Psicologia da Educação Matemática
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos"
-
"Relações entre os estilos cognitivos, as estratégias de solução e o desempenho dos estudantes na solução de problemas aritméticos e algébricos"
-
-É número ou letra?- Notações feitas por crianças da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental
-
A Análise da Compreensão do Conceito de Função Mediada por Ambientes Computacionais
-
A atividade matemática em crianças com epilepsia idiopática generalizada do tipo ausência:contribuições da neuropsicologia e da psicologia cognitiva
-
A aula de matemática: a didática no feminino e no masculino.
-
A Compreensão do Conceito de Porcentagem
-
A construção do conhecimento matemático na interação Professor-Aluno: uma relação proporcional?
-
A conversão entre representações semióticas: um estudo no domínio das frações à luz das teorias de Duval e Vergnaud
-
A divisão e os números racionais : uma pesquisa de intervenção psicopedagógica sobre o desenvolvimento de competências conceituais de alunos e professores
-
A extimidade da demonstração
-
A família, o desenvolvimento das atitudes em relação à Matemática e a Crença de auto-eficácia.
-
A formação do conceito matematico
-
A Importância da Explicitação da Correspondência Um para Muitos na Resolução de Problemas de Estrutura Multiplicativa
-
A PESQUISA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
-
Adriana Maria Corder Molinari
-
Adultos Desecolarizados:Estudo da Interação Entre O Conhecimento Matemático Escolar e O Construído Nas Atividades Práticas
-
Andréia Aparecida da Silva Brito-Nascimento
-
Anna Barbara Barros Leite Aragão
-
Anna Paula de Avelar Brito Menezes
-
Análise psicológica do campo conceitual de campo de forças em física em alunos de ensino médio.
-
Aprender álgebra em sala de aula: contribuição de uma sequência didática
-
Argumentação e estratégias de pensamento na Prova Brasil
-
Argumentação e metacognição na solução de problemas aritméticos de divisão.
-
Ariedja de Carvalho Silva
-
As atitudes e a formação do professor de Matemática
-
As bases metafóricas do conceito de infinito na educação matemática
-
AS COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA INCLUSÃO ESCOLAR: UMA PESQUISA DE INTERVENÇÃO COM ESTUDANTE COM PARALISIA CEREBRAL
-
Atitude e desempenho em Matemática, crenças auto-referenciadas e família: Uma path-analysis.
-
Atitudes (des) favoráveis em relação à Matemática.
-
Atitudes e habilidades envolvidas na solução de problemas algébricos: Um estudo sobre a estabilidade das atitudes e as habilidades matmáticas de estudantes das séries finais do do primeiro grau.
-
Atitudes em relação a estatistica : um estudo com alunos de graduação
-
Auto-estima e desempenho em matemática: uma contribuição ao debate acerca das relações entre cognição e afetividade.
-
Auto-regulação da aprendizagem e a matemática escolar.
-
Avaliação da Educação Básica- o SAEB: potencialidades e desafios.
-
Avaliação de habilidades pré-aritméticas e ensino de soma e subtração para crianças: contribuições da Análise do Comportamento
-
AVALIAÇÃO DE REPERTÓRIOS MATEMÁTICOS DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE WILLIAMS
-
Balança de dois pratos e problemas verbais como ambientes didáticos para iniciação à álgebra: um estudo comparativo
-
Campo conceitual algébrico: análise das noções a serem aprendidas e dificuldades correlatas encontradas pelos estudantes ao final do ensino fundamental
-
Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
-
Characteristics of Mathematical Problems Posed by Teachers
-
Claudia Roberta de Araújo Gomes
-
Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática
-
Comparando o efeito de contingências de grupo independente e interdependente sobre o desempenho escolar em matemática
-
Componentes das habilidades matemáticas requeridos na solução de problemas aritméticos, por estudantes do ensino médio
-
Comportamentos matemáticos prévios para aprendizagem matemática de crianças menores de 06 anos: uma revisão sistemática de literatura
-
Concepções e representação de relações entre quantidades
-
Conhecimento Declarativo e de Procedimento na Solução de Problemas Algébricos
-
Contrato didático como construto teórico para a abordagem do processo ensino-aprendizagem: o caso do ensino de estatística para alunos do curso de psicologia
-
Contrato Didático e Transposição Didática: Inter-relações entre os Fenômenos Didáticos na Iniciiação à Álgebra na 6ª série do Ensino Fundamental
-
Contribuições da Psicanálise à Educação Matemática. A lógica da intervenção didática em processos de aprendizagem.
-
Cíntia Raquel Ferreira Mercado de Almeida
-
Daniela Stevanin Hoffmann
-
De 'vilão' a 'mocinho': a resolução de problemas como caminho alternativo para o incremento das crenças de autoeficácia de estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental
-
Desenvolvimento de conceitos algébricos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
-
Desenvolvimento de um jogo educativo para avaliação de comportamentos pré-artiméticos
-
Developpement Conceotuel Consecutif à L'activité Instrumentée - L'utilisation d'un système de géométrie dynamique au collège
-
Dr. Alina Galvão Spinillo
-
Educação e Educação Matemática
-
EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 2: O QUE SABEM SOBRE LUCRO?
-
Educação Matemática: Discurso Ideológico que a Sustenta
-
Efeitos da formação de classes de equivalência sobre a solução de problemas de adição e subtração
-
Efeitos de duas estratégias diferenciadas de ensino do conceito de matrizes.
-
Engajamento Estudantil no Uso de Aplicativos Educacionais Inseridos em Contextos Multimodais
-
Ernani Martins dos Santos
-
Estratégias de solução, conhecimento declarativo e de procedimentos na solução de problemas algébricos.
-
Evidências de validade de uma escala de autoconceito acadêmico em estatística.
-
Examinando as atividades matemáticas realizadas no ambiente familiar : comparando crianças surdas e ouvintes
-
Gianete Dutra Meira
-
Grupo de Estudos em Matemática e Física - GREMF
-
Gênero e desempenho em itens da prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Relações com as atitudes e as crenças de autoeficácia
-
Habilidades Espaciais Subjacentes Às Atividades de Discriminação e Composição de Figuras Planas Utilizando O Tangram e O Tengram
-
Identificação de graus de ansiedade à matemática em estudantes do ensino fundamental e médio: contribuições à validação de uma escala de ansiedade à matemática
-
Implicações das atitudes e das habilidades matemáticas na aprendizagem dos conceitos de estatística.
-
Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional
-
Influência das habilidades e das atitudes em relação à Matemática sobre a escolha profissional
-
Interpretação de gráficos de quantidades veiculados pela mídia impressa: um estudo exploratório
-
Izabel Augusta Hazin Pires
-
Jessica Barbosa da Silva
-
Jonei Cerqueira Barbosa
-
Karina Lumena de Freitas Alves
-
Laecio Nobre de Macedo
-
Larissa Elfisia de Lima Santana
-
LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
-
Luciana Correia de Amorim
-
Luciane de Castro Quintiliano
-
Luciano Rogério de Lemos Meira
-
Luiz Carlos Leal Junior
-
Mapeamento cognitivo : um estudo do conceito de frações em estudantes de magisterio e professores do 1o. grau (1a. a 4a. series)
-
Marcelo Henrique Oliveira Henklain
-
Maria Lúcia Faria Moro
-
Marta Santana Comério
-
Mathematical knowledge and language in deaf students: The relationship between the recitation of a numerical sequence and Brazilian Sign Language proficiency
-
Michelle Francisco de Azevedo Bonfim de Freitas
-
Microaggressions in the context of mathematics teaching and learning: A theoretical-conceptual analysis
-
Márcia Regina Ferreira de Brito
-
Mônica Maria Lins Santiago
-
Nancy Terezinha Oldenburg Koch
-
O componente espacial da habilidade matemática de alunos do ensino médio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação à Matemática e à Geometria.
-
O Conceito de Limite em Cálculo: Obstáculos e Dificuldades no Contexto do Ensino Superior de Matemática
-
O conhecimento geometrico de alunos do CEFAM sobre figuras espaciais : um estudo das habilidades e dos niveis de conceito
-
O Desenvolvimento da Representação de Igualdades em Crianças de 1ª a 6ª série do 1º Grau
-
O efeito da Explicitação dos Princípios Invariantes na Resolução de Problemas de Combinação por Crianças.
-
O estudo da Matemática através do método da modelagem
-
O funcionamento executivo como um dos fatores explicativos da competência matemática
-
O papel da contagem na formação do conceito de número em crianças pré-escolares
-
O professor de matemática no espaço dialógico das díades: uma abordagem psicológica da subjetividade na ação docente
-
O professor, os alunos e a formação das competências matemáticas: o caso das estruturas aditivas
-
O que revelam estudantes de pedagogia acerca de ansiedade matemática, vivências negativas e procrastinação no âmbito acadêmico
-
Os efeitos da leitura dialógica na aquisição de habilidades pré-matemáticas em pré-escolares
-
POR QUE É DIFÍCIL PARA A CRIANÇA APRENDER A FAZER CONTINHAS NO PAPEL?
-
Problematização, Signos e Matemática: afetos que movimentam acontecimentos e aprendizagens em aulas de Matemática
-
Problematização: Um caminho do meio a ser seguido em Educação Matemática
-
Prof. Dr. José Aires de Castro Filho
-
Prof. Dr. Klinger Teodoro Ciríaco
-
Prof.ª Dra. Claudette Maria Medeiros Vendramini
-
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulação de problemas
-
Regina da Silva Pina Neves
-
RELAÇÕES DE EQUIVALÊNCIA ENTRE ELEMENTOS DE FUNÇÕES DO PRIMEIRO GRAU PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Relações entre a família, o gênero, o desempenho, a confiança e as atitudes em relação à Matemática,
-
Relações entre crenças de autoeficácia, atitudes e atribuição de sucesso e fracasso em matemática: um estudo com alunos em transição do 5º para o 6º ano
-
Relações entre dificuldades de aprendizagem escolar em alunos do ensino fundamental I, autoconceito como aluno(a) e expectativas do professor e da família
-
Relações entre funcionamento cognitivo e dificuldades em matemática no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H) em alunos do ensino fundamental.
-
Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática na solução de problemas geométricos
-
Representações , interpretações e prática pedagógica: a geometria na sala de aula
-
Reversão de função de estímulos matemáticos com procedimentos de discriminação em escolares com ansiedade à matemática.
-
Sentido numérico em crianças
-
Solução de problemas e tipos de mente matemática: Relações com as atitudes e as crenças de auto-eficácia.
-
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS.
-
Solução de problemas matemáticos: Relações entre habilidade matemática, representação mental, desempenho e raciocínio lógico.
-
Solução de problemas no ensino fundamental
-
Solução de problemas: Habilidades matemáticas, flexibilidade de pensamento e criatividade.
-
Síntria Labres Lautert
-
Teachers, Math, and Reform: An Investigation of Learning in Practice
-
Tânia Cristina Baptista Cabral
-
Um estudo das atitudes em relação ao Cálculo Diferencial e Integral em estudantes universitários
-
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS RELAÇÕES ENTRE A MEMÓRIA, O DESEMPENHO E OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
-
Um estudo exploratório sobre os componentes das habilidade matemática presentes no pensamento em geometria.
-
Um Estudo Sobre A Formação de Conceitos de Triângulos e Quadriláteros Em Alunos da Quinta Série do Primeiro Grau.
-
Um estudo sobre as concepções, crenças e atitudes dos professores em relação à Matemática.
-
Um estudo sobre as relações entre a percepção e a expectativa dos professores. dos alunos e o desempenho acadêmico em Matemática.
-
Um Estudo Sobre as Relações entre Atitudes, Gênero e Desempenho de Alunos do Ensino Médio em Atividades Envolvendo Frações
-
Uma Análise Comparativa da Aprendizagem do Conceito de Frações Em Alunos Submetidos A Dois Métodos Diferentes de Ensino.
-
Uma análise da compreensão leitora de enunciados de problemas matemáticos por crianças alunas do Ensino fundamental
-
Uma análise multidimensional da relação entre a inteligência e o desempenho de estudantes universitários.
-
Une approche psycho-anthropologique des savoirs à ?l?école de la vie" chez des adultes peu ou pas scolarisés au Brési
-
Valéria Maria de Lima Borba
-
Variáveis atitudinais e o baixo desempenho, em Matemática, de alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental
-
Zelia Maria Monteiro Higino da Silva