Retórica e Argumentação na Pedagogia Grupo de Pesquisa uri icon

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descrição

  • Este Grupo tem por fundamento dois referenciais teóricos e metodológicos vinculados ao movimento contemporâneo de revisão do valor da retórica, em oposição ao que se difundiu por intermédio de Platão. O primeiro é a obra de Aristóteles, tendo por base as teses de Chaïm Perelman acerca da dialética e da retórica na filosofia aristoteleciana. O Tratado da Argumentação, de Perelman e Olbrechts-Tyteca, oferece subsídios para a análise dos argumentos que compõem o campo teórico da educação na atualidade, viabilizando o debate de suas proposições. O segundo deriva da Sofística, tendo por base a obra Democracy and Rhetoric, na qual Nathan Crick caracteriza a retórica como voltada à formação do homem em sua totalidade, abrangendo aspectos éticos e políticos, emocionais e intelectuais. Essa abordagem caracterizar a tradição retórica, da qual deriva a pedagogia retórica, cujo maior expoente na atualidade é John Dewey.

Data arquivamento

  • 2004