Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora aposentada e pesquisadora voluntária sobre estudos semióticos, no Grupo de Pesquisa Conectividade (CNPq), na pesquisa ?Leitura de imagens no ensino de História: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições, livro didático e representações culturais?, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em História, da Universidade de Caxias do Sul. Colaboradora do grupo GEARTE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como docente no Curso de Pedagogia, em cursos de Pós-Graduação, latu e strictu sensu, com Seminários de Metodologia do Ensino Superior, Seminário de Pesquisa e Seminário de Educação e Linguagem. Foi orientadora no Programa de Formação de Professores com seminários de atualização didático-pedagógica da Universidade de Caxias do Sul.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino; atua principalmente nos temas: leitura, linguagem visual, formação de professores, ensino superior, alfabetização, literatura infantil e ensino de arte.
graduate at Licenciatura Plena Em Educação Artística from Universidade de Caxias do Sul (1988), master's at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Has experience in Education, focusing on Methods and Techniques of Education, acting on the following subjects: leitura, formação de professores, literatura infantil, semiótica and ensino de arte.