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Síntria Labres Lautert

Professora Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Uma das líderes do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM/UFPE), cadastrado no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq desde 2006. Possui graduação em Pedagogia Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e em Psicologia pela (UFPE), com Mestrado e Doutorado em Psicologia Cognitiva (UFPE), Pós doutorado em Educação Matemática, Poincaré Institute for Mathematics Education (Tufts University, USA).. Atuou como coordenadora e vice coordenadora, do GT Psicologia da Educação Matemática (2010-2020), na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia -ANPEPP e como vice coordenadora do GT9 Processos Cognitivos e linguísticos em Educação Matemática (2015- 2021) na Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), onde também, atuou como membro da Comissão Editorial Nacional da SBEM (2019-2022). Coordenou o Curso de Graduação em Psicologia da UFPE (12/2009 a 07/2014), sendo responsável junto NDE, pela elaboração e implantação da reforma curricular do Curso em 2013. Atuou como coordenadora da Pós-graduação em Psicologia Cognitiva (2018- 2021). É Editora Adjunto Nacional e Membro do Conselho Editorial da Revista Educação Matemática em Foco, Campina Grande Paraíba, desde 2016. Participou das ações no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, área matemática (2014/2016), no Programa Nacional do Livro Didático (2015/2016) e no Observatório da Educação (2013/2017), sendo nessa última ação coordenadora do Núcleo Recife. Participou de pesquisa sobre desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e o ensino de estatística com pesquisadores brasileiros de oito instituições (UESC, UFC, UPE, UNICAMP, UFRB, UNEB, UEP, e UFRN) e internacionais (Teachers College Columbia University), na qual formaram a Rede Educação Matemática Nordeste (REM-PE). As pesquisas desenvolvidas envolvem: o raciocínio lógico-matemático, a formação de conceito, a tomada de decisão em situações financeiras, a aprendizagem e o ensino de matemática (foco em estudos de intervenção visando a superação de dificuldades em matemática e estatística), a ansiedade, microagressões e a procrastinação em matemática, mais recente o interesse pelo raciocínio computacional desplugado e o sentido de número em crianças.
graduation at Pedagogia Habilitação Em Magistério 2 Grau e Form from Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), graduation at Psicologia from Universidade Federal de Pernambuco (2004), master's at Psychology from Universidade Federal de Pernambuco (2000) and doctorate at Psychology from Universidade Federal de Pernambuco (2005). Has experience in Psychology, focusing on Cognitive Psychology, acting on the following subjects: crianças, divisão, aprendizagem, conceito de divisão and division.

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