Publicações no BrCris
 

Eneus Trindade Barreto Filho

Professor Titular em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa - 40 horas da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Bolsista Produtividade (PQ) Nível 2 CNPq ( Desde 2014). Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009), Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2012), Estágio Pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire do CELSA Sorbonne Universités Paris -FR (1S/2018) Projeto TransNum. Na Graduação o docente é responsável pela matéria de Teoria e Técnica da Publicidade do Curso de Publicidade e Propaganda. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), o docente atua desde 2007, orientando no mestrado e no doutorado. O professor tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo. Coordenador do PPGCOM/USP 2013 até 2017. Vice-Coordenador do PPGCOM (2019 -2021) . Foi Chefe do Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da ECA/USP (2021 até 2022). Vice Chefe do mesmo departamento entre outubro de 2022 e fevereiro 2023. Foi Presidente 2010 a 2015 da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Vice -líder do Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) cadastrado no CNPq e Vice-Coordenador do GT Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiático da Compós (2014 e 2015). Secretário Geral da Compós 2019 a 2021. Coordenador da DTI8 Consumo e Recepção na comunicação da Rede Internacional IBERCOM/Assibercom. Vice-coordenador do GP Publicidade e Propaganda da Intercom de 2018 até 2019. Coordenador do GP Publicidade e Propaganda Intercom 2020 a 2024.
graduate at Comunicação Social Publicidade e Propaganda from Universidade Federal de Pernambuco (1995), master's at Comunication from Universidade de São Paulo (1999) and ph.d. at Comunication from Universidade de São Paulo (2003). Has experience in Comunication, acting on the following subjects: comunicação, publicidade, propaganda, linguagem and produção de sentido da comunicação.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •