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Mônica Martins Samia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016). Mestra em Educação e Contemporaneidade (2009) e Pós-Graduada no curso A Formação do Professor Alfabetizador - Leitura e Linguagem (2001), ambas pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Foi professora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais nas redes pública e privada. Ao longo da trajetória, participou de cursos com expoentes pesquisadores nacionais e internacionais da área de educação, dentro e fora do país. Desde 1999, atua como consultora educacional, coordenando projetos, ministrando palestras, realizando cursos, oficinas e consultorias nas áreas de políticas públicas, avaliação e currículo/práticas pedagógicas ? com especial ênfase na Educação Infantil e didática da matemática -, em programas de formação contínua, nas redes pública e privada, atuando como coordenadora de projetos e formadora. Esta experiência refere-se à atuação presencial e contínua em mais de 50 municípios brasileiros, em projetos com diferentes parceiros, como Instituto C&A, Itaú Social, Fundação Vale, Oficina Municipal, Unicef, MEC, dentre outros. Grande parte destas experiências está ligada à atuação como consultora associada da Avante ? Educação e Mobilização Social, instituição baiana, da qual fez parte de 1999 a 2022. Desde 2013, coordena projetos que envolvem estratégias de formação a distância, sendo pioneira no desenvolvimento de estratégias dialógicas em ambientes virtuais de aprendizagem. Além da coordenação de projetos de implementação de plataformas virtuais de aprendizagem, atua na elaboração e revisão de conteúdos voltados para a formação de profissionais da Educação Infantil. Dentre as experiências nesta área destacam-se: a plataforma Paralapracá, com 10 cursos on-line para Educação Infantil e espaços interativos; a plataforma do Indique Salvador, com tecnologia virtual para processamento e gestão dos resultados da avaliação, nos âmbitos da rede e da escola; a produção de 3 cursos para a plataforma Polo do Itaú Social; e atualmente, a coordenação da produção de 4 cursos para o Selo Unicef ? edição 2021-2024, com abrangência para 2023 municípios brasileiros. Desde 2010, coordena projetos ligados à elaboração de materiais pedagógicos, como documentos curriculares municipais e materiais de orientação para gestores, coordenadores e professores, especialmente para a Educação Infantil, em versões impressa e digital. Dentre os materiais elaborados estão os Cadernos de Orientação para secretários municipais de educação, pelo PRADIME; Coleção Paralapracá, pelo IC&A/Avante; coleção Nossa Rede Educação Infantil, para a Secretaria de Educação de Salvador; publicação ?Espaços de Maravilhamento: experiências e aprendizagens?, nos municípios de Bacabeira/MA e Cariacica/ES. Em 2007, coordenou a pesquisa de âmbito nacional ?Redes de Aprendizagem: boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender?, promovida pelo UNICEF/UNDIME/MEC/INEP. Em 2008, coordenou a pesquisa ?Caminhos do Direito de Aprender?, promovida pelo UNICEF e UNDIME, com apoio do MEC/INEP. Participou como consultora da pesquisa de Avaliação do Plano Nacional de Educação PAN/EPT em Angola. Tem experiência na organização de viagens nacionais e internacionais para formação de educadores, junto à universidades e instituições de referência em educação, em vários países como Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Hungria, Portugal, Índia e Argentina. Até 2017, participou, como consultora, de vários programas do MEC, a saber: Criança Brasileira Fortalecida, Proinfantil, Pradime e BNCC-EI. Ao longo da trajetória, sempre esteve envolvida em ações de advocacy, especialmente pelas causas da educação pública de qualidade e primeira infância, tendo sido membro da Secretaria Executiva da Rede Nacional da Primeira Infância ? RNPI e coordenadora do Grupo Gestor do Fórum Baiano de Educação Infantil. Atualmente, membro da Rede Pikler Brasil. Tem vários artigos public
graduation at pedagogia from Fundação Tricordiana de Educação (1987), master's at Educação e Contemporaneidade from Universidade Estadual da Bahia (2009) and doctorate at Education from Universidade Federal da Bahia (2016). Has experience in Education, acting on the following subjects: educação infantil, ensino para compreensão, relação pedagógica, formação docente and avaliação.

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