Almir Ribeiro da Silva Filho
Doctor (PhD) in Performing Arts at University of São Paulo (Brasil)(2014). Postdoctoral research in progress at USP: "Edward Gordon Craig: Über-marionette and Interculturalism". Master (MA) in Visual Arts at Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Specialization in Philosophy at Universidade de Barra Mansa (2006). Degree in Pedagogy by Isabel Institute (Rio de Janeiro) (1997). Technical training in theatrical interpretation by CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) (Rio de Janeiro) (1987).
Undergraduate course coordination: Dept. of Visual Arts at UBM (Rio de Janeiro)
Post-graduate course Coordination latu sensu "Theatre: Language and Interfaces." at UBM (Rio de Janeiro)
Theater director, professor of Interpretation and Corporal Expression and researcher of Oriental Theatre.
Author of "Kathakali, Uma introdução ao teatro e ao Sagrado da Índia."
In 1990, he created the Teatro Minimo: Center for productions and researches on the Indian classical Theater (Rio de janeiro)
Professor at:
Qa Bal Centre Wed Arts (Rome, Italy),
Teatro Escola Macunaíma (São Paulo),
Casa das Artes de Laranjeiras CAL (Rio de Janeiro),
UniverCidade (Rio de Janeiro)
and Universidade de Barra Mansa UBM (Volta Redonda).
Additional training includes a five-year stay between India and Italy, researching the tradition of Indian classical theater-dance, with special attention to Kathakali, masculine style of South India.
Participates on the group of debates Forum Cruce de Criterios (Critics and Theiry) connected to the Iberoamerican Festival of Cadiz, Spain, since 2008.
Pós-doutoramento pela FLUP da Universidade do Porto, Portugal (2020). Doutor em Artes (2014) e Pós-doutor em Artes Cênicas (2016) pela USP. Mestre em Artes Visuais pela UFRJ (2008). Especialização em Filosofia pelo UBM (2006). Graduação em Pedagogia pelo Instituto Isabel (1997). Formação técnica Atuação teatral pela Casa das Artes de Laranjeiras (1987). Professor Convidado do PPGT - Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Formação complementar inclui uma estadia de cinco anos entre Índia e Itália, pesquisando a tradição de Teatro dança clássico indiano Kathakali, do sul da Índia.
Professor Substituto do Curso de Formação em Artes Cênicas da UFSC (2016/7 e 2020). Disciplinas: Ética, Atuação, Encenação, Crítica Teatral, Performance, Consciência Vocal e Consciência Corporal. Professor de Didática e Fundamentos da Educação dos cursos de Pós-graduação latu sensu da UNIFACVEST (2016/17). Professor bolsista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP (2015). Professor bolsista de Graduação em Artes Cênicas da USP (2015). Coordenador de graduação em Artes Visuais no UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) (2008-2010). Coordenador do curso de Pós-graduação latu sensu Teatro: Linguagem e Interfaces (2008-2010). Professor de Graduação em Artes Visuais (Educação Artística) nas disciplinas de Laboratório III (Teatro), Laboratório IV (Música) e Laboratório V (Dança) (2004-2010). Professor de escolas técnicas de Arte Cênicas: UniverCidade (Rio de Janeiro) (1999-2002); CAL - Casa das Artes de Laranjeiras (Rio de Janeiro) (1992-1999) e Teatro-escola Macunaíma (São Paulo) (1989-1990).
Autor dos livros: Adolfo Gutkin, Teatro Multicultural (ed. Verbi Gratia, Lisboa, Portugal, 2021); Adolfo Gutkin: A Utopia Multicultural e Rebelde (ed. Giostri, São Paulo, 2019); Antes de Isadora Duncan Nunca Houve Tanto Mar (ed. Giostri, São Paulo, 2019); Gordon Craig e a Pedagogia do Über-marionette (ed. Giostri, São Paulo, 2016) e Kathakali, Uma introdução ao Teatro e ao sagrado da Índia (ed. Markprint, Rio de Janeiro, 2000). Autor do capítulo ?A delicada cabeça do elefante? no livro ?A Morte Inventada - Alienação parental? de Alan Minas e Daniela Vitorino (org.) (2014). Autor de 14 artigos publicados sobre Artes Cênicas, Pedagogia, Arte e Cultura da Índia.
Dirigiu o espetáculo "Vértigo" (2018), apresentado em Lisboa, Portugal, durante três meses. Esteve vinculado ao IFICT, Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral de Lisboa, Portugal, onde ministrou aulas e palestras.
Professor da Oficina de Atores Nilton Travesso, em São Paulo (2019). Realizou uma série de Oficina/ Palestra/ Demonstrações de Trabalho sobre "Teatro e Espiritualidade": Faculdade de Dança Angel Vianna (Rio de Janeiro), Itego Basileu França (Goiânia), Oficina Nilton Travesso (São Paulo), Espaço Aqui Ali (São Paulo) (2019).
Pesquisador do projeto Mapping Dreams da FLUP da Universidade do Porto, Portugal (2018/2019). Ministrou cursos paralelos ao pós-doutoramento organizados pela U. do Porto: "Literatura e Visualidade", "A Escrita da Matéria e da Visualidade" e "Interculturalismo e Teatro Clássico da Índia" (2018).
Participou do IFTR (International Fderation for Theatre Research), com conferência no Congresso em Hyderabad, Índia.
Integrou o Núcleo do Foro de debates Cruce de Critérios ligado ao FIT - Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz, Espanha (2008 - 2013). Participou do Encuentro de Mujeres de Iberoamerica en las Artes Escenicas (2009 - 2012).
Diretor teatral, em 1990, criou o Teatro Mínimo: Núcleo de produção e pesquisa sobre o Teatro oriental, onde produziu vários espetáculos: O processo (2004), O destino dos punhais (2003), A Dança da Mohini (2002), Índia (1999), Viagem a Jericó (1994), entre outros.
Realiza atualmente sequência de Cursos on line sobre Teatro, Filosofia e Espiritualidade produzida pelo Coletivo Humanum de Teatro, de Goiânia, e um ciclo de debates com realizadores de outros países sobre a pandemia e a atividade artís
Áreas De Investigação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
