Graduate Program in Science, Technology and Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A APROPRIAÇÃO DO TERMO “QUÂNTICO”: DE QUE FORMA A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA É DIVULGADA POR OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO Documento
-
A CIÊNCIA, SEU ENSINO E SUAS REPRESENTAÇÕES: IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A COLETIVIDADE COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DOCENTE Documento
-
A Construção de Modelos no Ensino de Física: da Realidade à Conceitualização Documento
-
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU NACIONAL: ANÁLISE DAS ATIVIDADES APÓS O INCÊNDIO DE SETEMBRO DE 2018 Documento
-
A Divulgação Científica no Brasil e em Portugal: uma análise sobre o tema Aquecimento Global. Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CEFET/RJ CAMPUS PETRÓPOLIS Documento
-
A Interdisiciplinaridade como objeto para formação cidadã: Um estudo de caso baseado no filme Avatar. Documento
-
A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Documento
-
A REPRESENTAÇÃO DA SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA NO ENSINO CTS BRASILEIRO Documento
-
A TECNOLOGIA ENCURTANDO ESPAÇOS GEOGRÁFICOS NA EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO COMO AGENTE MODIFICADOR DA REALIDADE AMAZÔNICA Documento
-
A TECNOLOGIA NA ABORDAGEM CTS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA EM DOIS PERIÓDICOS INTERNACIONAIS DE ESTUDOS DE C&T E BRASILEIROS NA ÁREA DE ENSINO Documento
-
A TECNOLOGIA NA CONTEMPORANIEDADE E A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O OLHAR DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: Documento
-
A TRAJETÓRIA DE VICENTE COELHO DE SEABRA: política, ciência e sociedade no Império Português (1763-1804) Documento
-
A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE ANTÔNIO PACÍFICO PEREIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONCEPÇÃO DE MEDICINA E ENSINO NA BAHIA (1862-1922) Documento
-
A Tecnologia como interface para a Divulgação Científica em espaços museais: o caso do Museu do Amanhã Documento
-
A VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE C&T Documento
-
A anánlise de dilemas morais para o ensino de ciências: das ordens de Comte-Sponville ao ensino ciência-tecnologia-sociedade. Documento
-
A contribuição de uma controvérsia sobre transgenia para a formação crítica de alunos do ensino médio Documento
-
A tecnologia da informação nos modelos da gestão pública Documento
-
A utilização da Controvérsia Mendeliano Biometricista na Questão da Hereditariedade no Século XX: Um caminho para se trabalhar hereditariedade na educação básica? Documento
-
A utilização do lúdico como ferramenta para educação: o caso da exposição "SaudávelMente" Documento
-
ABORDAGEM SOCIOCULTURAL DE SAÚDE E AMBIENTE PARA DEBATER OS PROBLEMAS DA DENGUE: UM ENFOQUE CTSA NO ENSINO DE BIOLOGIA Documento
-
AMBIENTES EDUCATIVOS INOVADORES: APRENDENDO COM A REALIDADE PORTUGUESA Documento
-
AMBIENTES EDUCATIVOS INOVADORES: UM ESTUDO DOS FLUXOS DE INFORMAÇÃO ENVOLVENDO ATORES HUMANOS E NÃO HUMANO Documento
-
ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA EM FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA Documento
-
ANÁLISE DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS DA CAMPANHA ?AGRO: A INDÚSTRIA-RIQUEZA DO BRASIL?: REFLEXÕES SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA Documento
-
ANÁLISE DO POTENCIAL DIDÁTICO DO LIVRO DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
ANÁLISE DO POTENCIAL EDUCACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS NO ENSINO SUPERIOR Documento
-
AS CONTRIBUIÇÕES DE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, SOB OS ENFOQUES CTS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
AS TRILHAS ECOLÓGICAS COMO ESPAÇO EDUCATIVO PARA O ENSINO: UM ESTUDO SOBRE AS COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
ASTRONOMIA E A FRANÇA EQUINOCIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM SALA DE AULA Documento
-
ATITUDES, VALORES E CRENÇAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À CIÊNCIA E A TECNOLOGIA Documento
-
Analise da contribuição das histórias em quadrinhos na problematização de questões ambientais no ensino fundamental Documento
-
Análise conceitual da interdisciplinaridade no ensino CTS em periódicos brasileiros Documento
-
Análise do Impacto da Utilização de Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares Documento
-
As Relações entre Ciência e Arte e sua relevância para a compreensão do conceito Físico de cor Documento
-
As contribuições das tecnologias telemáticas e da formação de professores para a efetivação da educação online Documento
-
As contribuições do enfoque CTS e da Educação Matemática Crítica para a concepção da não-neutralidade dos modelos matemáticos no ensino médio Documento
-
As contribuições do enfoque CTS e da educação matemática crítica para a concepção de não-neutralidade dos modelos matemáticos em atividades no ensino médio. Documento
-
Avaliação do Processo de Soldagem GMAW Utilizando Arame Sólido Revestido Com Zinco Documento
-
CIÊNCIA EM CENA: UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA DIDÁTICA INTERATIVA SOBRE TEATRO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O NASCIMENTO DA BACTERIOLOGIA NAS PÁGINAS DA GAZETA MÉDICA DA BAHIA (1866-1890) Documento
-
COMO UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO SOBRE ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL SOBRE LIXO, COLETA SELETIVA E RECICLAGEM COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA CTS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA PARA A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE A BAÍA DE GUANABARA Documento
-
CONTROVÉRSIA HISTÓRICA: UMA POSSIBILIDADE DE PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DE ELEMENTOS DE NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO Documento
-
COPÉRNICO E A CIÊNCIA ÁRABE NO ENCONTRO DE CULTURAS: UMA CONTRANARRATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
CRENÇA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ESTUDO DO IMPACTO DE MATERIAL DE ENSINO CTS EM CURSO DE EAD Documento
-
CTS NO ENSINO NÉDIO: contribuições de uma disciplina para uma percepção mais humanística da ciência Documento
-
CTS na Ibero-América e Ensino CTS no Brasil: Convergências e divergências numa análise da produção científica Documento
-
Ciência e arte: Uma alternativa para um ensino sobre as ciências na educação básica Documento
-
Ciência, Tecnologia e Sociedade na América Latina das décadas de 60 e 70. Considerações sobre o PLACTS Documento
-
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Arte? Uma Estratégia Didática e o Estudo de Caso de sua Contribuição na Formação do Professor como Intelectual Transformador Documento
-
Compreensões de alunos do Ensino Médio Técnico sobre modelos em biologia Documento
-
Contribuições de Feyerabend ao ensino de ciências: seu anarquismo epistemólogico, pluralismo cultura e uma proposta didática sobre a discussão entre Galileu e os aristotélicos Documento
-
Curso de Eletromagnetismo para o Ensino Médio Documento
-
Curso de Formação de Técnicos em Segurança do Trabalho no CEFET/RJ Documento
-
DISCUSSÕES EM AULAS DE FÍSICA SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA A PARTIR DA OBRA DIÁLOGOS SOBRE A PLURALIDADE DOS MUNDOS Documento
-
Desafios para a construção de um currículo de Ciências Intercultural Crítico na EJA. Um estudo de caso com professores da SME/RJ. Documento
-
Discutindo a Natureza da Ciência no Ensino Médio: Um Caminho a Partir do Desenvolvimento dos Modelos Atômicos Documento
-
Discutindo gênero com mulheres privadas de liberdade: um olhar da História Cultural da Ciência para o desenvolvimento da Botânica nos séculos XVIII e XIX Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA PROPAGANDA TELEVISIVA: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Documento
-
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA E CURRÍCULO: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS Documento
-
ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS SURDOS: ANÁLISE DA LINGUAGEM NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Documento
-
ESTUDANTES COMO AUTORES DE JOGOS DIGITAIS: ASPECTOS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO Documento
-
ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA COMUNIDADE DA NOVA BRASÍLIA - COMPLEXO DO ALEMÃO Documento
-
ESTUDOS HISTÓRICOS DE PRÁTICAS CIENTÍFICAS EM AULAS DE FÍSICA A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE NARRATIVAS: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS A PARTIR DE UMA DESIGN BASED RESEARCH Documento
-
Ensino de ciências e a validação do saber científico: um estudo sob a ótica da História Cultural da Ciência e da Sociologia e Filosofia de Bruno Latour Documento
-
Experimentação animal na discussão CTS em curso profissionalizante: um estudo de caso Documento
-
HEREDITARIEDADE E NATUREZA DA CIÊNCIA : O USO DA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: OBSTÁCULOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS Documento
-
HISTÓRIA DA CIÊNCIA, MUSEU E INTERNET: CONSTRUINDO UMA RELAÇÃO DE PARCERIA PARA O ENSINO DE FÍSICA Documento
-
Historical Experiments and the Physics Teaching: Adding Reflections Through the Cultural History of Science Documento
-
História da ideia de natureza na aula de Física: atividades com imagens Documento
-
História e Filosofia da Ciência Documento
-
IMAGENS FIXAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: ENTRE CORPOS E PERCEPÇÕES Documento
-
INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO MÉDIO Documento
-
Inovação Tecnológica e Desenvolvimento de Novos Produtos. Estudo de Caso: VW Caminhões e Ônibus Documento
-
LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL: QUE VISÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA ESTÃO SENDO TRANSMITIDAS? Documento
-
MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E O ENSINO NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA Documento
-
MONITORAMENTO ANALÓGICO E DIGITAL DE SINAIS ELÉTRICOS CEREBRAIS Documento
-
Meninas Negras fazem Ciência: estudos identitários e representacionais sobre ?quem faz ciência? nas histórias em quadrinhos Documento
-
Monitoração e controle de condições ambientais Documento
-
Movimento Surrealista e Física Quântica: uma possível aproximação para um ensino de Física como processo cultural Documento
-
Narrativas Históricas: Discutindo a Natureza da CIência através de uma Abordagem Histórico-filosófica. Documento
-
Natureza da ciência na visão de bacharelandos e recém bacharéis. Documento
-
O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DO PROFESSOR DE QUÍMICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO: RELAÇÕES ENTRE NATUREZA DA CIÊNCIA (NDC) E QUESTÕES PEDAGÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS Documento
-
O Estudo do Corpo Humano à luz da História Cultural da Ciência: Discutindo perspectivas para a Educação em Ciências no Ensino Fundamental II Documento
-
O Laboratório de Mudança como ferramenta para o desenvolvimento profissional dos docentes de um curso de ensino médio integrado. Documento
-
O Perfil dos Estudos CTS no Brasil Analisado a partir das Dissertações de Mestrados Profissionais entre os anos de 2015 a 2019 por meio de Análise Redes Sociais Documento
-
O USO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS? Documento
-
O Uso de Videoaulas na Educação Corporativa - O Caso Petrobras Documento
-
O makerspace na perspectiva crítica de Educação Ambiental: trajetória etnográfica em um Laboratório de Fabricação (FabLab). Documento
-
O uso de uma controvérsia sócio-científica em escolas públicas do Rio de Janeiro Documento
-
OS DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ALTERNATIVA PARA TRABALHAR A TEMÁTICA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
Os aspectos da Natureza da Ciência nos textos sobre Evolução Biológica na Revista Scientific American Brasil Documento
-
Os conceitos de Espaço e Tempo no Ensino de Física: uma possibilidade de atuação em sala de aula. Documento
-
PERFIL DE ESTUDOS CTS NO BRASIL ILUSTRADO PELAS DISSERTAÇÕES ACADÊMICAS DAS ÁREAS DE ENSINO E EDUCAÇÃO: análises por meio de acoplamento de dados e de modelagem em grafos Documento
-
PERFIL DOS ESTUDOS CTS NO BRASIL A PARTIR DAS TESES PUBLICADAS NAS ÁREAS DE ENSINO E EDUCAÇÃO Documento
-
PROBLEMATIZANDO O PAPEL DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA NO ENSINO DE FÍSICA Documento
-
PROFESSORES DE FÍSICA E OS SABERES DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: ARGUMENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO Documento
-
Problematizando a Realidade dos Modelos na Ciência em Sala de Aula Documento
-
Proposta de modelo de atenção integral ao paciente oncológico baseado em valor Documento
-
Quando a genética vira notícia: uma análise da revista Ciência Hoje Documento
-
REFLEXÕES EM TORNO AO USO DIDÁTICO DAS TICs: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O PROFESSOR PROBLEMATIZAR SUA CULTURA DIDÁTICA? Documento
-
REFORMISMO SOCIAL E AÇÃO POLÍTICA DE ANDRÉ REBOUÇAS: ENSINO TÉCNICO NO BRASIL EM FINAIS DO SÉC.XIX Documento
-
Relações socioculturais e práticas científicas nos processos de institucionalização e profissionalização da ciência no Brasil durante a segunda metade do século XX Documento
-
Tecnologia Social e Meio Ambiente: tendências em dissertações e teses brasileiras Documento
-
Técnica de Controvérsia aplicada ao tabagismo Documento
-
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GESTÃO DE COMPETÊNCIAS EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL INOVADOR Documento
-
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO ENSINO DE QUÍMICA NO COLÉGIO PEDRO II (1837 – 1889) Documento
-
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GRÁFICOS DE CINEMÁTICA COM USO DE VIDEOANÁLISE MEDIADO POR UMA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA Documento
-
UTILIZAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS DE RACIOCÍNIO NA ESCOLA: UMA POTENCIAL REALIDADE OU UTOPIA? Documento
-
Um olhara para a Resolução de Problemas nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEMs): delineamento de uma tendência Documento
-
Uma Visão sobre as Estratégias do Ensino de Programação no Brasil como Resposta às Demandas da Cibercultura Documento
-
Uma visão docente sobre as mensagens de WhatsApp de estudantes de Ensino Médio: o que eles têm a nos dizer? Documento
-
Utilizando a abordagem histórica com experimentação para trabalhar conceitos de química no ensino médio Documento
-
Utilização de imagens no ensino de ciências: concepções de professores do nível fundamental. Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade