Educação Contemporânea
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS, O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA (NO ESTADO DE PERNAMBUCO) E A FORMAÇÃO DOCENTE" Documento
-
"Os docentes do Ensino Médio entre: as resistências e estratégias das temáticas de educação, gênero e sexualidade na cidade de Caruaru" Documento
-
(DES)Respeito à Diversidade e à Identidade de Gênero em Escolas de Caruaru - PE. A questão da LGBTfobia e os enfrentamentos e/ou silenciamentos da Gestão Escolar Documento
-
A (RE)INVENÇÃO DOS CORPOS DO SUL E AS PEDAGOGIAS AFRICANAS NO ENFRENTAMENTO À COLONIALIDADE DO SER Documento
-
A CONSCIÊNCIA METATEXTUAL DO GÊNERO DISCURSIVO CORDEL: ENTRE O SABER E O FAZER SABER POÉTICO, COM A PALAVRA, OS CORDELISTAS Documento
-
A EDUCAÇÃO NOS TERREIROS DE CARUARU/PE: UM ENCONTRO COM A TRADIÇÃO AFRICANA ATRAVÉS DOS ORIXÁS Documento
-
A ORALIDADE NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (1998 – 2016): CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PERFIL DOS LIVROS DE ALFABETIZAÇÃO APROVADOS Documento
-
A PEDAGOGIA MÍTICA DE CIDA PEDROSA: LEITURAS A PARTIR DA TEORIA DO IMAGINÁRIO DE GILBERT DURAND. Documento
-
A PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS QUILOMBOLAS NO MUNICÍPIO DE LAGOA DOS GATOS: uma análise a partir do pensamento decolonial Documento
-
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SABEDORIA A PARTIR DA TRADIÇÃO HARE KRISHNA: caminhos para a pedagogia consciencial Documento
-
A RELAÇÃO ENTRE O DOCENTE DO ENSINO MÉDIO (EM TEMPO) INTEGRAL E SEU TRABALHO, NO CONTEXTO DA GESTÃO POR RESULTADOS. Documento
-
A construção do Pânico Moral sobre a chamada "ideologia de gênero" nos sites dos movimentos cristãos (neo)conservadores Documento
-
A didática crítica na prática pedagógica do curso de Administração Documento
-
A educação do campo em cursos de licenciatura em Pedagogia no agreste e sertão de Pernambuco Documento
-
A formação de professores em química e física de Pernambuco e suas relações com as novas perspectivas de avaliação da aprendizagem : uma análise documental à luz da teoria dos construtos pessoais e das gerações da avaliação Documento
-
A importância do ensino de sociologia para a formação dos estudantes do ensino médio: o que dizem os professores Documento
-
A infância no espaço/tempo da pré-escola obrigatória: o dizer infantil, experiencia e aprenderesfazeres que atravessam o cotidiano das crianças Documento
-
A materialização da política de leitura literária na rede municipal de ensino de Caruaru/PE: resistências e tensões Documento
-
A surdez e a educação de surdos/as em revistas pedagógicas brasileiras nos anos de 1995 a 2015 Documento
-
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO - ANA: RELAÇÕES ENTRE PRÁTICAS DE ENSINO E POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO Documento
-
Angústia e colonialidade do ser: percepção sobre lgbtfobia em estudantes de licenciatura em pedagogia e em física do campus acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco Documento
-
Atendimento e Oferta da Educação Infantil nas Redes Municipais de Ensino do Agreste de Pernambuco no Contexto da Obrigatoriedade e Universalização Documento
-
Avaliação da aprendizagem na perspectiva dos professores que lecionam a disciplina de química no ensino médio integrado do IFPE Documento
-
Ações de formação continuada para professoras(es) dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do campo : um olhar para o ensino de matemática Documento
-
Ações políticas avaliativas desenvolvidas pela equipe gestora e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: atuação no contexto de uma escola pública municipal de Belo Jardim- PE Documento
-
Competências docentes : o olhar dos professores do ensino técnico de enfermagem Documento
-
Concepções dos professores de enfermagem quanto a adoção de metodologias de ensino em suas práticas de sala de aula. Documento
-
Condições de Trabalho Docente e o Processo de Implementação do Programa de Educação Integral no Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco Documento
-
Consensos e dissensos sobre a diversidade sexual e LGBTFOBIA na escola : quem fala, quem sofre, quem nega Documento
-
Contribuições do pensamento feminista latino-americano de Marcela Lagarde para a educação não sexista Documento
-
DIÁLOGOS ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO: a educação estética a partir da análise sensível da obra de Abelardo da HoraE ABELARDO DA HORA Documento
-
EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: (Des)colonialidade e/ou (sub)missão. Um estudo sobre a educação na Argentina, no Brasil e no México. Documento
-
EDUCAÇÃO NA RODA DE CAPOEIRA E O ENFRENTAMENTO DA COLONIALIDADE DO CORPO DA MULHER: não somos sem o nosso corpo Documento
-
ESCUTA DE PROFESSORES E PROFESSORAS SOBRE OS SENTIDOS DA ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA. Documento
-
EXPERIÊNCIA: NOÇÃO POTENTE PARA PENSAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
Educação das relações étnico-raciais e sentidos construídos na prática docente dos professores dos anos finais do ensino fundamental Documento
-
Educação do Campo e Educação Matemática: relações estabelecidas por professores e camponeses do Agreste e Sertão de Pernambuco Documento
-
Educação e Desenvolvimento em Pernambuco entre 2004 e 2014; Desvelando os nexos do Programa de Educação Integral com o rejuvenescimento da Teoria do capital Humano Documento
-
Educação em Martinho Lutero e em Paulo Freire: tessitura de vida, conhecimento e emancipação na Pró Ludus (Gravatá – PE). Documento
-
Educação, cultura e imagem : as xilogravuras de J. Borges e a poética de uma pedagogia imaginante Documento
-
Ensino de função afim em turmas de Educação de Jovens e Adultos do campo – EJA – Campo Ensino Médio Documento
-
Expectativas formativas dos/as professores/as da multissérie: um olhar a partir da formação do Programa Escola da Terra – Pernambuco Documento
-
Formação Continuada de Professores na Educação Básica Documento
-
Formação inicial docente e sexualidades : os discursos dos/as estudantes de Pedagogia construídos acerca das homossexualidades Documento
-
Hospedando dizeres, fazeres e aprenderes minoritários : o que as crianças e a infância nos dizem sobre o território currículoescola na Educação Infantil Documento
-
IDENTIDADE NEGRA E (DES)IGUALDADE RACIAL NOS DISCURSOS SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NA UFPE Documento
-
IMPLICAÇÕES DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NOS MECANISMOS DE GESTÃO ESCOLAR ADOTADOS POR ESCOLAS MUNICIPAIS. Documento
-
INFÂNCIA, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E ARTE NA ESCOLA: (des)encontros (im)possíveis nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Sairé. Documento
-
INTENCIONALIDADES POLÍTICAS NO PENSAMENTO EDUCATIVO DA MILITÂNCIA LGBT EM CARUARU Documento
-
INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE (CAA) Documento
-
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise de acervos disponíveis em escolas da rede pública de ensino Documento
-
LETRAMENTO E TECNOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS SOCIAIS LETRADAS INTERMEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NA VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO Documento
-
MARCAS DA COLONIALIDADE NOS DISCURSOS DE DOCUMENTOS OFICIAIS NA POLÍTICA DE INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
MULHERES VESTIDAS DE BARROE OS SENTIDOS DA PRODUÇÃO DEMESTRAS ARTESÃS DA COMUNIDADE DO ALTODO MOURAEM CARUARU/PE Documento
-
MULHERES, EMANCIPAI-VOS! Um Estudo sobre o Pensamento Pedagógico Feminista de Nísia Floresta. Documento
-
Memórias de resistências, identidades em conflito e a prática educativa da Escola Municipal Virgília Garcia Bessa na Comunidade Quilombola do Castainho em Pernambuco Documento
-
Mestras e mestres da oralidade: ensinem-nos os saberes ancestrais da Mãe-Terra Documento
-
Metodologias ativas como estratégia de ensino sob a ótica dos discentes : foco na Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) no ensino em saúde em uma instituição de ensino superior Documento
-
Mulher e Ciência: interfaces feministas entre conhecimento científico e político na América Latina. Documento
-
O Discurso Docente sobre a Inserção das Tecnologias Digitais no Cotidiano Escolar: Professores Tecendo Sentidos. Documento
-
O Papel dos Estágios Supervisionados na Construção de Práticas Ativas e Inovadoras entre Professores em Formação na Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE Documento
-
O QUE NOS DIZEM AS MEMÓRIAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO SEU "SER" DOCENTE A PARTIR DA NARRATIVA DE SI Documento
-
O desenho Institucional e a expansão dos Institutos Federais como sínteses das disputas estabelecidas pelo bloco do poder no Governo Lula Documento
-
OS APRENDERESFAZERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR CARTOGRÁFICO SOBRE OS MOVIMENTOS TECIDOS NO COTIDIANO ESCOLAR DE UM CMEI DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO BENTO DO UNA-PE Documento
-
OS USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: OS PROFESSORES E AS SUAS MANEIRAS DE FAZER Documento
-
Os Paradigmas que alicerçam os livros didáticos de História e Geografia da Coleção Didática Projeto Buriti Multidisciplinar: um olhar através das Epistemologias do Sul Documento
-
Os aspectos epistemológicos da essência do conhecimento e sua relação com os aspectos representacionais do conhecimento químico Documento
-
Os discursos dos professores da educação infantil em Caruaru-PE: dilemas, aproximações e distanciamentos no dizer a criança e a infância Documento
-
POLÍTICAS DE CURRÍCULO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – PE Documento
-
PROFESSORA SIM. PROFESSOR TAMBÉM. TIO JAMAIS: um estudo sobre masculinidades e docência no contexto da educação infantil na região Agreste de Pernambuco Documento
-
PROFESSORAS QUILOMBOLAS NO AGRESTE PERNAMBUCANO: DESAFIOS E TENSÕES DE UMA IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO Documento
-
Pedagogia do MST e epistemologia da mística : uma gramática simbólica da formação de militantes Documento
-
Perspectivas de Avaliação nas Atividades Experimentais em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciaturas em Química no Estado de Pernambuco Documento
-
Pessoas Trans na Escola: Experiencias de Resistências no contexto do Agreste Pernambucano Documento
-
Políticas de Avaliação Educacional do Estado de Pernambuco: Contra Números, Há Argumentos! Documento
-
Produção curricular na educação do campo : uma análise dos discursos dos/as docentes à luz das redes associacionistas Documento
-
Profissionalização e profissionalidade docente : as interdependências entre professorado, gestão da escola e equipe gestora do ensino da secretaria de educação de um município do agreste pernambucano. Documento
-
Programa Criança Alfabetizada : concepções teóricas e orientações metodológicas para o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita Documento
-
Práticas avaliativas de estudantes-professoras: desenvolvimento da profissionalidade e profissionalismo a partir dos contextos de influência presentes no cotidiano escolar Documento
-
Práticas de ensino de leitura e escrita no 2o e 3o anos do ciclo de alfabetização Documento
-
Quando a matéria tem gênero: sobre masculinidades e feminilidades na docência em física no agreste de Pernambuco. Documento
-
SABERES E PRÁTICAS MOBILIZADOS POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA AO ENSINAR GRAMÁTICA/ANÁLISE LINGUÍSTICA Documento
-
SENTIDOS DE PROFISSIONALIDADES REVELADOS NO MOVIMENTO DISCURSIVO DAS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS). Documento
-
SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID: CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES Documento
-
SOMOS IGUAIS (?): PRÁTICAS E DISCURSOS SOBRE A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
Sentidos De Avaliação Da Aprendizagem Revelados Nas Narrativas De Crianças No Ciclo De Alfabetização Documento
-
Surdez e produção de subjetividade: o discurso de surdos e surdas sobre seus processos de escolarização. Documento
-
TENSÕES E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA DO POVO PIPIPÃ Documento
-
TRAJETÓRIAS ESCOLARES: O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE ORIGEM SOCIOECONÔMICA DESFAVORECIDA NO ENSINO SUPERIOR. Documento
-
Teoria da formação das ações mentais por etapas de Galperin : uma proposta para o ensino de ciências articulado com a alfabetização e o letramento Documento
-
Trajetória dos/as estudantes do campo para o ensino médio: desafios para a garantia de permanência na educação do e no campo e o reconhecimento de suas identidades Documento
-
Tutors and students perceptions regarding tutors performance and behaviour in PBL tutorial groups of a Brazilian medical school: A Mixed-Method Study Documento
-
Uso pedagógico de tecnologias educativas: uma análise da formação continuada do ProInfo no município de Garanhuns - Pernambuco. Documento
-
Vilãs ressentidas ou heroínas improváveis? : o ethos da mulher com deficiência em telenovelas brasileiras Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade