Publicações no BrCris
 

Maria Candida Mendes Forte

Possui graduação em Bacharelado (1961) e Licenciatura Plena em Geografia (1973) pela Universidade Federal do Pará/UFPA; Licenciatura Plena em Pedagogia (1978), UFPA e Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación, pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia (2000), em Madrid/Espanha. No período de 1974 a 1999, exerceu cargos e funções, na UFPA, como professora do Curso de Pedagogia e demais licenciaturas; pesquisadora na área da educação; assessora das Pró-Reitorias de Extensão/PROEX e de Graduação e Administração Acadêmica/PROEG; Coordenadora do Serviço de Apoio e Assistência ao Estudante da UFPA/PROEX; Diretora do Departamento de Currículos e Programas da PROEG/UFPA; Chefe de Departamento Didático-Científico Fundamentos da Educação do Centro de Educação/UFPA; Diretora do Instituto de Educação/UFPA ( 1985-1989); Pró-Reitora de Ensino de Graduação e Administração Acadêmica/UFPA (1989-1993); Presidente da Comissão Própria Permanente de Vestibular/COPERVES/UFPA; Presidente do Conselho Superior de Ensino/CONSEP e Membro nato do Conselho de Administração/CONSAD da UFPA, do Conselho Superior/CONSUP e Coordenadora do Projeto de Implantação da Educação a Distância da UFPA. Em 2000, nomeada Assessora da Secretaria Especial de Promoção Social/SEPROS do Governo do Estado do Pará, participou da concepção e elaboração do Projeto de Educação Profissional do Pará, assumindo, em 2002, o cargo de Diretora Educacional da Organização Social Escola de Trabalho e Produção do Pará/OSETTPA, até o ano de 2004. De 2004 a 2007, selecionada como Avaliadora do Ministério da Educação/INEP-MEC, participou de Processos de Credenciamento e Recredenciamento de Instituições Superiores de Ensino/IES e de Cursos de Graduação de diversas IES, no mesmo período em que foi responsável pela criação e Coordenação da Comissão Própria de Avaliação/CPA e do Curso de Pedagogia da Faculdade Integrada Brasil-Amazônia/FIBRA. De novembro de 2007 a novembro de 2015, exerceu o cargo de Diretora Acadêmica da Faculdade de Castanhal/FCAT e de novembro de 2015 a agosto de 2016, Diretora Acadêmica da ESTÁCIO-FCAT. O doutorado em Filosofia e Ciências da Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, oportunizou-lhe um número significativo de cargos e funções na administração e gestão acadêmica, elaboração/execução e avaliação de projetos e políticas de ensino de graduação, pós-graduação, extensão, administração acadêmica, autoavaliação de Instituições de Ensino Superior, projetos de Formação de Docentes e Avaliação Discente, Políticas Públicas de Educação Permanente, processos de Ensino-aprendizagem, Análise e Avaliação de Currículos e Programas, nos vários níveis do Ensino, desde o fundamental ao superior.
bachelor's at Bacharelado Em Geografia from Universidade Federal do Pará (1961), bachelor's at Licenciatura Plena Em Geografia from Universidade Federal do Pará (1973), bachelor's at Licenciatura Plena Em Pedagogia from Universidade Federal do Pará (1978), doctorate at Filosofía y Ciencias de La Educación from Universidad Nacional de Educacion A Distancia (2000) and doctorate at Filosofia y Ciencias de La Educacion from Universidad Nacional de Educación a Disctancia (2000). Has experience in Education, focusing on Evaluation of Systems, Institutions, Plans and Educational Programs, acting on the following subjects: diretrizes institucionais, educação permanente, avaliação educação superior, currículo and formação de docentes.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •