Documento
-
A COMPREENSÃO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DE ASSOCIAÇÕES E O TRABALHO COM AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE AULAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A Construção de Estatutos da Ciência para a Biologia numa perspectiva histórico-filosófica: uma abordagem estruturante para seu ensino Documento
-
A Construção de Signos Matemáticos: Uma Proposta Metodológica para as Séries Iniciais do Ensino Fundamnetal Documento
-
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS: A UNIDADE TÉCNICO POLÍTICA Documento
-
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: POSSIBILIDADES E LIMITES Documento
-
A Formação Inicial de Professores de Física e a Construção de uma Identidade Documento
-
A Formação do Formador: Aprendizagens Profissionais no Estágio Supervisionado em Licenciatura em Ciências Nalurais. Documento
-
A Formação dos Professores Tembé Tenetehara no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UEPA Documento
-
A INTERAÇÃO SOCIAL DENTRO DE UMA ESCOLA COM PERSPECTIVAS INCLUSIVAS: ANÁLISE DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS Documento
-
A Matemática nos cursos de Pedagogia: composição docontexto formativo de futuros professores Documento
-
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BAURU: ENTRE CONCEPÇÃO E PRÁTICA Documento
-
A PRESENÇA DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Documento
-
A Pedagogia Histórico-crítica e prática docente de ensino de Biologia Documento
-
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR INTERMÉDIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS RELACIONADAS À BIOLOGIA: uma análise das ações vivenciadas em um Curso de Férias em Oriximiná (PA) Documento
-
A constituição de saberes experienciais da docência no contexto de políticas públicas educacionais Documento
-
A disciplina escolar Biologia na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: expressões da Pós-Modernidade e do Neoliberalismo. Documento
-
A educação ambiental crítica e sua construção na escola pública: compreendendo contradições pelos caminhos da formação de professores Documento
-
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares Documento
-
A experiência formativa de professores no trabalho com uma questão sociocientífica: potencialidades e obstáculos em um Pequeno Grupo de Pesquisa Documento
-
A formação de professores de Química na proposta de estruturação curricular modular na UEPA ? Campus VII - Conceição do Araguaia/PA, na perspectiva de formadores e licenciandos Documento
-
A formação de valores estéticos em relação aos ambientes naturais nas Licenciaturas em Ciências Biológicas da UNESP Documento
-
A formação inicial de professores e a cultura científica na educação básica: problematizando a prática docente na interface das disciplinas estágio supervisionado e história da física Documento
-
A pesquisa acadêmica no Campo de Referência das Ciências Naturais e formação de professores Documento
-
A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores Documento
-
A relação dialógica entre profissionais da área de Educação em Astronomia e profissionais da mídia: O Astrolab Documento
-
A vivência de ser cientista, docente-pesquisador, formador de professores na indissociabilidade do tripé universitário: um estudo com físicos e químicos Documento
-
ANÁLISE DE PROCESSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO Documento
-
AS PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS NO BRASIL: ESTUDO DESCRITIVO E ANALÍTICO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA Documento
-
Abordagem do tema Energia por meio do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma escola do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo Documento
-
Alfabetização científica nos anos iniciais: Necessidades formativas e aprendizagens profissionais da docência no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala. Documento
-
Analogias quantitativas como estratégia didática na formação inicial de professores de Biologia e Física Documento
-
Antes que a memória se apague: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina Documento
-
Análises de aulas de cálculo diferencial e integral na perspectiva dos jogos de linguagem Documento
-
Aplicação de um jogo digital e análise de conceitos da teoria cinética dos gases. Documento
-
Aprendizagem pela Modelagem Matemática associada a Questões Ambientais num contexto de produção de vídeos como atividade escolar no Ensino Médio Documento
-
As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo: um histórico da instituição e aspectos relativos ao ensino de Matemática nela praticado Documento
-
As Marcas da Argumentação Implementadas por Licenciandos em Espaços Didático-Pedagógicos durante o Estágio Supervisionado Documento
-
As Questões Sociocientíficas na formação de professores: Pequenos Grupos de Pesquisa como Comunidades de Experiência Documento
-
As configurações contemporâneas da educação: um estudo acerca de influências na Identidade profissional do professor de matemática da educação básica Documento
-
As contribuições do Pró-Letramento em matemática na visão de um grupo de professores/cursistas da cidade de Araraquara. Documento
-
As legislações e suas implicações nas identidades curriculares dass licenciaturas em Física das universidades estaduais Documento
-
As manifestações argumentativas em diferentes momentos da formação de licenciandos em química Documento
-
As mudanças conceituais e metodológicas do Professor Alfabetizador no ensino de Geometria Documento
-
Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia. Documento
-
Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: repensando a formação de professores Documento
-
Atividades práticas no ensino de ciencias: saberes docentes e formação do professor Documento
-
Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio Documento
-
Ações educativas para promover o agir comunicativo na interface matemática e trânsito: pesquisa sobre a própria prática Documento
-
Bioética para estudantes de ciências biológicas: investigação sobre os princípios que compõem ou deveriam compor a área Documento
-
CONCEITOS ECOLÓGICOS ESTRUTURANTES - INVESTIGANDO O PENSAMENTO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO TECNOLÓGICO DE CONTEÚDO (TPACK) DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO CONTEXTO PANDÊMICO Documento
-
CORPO, CONTEMPORANEIDADE, JUVENTUDES E ESCOLA. Documento
-
CURSOS DE LICENCIATURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS: A TEMÁTICA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Documento
-
Coletivo de Pensamento e Linguagem na Construção da Química do Século XVIII. Documento
-
Concepção e práticas de professores de ciências sobre avaliação da aprendizagem Documento
-
Concepções dos professores de Ciências da Natureza a respeito do currículo paulista em relação à História e Filosofia da Ciência no ensino médio Documento
-
Conhecimento didático do conteúdo ambientalizado na formação inicial do professor de química na Colômbia Documento
-
Contextos de formação de Pequenos Grupos de Pesquisa: as QSC como norteadoras para a formação de professores Documento
-
Contribuições da Epistemologia de Hugh Lacey Para o Ensino de Ciências: O Contexto da Nanotecnologia Documento
-
Contribuições da filosofia da Química para a formação inicial de professores de Química: reflexões sobre a experimentação Documento
-
Contribuições da perspectiva freireana sobre tema gerador para o trabalho com questões sociocientíficas na formação de professores em uma escola pública Documento
-
Contribuições das obras de Frederic Edward Clements para o ensino da Ecologia Documento
-
Cultura científica: um estudo da relação entre cientístas e educação para a ciência Documento
-
DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DA HISTORIA DA CIENCIA NO ENISNO DE QUIMICA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL Documento
-
Da argumentação à prova: produção e avaliação e argumentos matemáticos produzidos por alunos ingressantes em um curso de formação de professores Documento
-
Das práticas docentes tradicionais às reflexivas: os caminhos percorridos no processo de mudança metodológica nas aulas de Física em uma instituição de ensino superior Documento
-
Desenvolvimento de um processo formativo em licenciatura em ciências da natureza a partir da perspectiva freireana Documento
-
Didática do Ensino de Ciências e Biologia na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica: Fundamentos teóricos dos princípios metodológicos do ensino de Ciências e biologia Documento
-
Discursos de estudantes sobre as radiações ionizantes e o seu ensino em uma disciplina de um curso de formação inicial de professores de física Documento
-
Discursos de professores e de livros didáticos de física do nível médio em abordagens sobre o ensino da física moderna e contemporânea: algumas implicações educacionais Documento
-
Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um curso de licenciatura em Física: o legal, o real e o possível. Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA PROPOSTA NA ESCOLA PÚBLICA Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA CIDADÃ: INTERFACES NA FORMAÇÃO E ESTÍMULO AO VOLUNTARIADO EM UM PARQUE NACIONAL BRASILEIRO Documento
-
ENFOQUE CTSA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA INVESTIGAÇÃO DE POSSIBILIDADES POR MEIO DA ASTRONÁUTICA Documento
-
ENSAIO DE UMA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA COM FUNDAMENTOS NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA UTILIZANDO O TEMA SEGURIDADE SOCIA L COMO EIXO ESTRUTURADOR Documento
-
ENSINO DE TEMAS DA GENÉTICA CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Documento
-
ENSINO E APRENDIZAGEM DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL DESCRITIVA NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA: ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DO POTENCIAL DE UMA PROPOSTA DE ENSINO Documento
-
Educação Ambiental Crítica na formação inicial de professoras e professores: a categoria totalidade como proposta de enfrentamento Documento
-
Educação Científica Intercultural: Contribuições para o ensino de química nas escolas indígenas Ticuna do Alto Solimões-AM Documento
-
Educação Matemática e Ambientes Virtuais: uma análise das interações ocorridas em um Chat Educacional. Documento
-
Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura Documento
-
Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso na graduação em Pedagogia sob a perspectiva da educação por meio das questões sociocientíficas: uma análise a partir dos conceitos de formação e semiformação de Adorno. Documento
-
Ensino de Ciências fundamentado na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica: apontamentos a partir da produção acadêmica Documento
-
Ensino e formação em permacultura no Brasil: uma análise crítica a partir dos Cursos de Design em Permacultura (PDCs) e da Educação Ambiental Documento
-
Erro em sala de aula: subisídios para o ensino do eletromagnetismo Documento
-
Estratégias de aprendizagem e evasão escolar na Licenciatura em Matemática: analisando a realidade de um Instituto Federal de Educação Documento
-
Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de ciências: reflexões a partir de um curso de licenciatura Documento
-
Estudo dos processos interativos em aulas de Física: uma abordagem segundo a teoria de Vigotski Documento
-
Euclid and his Modern rivals (1879), de Lewis Carroll: tradução e crítica Documento
-
FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA Documento
-
FORMAR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA HISTÓRIA DO MOVIMENTO DAS LICENCIATURAS PARCELADAS NO MATO GROSSO DO SUL Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE REFORMA CURRICULAR: Contribuições da Teoria da Ação Comunicativa Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - ANÁLISE DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INDÍGENAS NA PERSPECTIVA FREIREANA: INTERCULTURALIDADE NA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA A ÁREA DE ATUAÇÃO CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA. Documento
-
Formação Docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química Documento
-
Formação continuada de professores de Biologia em escolas estaduais de tempo integral de uma cidade do interior paulista. Documento
-
Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola Documento
-
Formação continuada de professores em espaços não formais na Amazônia: investigando uma iniciativa no Centro de Ciências e Planetário do Pará Documento
-
Formação de Professores e Avaliação Formativa: análise de um processo de parceria universidade-escola Documento
-
Formação inicial de professores de física: fatores limitantes e possibilidades de avanços Documento
-
Formação inicial de professores:análise de uma prática colaborativa com o uso de computadores Documento
-
Formações Imaginárias de autores de livros didáticos de Física presentes em propostas de atividades experimentais para o Ensino Médio Documento
-
Fundamentação Termodinâmica da Teoria Quântica: subsídios históricos, de Boltzmann a Poincaré, e computacionais para o ensino de ciências Documento
-
Física moderna e contemporânea na formação inicial de professores de Física: sentidos produzidos e saberes mobilizados Documento
-
Física no ensino fundamental: formação continuada de professores de Ciências em uma perspectiva sócio-histórica Documento
-
Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria Documento
-
Grupo de estudo: uma proposta à (re)significação de alguns saberes da experiência pré-profissional, em relação à Matemática, na formação inicial do pedagogo Documento
-
HOMO MAGISTER: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar Documento
-
História da Ciência e Ensino de Saúde na Área de Ciências Naturais: Um Estudo da Hansenías como Conteúdo de Ensino Documento
-
História do Ensino de Física no Brasil: as Academias Militares e o Colégio Pedro II Documento
-
História e Filosofia da Ciência na pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: manutenção de um mito? Documento
-
História e filosofia da ciência na formação inicial de professores de física: contrastes, impressões e vivências a respeito do conceito de ciência Documento
-
INTERAÇÕES ENTRE DOCENTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA EM GRUPOS DE PLANEJAMENTO CONJUNTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO. Documento
-
Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial Documento
-
Interação Discursiva e Argumentação dos Alunos no Ensino de Física. Documento
-
Interculturalidade no curriculo da disciplina de ciências na Escola Indígena Tatakti Kyikatêjê: possibilidades de realização de um projeto societário Documento
-
Investigando a produção de significados sobre os números quânticos, as formas dos orbitais e as transições eletrônicas do modelo quântico por meio das ferramentas socioculturais. Documento
-
Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço coletivo de formação incial de professores e pesquisadores Documento
-
Laboratório para o ensino de Biologia: relações entre o desenvolvimento de políticas educacionais e o trabalho docente na Rede Escolar Estadual de Mato Grosso Documento
-
Leitura, argumentação e ensino de Física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula Documento
-
Livro-texto na licenciatura em Física: uma investigação de seu papel nos processos da aprendizagem e do ensino. Documento
-
MATEMÁTICA E O CURRÍCULO DA ERA DIGITAL: OS DESAFIOS PARA A INOVAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA Documento
-
Metodologias Ativas no Ensino de Ciências: um estudo das relações sociais e psicológicas que influenciam na aprendizagem Documento
-
Mindware semiótico-comunicativo: aplicação didática no Ensino de Física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador Documento
-
NEGOCIAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: CONSTRUÇÕES CONJUNTAS E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS EM PROBLEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA EDUCACIONAL Documento
-
Narrativas de Professoras que ensinam Matemática na região de Blumenau (SC): sobre as Feiras Catarinenses de Matemática e as Práticas e Concepções sobre o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. Documento
-
Níveis de Maturidade e Capacidade de Pensamento Computacional dos alunos ao término do Ensino Fundamental explicados por Modelos de Equações Estruturais: uma investigação dos fatores de chances por meio de ajustes de Regressão Logística. Documento
-
O Céu como Tema Gerador para a Educação Inclusiva: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual Documento
-
O DISCURSO CEGO SOBRE O UNIVERSO: narrativas invisuais sobre o espaço sideral Documento
-
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A BUSCA PELA EXPERIÊNCIA FORMATIVA: APROXIMAÇÕES E DESAFIOS Documento
-
O Ensino de Ciencias e as Tecnologias Digitais : Competencias para a Mediação Pedagogica Documento
-
O Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas: aproximações entre o Legal e o Real Documento
-
O Laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura científica e o ensino de ciências Documento
-
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM PRÁTICAS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA E SEMIÓTICA SOCIAL Documento
-
O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES PARA DISCENTES DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL Documento
-
O conceito de organismo: Uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de Biologia Documento
-
O conhecimento científico como base para a resolução de problemas de educação ambiental relacionados à microbacia hidrográfica do córrego São José do Corrente, município de Cabrália Paulista - SP Documento
-
O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de Ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisa Documento
-
O desenvolvimento moral em aulas de ciências: explorando uma interface de contribuições Documento
-
O ensino da Botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. Documento
-
O formar-se professor em um Pequeno Grupo de Pesquisa na interface Universidade-Escola sob a perspectiva da Fenomenologia e da Psicanálise de Grupos Documento
-
O lugar da Matemática na educação infantil: um estudo sobre as atitudes e crenças de autoeficácia das professoras no trabalho com as crianças Documento
-
O processo de in/exclusão na licenciatura em Física: incursão nos caminhos trilhados pelo ambiente educacional e por um estudante cego em direção à (não) superação da deficiência visual Documento
-
O professor coordenador no contexto das políticas públicas educacionais do estado de São Paulo: implicações no ensino e na aprendizagem de conteúdos curriculares de ciências da natureza Documento
-
O professor de matemática e sua formação: análise de três décadas da produção bilbiográfica em periódicos na área de Educação Matemática no Brasil Documento
-
O transitar entre a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra: Um estudo de como professores de matemática lidam com as possibilidades e limitações do software Documento
-
O uso de biografia de cientistas no Ensino de Ciências: O caso Vital Brazil. Documento
-
OS DESAFIOS DOS PROFESSORES AO UTILIZAR A MATEMÁTICA NAS AULAS REMOTAS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA Documento
-
OS DISCURSOS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR: EXPERIÊNCIAS FUNDAMENTADAS NA RELAÇÃO COM O SABER Documento
-
Objetos de Aprendizagem como ferramentas socioculturais para o ensino de Química Documento
-
Obstáculos epistemológicos para a compreensão de uma Educação Sistêmica Cidadã Documento
-
Os Caminhos da Formação de Professores e da Pesquisa em Ensino de Astronomia Documento
-
Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores Documento
-
PERCEPÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA DOS MEDICAMETOS: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
PLANEJAMENTO PARA O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA Documento
-
POLÍITICAS PÚBLICAS E HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA SOCIAL DE HABERMAS Documento
-
PROCESSOS FORMATIVOS DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA COMO INTELECTUAIS TRANSFORMADORES: CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA COMO TEMÁTICA SOCIOCIENTIFICA Documento
-
PROPOSTA DE UM JOGO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO A AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA SOBRE O CONTEÚDO DE FUNÇÕES. Documento
-
PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO DE BIOLOGIA: AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS NO CERRADO Documento
-
Papel da ?Matematização? nas explicações de professores e alunos em disciplinas de Física na formação inicial de professores. Documento
-
Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre sua formação em serviço. Documento
-
Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no Brasil Documento
-
Políticas Públicas de Educação Ambiental: um estudo das agendas ambientais Documento
-
Políticas públicas em educação ambiental Documento
-
Potencialidades emancipatórias do estágio supervisionado em Ciências da Natureza: indicativos a partir da análise de um curso de Pedagogiastanciamentos para a emancipação humana Documento
-
Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade Documento
-
Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica Documento
-
Prolegômenos a uma Epistologia das Ciências: por uma abordagem organicista omnilética Documento
-
Práticas de investigação no ensino de ciências: percurso de formação de professores Documento
-
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO FORMATIVA PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Documento
-
Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas Documento
-
Reflexões sobre um curso fundamentado nos saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física: um estudo de caso na formação inicial docente Documento
-
Relação entre Complexidade e História da Ciência: contribuições a partir do tema efeito estufa na análise de um curso de formação Documento
-
Relações de Poder-Saber de Membros de Empreendimentos Econômicos Solidários no Cenário do Trabalho e da Educação Matemática Documento
-
Repertórios profissionais da docência no contexto do ensino de Ciências e Biologia: O estudo de caso em uma escola da rede pública estadual de São Paulo Documento
-
Representações históricas do ferromagnetismo: uma leitura bachelardiana. Documento
-
Representações sociais sobre História e Filosofia da Ciência na licenciatura em Química Documento
-
SABERES DOCENTES E O USO DE VÍDEOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM FÍSICA Documento
-
Saberes docentes e a prática nos estágios: possibilidades na formação do futuro professor de química Documento
-
Saberes docentes, sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo e ensino de Ciências: um estudo de caso a partir de situações de ensino-aprendizagem Documento
-
Saberes profissionais da docência em uma perspectiva interdisciplinar: um estudo sobre as práticas didáticas dos professores de Ciências e Matemática Documento
-
Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar Documento
-
Sistemas Apostilados de Ensino e Trabalho Docente: Estudo de Caso com Professores de Ciências e Gestores de uma Rede Escolar Pública Municipal Documento
-
Solução de problemas de Matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da UNESP e da FUVEST Documento
-
TRAJETÓRIAS DE MULHERES NA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL Documento
-
TV Digital: Propostas para Desenvolvimento de Conteúdos em Animação para o Ensino de Ciências Documento
-
Tornando-me professora de Ciências com alunos indígenas Kaiowá e Guarani Documento
-
Tradução Comentada de Artigos de Stephen Gray (1666-1736) e Reprodução de Experimentos Históricos com Materiais Acessíveis - subsídios para o ensino de eletricidade Documento
-
UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NA RESOLUÇÃO DE TAREFAS NUMÉRICAS E O SENTIDO DE NÚMERO DE ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO Documento
-
UM ESTUDO SOBRE OS COMPONENTES DA CRIATIVIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS Documento
-
UMA PESQUISA DIDÁTICO-EPISTEMOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ?COMO A EVOLUÇÃO FORJOU A GRANDE QUANTIDADE DE CRIATURAS QUE HABITAM O NOSSO PLANETA?? Documento
-
Um estudo sobre a evasão em um curso de licenciatura em Física: discursos de ex-alunos e professores. Documento
-
Um Estudo sobre a Estruturação e Aplicação de uma Estratégia de Ensino de Física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para Auxiliar a Preparar os Estudantes para Debates Racionais entre Teorias e/ou Concepções Rivais Documento
-
Um Estudo sobre as Configurações Curriculares dos Cursos de Licenciatura em Física do Estado de Minas Gerais Documento
-
Um Projeto de Interação Universidade-Escola como Espaço Formativo para a Docência do Professor Universitário Documento
-
Um estudo correlacional entre o desempenho, as atitudes e a confiança dos licenciandos em Matemática em relação aos conteúdos de Trigonometria do Ensino Médio Documento
-
Um estudo sobre a conservação da biodiversidade com futuros professores de biologia Documento
-
Um estudo sobre a formação de professores da Educação Básica para o ensino de Astronomia utilizando o Diário do Céu como estratégia de ensino Documento
-
Um estudo sobre a mobilização de saberes docentes no contexto do estágio curricular supervisionado de uma licenciatura em Física Documento
-
Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, embasado na inserção de conteúdos de física no ensino de ciências e na produção acadêmica da área, como elementos inovadores, sob a assessoria de uma u Documento
-
Uma Análise Cienciométrica da Produção Acadêmica Sobre Ensino de Ciências em Espaços não Formais em Periódicos e Eventos da Área (2008 - 2019) Documento
-
Uma Análise do Sistema Complexo: Identidade, Autonomia e Motivação no Contexto da Formação Inicial Docente de Matemática. Documento
-
Uma análise do papel da matemática nas faculdades de tecnologia: o caso da FATEC ourinhos Documento
-
Uma análise dos princípios de planejamento argumentativo e das condições de promoção da argumentação em um curso de Licenciatura em Física Documento
-
Uma estrturação para o ensino de Didática da Física na formação inicial de professores: contribuições da pesquisa na área Documento
-
Uma proposta de formação continuada de professores de biologia em Mato Grosso do Sul: o papel dos manuais didáticos e dos textos clássicos no estudo da evolução biológica Documento
-
Visitas Escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores Documento