instituição UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ Organização Universidade Estadual de Santa Cruz, Organização
publicações A alfabetização científica no ensino fundamental: desafios encontrados pelos docentes em escolas municipais de Ilhéus - Bahia. Documento A Abordagem Temática Freireana na elaboração de um Projeto Político-Pedagógico configurado como práxis criadora Documento A CONSTRUÇÃO DA REDE TEMÁTICA COMPLEMENTAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR BASEADO NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS Documento A FORMAÇÃO PARA A PESQUISA SEGUNDO EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESC: UM ESTUDO A PARTIR DAS SUAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento A FORMAÇÃO PELA PESQUISA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UESC: subsídios para o ensino de Ciências Documento A GEOMETRIA NO SEGUNDO CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO MATEMÁTICA PRODUZIDA NA BAHIA NA DÉCADA DE 1970 Documento A HISTÓRIA DA ESTRADA DE FERRO DE ILHÉUS COMO TEMA REGIONAL PARA ENSINAR TERMODINÂMICA NUMA TURMA DO 9º ANO Documento A IMPORTÂNCIA DA PERGUNTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO Documento A Investigação Temática na Perspectiva da Articulação Freire - CTS Documento A Metodologia da Sala de Aula Invertida Aplicada ao Ensino da Óptica Geométrica Para o Ensino Médio. Documento A dimensão axiológica no desenvolvimento e implementação de atividades didático-pedagógicas via Tema Gerador Documento A investigação Temática à luz da Análise Textual Discursiva: em busca da superação do obstáculo praxiológico do silêncio Documento A motivação pela docência: Narrativas autobiográficas de professores em biologia em formação inicial. Documento ANÁLISE DO PCK DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS CIÊNCIAS NATURAIS E A FILOSOFIA Documento AS CONTRIBUIÇÕES DOS SUBPROJETOS DO PIBID-UESC PARA A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Documento AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUÍMICA E FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - BAHIA Documento Alfabetização Científica em aulas de Ciências Naturais a partir de sequências de ensino investigativo Documento As potencialidades da Literatura Infantil aliada ao Ensino de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica Documento Atividades Experimentais Investigativas no Ensino de Ciências: Promovendo a Aproximação de Alunos com Elementos da Cultura Científica Documento Construção de Competências e Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental em Ilhéus, Bahia a Partir do Ensino de Ciências por Investigação Documento Contribuições da Elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativo para o Conhecimento Didático do Professor Documento DESAFIOS DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: um olhar sobre a Educação CTS em escolas de EJA no campo de Ubaíra ? Ba Documento Desenvolvimento profissional docente no contexto da reconfiguração curricular pela Situação de Estudo Documento EMITec: Perfil, dificuldades e perspectivas do professor mediador Documento ENSINANDO NA COZINHA! INVESTIGANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES E A EXPERIMENTAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS ILHÉUS Documento Educação CTS na Formação Inicial de professores de Biologia: contributos e articulações para futuras práticas pedagógicas Documento Estudo dos aspectos didático-pedagógicos em Sequências Didáticas atreladas à Educação CTS Documento FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA Documento GRUPO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E PRÁTICA EM CIÊNCIAS: Análise Sob a Ótica do Desenvolvimento Profissional Docente Documento Investigação Científica na Educação Infantil Documento Investigação Temática na formação de professores dos anos iniciais: relações entre Paulo Freire e Milton Santos. Documento O Ensino Híbrido na Formação Continuada e a recontextualização pedagógica dos textos produzidos por professores dos Anos Iniciais em Early Algebra: Um enfoque na Relação Funcional Documento O Ensino da Lei de Faraday a Partir de Uma Abordagem Contextual Lúdica: Possíveis Caminhos para a Aprendizagem Significativa Documento O PROFESSOR DE BIOLOGIA E O LIVRO DIDÁTICO: Análise da Educação CTS na EJA Documento O Potencial Gnosiológico da Abordagem Temática Freireana: um Olhar sobre o Processo Formativo de Professores da EJA Documento O Processo de Investigação Temática no contexto da formação de professores: um olhar a partir de Fleck Documento O TRABALHO COLABORATIVO NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA: (re) pensando o currículo por meio da Situação de Estudo Documento O planejamento didático de uma Sequência de Ensino Investigativo em vista a construção da liberdade intelectual Documento O processo de humanização em atividades didático-pedagógicas de Ciências: relações Vygotsky e Freire nos Três Momentos Pedagógicos Documento Os Saberes Docentes num Curso de Formação Continuada em Ensino de Astronomia: Desafios e Possibilidades de uma Abordagem Investigativa Documento PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE DE JURJO TORRES SANTOMÉ EM UMA PROPOSTA CURRICULAR NO CONTEXTO DO SUL DA BAHIA Documento REPENSANDO UMA PROPOSTA CURRICULAR A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO E DA ABORDAGEM DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS Documento Representações Sociais dos professores de Ciências: repercussões da prática pedagógica numa perspectiva inclusiva Documento SITUAÇÃO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESCOLAS DO CAMPO DE COARACI/BA Documento Saberes Docentes e a Formação inicial de professores de Ciências: (Re)pensando práticas educativas por meio da Situação de Estudo Documento Situação de Estudo na Educação Profissional Técnica: Distanciamentos e Aproximações. Documento Situação de Estudo: Compreensões dos formadores de professores do Ensino de Ciências Documento TEORÍA - PRÁCTICA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS, UNA RETROALIMENTACIÓN ENTRE BRASIL Y COLOMBIA, 165f. Documento Tecnologia Social no contexto de uma comunidade escolar: limites e possibilidades para a Educação em Ciências Documento UM DIA NA VIDA: abordagem lúdica para o uso de um conto interativo no ensino de Química. Documento UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O RACIOCÍNIO FUNCIONAL NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento Uma sequência de ensino-aprendizagem sobre aceleradores e detectores de partículas Documento