Inês Cristina de Melo Mamede
Graduate at Pedagogia Habilitação Em Administração Escolar from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), master's at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Ceará (2000). Has experience in Education, acting on the following subjects: alfabetização, formação de professores, políticas públicas de educação, formação de professores alfabetizadores and educação infantil.
Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987); cursos de aperfeiçoamento em Alfabetização (GEEMPA/RS) e em Educação Pré-escolar (Israel); Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (2000), tendo feito Doutorado Sanduíche, em Murcia-Espanha. De 1982 a 1993, atuou na Educação Básica, em escolas de Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e de 1993 a 2017 - quando se aposentou como professora associada nível 4 - trabalhou em atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e coordenação de projetos e programas, na Universidade Federal do Ceará. De julho de 2007 a setembro de 2012, foi Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular, na Pró-Reitoria de Graduação da UFC, e coordenou programas, tais como PIBID-Pedagogia (iniciação à docência), PLI (licenciaturas internacionais), PROPAG (articulação da pós-graduação com a graduação) e Formação em Educação Integral, junto a profissionais de escolas públicas. Em 2013, realizou Pós-Doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de formação cultural, artística, estética de professores, em cursos de Pedagogia. De fevereiro a novembro de 2018, foi coordenadora pedagógica na Implementação do Programa de Educação Fiscal, realizado pela Secretaria das Cidades/BID e Maestria, nos municípios cearenses do Vale do Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas; e do Vale do Acaraú, Sobral.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
