Leitura
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Leitura, metáfora e memória de trabalho: três eixos imbricados"
-
"Tão ousada quanto você. Tão colorida quanto o Brasil." O uso de estruturas correlatas como estratégia discursivo-argumentativa em headlines: uma análise semiolinguística do discurso publicitário
-
-LEITURA DO MUNDO- E EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE
-
A adaptação na literatura juvenil
-
A ambigüidade das personagens protagonistas femininas nos romances Senhora e Lucíola de José de Alencar.
-
A Biblioteca e a construção do trabalho educativo na escola
-
A caixa de concretizações: uma proposta que visa a desenvolver técnicas e jogos que promovam a interação
-
A co-oficialidade da língua tétum e da língua portuguesa: um desafio para a formação de professores no Timor-Leste.
-
A compreensão da leitura em diferentes suportes textuais
-
A construção do amor e do erotismo no discurso literário: uma perspectiva histórica dentro do pensamento ocidental.
-
A construção do lugar leitor no universo escolar
-
A construção do tópico na leitura: a influência do conhecimento prévio na aplicação de macrorregras semânticas
-
A contação de histórias como ponte para a formação do leitor no Ensino Fundamental II
-
A contribuição do professor na formação de leitores na Educação Infantil
-
A crônica literária na sala de aula: uma proposta de tradução da imagem literária em fotografia para alunos do ensino fundamental anos finais
-
A dimensão teórica da literatura na perspectiva da formação em serviço do professor de prática de ensino
-
A escola e a formação do sujeito-leitor: analisando a produção de leitura do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica
-
A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no Ensino Fundamental
-
A estética lobatiana em "O presidente negro": ações e recepções
-
a exigência de proficiência em língua estrangeira na pós-graduação em Educação
-
A explicitação dos predicados retóricos e saliência de informação na retenção do texto didático
-
A fantástica e inquietante cotidianidade feminina de Augusta Faro e Renan Alves Melo
-
A formação de leitores na Educação Superior: uma experiência de prática pedagógica com a leitura.
-
A formação do sujeito-leitor : aplicação de pressupostos da análise de discurso ao ensino de leitura
-
A fundação do épico na literatura sul-rio-grandense: os valores assinalados, de Tabajara Ruas
-
A Genre analysis of tests of English in University Entrance Examinations
-
A imagem na formação do leitor: um processo dialógico texto - ilustração na literatura infantil no contexto escolar
-
A importância da biblioteca escolar na formação de leitores.
-
A Importância dos Fatores de Contextualização para a Leitura
-
A ironia: uma leitura do estilo de Humberto de Campos
-
A jornada do herói no livro ilustrado contemporâneo:análise da obra 'O passeio', de Pablo Lugones e Alexandre Rampazo
-
A leitura como formação do sujeito-professor (a)
-
A LEITURA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DO PEQUENO PESQUISADOR
-
A leitura da literatura e sua relação com a formação da consciência social do sujeito
-
A leitura de crônicas e a produção de textos
-
A leitura dos jornalistas
-
A leitura e a construção do sujeito na pré-escola: o desenvolvimento da linguagem e do imaginário da criança
-
A leitura e os leitores na escola: um olhar sobre a leioturização na formação continuada de seus sujeitos.
-
A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais.
-
A LEITURA EM SALA DE AULA//; um olhar refleivo sobre a prática
-
A leitura nas classes populares: uma investigação na 5ª série do Ensino Fundamental
-
A leitura no contexto da prova de redação do Vestibular
-
A leitura no curso de Secretariado executivo
-
A LEITURA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BNCC: CONTINUIDADES E RUPTURAS
-
A linguagem desliteraturizada de Monteiro Lobato em Reinações de Narizinho
-
A LITERATURA DE 5ª A 8ª SÉRIE: DA PRODUÇÃO À RECEPÇÃO
-
A literatura infantil gaúcha : uma história possível
-
A LITERATURA ORAL DE TAQUARUÇU
-
A Língua Portuguesa no vestibular: ensino, leitura e conhecimento prévio
-
A magia da poesia : aprendizado da leitura e da escrita
-
A mediação leitora no oitavo ano do ensino fundamental : por um ensino sem negligências
-
A metáfora na leitura em língua estrangeira : efeitos de uma intervenção pedagógica
-
A Pesquisa em Leitura no Brasil ( 1985/95): um estudo dos resumos de teses e dissertações
-
A poesia contemporânea no livro ilustrado infantil: análise da obra Que lambança!, de Ana Maria Machado
-
A poesia de Ferreira Gullar: do monólogo ao diálogo
-
A poesia marginal em Glauco Mattoso
-
A poesia na escola: 'viva' a poesia
-
A ponte invisível: o arquétipo de transcedência em narrativas infantis sobre contos de fadas
-
A Poética da Reminiscência: Estudos sobre Cora Coralina
-
A prática da andaimagem na compreensão de alunos do ensino fundamental.
-
A reading-centred programme for teaching English in Brazil
-
A REESCRITA DO TEXTO: UMA DIMENSÃO DIALÓGICA DO DISCURSO COMO SUBSÍDIO À REDAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
A relevância de um Projeto de Leitura na visão dos alunos de um curso de Letras: Uma análise sociológica
-
A REPRESENTATIVIDADE DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE WILLIAM ROBERTO CEREJA & Cia ? 2009 A 2020
-
A representação da criança da linguagem literária de Lygia Bojunga Nunes
-
A representação da criança negra na literatura infantil brasileira contemporânea
-
A representação da criança nos primórdios da literatura infantil sul-rio-grandense
-
A representação da inf6ancia na narrativa infantil brasileira: 1916 a 1976
-
A sombra de uma barriguda: mémoria e experiência em Coivara da memória, de Francisdo Dantas
-
A study of lexical complexity in foreign language production
-
A TEORIA DA RECEPÇÃO COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE LITERATURA
-
A TRADIÇÃO DA CIVILIDADE NOS LIVROS DE LEITURA NO IMPÉRIO E NA PRIMEIRA REPÚBLICA
-
A trajetória de um autodidata nas letras e na vida: Graciliano Ramos, em A Infância
-
A transferência do conhecimento fonético-fonológico do português brasileiro (L1) para o inglês (L2) na recodificação leitora: uma abordagem conexionista
-
A vida é a margem: a violência no romance de Josué Luz
-
Adaptação de clássicos literários: uma história de leitura no Brasil
-
adriana ofretório de oliveira martin
-
Adriana Rinaldi Martins
-
Adriana Toso Kemp
-
Ageirton dos Santos Silva
-
Aldo Pellegrini, surrealista argentino
-
Alencar Schueroff
-
Alfabetismo e atitudes: pesquisa junto a jovens e adultos paulistanos
-
Amanda Christina Salomão Mangueira
-
Amanda Mester Barbosa
-
Ambientação sonora em Avalovara, de Osman Lins
-
AMOR DE CLARICE: O POEMA DIGITAL E O LEITOR JOVEM
-
Amor e desejo na cultura: uma leitura psicanalítica da obra "Fragmentos de um discurso amoroso", de Roland Barthes
-
Ana Claudia de Souza
-
Ana Cláudia Munari Domingos
-
Ana Elisa Costa Novais
-
Ana Luiza Santinato Faria
-
Ana Paula Conceição Oliveira - Azeviche
-
Ana Sayonara Fagundes Britto Marcelo
-
Anderson Gomes
-
Andréa Ribeiro da Costa de Jesus Soares
-
Andréa Schmitz-Boccia
-
Angela da Rocha Rolla
-
Angela Maria Bezerra Saboia
-
Angelo José da Silva
-
Antes de Auschwitz: ensaio sobre autobiografia e formação em Elias Canetti
-
Análise de
-
Análise de textos inéditos de Valêncio Xavier
-
Análise do grau de convergência entre as atividades propostas em um livro didático de Língua Portuguesa e a proposição Teórico-Metodológica apontada por seus autores: o caso do ALP1
-
Anúncios publicitários, leitura e educação de jovens e adultos
-
Aprendizagens experienciais no contexto do tirocínio docente orientado / Experiential learning in the context of oriented teaching practice
-
Aquisição de Regras Ortográficas de Contexto na Leitura e na Escrita
-
Aquisição, aprendizagem e processamento de primeira e segundas línguas
-
As Agendas de Taís: escritas da vida x escrita da escola
-
As bibliotecas escolares do Ensino Médio e a formação do leitor literário: um encontro possível?
-
As crianças contam as histórias: os horizontes dos leitores de diferentes classes sociais
-
As experiências do ?Projeto Sala de Leitura? da escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso
-
As histórias infantis de Marina Colasanti: a fantasia e o leitor
-
As Múltiplas Faces da Iconografia na Prática de Leitura Escolar
-
As Personagens da Obra Sombras & Silhuetas: Reflexos da Mulher Contemporânea
-
AS PRATICAS EXITOSAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: VOZES SOCIAIS DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES.
-
As práticas de leitura de acadêmicos do ensino superior: atitudes, tempos e concepções
-
As várias Chapeuzinhos Vermelhos: contos e recontos a partir das preferências de um 4º ano do ensino fundamental.
-
Assassin's Creed e transmídia: convergências e jogabilidades
-
Atividades de linguagem com crianças com dificuldades de aprendizagem
-
Augusto Buchweitz
-
Autour de la lecture: une étude critique de la méthode idéo-visuelle
-
Avaliação em leitura em língua estrangeira: explorando gêneros textuais.
-
Batalhão das letras: a história de um livro a caminho de seu leitor
-
Beatriz Pacheco
-
Benedito Antunes
-
Biblioteca e Comunidade Escolar: propostas democráticas e coletivas para as bibliotecas escolares de Rio Verde - GO
-
Biblioteca Escolar e Escola: uma relação evidente?
-
Biblioteca Escolar no contexto do Projeto Palavras Andantes: a importância da coletividade e de políticas públicas para a consolidação do leitor ? um estudo em bibliotecas do sul do Brasil
-
Biblioteca escolar: da mediação à prática de leitura
-
Biblioteca Escolar: Espaço de Leitura e Apropriação de Discursos
-
Biblioteca Escolar: trajetória histórica, panorama atual e políticas públicas
-
BIBLIOTECA ITINERANTE ARTHUR VIANNA: CONCEPÇÕES DE LEITURA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO BIBLIOTECÁRIA
-
BLOG: EU TE LENDO E EU TE ESCREVENDO
-
Brincar de ler: um método lúdico de ensino de leitura literária
-
Caio Vinicius de Souza Brito
-
Camila Araújo de Lucena
-
Caminhada poética de Caetano Veloso: 1967-1991
-
Caminhos da leitura no Brasil: resultados e perspectivas
-
Cantinho de leitura - reflexões sobre leitutra, literatura e formação
-
Carlos Drummond de Andrade: a poética cotidiana ( Á procura de uma tangência lingüística na poesia e na crônica drummondiana)
-
Carolina Gonçalves
-
Cartas de Mala - Direta: uma proposta de oficina de leitura via pesquisa - ação
-
Cartas e Escrita
-
Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG
-
Cartografia das bibliotecas escolares da rede estadual pública de Ensino de Santarém
-
Casa de Pedra: saberes e narrativas
-
Celina Cassal Josetti
-
Celso Mauler
-
Cenas de leitura em Infância, de Graciliano Ramos
-
Christianne de Menezes Gally
-
Cicero Galeno Urroz Lopes
-
Cinderelas em contextos: um mosaico de identidade, memória e tradição
-
Claudia Cristina dos Santos Andrade
-
Claudia Silva Estima
-
Clebemilton Gomes do Nascimento
-
Cleide Selma Alecrim Pereira
-
Clesiane Aparecida Nunes Rizzi
-
Cláudia Finger-Kratochvil
-
Com ciência e arte - o ensino de literatura em segundo grau
-
Comparação entre Fausto, de Goethe e Macário, de Álvares de Azevedo.
-
Compreensão da Metáfora: um estudo de caso com adolescentes de 13 a 15 anos
-
Conceicao de Sousa Licurgo Soares
-
Concepções de leitura e compreensão de textos em livros didáticos de Língua Portuguesa
-
Concepções e Ensino de Leitura em Língua Inglesa: refletindo sobre a própria prática
-
Conhecer e agir para transformar - a leitura e o mundo em Paulo Freire
-
Conjugando o gerúndio (antropologia da informação e leitura - percursos de leitor)
-
CONSTITUIÇÃO DE LEITURA PARTINDO DE UMA ENTREVISTA DE SÉRGIO MORO
-
Construção de inferências no livro didático: o que propostas de atividades nos contam
-
Conto literário: uma experiência no Ensino Fundamental
-
Contribuições da Concepção Polifônica do Sentido para o Desenvolvimento da Compreensão Leitora no Ensino Superior
-
Cora Coralina e Vozes Emersas
-
Cora Coralina: quem é esta mulher e como ela escreve?
-
Corpo e voz, livro e escrita nas práticas de leitura da Biblioteca Livro em Rodas
-
Critérios de Avaliação de softwares educativos na área de leitura
-
Cânone e mercado editorial: uma reflexão sobre a vitalidade de Frankenstein, de Mary Shelley
-
Da leitura crítica do ensino para o ensino da leitura crítica
-
Daiane Silva Santos
-
De mãos dadas com a leitura: a hermenêutica de Paul Ricoeur na formação de leitores de séries iniciais
-
DE PEQUENOS A GRANDES LEITORES: A MEDIAÇÃO DA LEITURA COMO MECANISMO IMPULSIONADOR DO PROTAGONISMO INFANTIL NA HORA DA HISTÓRIA
-
De trás para frente ou ao contrário: o mangá e a leitura à revelia da escola.
-
Deise Caldart Roscioli
-
Diagnóstico das estratégias metacognitivas na leitura de textos dissertativo-argumentativos na 3a. série do ensino médio
-
Diana Maria Marchi
-
DIONE MACHADO SILVA COELHO
-
Djair Rodrigues de Souza
-
Do leitor invisível ao hiperleitor: uma teoria a partir de Harry Potter
-
DO TEXTO LITERÁRIO À PLATAFORMA DIGITAL ?YOUTUBE?
-
Dr. Fabiane Verardi Burlamaque
-
Dra. Silvia Mara de Melo
-
Edimilson Moreira Rodrigues
-
Eficiência dos instrumentos de avaliação em leitura
-
El pacto narrativo en "O filho de mil homens" de Valter Hugo Mãe
-
Eladio Vilmar Weschenfelder
-
Eliana Oliveira Teixeira
-
Elisa Maria Dalla-Bona
-
Elisabete Goncalves de Souza
-
Em busca do sapatinho de cristal: as adaptações do conto de fadas cinderela
-
Enid Polachini Abreu
-
Ensinar português e ensinar escrever literatura brasileira
-
Ensino de leitura literária - um estudo comparativo
-
Ensino de leitura literária no ensino fundamental
-
Entre no Ritmo que o Activia Funciona
-
ENTRE O LER E O ASSISTIR: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE TEXTOS EM MOVIMENTO DO TELEJORNALISMO NEWS NA ESCOLA
-
Entre o livro e a leitura: um clic de mediação
-
Entre Práticas e Representações:Um Estudo Sobre Aspectos da Leitura na Universidade
-
Entre versos e rimas: um estudo da recepção de poemas por pré-adolescentes
-
Entrevista com o autor Caio Riter
-
ERA UMA VEZ...UMA BIBLIOTECA PÚBLICA NUM ESPAÇO NÃO TÃO DISTANTE...
-
Erica Rodrigues
-
Escola e Literatura: Conectando os Campos. Um Estudo sobre a Aplicação do Método Recepcional
-
Escrita e escritores na ficção de Lygia Bojunga dentro do acervo do PNBE
-
Estratégias de Leitura: Processos de compreensão deflagrados por crianças de 5º ano diante do texto escrito
-
Estratégias de textualização e procedimentos de leitura.
-
Estratégias e comportamentos de leitura e de estudo de estudantes de faculdades isoladas: um estudo de caso
-
Estratégias Inferenciais: uma experiência de ensino a curto prazo
-
Eu conto, tu contas, ele conta: a leitura compartilhada para a promoção do protagonismo infantil
-
Eu conto, tu lês, nós construímos - o narrador e o leitor em Lygia Bojunga Nunes
-
Exercícios para compreender o sistema de escrita: o caso do livro "Letra Viva"
-
Experiências de leitura de pessoas idosas: uma memória
-
Experiências de leitura: o professor como leitor de poesia
-
Fabio Robson Massalli
-
Fatores de interferência no processo de formação do leitor: a realidade de Aracaju
-
Felicidade Engarrafada: o consumo de bebidas alcoólicas nas músicas sertanejas
-
Fernanda Gonçalves Doro
-
Fernanda Lopes Bortolini
-
Ficção crossover best-seller no mercado editorial brasileiro: uma análise da produção e circulação de oito romances de língua inglesa (2000-2013)
-
FIGURAÇÕES DO INSÓLITO NO CONTO O HOMEM DA LUVA ROXA, DE MARINA COLASANTI: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR'.
-
Fontes de leitura utilizadas no 3º ano do Ensino Médio e suas implicações na formação de leitores
-
Formando leitores: processos de construções de saberes e identidades em práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental de Assis/SP
-
Formação de conceitos de ensino de leitura em português como segunda língua
-
Formação de leitores da literatura
-
Formação de Leitores no Ensino Médio
-
Formação do aluno leitor no Ensino Fundamental: aspectos sociointeracionistas
-
Formação docente do formador de leitores do ensino fundamental 1
-
Fátima Beatriz De Benedictis Delphino
-
Gigliane Segovia da Cunha
-
Gisele Aparecida Ribeiro Sanches
-
Gloria Mercedes Valdivia de Kirinus
-
Graciela René Ormezzano
-
Greice Castela Torrentes
-
Griot na escola: o emprego da literatura africana e afro-brasileira em uma sala de leitura
-
Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, fruição e ensino (GPS-LEIFEN/UFF)
-
Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Literatura
-
Guaraciaba Micheletti
-
Guerra no livro ilustrado infantil: A caminho de casa, de Ana Tortosa e Esperanza León
-
Heleomar Gonçalves
-
Helia Coelho Mello
-
Heloá Cristina Camargo de Oliveira
-
Hilda Orquidea Hartmann Lontra
-
Hipertexto, leitura e ensino
-
Histórias de Leitura : Reconstruindo Percursos
-
Histórias de práticas de leitura de professoras: o estudo de três casos de professoras leitoras
-
Histórias que contam a história: A História do Brasil na literatura para crianças
-
Horizontes de leitura e crítica literária: a recepção da literatura piauiense - 1900-1930
-
Horizontes entrecruzados : recepção da arte literária nas séries iniciais do ensino fundamental
-
Hábitos e interesses de leitura dos alunos trabalhadores de primeiro grau noturno: compromentimento e alienação da escola
-
Hábitos e interesses de leitura: a Bíblia
-
Iconicidade, Gramática e Texto
-
ICONOGRAFIA DA EXPERIÊNCIA HUMANA
-
Ideologia, Memória e Subjetividade em Anúncios de Telefones Celulares
-
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
-
Ilza Maria Tavares Gualberto
-
Imagens de leitura: cenas de uma escola do campo
-
Inez Barcellos de Andrade
-
Informatividade: sua relação com a compreensão do texto escrito - um estudo realizado com alunos do Ensino Fundamental
-
INFORMAÇÃO, LEITURA E INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL EM BIBLIOTECAS BRAILLE DE CAMPO GRANDE/MS: um estudo de caso.
-
Interatividade e interação em ambiente multimidial: novas incursões ao mundo da leitura
-
INTERAÇÃO SIMÉTRICA E COMPLEMENTAR DA E NA LEITURA: UMA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA
-
Interfaces: Informação e Conhecimento
-
Investigating Strategic Reading Instruction From a Socialcultural Perspective in Two Brazilian Classrooms
-
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso
-
Itinerários de leitura: o processo recepcional de Memórias Póstumas de Brás Cubas
-
Ivana Nobre Bertolazo
-
Ivone Rodrigues Diniz Monteiro
-
Joao Claudio Arendt
-
Jocilei Dalbosco
-
Jorcelina Queiroz de Azambuja
-
Joseane Maia Santos Silva
-
Josué Guimarães: A obra infantil de um formador de leitores
-
José Rone Rabelo da Silva
-
José Simeão Leal: escritos de uma trajetória
-
João Carlos Cattelan
-
João Hilton Sayeg de Siqueira
-
Judy Mauria Gueiros Rosas
-
Juliana Cristina Salvadori
-
Juliana Regiani Pereira
-
Jéssica Julliana Bezerra Gondim
-
Karla Haydê Santos Oliveira da Fonseca
-
Kato e Silva: duas concepções de leitura nos anos 80
-
Kelly Rita de Azevedo
-
Laila Maria Hamdan Alvim
-
Larissa Gonçalves Forster
-
Leitoras de mundo: mulheres e vivências em clubes de leitura
-
Leitores do RODAPALAVRA: representando percursos
-
Leitura
-
Leitura da literatura infantil e o despertar da auto-reflexibilidade na formação do leitor
-
Leitura de estudo em ambiente universitário
-
Leitura do Adolescente; uma interpretação pelas Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo
-
Leitura do livro de poesia infantil: a gangorra entre a obra e a criança
-
Leitura e compreensão: um estudo sobre as perguntas do livro didático de língua portuguesa
-
Leitura e escola, literatura e sociedade - vários problemas e uma proposta
-
Leitura e escrita na narrativa de Osman Lins
-
Leitura e Formulação de Textos Didáticos: Investigação dos Efeitos da Coesão na Compreensão de Leitura.
-
Leitura e hipertextualidade: os novos desafios na formação dos futuros professores
-
Leitura e idosos
-
Leitura e motivação
-
Leitura em sala de espera
-
Leitura em trânsito: uma aproximação com as práticas de produção, difusão e leitura do jornal Super Notícia.
-
Leitura mediada do livro de imagem no ensino fundamental : letramento visual, interação e sentido
-
Leitura silenciosa e em voz alta: dois processos distintos?
-
Leitura, aprendizagem e cidadania: Leitua na áea de Ciências e Biologia como de promoção de aprendizado do conteúdo e formação de cidadãos críticos
-
LEITURA, COGNIÇÃO, HABILIDADE, COMPETÊNCIA E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Leitura, Cultura e Formação Docente
-
Leitura, hipermidias e imprensa
-
Leitura: sentido e intertextualidade
-
Leitura: um estudo sobre a construção da informatividade em textos jornalísticos.
-
Leitura: uma proposta de avaliação
-
Leituras da mídia, leituras da escola:o Toque Mágico" apaga ou transforma?
-
Leituras, textos e contextos
-
LER LITERATURA: o exercício do prazer
-
LER OU PENSAR - UMA ESCOLHA A SER FEITA NA GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
-
Ler sem doer - perspectivas para a leitura da literatura no ensino médio
-
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE ROTEIROS DE LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Liberdade e denúncia social no texto poético de autoria feminina: análise da obra O nome da manhã, de Marina Colasanti
-
Libros de lectura: visiones de uma cajita de pandora
-
Lilian Cavalcanti Fernandes Vieira
-
Linete Bartalo
-
LINGUAGEM, METODOLOGIA E NOVO PARADIGMA NO CAMPO DE ESTÁGIO: UM PERFIL DOS DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA FORMADOS SOB A PROPOSTA DO NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DA PUCPR.
-
Linguagens e manifestações culturais
-
Literatura e moda: a palavra veste o corpo
-
Literatura em minha casa: uma história sobre leitura, literatura e leitores
-
Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola
-
Literatura Infantil na Pré-Escola: Formação de leitores e Formação de Profesores
-
LITERATURA INFANTIL: CONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
-
Literatura nos cursos de letras: um estudo centrado no leitor
-
Literatura para Adolescentes
-
Literatura sem fronteira: por uma educação literária
-
Livro didático de língua portuguesa: dizeres e usos dos professores
-
Livros, bibliotecas universitárias e livros eletrônicos: aspectos e consequências de um novo suporte da escrita
-
Loni Grimm Cabral
-
Luciana Henn Siqueira de Castro-Rocha
-
Luciana Lhullier Rosa
-
Luciane Boganika
-
Lucimar França dos Santos Souza
-
Lucinea Aparecida de Rezende
-
Luiz Antonio Assis Brasil: leitor de Josué Guimarães?
-
Luiz Felipe Andrade Silva
-
Luiza Osório Berthier
-
Léxico, leitura e construção do sentido em Francês Língua Estrangeira
-
Lírica e Representação Social: Uma Leitura da Trajetória Poética de Lila Ripoll
-
Lívila Pereira Maciel
-
Magaly Ruwer
-
Magda Teixeira Chagas
-
Manuscritos em leitura: o texto de Josué Guimarães
-
Mapa Cultural de Brasília
-
MARCELO JOSÉ DE ARAÚJO BATALHA
-
Marcia Aparecida Paganini Cavéquia
-
Marcia Valeria da Silva de Brito Costa
-
Marcos Rogério Ribeiro Ponciano
-
Marcus Pereira Novaes
-
Margarete Maria Soares Bin
-
Maria Afonsina Ferreira Matos
-
Maria Antonia Soares
-
Maria Aparecida de Castro
-
Maria Carolina Piloto Moraes
-
Maria Cassilda Ferreira Mártyres
-
Maria Cleide Rodrigues Bernardino
-
Maria de Lourdes Camelo
-
Maria Helena de Sousa Martins
-
Maria Helena Toledo Costa de Barros
-
Maria Inês Ghilardi Lucena
-
Maria Lilia Simões de Oliveira
-
Maria Roseli Castilho Garbossa
-
Maria Teresa Sousa Serpa
-
Mariana Revoredo
-
Marileda Barbosa Estolano Morais
-
Marinês Andrea Kunz
-
Marisa Xavier
-
Marlene Angélica Kronemberger Aguilera
-
Marta Morais da Costa
-
Marília Marques Lopes
-
Maurício de Sousa, Histórias em quadrinhos e a inclusão social
-
Melusinas, princesas e outros monstros: um bestiário feminino para o conto de fadas
-
Memórias de Leitoras: Histórias de vida
-
MENSURAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: LEARNING AND STUDY STRATEGIES INVENTORY (LASSI) - ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO PARA O BRASIL.
-
Metaforas e conflitos : a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira
-
MImese e literatura infantil: a obra narrativa de Sérgio Capparelli
-
Mitologia Poética dos Contos de Fadas no Brasil
-
MODERNIST AND AVANT-GARDE CHILDREN?S BOOKS: AN INTERVIEW WITH PROFESSOR VICTORIA DE RIJKE
-
Moises Batista da Silva
-
Márcia Edlene Mauriz Viana
-
Nanci Gonçalves da Nóbrega
-
Nanook: He Is Coming : A dystopian young adult novel from Brazil1
-
NARRATIVAS INFANTIS: A LITERATURA E A TELEVISAO DE QUE AS CRIANCAS GOSTAM
-
Narrativas infantis: a literatura e televisão de que as crianças gostam
-
Neiva Senaide Petry Panozzo
-
Neuromancer:A arte literária na tela
-
Newton Sampaio: a leitura de ontem e de hoje
-
Nilse Dockhorn Hitz
-
Notas do inacabado, uma leitura do processo de criação de A ferro e fogo, de Josué Guimarães
-
Novalis e Álvares de Azevedo: Jovens poetas no mundo Romântico dos sonhos
-
Nágila Euclides da Silva Polido
-
Nívea Guimarães Doria
-
O (in)aproveitamento do discurso publicitário nos livros didáticos ao ensino fundamental.
-
O Adolescente e A Leitura
-
O assistente social frente a TV no âmbito da estética da recepção
-
O Búfalo: um percurso de leitura
-
O Canto do Matuto: a filosofia crítica da poética de Patativa do Assaré
-
O começo, o meio e o fim: estratégias para o envolvimento e a formação do leitor competente
-
O conflito e a criação do drama nas narrativas de Guimarães Rosa: uma leitura para ultrapassar os limites do relato.
-
O conto fantástico na formação do leitor: uma leitura do conto -O Buraco-, de Luiz Vilela
-
O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO ?PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS?, DE MARINA COLASANTI
-
O Cordel sem Cordão um folheto em cada mão- Experiências de Leitura com ofolheto de cordel
-
O cristal e a chama - a literatura que traduz o objeto Brasília
-
O curta-metragem de animação nas aulas de língua portuguesa : uma proposta para o desenvolvimento da habilidade de inferência
-
O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /
-
O DESPERTAR DO PRAZER PELA LEITURA COM O CONTO O ROSTO, DE VALTER HUGO MÃE
-
O dicionário como instrumento auxiliar na leitura em língua estrangeira
-
O discurso amoroso e o cronótopo literário em Dostoiévski: sonho, realidade e ilusão
-
O DISCURSO DO PROFESSOR DE CIêNCIAS SOBRE LEITURA: UM OLHAR DA BIBLIOTECA
-
O discurso protestante reformado.
-
O diário de leitura: subjetividade na sala de aula
-
O Domínio dos tipos e gêneros textuais a partir das ações para aprendizagem da leitura e escrita em sala de aula
-
O ensino da leitura da literatura na voz do professor
-
O Ensino da Leitura em Inglês. Uma Proposta apartir do Desenvolvimento de Estratégias de Leitura e da Percepção da Organização Textual.
-
O ensino de literatura no segundo grau: diagnóstico e sugestões
-
O ensino de língua portuguesa a partir das necessidades e expectativas de alunos de EJA
-
O fórum como atividade não presencial complementar para o ensino de E/LE com foco na leitura
-
O Guia de Labirinto - análise do Guia do Livro Didático de 1ª a 4ª séries do MEC
-
O GÊNERO FICHA PEDAGÓGICA NA ESCOLA: UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E TRANSFORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
-
O herói romancesco em Dyonélio Machado: os ratos e o louco do Cati
-
O jornal escolar como instrumento de ensino e aprendizagem das funções sociais da língua escrita
-
O leitor e a cidade: caminhos e descaminhos da leitura com pessoas de baixa exposição à escola
-
O Leitor e a Obra Literária - Um Acontecimento
-
O leitor mora na tipografia: o receptor de notícias no território do jornalismo cultural
-
O Letramento Científico Do Aluno De Ensino Médio Técnico Em Enfermagem ? Uma Abordagem De Língua Inglesa Para Fins Específicos
-
O livro didático na perspectiva do ensino de leitura em LE
-
O Lúdico e A Criança Na Literatura
-
O mito do nacionalismo na literatura infantil de Monteiro Lobato
-
O processo ensino/aprendizagem de literatura no Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino
-
O Programa Nacional Biblioteca da Escola e o seu impacto na sala de aula: A circulação e o acesso do livro de literatura no interior de uma Escola Municiapal de Ensino Fundamental
-
O regime diurno da imagem em Mário Quintana
-
O significado da leitura literária no processo de alfabetização
-
O teatro de Valle-Inclan: esperpento & carnalização
-
O texto e o contexto - um estudo sobre a leitura em duas escolas de um assentamento rural
-
O texto teatral e a formação do leitor
-
Odair Jose Silva dos Santos
-
Odete Maria Benetti Boff
-
Odilon Helou Fleury Curado
-
Os dois lados do espelho: a representação da bruxaria nos contos de Grimm
-
Os espaços que a leitura ocupa na Educação Infantil: desafios e perspectivas na constituição do ser leitor
-
Os heróis de sempre para os leitores de hoje
-
Os jovens em cículos de leitura literária: uma proposta para espaços alternativos
-
Os regimes diurno e noturno da imagem em Caetano Veloso
-
OS SENTIDOS DA VIDA CELEBRADOS NUMA PERSPECTIVA TRANSCENDENTE
-
Palavras e imagens : a transposição do mangá para o anime no Brasil
-
Palavras e imagens: da oralidade ao hipertexto
-
Paragens Literárias em Ciberespaço
-
Pega pra Kaputt: na calada da noite,nos desvãos escuros, uma quadrilha.
-
Perfil do professor-leitor de poesia: experiências de leitura de professores de Santa Maria - RS
-
Perfis de Leituras e de Leitores em órbita do genial e eclético sergipano Tobias Barreto de Menezes, jurista, filósofo, jornalista, poeta e polêmico ensaísta que quase tudo leu e sobre quase tudo escreveu..
-
Peter Pan para crianças brasileiras: as adaptações de Monteiro para a obra de James Barrie
-
Plinio Sabino Sélis
-
POESIA EM MÚLTIPLAS FORMAS E TONS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Poesia na vitrine - reflexo do chão de estrelas
-
Política e sociedade em campo: a crônica de Josué Guimarães
-
Poéticas visuais em Peter Pan e Wendy: o encontro empírico entre livro e leitor na cultura de mídias
-
Praga, trevas e telas: Dying Light's, Camus e Conrad
-
Preferências de leitura de meninos e meninas implicam a mulher, leitora, professora?
-
PROCURA-SE O LEITOR CO-PRODUTOR: UM OLHAR SOBRE A LEITURA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
-
Produção de texto: uma experiência com alunos de quintas séries do ensino fundamental
-
Prof. Dra. Taiza Mara Rauen Moraes
-
Profa. Dra. Norma Sandra de Almeida Ferreira
-
Professor Dr. Miguel Rettenmaier da Silva
-
PROFESSOR-LEITOR:UMA HISTÓRIA DE VIDA
-
Professor: perfil de leitor
-
PROFESSORAS - LEITORAS: MEMÓRIAS QUE RESSIGNIFICAM A LEITORA QUE HÁ EM SI
-
PROFESSORAS DA EDUCAÇAO INFANTIL DE BELEM DO PARA: HISTORIAS DE LEITORAS.
-
Profª Drª. VERA TEIXEIRA AGUIAR
-
Programas de democratização da leitura no Brasil: o PROLER e o PRÓ-LEITURA
-
Prostituição: vozes que ecoam, sereias (que) encantam
-
PRÁTICAS DE LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
-
PRÁTICAS DE LEITURA: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA DA ESCOLA CLASSE II
-
Práticas discursivas intersemióticas: dos tópicos semantizadores à construção de sentidos em textos multimodais de gêneros digitais
-
Práticas e propostas: um movimento de leitura em uma pequena escola
-
Práticas sociais da leitura na internet: um estudo sobre leitores da www.leiturainternet.cjb.net.
-
Quadrinhos e fábulas - novas leituras e novos leitores (provisório)
-
QUADRINHOS E FÁBULAS: OUTRAS LEITURAS, NOVOS LEITORES
-
Quando voltam os carrosséis: manifestações da paródia poética
-
Queila da Silva Gimenez
-
Questóes de Leitura e Interpretação no Vestibular: entre o texto-base e as respostas dos candidatos
-
Rafael dos Santos Lazaro
-
Raquel Marques Villardi
-
Reading as a means for learning Enlgish in public schools in Brazil
-
Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners
-
Reflexões sobre o processo de leitura de uma turma de 6a série do Ensino Fundamental: uma abordagem ecológica
-
Regina Lúcia Péret Dell'Isola
-
Relatos discursivo-antropológicos dos sujeitos narradores na contação de histórias
-
Remição pela leitura:letramento literário em espaço prisional
-
Renata Kelly de Arruda
-
Renilda da Silva Soares
-
Representações do leitor implícito no processo de leitura em textos dramáticos: O Berço do Herói, de Dias Gomes e O Livro de Jó, do Grupo Vertigem.
-
Resumo: um construto cognitivo ou apenas uma tarefa de sala de aula
-
Revista VEJA em sala de aula: uma proposta de leitura
-
Rita de Cassia Sobreira Claro
-
Rita de Cássia Braz Conceição Melo
-
Rodrigo da Silva Tomé
-
Rodrigo Matos de Souza
-
Rosa Maria da Silva Gonçalves
-
Rosana Campos Leite
-
Rosane de Barros Goveia Cordeiro
-
Rosaria de Fatima Boldarine
-
Rosemary Lapa de Oliveira
-
Salas de leitura: abordagem crítica de seu acervo
-
Samir Mustapha Ghaziri
-
Samira Dall Agnol
-
Sandra Guilherme Dias dos Santos
-
Selma Martines Peres
-
Sensibilidade em Bernardo, de Manoel de Barros - experiência de compor o amanhecer
-
Serás lindo ? Uraguai ? A contribuição de uma versão de O Uruguai, de Basílio da Gama
-
Sheila Rodrigues dos Santos
-
Silvana Ferreira de Souza Balsan
-
Simônica da Costa Ferreira
-
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores
-
Slash: a fanfiction homoerótica no fandom potteriano brasileiro
-
Solange Santana Guimarães Morais
-
Susana Spicker Reis
-
Sílvia Craveiro Gusmão Garcia
-
Sônia Maria Fernandes dos Santos
-
Talita Ferreira da Silva de Brito Arruda
-
Teatro Plínio Marcos através da manifestação da crítica: Barrela e A mancha roxa
-
Tempos e espaços culturais: diferenças na produção e efeitos sobre a recepção
-
Tereza de Moraes
-
Terezinha Maria Marques Teixeira
-
Texto tecido no corpo da palavra: das linhas de Guimarães Rosa às de Ronaldo Fraga
-
Thais Nogueira Penido
-
THE RELATIONSHIP BETWEEN TECHNICAL HIGH SCHOOL BRAZILIAN STUDENTS’ WORKING MEMORY CAPACITY, PRE-READING ACTIVITIES, AND INFERENCE GENERATION IN READING COMPREHENSION IN L2
-
TIPOLOGIA DA NARRATIVA INFANTO-JUVENIL
-
TWO LANGUAGES, TWO INPUT MODALITIES, ONE BRAIN: an fMRI study of Portuguese-English bilinguals and Portuguese listening and reading comprehension effects on brain activation
-
Tânia Bueno do Prado
-
Um CLIC para favorecer às crianças oriundas das classes populares o acesso ao capital cultural
-
Um CLIC para perpetuar a felicidade clandestina: reflexões sobre mediação de leitura
-
Um estudo do estilo de Noel Rosa em letras que abordam a condição social da mulher.
-
Uma co-ação entre organismo e ambiente em testes de leitura.
-
Uma leitura de narrativas de José Cândido de Carvalho.
-
Uma leitura do discurso arquitetônico moderno à luz de preceitos estruturalistas: uma abordagem histórica.
-
Uma leitura dos fundamentos metodológicos para o ensino de línguas
-
UMA LEITURA PRAGMÁTICA DOS ATOS DE FALA.
-
Uma poética experimental: o romance de Osman Lins
-
Uma proposta lúdica intratextual e extratextual para leitura de livros didáticos infantis
-
Uma viagem através da poesia: vivências em sala de aula
-
Vagner Ebert
-
Valeria Rios Oliveira Alves
-
Vampiros no Brasil: a recepção de Um vampiro apaixonado na corte de D. João (2009), de Ivan Jaf (1957), por leitores de Crepúsculo, de Stephenie Meyer (1953).
-
Vania Lúcia Rodrigues Dutra
-
Vania Regina Pieretti Julião
-
Vera Lucia Spezi Pereira
-
Vera Lúcia Oliveira de Aguiar
-
Verbena Maria Rocha Cordeiro
-
Vidomar Silva Filho
-
VIVER A PÓS-GRADUAÇÃO: LER E ESCREVER É PRECISO!
-
Vício circuloso : o papel da universidade na (má) formação do leitor de literatura no nordeste goiano
-
Walda de Andrade Antunes
-
WebQuest e a leitura na Internet
-
Working Memory Capacity and Mental Translation in EFL Reading
-
Zilá Paula Klein Matte
-
Ângela Cristina di Palma Back
-
Érico Braga Barbosa Lima
-
“Libros del Rincón: a gênese das políticas públicas de leitura para a Educação no México. Os conceitos de leitura e cidadania em questão.”