POST-GRADUATE PROGRAM IN SCIENCE EDUCATION
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"A Abordagem da Tabela Periódica na Formação Inicial de Professores de Química" Documento
-
"Biologia e Ética: Um estudo sobre a compreensão e Atitudes de Alunos do Ensino Médio frente ao tema Genoma/DNA" Documento
-
"Formação de professores de Biologia: a interação de licenciandos com a disciplina didática" Documento
-
"Venha cá" e comece a ensinar matemática: uma história da formação de professores na região de Barreiras/BA. Documento
-
?Trabalho colaborativo entre Universidade e Escola: Proporcionando a formação continuada através da história da Biologia. Documento
-
A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuições para a Epistemologia da Biologia e a formação de professores e pesquisadores Documento
-
A ABORDAGEM DA TABELA PERIÓDICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA E SEUS REFLEXOS NO ENSINO MÉDIO Documento
-
A ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES Documento
-
A ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS POR LICENCIANDOS EM FÍSICA Documento
-
A ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Documento
-
A Aprendizagem Cooperativa (AC) como prática educativa ambiental: contribuições para a ampliação do meio ambiente Documento
-
A Aritmética Elementar de Charles Sanders Peirce: tradução e notas para uma hermenêutica Documento
-
A Articulação das Culturas Humanísticas e Científicas por meio do Estudo Histórico Sociocultural dos Trabalhos de James Prescott Joule: Contribuições para a formação de professores universitários em uma perspectiva transformadora Documento
-
A COMPREENSÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE RELAÇÕES CTSA E A PRESERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS NATURAIS A PARTIR DE UMA APRENDIZAGEM CENTRADA EM EVENTOS Documento
-
A COMPREENSÃO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DE ASSOCIAÇÕES E O TRABALHO COM AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE AULAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA IDÉIA DE NÚMERO: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
A Construção de Estatutos da Ciência para a Biologia numa perspectiva histórico-filosófica: uma abordagem estruturante para seu ensino Documento
-
A Construção de Signos Matemáticos: Uma Proposta Metodológica para as Séries Iniciais do Ensino Fundamnetal Documento
-
A Contaminação por Chumbo em Crianças: subsídios para ação educativa em Alfabetização Científica Documento
-
A DIALÉTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, A PRÁTICA E A EXPERIMENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DO IDEÁRIO DE LICENCIANDOS E SUA RELAÇÃO COM A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA MODERNA Documento
-
A Divulgação Científica no contexto escolar: o ensino de modelos atômicos a partir da temática de agrotóxicos e as implicações/possibilidades para a formação de alunos do Ensino Médio Documento
-
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS: A UNIDADE TÉCNICO POLÍTICA Documento
-
A Educação Ambiental em Brotas (SP): análise de concepções e ações no contexto do Programa "Município Verde Azul" Documento
-
A Educação Ambiental em uma escola rural: contribuição para a preservação dos recursos hídricos Documento
-
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: POSSIBILIDADES E LIMITES Documento
-
A Formação Inicial de Professores de Física e a Construção de uma Identidade Documento
-
A Formação do Formador: Aprendizagens Profissionais no Estágio Supervisionado em Licenciatura em Ciências Nalurais. Documento
-
A Formação dos Professores Tembé Tenetehara no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UEPA Documento
-
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS OBRAS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO CONCEITO DE SUBSTÂNCIA Documento
-
A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: Reflexões sobre o conceito de Evolução Biológica Documento
-
A História da Ciência e Ensino de Saúde na área de Ciências Naturais: Um esudo sobre a Hanseníase como conteúdo de ensino Documento
-
A INTERAÇÃO SOCIAL DENTRO DE UMA ESCOLA COM PERSPECTIVAS INCLUSIVAS: ANÁLISE DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS Documento
-
A Interdisciplinaridade na Educação em Ciências: Professores de Ensino Médio em Formação em Serviço. Documento
-
A Interface Arte e Matemática: Em Busca de uma Perspectiva Crítica e Criativa para o Ensino de Matemática Documento
-
A Investigação sobre a Própria Prática de um Professor Iniciante sob o olhar da Teoria da Recontextualização Documento
-
A Matemática nos cursos de Pedagogia: composição docontexto formativo de futuros professores Documento
-
A Metodologia Investigativa Auxiliando o Ensino de Química: da formação de professores à prática docente. Documento
-
A Metodologia de Resolução de Problemas: concepções e práticas pedagógicas de alguns professores de matemática do ensino fundamental Documento
-
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BAURU: ENTRE CONCEPÇÃO E PRÁTICA Documento
-
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO E ENSINO DE BIOLOGIA DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Documento
-
A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO BAURU VISTA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA Documento
-
A PRESENÇA DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Documento
-
A Pedagogia Histórico-Crítica e a abordagem do tema Água sob a perspectiva da Sustentabilidade. Documento
-
A Pedagogia Histórico-crítica e o Livro didático: a questão do Ensino de Ciências entre os anos 50 e 60 no Brasil Documento
-
A Pedagogia Histórico-crítica e prática docente de ensino de Biologia Documento
-
A Provinha Brasil de Matemática: um estudo sobre a aplicação piloto com ênfase no bloco de Grandezas e Medidas Documento
-
A Pós-Graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bordieu. Documento
-
A RELAÇÃO ENTRE O LÓGICO E O HISTÓRICO NO LIVRO DIDÁTICO E NO ENSINO DA TERMODINÂMICA Documento
-
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Documento
-
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR INTERMÉDIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS RELACIONADAS À BIOLOGIA: uma análise das ações vivenciadas em um Curso de Férias em Oriximiná (PA) Documento
-
A Resolução de Problemas Através de Atividades Experimentais Investigativas Relacionadas à Biologia: Uma Análise das Ações Vivenciadas em um Curso de Férias em Oriximiná (Pa). Documento
-
A TEMÁTICA BIOTECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM LICENCIADOS EM FASE DE CONCLUSÃO DO CURSO Documento
-
A articulação da História e da Filosofia da Ciência e o ensino em cursos de licenciatura em Química de uma universidade pública do estado de São Paulo. Documento
-
A constituição de saberes experienciais da docência no contexto de políticas públicas educacionais Documento
-
A construção histórico social de gênero: significados sociais e sentidos para professoras de Ciências Documento
-
A contribuição de uma proposta interdisciplinar no Ensino de Ciências para o processo formativo de professores. Documento
-
A crítica do conceito de verdade na filosofia da ciência de Karl Popper e o ensino de ciências Documento
-
A disciplina escolar Biologia na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: expressões da Pós-Modernidade e do Neoliberalismo. Documento
-
A educação ambiental crítica e sua construção na escola pública: compreendendo contradições pelos caminhos da formação de professores Documento
-
A educação ambiental no ensino técnico: trabalho e interdisciplinaridade Documento
-
A educação matemática nos anos iniciais: análise de necessidades de formação profissional de docentes no contexto do SARESP Documento
-
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares Documento
-
A epistemologia subjacente ao currículo e à formação de licenciandos em Ciências Biológicas Documento
-
A escolha profissional de licenciados em Física de uma universidade pública Documento
-
A evolução biológica no Ensino Médio no Estado de São Paulo: Competências curriculares, orientações didáticas e indicadores de aprendizagem. Documento
-
A experiência formativa de professores no trabalho com uma questão sociocientífica: potencialidades e obstáculos em um Pequeno Grupo de Pesquisa Documento
-
A formação de professores de Química na proposta de estruturação curricular modular na UEPA ? Campus VII - Conceição do Araguaia/PA, na perspectiva de formadores e licenciandos Documento
-
A formação inicial de professores e a cultura científica na educação básica: problematizando a prática docente na interface das disciplinas estágio supervisionado e história da física Documento
-
A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget Documento
-
A interação entre os alunos em atividades de demonstração experimental aberta num curso de licenciatura em Física: um estudo do desenvolvimento conceitual sob a perspectiva histórico-cultural. Documento
-
A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química no ensino médio Documento
-
A maior flor do mundo de José Saramago e a educação ambiental na escola Documento
-
A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental Documento
-
A pesquisa acadêmica no Campo de Referência das Ciências Naturais e formação de professores Documento
-
A presença de alunos autistas em salas de aulas regulares, a aprendizagem de Ciências e a Alfabetização Científica: Percepções de professores a partir de uma Pesquisa Fenomenológica Documento
-
A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores Documento
-
A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental Documento
-
A relação dialógica entre profissionais da área de Educação em Astronomia e profissionais da mídia: O Astrolab Documento
-
A relação entre o lógico e o histórico no livro didáticoe no ensino de termodinâmica Documento
-
A relação entre os âmbitos cotidiano e científico em livros didáticos de Ciências Naturais. Documento
-
A relação sujeito/conhecimento em alunos de Licenciatura em Química: uma investigação a partir da Teoria dos Campos Conceituais Documento
-
A ser definido Documento
-
A temática ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Concepções reveladas no discursos de professoras sobre sua prática Documento
-
A vivência de ser cientista, docente-pesquisador, formador de professores na indissociabilidade do tripé universitário: um estudo com físicos e químicos Documento
-
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DO MODELO DE MUDANÇA CONCEITUAL Documento
-
ANÁLISE DAS VARIÁVEIS ENVOLVIDAS NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO INTERDISICPLINAR NA ESCOLA PUBLICA: UMA EXPERIÊNCIA EM SÃO CARLOS Documento
-
ANÁLISE DE PROCESSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO Documento
-
AS CONTRIBUIÇÕES DE ALBERT CALMETTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA VACINA CONTRA A TUBERCULOSE - BCG (1905-1933): O estudo de um episódio histórico e o Ensino de Ciências Documento
-
AS PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS NO BRASIL: ESTUDO DESCRITIVO E ANALÍTICO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA Documento
-
ASPECTOS FORMATIVOS DA EXPERIÊNCIA COM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA Documento
-
ATIVIDADES DE CAMPO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE DIRETRIZES METODOLÓGICAS Documento
-
ATRIBUIÇÃO DE SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR E AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Documento
-
AULAS DE FÍSICA APOIADAS PELO RECURSO VIRTUAL MOODLE: um projeto de alfabetização em ciências no Ensino Médio com base na teoria vigotskiana Documento
-
AVANÇOS RECENTES EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR, QUESTÕES ÉTICAS IMPLICADAS E SUA ABORDAGEM EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. Documento
-
Abordagem do tema Energia por meio do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma escola do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo Documento
-
Alfabetização científica nos anos iniciais: Necessidades formativas e aprendizagens profissionais da docência no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala. Documento
-
Alguns Reflexos da Didática Construtivista no Ensino de Matemática nas Quatro Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Documento
-
Ambientes virtual e presencial: uma relação dialógica mediada pelo chat Documento
-
Analogias quantitativas como estratégia didática na formação inicial de professores de Biologia e Física Documento
-
Antes que a memória se apague: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina Documento
-
Análise crítica da contribuição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para a popularização do conhecimento científico Documento
-
Análise das concepções de professores de Biologia em formação inicial acerca da relação entre Ciência e Valores Documento
-
Análise do Processo de Construção de Aprendizagem em Alunos Integrantes de um Projeto de Reforço Documento
-
Análise dos Projetos Ambientais desenvolvidos em um bairro de Bauru (SP) sob a perspectiva educativa Documento
-
Análises de aulas de cálculo diferencial e integral na perspectiva dos jogos de linguagem Documento
-
Aplicação de um jogo digital e análise de conceitos da teoria cinética dos gases. Documento
-
Apontamento sobre a apropriação da teoria Vigotskiana no Ensino de Ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico. Documento
-
Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigostskiana no Ensino de Ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico Documento
-
Aportes da filosofia da ciência na formação inicial de professores de Química e a mobilização do saber e do saber fazer na construção das representações científicas Documento
-
Aprender para Ensinar: A Reflexão na Formação Inicial de Professores de Física Documento
-
Aprendizagem pela Modelagem Matemática associada a Questões Ambientais num contexto de produção de vídeos como atividade escolar no Ensino Médio Documento
-
As Contribuições do software graphmatica na construção do conhecimento matemático de função Documento
-
As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo: um histórico da instituição e aspectos relativos ao ensino de Matemática nela praticado Documento
-
As Marcas da Argumentação Implementadas por Licenciandos em Espaços Didático-Pedagógicos durante o Estágio Supervisionado Documento
-
As Perspectivas do Ensino de Matemática no Contexto da Progressão Continuada Documento
-
As Questões Sociocientíficas na formação de professores: Pequenos Grupos de Pesquisa como Comunidades de Experiência Documento
-
As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências Documento
-
As ações em educação ambiental realizadas por Organizações Não-Governamentais no estado de São Paulo: alcances e limitações Documento
-
As configurações contemporâneas da educação: um estudo acerca de influências na Identidade profissional do professor de matemática da educação básica Documento
-
As contribuições do Pró-Letramento em matemática na visão de um grupo de professores/cursistas da cidade de Araraquara. Documento
-
As ilustrações botânicas presentes nos livros didáticos de ciências: da representação impressa à realidade Documento
-
As investigações de Ernest Rutherford sobre a estrutura da matéria: contribuições para o ensino de química Documento
-
As legislações e suas implicações nas identidades curriculares dass licenciaturas em Física das universidades estaduais Documento
-
As manifestações argumentativas em diferentes momentos da formação de licenciandos em química Documento
-
As mudanças conceituais e metodológicas do Professor Alfabetizador no ensino de Geometria Documento
-
As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental Documento
-
Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia. Documento
-
Astrobiologia: obstáculos e possibilidades, a (re)ligação com o Cosmos e o Ensino de Ciências Documento
-
Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: repensando a formação de professores Documento
-
Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos do sistema municipal de ensino de Bauru Documento
-
Atividades Experimentais de Demonstrações em Sala de Aula: Uma Análise segundo o Referencial da Teoria de Vigotski Documento
-
Atividades de campo no ensino das ciências: investigando concepções e práticas de um grupo de professores Documento
-
Atividades práticas no ensino de ciencias: saberes docentes e formação do professor Documento
-
Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio Documento
-
Avaliação de Estrategias de Educação Ambiental para Zona Rural Documento
-
Avaliação de um curso de Educação a Distância para a formação continuada de professores em Matemática Documento
-
Avaliação do Processo de Aprendizagem em Alunos de Ensino Médio sob a Perspectiva dos Professores: Apontamentos referentes a uma Proposta de Ensino e Aprendizagem Interdisciplinar. Documento
-
Ações educativas para promover o agir comunicativo na interface matemática e trânsito: pesquisa sobre a própria prática Documento
-
Bioética para estudantes de ciências biológicas: investigação sobre os princípios que compõem ou deveriam compor a área Documento
-
CONCEITOS ECOLÓGICOS ESTRUTURANTES - INVESTIGANDO O PENSAMENTO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO TECNOLÓGICO DE CONTEÚDO (TPACK) DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO CONTEXTO PANDÊMICO Documento
-
CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO E SUAS CONCEPÇÕES DE MUNDO Documento
-
CONSTRUÇÃO DE SIGNOS ECOLÓGICOS NO PROJETO 'MEIO AMBIENTE E O PROCESSO EDUCACIONAL: OS ECOSSISTEMAS E A CULTURA DE ILHA COMPRIDA' Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA ABP PARA O ENSINO DE BIOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS IMPORTANTES PARA O CIDADÃO DO SÉCULO 21 Documento
-
CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA SOB O ENFOQUE DAS RACIONALIDADES Documento
-
CORPO, CONTEMPORANEIDADE, JUVENTUDES E ESCOLA. Documento
-
CURSOS DE LICENCIATURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS: A TEMÁTICA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Documento
-
Caracterização de práticas de ensino e delineamentos de recursos didáticos para a área curricular de Matemática no Ensino Fundamental Documento
-
Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada Documento
-
Cladogramas e Evolução no Ensino de Biologia Documento
-
Classes de Correção de Fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico-pedagógico Documento
-
Coletivo de Pensamento e Linguagem na Construção da Química do Século XVIII. Documento
-
Competência Comunicativa de Futuros Professores Frente à Diversidade Religiosa na Abordagem do Tema ?Origens do Universo? Documento
-
Compostagem de Resíduos Sólidos Domiciliares e Horta Comunitaria como instrumentos de educação ambiental em Escola Municipal Infantil de Bauru Documento
-
Concepção e práticas de professores de ciências sobre avaliação da aprendizagem Documento
-
Concepções Epistemológicas de Ciência entre Estudantes Universitários Documento
-
Concepções alternativas e ensino de biologia: o uso de estratégias diferenciadas na formação inicial de professores de ciências Documento
-
Concepções de Professores de Matemática: considerações à luz do processo de escolha de livros-texto Documento
-
Concepções de ciência nas obras de Monteiro Lobato: mapeamento e análise de termos científicos no livro serões de Dona Benta. Documento
-
Concepções de educadores da área de ciências da natureza associadas ao Programa Escola sem Partido e à Ideologia de Gênero Documento
-
Concepções dos Professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de Astronomia. Documento
-
Concepções dos professores de Ciências da Natureza a respeito do currículo paulista em relação à História e Filosofia da Ciência no ensino médio Documento
-
Conhecimento Básico de Genética: Concluintes do Ensino Médio e Graduandos de Ciências Biológicas Documento
-
Conhecimento didático do conteúdo ambientalizado na formação inicial do professor de química na Colômbia Documento
-
Conhecimentos profissionais da docência no ensino de ciências no contexto do programa São Paulo faz escola e do SARESP Documento
-
Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento Documento
-
Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da Ciência com o suporte da hipermídia Documento
-
Construção de signos matemáticos: uma proposta metodológica para as séries iniciais do ensino fundamental Documento
-
Contextos de formação de Pequenos Grupos de Pesquisa: as QSC como norteadoras para a formação de professores Documento
-
Contextualização e laboratório didático no ensino médio: as contribuições do trabalho prático no ensino de física Documento
-
Contribuição das Práticas Argumentativas para a Democratização dos Debates Científicos em aulas de Física Documento
-
Contribuições da Epistemologia de Hugh Lacey Para o Ensino de Ciências: O Contexto da Nanotecnologia Documento
-
Contribuições da filosofia da Química para a formação inicial de professores de Química: reflexões sobre a experimentação Documento
-
Contribuições da perspectiva freireana sobre tema gerador para o trabalho com questões sociocientíficas na formação de professores em uma escola pública Documento
-
Contribuições das obras de Frederic Edward Clements para o ensino da Ecologia Documento
-
Corpo, Ciência e Educação: representações de jovens estudantes e seus professores acerca do corpo humano Documento
-
Corpo, ciência e educação: representaqções de jovens estudantes e seus professores acerca do corpo Documento
-
Cultura científica: um estudo da relação entre cientístas e educação para a ciência Documento
-
DIFICULDADE E POSSIBILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL Documento
-
DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DA HISTORIA DA CIENCIA NO ENISNO DE QUIMICA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL Documento
-
DISCURSOS NA RELAÇÃO TRANSFERENCIAL MONITOR/CRIANÇA EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO Documento
-
DISCURSOS SOBRE CIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA A PARTIR DA OBRA ANJOS E DEMÔNIOS: ARTICULANDO ELEMENTOS LINGUÍSTICOS E DE NATUREZA DA CIÊNCIA Documento
-
Da Capacitação de Professores no Ensino de Toxicologia e Psicofarmacologia em Biologia e Ciências para a Prevenção Educacional ao uso Abusivo de Substâncias Psicoativas Documento
-
Da argumentação à prova: produção e avaliação e argumentos matemáticos produzidos por alunos ingressantes em um curso de formação de professores Documento
-
Das práticas docentes tradicionais às reflexivas: os caminhos percorridos no processo de mudança metodológica nas aulas de Física em uma instituição de ensino superior Documento
-
Desenvolvendo Co´mpetências e Habilidades na sala de aula de Física Documento
-
Desenvolvimento de um processo formativo em licenciatura em ciências da natureza a partir da perspectiva freireana Documento
-
Desenvolvimento e Análise de uma metodologia para o ensino da função quadrática utilizando o microcomputador Documento
-
Didática de ciências e de biologia na perspectiva da pedagogia histórico-crítica Documento
-
Didática do Ensino de Ciências e Biologia na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica: Fundamentos teóricos dos princípios metodológicos do ensino de Ciências e biologia Documento
-
Dificuldades no Ensino em Biologia Celular na Escola de Educação Média: considerações e apontamentos a partir de depoimentos de professores(as). Documento
-
Discursos de estudantes sobre as radiações ionizantes e o seu ensino em uma disciplina de um curso de formação inicial de professores de física Documento
-
Discursos de professores e de livros didáticos de física do nível médio em abordagens sobre o ensino da física moderna e contemporânea: algumas implicações educacionais Documento
-
Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um curso de licenciatura em Física: o legal, o real e o possível. Documento
-
Diversidade sexual e Ensino de Ciências: buscando sentidos Documento
-
Docência no ensino superior: aspectos acerca do início da carreira de professores formadores na área de Ciências da Natureza e Matemática. Documento
-
ECOLOGIA E CONTEÚDO CLÁSSICO NO ENSINO BÁSICO Documento
-
ECOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AMBIENTE E MEIO AMBIENTE: MODELOS CONCEITUAIS E REPRESENTAÇÕES MENTAIS. Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ADULTOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTOS. Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISAÇÃO ESCOLA PÚBLICA PROCESSO GRUPAL Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA CIDADÃ: INTERFACES NA FORMAÇÃO E ESTÍMULO AO VOLUNTARIADO EM UM PARQUE NACIONAL BRASILEIRO Documento
-
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ENFOQUE CTSA E ENSINO DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES AO APERFEIÇOAMENTO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM SOBRE ENTROPIA E DEGRADAÇÃO DE ENERGIA Documento
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO E REVOLUÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR RURAL Documento
-
ENFOQUE CTSA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA INVESTIGAÇÃO DE POSSIBILIDADES POR MEIO DA ASTRONÁUTICA Documento
-
ENSAIO DE UMA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA COM FUNDAMENTOS NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA UTILIZANDO O TEMA SEGURIDADE SOCIA L COMO EIXO ESTRUTURADOR Documento
-
ENSINO DE BIODIVERSIDADE: ANÁLISE DO CONCEITO EM MANUAIS DIDÁTICOS E PROPOSIÇÃO DE JOGO DIGITAL EDUCATIVO Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA. Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS EM NÍVEL FUNDAMENTAL (5A. A 8A. SÉRIES): A VISÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE O TRABALHO LABORATORIAL Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL DA ELABORAÇÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DE PLANEJAMENTOS DE UNIDADES DIDÁTICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Documento
-
ENSINO DE TEMAS DA GENÉTICA CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Documento
-
ENSINO E APRENDIZAGEM DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL DESCRITIVA NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA: ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DO POTENCIAL DE UMA PROPOSTA DE ENSINO Documento
-
EPISTEMOLOGIA E EXPERIMENTOS NOS CADERNOS DE FÍSICA DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO Documento
-
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL Documento
-
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÃO A PARTIR DE UM CURSO DE LICENCIATURA Documento
-
ESTUDOS CTS E TRANSGENIA: ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO Documento
-
Ecossistemas Terrestres Naturais como Ambientes para as atividades de Ensino de Ciências. Documento
-
Educação Ambiental Crítica na formação inicial de professoras e professores: a categoria totalidade como proposta de enfrentamento Documento
-
Educação Ambiental e Educação Matemática: um Trabalho de Pesquisa-Ação Abordando o Tema ?Depredação do Patrimônio Escolar? em uma Escola Estadual Documento
-
Educação Ambiental em Comunidades: Um estudo na Prainha Branca, Guarujá SP/ Documento
-
Educação Ambiental em uma escola rural: contribuições par a preservação dos recursos hidricos Documento
-
Educação Ambiental: ação-reflexão-ação no cotidiano de uma escola pública Documento
-
Educação Científica Intercultural: Contribuições para o ensino de química nas escolas indígenas Ticuna do Alto Solimões-AM Documento
-
Educação Matemática e Ambientes Virtuais: uma análise das interações ocorridas em um Chat Educacional. Documento
-
Educação Nutricional e o Ensino de Ciências: análises de livros didáticos de 1ª a 4ª série Documento
-
Educação Profissional Técnica de Nível Médio: o princípio da flexbilidade Documento
-
Educação humanista: um estudo sobre o desempenho dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em avaliações em larga escala de Matemática Documento
-
Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura Documento
-
Educação tecnológica no Ensino de Física: Análise de uma experiência didática utilizando objetos tecnológicos Documento
-
Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringá (PR) Documento
-
Elaboração de uma Proposta Interdisciplinar para a Introdução da Física Moderna no Ensino Médio Documento
-
Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso na graduação em Pedagogia sob a perspectiva da educação por meio das questões sociocientíficas: uma análise a partir dos conceitos de formação e semiformação de Adorno. Documento
-
Em busca da qualidade de vida no ambiente urbano: a pesquisa-ação-participativa. Documento
-
Enquadrando as Histórias em Quadrinhos na formação inicial de professores de Química: possibilidades e limites Documento
-
Ensaio de uma didática da matemática com fundamentos na pedagogia histórico-crítica utilizando o tema seguridade social como eixo estruturador Documento
-
Ensino de Biologia e Cidadania: o técnico e o político na formação docente Documento
-
Ensino de Bioquímica no Curso de Fisioterapia Documento
-
Ensino de Ciências fundamentado na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica: apontamentos a partir da produção acadêmica Documento
-
Ensino de Ciências na Educação Infantil: análises de prática docentes na abordagem metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica Documento
-
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a construção do conhecimento científico pelos alunos envolvendo o Ciclo da Água. Documento
-
Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem os professores Documento
-
Ensino de Eletrostática - A História da Ciência Contribuindo para a Aquisição de Subsunçores Documento
-
Ensino de Física na educação de jovens e adultos: um estudo de caso na formação inicial de professores. Documento
-
Ensino de Física para alunos com deficiência visual: o processo de ensino-aprendizagem nos ambientes escolares das salas de aula regular e de recursos Documento
-
Ensino de Física para pessoas surdas: o processo educacional do surdo no ensino médio e suas relações no ambiente escolar Documento
-
Ensino de ciências e a transposição didática: uma reflexão sobre o processo de transformação do conteúdo científico para o fazer docente Documento
-
Ensino de temas de genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada Documento
-
Ensino e aprendizagem de conceitos científicos: uma proposta de articulação de Atividades Investigativas e Interdisciplinaridade na construção de aprendizagens significativas. Documento
-
Ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares de Matemática no Ensino Fundamental: Análise de repertórios profissionais de ensino no âmbito do SARESP. Documento
-
Ensino e formação em permacultura no Brasil: uma análise crítica a partir dos Cursos de Design em Permacultura (PDCs) e da Educação Ambiental Documento
-
Epistemologia da Física Documento
-
Erro em sala de aula: subisídios para o ensino do eletromagnetismo Documento
-
Escolha profissional: uma questão de identidade Documento
-
Estratégias de aprendizagem e evasão escolar na Licenciatura em Matemática: analisando a realidade de um Instituto Federal de Educação Documento
-
Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de ciências: reflexões a partir de um curso de licenciatura Documento
-
Estudo da abordagem dos temas Ambiente e Saúde no Ensino Fundamental Documento
-
Estudo sobre a trajetória de coorte masculina ao nascer e seu grau de escolaridade aos 18 anos Documento
-
Etnomatemática e economia solidária: o caso de um grupo de fabricação de sabão caseiro Documento
-
Euclid and his Modern rivals (1879), de Lewis Carroll: tradução e crítica Documento
-
Evolução Biológica pelo modo não-tradicional: como professores de ensino médio lidam com esta situação? Documento
-
Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem Documento
-
Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática Documento
-
Explorando o Potencial da Avaliação Formativa: anãlise de uma experiência centrada na escola Documento
-
FACILIDADES E DIFICULDADES APONTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ATINGIR ALGUMAS DAS BOAS PRÁTICAS DE ENSINO Documento
-
FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA Documento
-
FORMAR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA HISTÓRIA DO MOVIMENTO DAS LICENCIATURAS PARCELADAS NO MATO GROSSO DO SUL Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE REFORMA CURRICULAR: Contribuições da Teoria da Ação Comunicativa Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR A PARTIR DO PNAIC Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: O PEDAGOGO EM QUESTÃO Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - ANÁLISE DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS E OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E O USO DE COMPUTADORES: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE PRÁTICA COLABORATIVA Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INDÍGENAS NA PERSPECTIVA FREIREANA: INTERCULTURALIDADE NA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA A ÁREA DE ATUAÇÃO CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA. Documento
-
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ATIVIDADE DE ESTUDO COMO MODELO Documento
-
Feiras de Ciencias e professores das séries inicias do Ensino Fundamental Documento
-
Formadores de Professores de Física: Uma análise de seus discursos e como podem influenciar na implantação de novos curriculos Documento
-
Formação Continuada de Professores de Matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos Documento
-
Formação Docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química Documento
-
Formação continuada de professores de Biologia em escolas estaduais de tempo integral de uma cidade do interior paulista. Documento
-
Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola Documento
-
Formação continuada de professores em espaços não formais na Amazônia: investigando uma iniciativa no Centro de Ciências e Planetário do Pará Documento
-
Formação de Professores e Avaliação Formativa: análise de um processo de parceria universidade-escola Documento
-
Formação de professores e avaliação formativa: análise de um projeto de interação niversidade-escola Documento
-
Formação de professores pela construção coletiva de um projeto de educação ambiental na escola Documento
-
Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva Documento
-
Formação inicial de professores de física: fatores limitantes e possibilidades de avanços Documento
-
Formação inicial de professores:análise de uma prática colaborativa com o uso de computadores Documento
-
Formação inicial docente para a educação sexual: revelando realidades de licenciaturas em Ciências Biológicas Documento
-
Formações Imaginárias de autores de livros didáticos de Física presentes em propostas de atividades experimentais para o Ensino Médio Documento
-
Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista Documento
-
Freinet, Saviani e Educação Ambiental em residuos solidos urbanos Documento
-
Fundamentação Termodinâmica da Teoria Quântica: subsídios históricos, de Boltzmann a Poincaré, e computacionais para o ensino de ciências Documento
-
Fundamentos teóricos da atividade de estudo como modelo didático para o ensino das disciplinas científicas Documento
-
Fundamentos teóricos do Método de Resolução de Problemas Ampliados Documento
-
Física moderna e contemporânea na formação inicial de professores de Física: sentidos produzidos e saberes mobilizados Documento
-
Física no ensino fundamental: formação continuada de professores de Ciências em uma perspectiva sócio-histórica Documento
-
Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da geometria e suas relações com a aprendizagem Documento
-
Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria Documento
-
Grupo de Ciencias - permeanda discursos e fazeres Documento
-
Grupo de Estudo - Uma Perspectiva de Prática Crítico-Reflexiva na Formação Continuada de Professores Documento
-
Grupo de estudo: uma proposta à (re)significação de alguns saberes da experiência pré-profissional, em relação à Matemática, na formação inicial do pedagogo Documento
-
HISTÓRIA DA CIÊNCIA E LIVRO DIDÁTICO: ROBERT BOYLE E O PNLD 2018-2020 Documento
-
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Documento
-
HISTÓRIA EM QUADRINHOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: ESTABELECENDO RELAÇÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTAIS Documento
-
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA A APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA AO ENSINO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS Documento
-
HOMO MAGISTER: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar Documento
-
Handles - a trajetória de um jogo digital para Ensino de Matemática Documento
-
História da Ciência e Ensino de Saúde na Área de Ciências Naturais: Um Estudo da Hansenías como Conteúdo de Ensino Documento
-
História da Construção do conceito de evolução biológica: possibilidades de uma percepção dinâmica da ciência pelos professores de biologia. Documento
-
História do Ensino de Física no Brasil: as Academias Militares e o Colégio Pedro II Documento
-
História e Filosofia da Ciência na pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: manutenção de um mito? Documento
-
História e filosofia da ciência na formação inicial de professores de física: contrastes, impressões e vivências a respeito do conceito de ciência Documento
-
História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos Documento
-
Histórias em quadrinhos e o ensino de ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais Documento
-
IMPLICAÇÕES DO PIBID/CAPES NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DE ALUNOS DE CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA Documento
-
INTERAÇÕES ENTRE DOCENTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA EM GRUPOS DE PLANEJAMENTO CONJUNTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO. Documento
-
INVESTIGANDO O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ASTRONOMIA VOLTADO À OBSERVAÇÃO DO CÉU Documento
-
Imaginário e estratégias didáticas: análise das atividades desenvolvidas por um licenciando em Física durante o Estágio Curricular Supervisionado. Documento
-
Inclusão escolar de alunos com deficiência: as (im)possibilidades através do olhar de quatro professores de ciências Documento
-
Inclusão escolar de alunos com deficiência: as (im)possibilidades por meio do olhar de quatro professores de ciências Documento
-
Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial Documento
-
Influências de instituições externas à escola pública: privatização do ensino a partir da Educação Ambiental? Documento
-
Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores Documento
-
Inteligência e Ensino de Ciências: Um Estudo Fundamentado na Epistemologia Genética de Piaget Documento
-
Interação Discursiva e Argumentação dos Alunos no Ensino de Física. Documento
-
Interculturalidade no curriculo da disciplina de ciências na Escola Indígena Tatakti Kyikatêjê: possibilidades de realização de um projeto societário Documento
-
Interdisciplinaridade no Ensino Médio: a construção de um projeto coletivo Documento
-
Interferência de um curso de Astronomia Observacional na prática de ensino de professores da educação básica Documento
-
Investigando a produção de significados sobre os números quânticos, as formas dos orbitais e as transições eletrônicas do modelo quântico por meio das ferramentas socioculturais. Documento
-
Investigação no Ensino Contextualizado de Ciências: formação para participação cidadã Documento
-
Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço coletivo de formação incial de professores e pesquisadores Documento
-
Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço coletivo de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia Documento
-
Jogos digitais no ensino de matemática ? o desenvolvimento de um instrumento de apoio ao diagnóstico das concepções dos alunos sobre diferentes representações dos números. Documento
-
Jurassic Park e a Tecnologia do DNA Recombinante: O Uso da Ficção Científica no Ensino de Ciências Documento
-
LEVANTAMENTO SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CENTRO EXPANDIDO DA CIDADE DE SÃO PAULO Documento
-
Laboratório para o ensino de Biologia: relações entre o desenvolvimento de políticas educacionais e o trabalho docente na Rede Escolar Estadual de Mato Grosso Documento
-
Leitura no ensino de ciências: a utilização do texto escrito por professores e alunos Documento
-
Licenciaturas em Matemática na UNESP: legislações, reestruturações e a disciplinarização da Educação Inclusiva Documento
-
Livro-texto na licenciatura em Física: uma investigação de seu papel nos processos da aprendizagem e do ensino. Documento
-
Livros didáticos de Matemática: uma análise do Documento
-
Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo Documento
-
Livros didáticos e concepções de professores: a história da Ciência no ensino de Equilíbrio Químico Documento
-
Livros didáticos para o Ensino Médio: Uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo Documento
-
MATEMÁTICA E O CURRÍCULO DA ERA DIGITAL: OS DESAFIOS PARA A INOVAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA Documento
-
Mestre em Educação para Ciências Documento
-
Metodologias Ativas no Ensino de Ciências: um estudo das relações sociais e psicológicas que influenciam na aprendizagem Documento
-
Mindware semiótico-comunicativo: aplicação didática no Ensino de Física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador Documento
-
Modelagem Inicial para o Ensino de Geometria Euclidiana Plana Segundo a Teoria da Atividade de Estudo Documento
-
Motivos para o ingresso e a permanência em um curso de licenciatura em Química: um estudo longitudinal Documento
-
Museus e centros de ciência da região sudeste e educação formal: concepções de colaboração Documento
-
NEGOCIAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: CONSTRUÇÕES CONJUNTAS E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS EM PROBLEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA EDUCACIONAL Documento
-
Narrativas de Professoras que ensinam Matemática na região de Blumenau (SC): sobre as Feiras Catarinenses de Matemática e as Práticas e Concepções sobre o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. Documento
-
Necessidades Formativas de Professores de Ciências : Buscando um ensino Inclusivo. Documento
-
Níveis de Maturidade e Capacidade de Pensamento Computacional dos alunos ao término do Ensino Fundamental explicados por Modelos de Equações Estruturais: uma investigação dos fatores de chances por meio de ajustes de Regressão Logística. Documento
-
O Aluno Cego no Contexto da Inclusão Escolar: Desafios no Processo de Ensino e de Aprendizagem de Matemática Documento
-
O Céu como Tema Gerador para a Educação Inclusiva: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual Documento
-
O DISCURSO CEGO SOBRE O UNIVERSO: narrativas invisuais sobre o espaço sideral Documento
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PEDAGOGIA WALDORF: intenções e ações Documento
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS E DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA INVESTIGAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E DA SALA DE RECURSOS COM RELAÇÃO À INCLUSÃO Documento
-
O ENSINO DE ESTRUTURA DA MATÉRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA: UMA ANÁLISE DE ESTRUTURAS CONCEITUAIS PARA A MODELAGEM DO CURRÍCULO Documento
-
O ENSINO DE ÁLGEBRA E A CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO Documento
-
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A BUSCA PELA EXPERIÊNCIA FORMATIVA: APROXIMAÇÕES E DESAFIOS Documento
-
O Ensino de Biologia e o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas Por Meio de Atividades Práticas e Contextualizadas Documento
-
O Ensino de Ciencias e as Tecnologias Digitais : Competencias para a Mediação Pedagogica Documento
-
O Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: compreendendo discursos de professoras-alunas do curso de Pedagogia Cidadã Documento
-
O Ensino de Ciências: Investigando a Prática Pedagógica e Investindo na Formação Continuada de Professores da Educação Infantil Documento
-
O Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas: aproximações entre o Legal e o Real Documento
-
O LABORATÓRIO DE ANATOMIA SOB A PERSPECTIVA DA DESCRIÇÃO DENSA: Interfaces da cultura e o Ensino de Ciências Bauru Documento
-
O Laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura científica e o ensino de ciências Documento
-
O Livro Didático na educação científica CTSA voltada para o exercício da cidadania Documento
-
O PROCESSO ARGUMENTATIVO DE ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ENVOLVENDO SITUAÇÕES SOBRE A ELETRIZAÇÀO Documento
-
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM PRÁTICAS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA E SEMIÓTICA SOCIAL Documento
-
O Papel da Metáfora no Ensino de Ciências: Uma Abordagem Semiótica Documento
-
O Papel do Laboratório de Fisica Básica: Um Exemplo Ilustrativo. Documento
-
O Processo Grupal na Formação Continuada de Professores: Desenvolvimento Humano e Sexualidade Documento
-
O QUE NOS CONTA A REVISTA DOCUMENTA: sobre cursos que formavam professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979) Documento
-
O Significado Atribuído po Licenciados ao Currículo de Biologia sob uma Perspectiva CTSA Documento
-
O TEMA 'ALIMENTAÇÃO HUMANA' EM LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O TRATAMENTO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM UM GRUPO DE PROFESSORES E A NATUREZA DO PROCESSO FORMATIVO FUNDAMENTADO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA Documento
-
O USO DO CINTO DE SEGURANÇA NUMA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PROBLEMATIZADORA Documento
-
O Uso de Textos Alternativos para o Ensino de Ciências e a Formação Inicial de Professores de Ciências Documento
-
O Vir-a-ser da Educação Ambiental nas Escolas Públicas de Penápolis - SP Documento
-
O conceito de organismo: Uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de Biologia Documento
-
O conceito de trabalho em currículos da educação profissional técnica Documento
-
O conhecimento científico como base para a resolução de problemas de educação ambiental relacionados à microbacia hidrográfica do córrego São José do Corrente, município de Cabrália Paulista - SP Documento
-
O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de Ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisa Documento
-
O desenvolvimento do ´Conhecimento Pedagógico do Conteúdo` de Sexualidade entre professores do Ensino Fundamental Documento
-
O desenvolvimento moral em aulas de ciências: explorando uma interface de contribuições Documento
-
O direito ambiental no Ensino Médio : perspectivas para práticas educativas Documento
-
O emprego da teleologia na interpretação da biologia funcional e evolutiva Documento
-
O ensino da Botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. Documento
-
O ensino de Sistemática e Taxonomia Biológica no Ensino Médio da rede estadual do município de São Carlos - SP Documento
-
O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas Documento
-
O ensino do desenvolvimento da Física no Brasil em aulas do ensino médio Documento
-
O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo Documento
-
O formar-se professor em um Pequeno Grupo de Pesquisa na interface Universidade-Escola sob a perspectiva da Fenomenologia e da Psicanálise de Grupos Documento
-
O laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática. Documento
-
O livro didático na educação científica voltada para o exercicio da cidadania Documento
-
O lugar da Matemática na educação infantil: um estudo sobre as atitudes e crenças de autoeficácia das professoras no trabalho com as crianças Documento
-
O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o Ensino de Ciências Documento
-
O processo de escolarização [com ênfase em Matemática] de um aluno com superdotação. Documento
-
O processo de in/exclusão na licenciatura em Física: incursão nos caminhos trilhados pelo ambiente educacional e por um estudante cego em direção à (não) superação da deficiência visual Documento
-
O professor coordenador no contexto das políticas públicas educacionais do estado de São Paulo: implicações no ensino e na aprendizagem de conteúdos curriculares de ciências da natureza Documento
-
O professor de Matemática e sua formação: análise de três décadas da produção bibliográfica em periódicos na área de Educação Matemática no Brasil. Documento
-
O professor de matemática e sua formação: análise de três décadas da produção bilbiográfica em periódicos na área de Educação Matemática no Brasil Documento
-
O projeto EMAI: uma análise sobre seus pressupostos políticos, filosóficos e pedagógicos e a questão da autonomia Documento
-
O projeto de EA "Aprendendo com a Natureza" como ponto de partida para uma ação formativa de professores do ensino fundamental Documento
-
O projeto de educação ambiental "Aprendendo com a Natureza" como ponto de partida para uma ação formativa de professores do ensino fundamental Documento
-
O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Documento
-
O saber-fazer dos professores de geografia no ensino fundamental: fatores que poderão influenciar na escolha dos procedimentos didáticos para ensinar sobre o cerrado. Documento
-
O transitar entre a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra: Um estudo de como professores de matemática lidam com as possibilidades e limitações do software Documento
-
O uso de biografia de cientistas no Ensino de Ciências: O caso Vital Brazil. Documento
-
O uso de jogos nas aulas de Matemática do Ensino Médio: o que dizem os professores de Matemática Documento
-
O uso de objetos de aprendizagem (OA) no Ensino de Ciências Documento
-
O uso de um game interativo para o ensino do conceito de ligação iônica - uma abordagem vigotskiana Documento
-
O uso de um objeto de aprendizagem como ferramenta de aprendizagem nas aulas de Ciências da 7ª série do Ensino Fundamental Documento
-
OS DESAFIOS DOS PROFESSORES AO UTILIZAR A MATEMÁTICA NAS AULAS REMOTAS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA Documento
-
OS DISCURSOS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR: EXPERIÊNCIAS FUNDAMENTADAS NA RELAÇÃO COM O SABER Documento
-
OS FAZERES DE UM PROFESSOR NA PREPARAÇÃO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA PARA O TRABALHO COM AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS Documento
-
Objetos de Aprendizagem como ferramentas socioculturais para o ensino de Química Documento
-
Obstáculos epistemológicos para a compreensão de uma Educação Sistêmica Cidadã Documento
-
Os Caminhos da Formação de Professores e da Pesquisa em Ensino de Astronomia Documento
-
Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores Documento
-
Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física. Documento
-
Os efeitos do Game Design no processo de criação de Jogos Digitais utilizados no Ensino de Química e Ciências - O que devemos considerar ? Documento
-
Os estudos de Avery, Macleod e Mccarty e a idéia do DNA como responsável pela hereditariedade: interpretações historiográficas e apontamentos para o ensino de biologia Documento
-
Os livros didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental e os Temas Transversais: realidade ou utopia? Documento
-
Os recursos multimídia e os problemas abertos:Uma proposta para o Ensino de Conceitos de Calor e Temperatura no Ensino Médio Documento
-
Os sentidos atribuídos por professores de Biologia à função social de seu trabalho Documento
-
Os sentidos outorgados por docentes de cursos de licenciatura sobre a educação ambiental como possibilidade para se pensar a formação de professores. Documento
-
PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DOS VESTIBULARES Documento
-
PLANEJAMENTO PARA O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS E HISTÓRIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS:UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA SOCIAL DE HABERMAS Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS, CURRÍCULO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS, CURRÍCULOS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO Documento
-
POTENCIALIDADES DA AUDIODESCRIÇÃO DE UM LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA: SUBSTÂNCIAS SIMPLES E COMPOSTAS EM FOCO Documento
-
PROCESSOS FORMATIVOS DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA COMO INTELECTUAIS TRANSFORMADORES: CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA COMO TEMÁTICA SOCIOCIENTIFICA Documento
-
PROFESSORES DE BIOLOGIA E DIFICULDADES COM OS CONTEÚDOS DE ENSINO Documento
-
PROGRAMA PRO-LETRAMENTO MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM DE GRANDEZAS E MEDIDAS COM INSERÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Documento
-
PROPOSTA DE UM JOGO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO A AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA SOBRE O CONTEÚDO DE FUNÇÕES. Documento
-
PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO DE BIOLOGIA: AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS NO CERRADO Documento
-
PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
PRÓ-LETRAMENTO: Um estudo sobre a resolução de problemas e as atitudes em relação à Matemática apresentadas por professores do primeiro ciclo do Ensino Fundamental Documento
-
Papel da ?Matematização? nas explicações de professores e alunos em disciplinas de Física na formação inicial de professores. Documento
-
Parceria entre pesquisadora e alunos de graduação em busca de soluções para o problema dos resíduos sólidos Documento
-
Pensamento e ação do professor: Tendências no Ensino de Ciências Documento
-
Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre sua formação em serviço. Documento
-
Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no Brasil Documento
-
Política Nacional de Educação Ambiental: contradições e disputas Documento
-
Políticas educacionais curriculares e sua relação com o trabalho do professor de ciências Documento
-
Políticas públicas em educação ambiental Documento
-
Possibildades e Limites da Prática da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no Ensino Médio Documento
-
Possibilidades e limites da aprendizagem baseada em problemas de ensino médio Documento
-
Potencialidades emancipatórias do estágio supervisionado em Ciências da Natureza: indicativos a partir da análise de um curso de Pedagogiastanciamentos para a emancipação humana Documento
-
Pressupostos epistemológicos e a experimentação no ensino de química: o caso de Lavoisier Documento
-
Primeiros cursos para formação de professores indígenas no estado de São Paulo: um estudo em História da Educação Matemática Documento
-
Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade Documento
-
Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências Documento
-
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental, pedagogia histórico-crítica e ensino de ciências: investigando articulações Documento
-
Programação visual no ensino de matemática utilizando Processing 2: Um estudo das relações formalizadas por alunos do ensino fundamental com baixo rendimento em matemática na aprendizagem situada. Documento
-
Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica Documento
-
Projetos de recuperação/reforço em matemática no estado de São Paulo: um estudo sobre o decênio 2007-2016. Documento
-
Prolegômenos a uma Epistologia das Ciências: por uma abordagem organicista omnilética Documento
-
Proposições para a reflexão sobre a formação continuada de professores em ensino de botânica Documento
-
Prática de Ensino de Física: avaliação do desenpenho de licenciandos na aplicação de uma proposta de eletrodinâmica Documento
-
Práticas de investigação no ensino de ciências: percurso de formação de professores Documento
-
RELAÇÃO PENSAMENTO-LINGUAGEM E DISTORÇÕES CONCEITUAIS NO USO DE TERMOS INFORMACIONAIS NA BIOLOGIA MOLECULAR E GENÉTICA Documento
-
RELAÇÕES DE CONHECIMENTOS CONSTRUÍDAS SOBRE O CERRADO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
RELAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS, AS ATITUDES E A CONFIANÇA DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS Documento
-
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO FORMATIVA PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Documento
-
Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas Documento
-
Re)colorir o presente pela aquarela da memória ambiental: pesquisa-ação-participativa em um bairro de Bauru Documento
-
Reflexões sobre um curso fundamentado nos saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física: um estudo de caso na formação inicial docente Documento
-
Relação entre Complexidade e História da Ciência: contribuições a partir do tema efeito estufa na análise de um curso de formação Documento
-
Relações de Poder-Saber de Membros de Empreendimentos Econômicos Solidários no Cenário do Trabalho e da Educação Matemática Documento
-
Relações entre crenças de autoeficácia, atitudes e atribuição de sucesso e fracasso em matemática: um estudo com alunos em transição do 5º para o 6º ano Documento
-
Repertórios profissionais da docência no contexto do ensino de Ciências e Biologia: O estudo de caso em uma escola da rede pública estadual de São Paulo Documento
-
Representação de Ciências e Cientistas dos Alunos do Ensino Fundamental Documento
-
Representações Sociais acerca da Educação Inclusiva na formação inicial de professores: um estudo com licenciandos-bolsistas Pibid de uma Licenciatura em Química Documento
-
Representações históricas do ferromagnetismo: uma leitura bachelardiana. Documento
-
Representações sociais sobre História e Filosofia da Ciência na licenciatura em Química Documento
-
Resolução de problemas geométricos: um estudo sobre conhecimentos declarativos, desenvolvimento conceitual, gênero e atribuição de sucesso e fracasso de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Retratos de uma sala de aula - projetos e resolução de problemas na Matemática dos anos iniciais. Documento
-
SABERES DOCENTES E O USO DE VÍDEOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM FÍSICA Documento
-
SABERES DOCENTES MOBILIZADOS EM CONTEXTOS INTERATIVOS DISCURSIVOS DE ENSINO DE FÍSICA ENVOLVENDO ANALOGIAS Documento
-
SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR LICENCIANDOS DE FÍSICA SOBRE O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE ESTÁGIOS DE REGÊNCIA Documento
-
SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS (SEI) E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): APROXIMAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES AOS ALUNOS DE MEDICINA EM FASE INICIAL DE FORMAÇÃO Documento
-
SIGNIFICAÇÕES ATRIBUÍDAS A ANIMAIS SINANTRÓPICOS OU PEÇONHENTOS POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA Documento
-
SIGNIFICAÇÕES QUE ATRIBUEM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ENFOQUE A LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Documento
-
SOBRE A PERCEPÇÃO DO MOVIMENTO DA TERRA EM GALILEU:O REFERENCIAL DE MOVIMENTO E O ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
Saberes Docentes de um Professor de Ciências: gênese e evolução Documento
-
Saberes docentes e a prática nos estágios: possibilidades na formação do futuro professor de química Documento
-
Saberes docentes, sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo e ensino de Ciências: um estudo de caso a partir de situações de ensino-aprendizagem Documento
-
Saberes profissionais da docência em uma perspectiva interdisciplinar: um estudo sobre as práticas didáticas dos professores de Ciências e Matemática Documento
-
Sentidos sobre o Ensino de Biologia e sobre a Trajetória Formativa: as vozes dos licenciandos sob a égide da perspectiva crítica Documento
-
Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar Documento
-
Sistemas Apostilados de Ensino e Trabalho Docente: Estudo de Caso com Professores de Ciências e Gestores de uma Rede Escolar Pública Municipal Documento
-
Sobre a percepção do movimento da Terra em Galileu: o referencial de movimento e o ensino de ciências Documento
-
Solução de problemas de Matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da UNESP e da FUVEST Documento
-
Stanley Lloyd Miller e a Origem da Vida: Uma possibilidade para o estudo da Natureza da Ciência. Documento
-
Sucessão ecológica: análise das concepções de estudantes ingressantes em um curso de Biologia por meio da história e tranposição deste conceito Documento
-
Sucessão ecológica: análise das concepções de estudantes ingressantes em um curso de Biologia por meio da história e transposição deste conceito. Documento
-
SÍNTESE ESTENDIDA ? UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICO-FILOSÓFICA Documento
-
TEXTOS PARADIDÁTICOS E O ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DO PROFESSOR NO ÂMBITO DA SALA DE AULA Documento
-
TRACK (Conheicmento Pedagogico de Conteúdo Tecnologico): relação com as diferentes gerações de professores de Matemática Documento
-
TRAJETÓRIAS DE MULHERES NA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL Documento
-
TV Digital: Propostas para Desenvolvimento de Conteúdos em Animação para o Ensino de Ciências Documento
-
Temas Político-Sociais no ensino da Matemática Documento
-
Temas Sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar Documento
-
Tornando-me professora de Ciências com alunos indígenas Kaiowá e Guarani Documento
-
Tradução Comentada de Artigos de Stephen Gray (1666-1736) e Reprodução de Experimentos Históricos com Materiais Acessíveis - subsídios para o ensino de eletricidade Documento
-
Tragetória de Educadores Ambentais: revelando os caminhos trilhados Documento
-
Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados Documento
-
Trajetórias de professores de química: uma análise sociológica dos condicionantes sociais para a escolha da docência como profissão Documento
-
UM ESTUDO DA MONITORIA DE LICENCIANDOS EM UM CENTRO DE CIÊNCIAS PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA Documento
-
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O USO DA INFORMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TRIGONOMÉTRICOS Documento
-
UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NA RESOLUÇÃO DE TAREFAS NUMÉRICAS E O SENTIDO DE NÚMERO DE ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO Documento
-
UM ESTUDO SOBRE OS COMPONENTES DA CRIATIVIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS Documento
-
UM PERFIL FORMATIVO, TÉCNICO-ACADÊMICO E PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA / FC UNESP [1997-2014] Documento
-
UMA APROXIMAÇÃO DIDÁTICA POR MEIO DO CONCEITO DA CIRCULAÇÃO DO SANGUE Documento
-
UMA CONTRIBUIÇÃO AO USO DOS MAPAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENFATIZANDO A INTERAÇÃO SOCIAL Documento
-
UMA PESQUISA DIDÁTICO-EPISTEMOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ?COMO A EVOLUÇÃO FORJOU A GRANDE QUANTIDADE DE CRIATURAS QUE HABITAM O NOSSO PLANETA?? Documento
-
Um estudo sobre a evasão em um curso de licenciatura em Física: discursos de ex-alunos e professores. Documento
-
Um Estudo Exploratório sobre o ensino de Astronomia na formação continuada de professores Documento
-
Um Estudo Sobre as Relações entre Atitudes, Gênero e Desempenho de Alunos do Ensino Médio em Atividades Envolvendo Frações Documento
-
Um Estudo sobre a Estruturação e Aplicação de uma Estratégia de Ensino de Física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para Auxiliar a Preparar os Estudantes para Debates Racionais entre Teorias e/ou Concepções Rivais Documento
-
Um Estudo sobre as Configurações Curriculares dos Cursos de Licenciatura em Física do Estado de Minas Gerais Documento
-
Um Projeto de Interação Universidade-Escola como Espaço Formativo para a Docência do Professor Universitário Documento
-
Um estudo da mediação de licenciandos atuando num Centro de Ciências Documento
-
Um estudo exploratório dobre o uso da informática na resolução de problemas trigonométricos Documento
-
Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Um estudo exploratório sobre a formação conceitual em geometria de alunos do ensino médio Documento
-
Um estudo sobre a conservação da biodiversidade com futuros professores de biologia Documento
-
Um estudo sobre a formação de monitores em um espaço de divulgação da Astronomia. Documento
-
Um estudo sobre a formação de professores da Educação Básica para o ensino de Astronomia utilizando o Diário do Céu como estratégia de ensino Documento
-
Um estudo sobre a introdução de resultados de pesquisa na prática docente de um professor universitário atuante em uma disciplina de Laboratório de Física Documento
-
Um estudo sobre a mobilização de saberes docentes no contexto do estágio curricular supervisionado de uma licenciatura em Física Documento
-
Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, embasado na inserção de conteúdos de física no ensino de ciências e na produção acadêmica da área, como elementos inovadores, sob a assessoria de uma u Documento
-
Um estudo sobre os conhecimentos geométricos adquiridos por alunos do Ensino Médio Documento
-
Um processo para utilizar a tecnologia de impressão 3D na construção de instrumentos didáticos para o ensino de Ciências Documento
-
Uma Abordagem Político-Social para o Ensino de Funções no Ensino Médio Documento
-
Uma Análise Cienciométrica da Produção Acadêmica Sobre Ensino de Ciências em Espaços não Formais em Periódicos e Eventos da Área (2008 - 2019) Documento
-
Uma Análise do Sistema Complexo: Identidade, Autonomia e Motivação no Contexto da Formação Inicial Docente de Matemática. Documento
-
Uma alternativa para o Ensino de Física Quântica Introdutória numa perspectiva de aprendizagem significativa através da utilização do software Física Con Ordenador e de mapas conceituais Documento
-
Uma análise do papel da matemática nas faculdades de tecnologia: o caso da FATEC ourinhos Documento
-
Uma análise dos princípios de planejamento argumentativo e das condições de promoção da argumentação em um curso de Licenciatura em Física Documento
-
Uma aproximação didática por meio da história do conceito de culação sanguínea Documento
-
Uma estrturação para o ensino de Didática da Física na formação inicial de professores: contribuições da pesquisa na área Documento
-
Uma investigação sobre a utilização de materiais didáticos manipuláveis e a resolução de problemas no ensino e na aprendizagem de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Uma investigação sobre o papel do interlocutor de libras como mediador em aulas de física para alunos com deficiência auditiva Documento
-
Uma proposta de formação continuada de professores de biologia em Mato Grosso do Sul: de manuais didáticos a obras clássicas no estudo da evolução biológica Documento
-
Uma proposta de formação continuada de professores de biologia em Mato Grosso do Sul: o papel dos manuais didáticos e dos textos clássicos no estudo da evolução biológica Documento
-
Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky Documento
-
Utilizando o software GeoGebra como recurso didático para o ensino do movimento oscilatório de pêndulos Documento
-
Valorização dos saberes astronômicos de uma aldeia indígena Terena no Estado de São Paulo Documento
-
Vestibulares da UNESP:Análise Crítica da área de ciências biológicas no período de 1995 a 2001 Documento
-
Visitas Escolares ao Centro de Ciências de Araraquara: a relação museu-escola na perspectiva dos professores Documento
-
x Documento
Pesquisas
Contato
telefone
-
(14) 3103-6000 Ramal: 6077
endereço de email
Identidade