Lorita Maria Weschenfelder
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre Escola de Educação Física (1976) e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001), em Gestão de políticas do Lazer: Inclusão ou exclusão.Atualmente é professora titular na Universidade de Passo Fundo e coordenadora dos Cursos de Educação Física Licenciatura. Atua: no ENSINO, na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia com as disciplinas de: Estágio Supervisionado, Prática Pedagógica de recreação e lazer, ética profissional, Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID); na PESQUISA, projeto "A relação teoria e prática na formação do professor" ; Potencialidades e desafios de um Processo Formativo Colaborativo com docentes dos anos inciais do Ensino Fundamental da Educação de Pessoas Jovens e Adultas: validando e (re)construindo saberes experimenciais; na EXTENSÃO: no projeto "Núcleo de Recreação e Lazer: UPF Aberta a Comunidade; Coordenadora do Polo Regional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer RS, assessorando na definição e implementação de políticas municipais do lazer e na formação de professores de educação física e gestores do Esporte e do Lazer; nos programas de formação continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos; na formação pedagógica para as equipes gestoras de secretarias municipais de educação quando da construção do projeto político pedagógico para a educação municipal; na formação de educadores e equipes diretivas na área de "Alfabetização e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e na implantação e implementação de políticas públicas de educação. Exerceu a função de direção em escola pública; foi diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação/RS; Atuou na formação de Gestores Educacionais na Secretaria Estadual da Bahia e no no País São Tomé e Príncipe/África. É autora do livro " Adulto também tem direito: do analfabetismo a uma política de educação,; Organizadora do livro " Qualidade em Educação: Um debate Necessário e do livro Práticas Pedagógicas: Vivências e Reflexões; Co-autora do livro "CATA D' OMALI" Cartas do Atlântico, que registra o diálogo a partir da experiência da Cooperação Técnica Internacional Brasil/ STP-África. Membro da Equipe de Cooperação Técnica entre Brasil e MoçambiqueDesenvolve projeto de pesquisa em rede com a Universidade Autônoma de Madri (Espanha) e Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
bachelor's at Licenciatura em Educação Física from Instituto Porto Alegre Escola de Educação Física (1976) and master's at Education from Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001). Has experience in Education, focusing on Curricular General Theory of Planning and Development, acting on the following subjects: formação continuada, políticas públicas, práxis pedagógica, educação de pessoas jovens, adultas e idosas and formação de educadores.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos