Júlia Cristina Coelho Ribeiro
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade de Brasília (1995), Especialização em Educação Especial, pela Universidade Católica de Brasília (1999), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano no Contexto Sociocultural, pela Universidade de Brasília (2002) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente, é professora aposentada pela SEEDF, tendo atuado como professora formadora da EAPE (Subsecretaria de Formação Continuada/Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação/SEEDF) de 2012 a 2018, e tendo atuado, também, como professora de atividades em Centros de Ensino Especial e no Atendimento Educacional Especializado/AEE dirigido aos estudantes com deficiência intelectual e/ou TGD/TEA, em escolas inclusivas da rede pública de ensino do DF. Possui experiência em coordenação na área de deficiência intelectual, tendo ministrado cursos e palestras na área de Educação Especial/Inclusiva em alguns estados brasileiros. Possui, também, experiência em instituições de nível superior, tendo atuado em cursos de graduação e pós-graduação na área de Educação (Pedagogia, Psicopedagogia e Educação Inclusiva).Tem experiência acadêmica e profissional na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando principalmente com os seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento cognitivo, medicalização da educação e fracasso escolar, deficiência intelectual, alfabetização/letramento, lúdico na educação, concepções e práticas de professores que atuam na educação inclusiva, pessoas com deficiência e políticas públicas de inclusão social e escolar; deficiência intelectual na abordagem Histórico-cultural de Desenvolvimento Humano.
bachelor's at Licenciatura em História from Universidade de Brasília (1995), master's at Psychology from Universidade de Brasília (2002) and doctorate at Psychology from Universidade de Brasília (2006). Has experience in Education, acting on the following subjects: educação, desenvovimento cognitivo, concepções, educação inclusiva, pnne, deficiência mental, alfabetização, lúdico, formação de professores and perspectiva histórico-cultural de vigotski.
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos