Graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1974), graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados Em Educação (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Professor Associado aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora tendo atuado na Faculdade de Educação de 1991 a 2012, na graduação e no PPGE. Coordenador de 2002 a 2010 do Projeto Veredas de Formação Superior de Professores em Minas Gerais. Integrou a equipe de coordenação do curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB), de 2006 a 2011. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, integrando a Linha Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE), de 2012 a 2020, tendo desenvolvido pesquisas e publicado trabalhos nas interfaces das tecnologias, filosofia e arte, especialmente quanto à utilização de metáforas como recursos argumentativos. Na Filosofia da Educação, tenho especial interesse pelo estudo da Teoria da Argumentação de Chaïm Perelman. Tenho experiência de atuação nas seguintes áreas: Filosofia da Educação, tecnologias educacionais e formação de professores.
graduate at Direito from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1974), graduate at História from Universidade Federal Fluminense (1978), master's at Filosofia da Educação from Instituto de Estudos Avançados Em Educação (1990) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: educação, formação de professores, ensino fundamental, metodologias de pesquisa and filosofia.