Publications in VIVO
 

Adriana Rocha Bruno

Adriana Rocha Bruno é Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Pós doutorado em educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT. Licenciada em Pedagogia, foi professora da Educação Básica por 17 anos. É professora associada do Departamento de Didática e permanente do PPGEdu da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFJF. Entre 2010 e 2023 foi professora do Programa de Pós-Graduação em em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). É vice-coordenadora do Curso de Pedagogia a distância (LIPEAD) da UNIRIO e é membro do NDE ( Núcleo Docente estruturante), representando o Departamento de Didática (DID) da UNIRIO, a partir de junho de 2020. Pesquisadora PQ-2. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR, que conta com pesquisadores e estudiosos envolvidos em investigações sobre as Docências contemporâneas, a Aprendizagem do adulto em ambientes em rede e a formação docente em meio à Cultura Digital. É autora do Livro: Formação de professores na cultura digital: aprendizagens do adulto, educação aberta, emoções e docências, publicado pela Editora da UFBA em 2021 e a versão em E-Book está aberta no site da editora. Foi coordenadora do Curso de Especialização Mídias na Educação (FACED/UFJF) de 2016 a 2019, membro do NDE do Curso de Pedagogia - UFJF. de 2014 a 2019. Foi professora do Depto. de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de agosto de 2008 a setembro de 2019. É membro do comitê científico da ANPED (GT 16), e parecerista AdHoc da ANPED, ENDIPE, ABCiber, ESUD, além de diversos periódicos nacionais e internacionais. É membro da Rede RIA (Rede Internacional de Ações em Educação), da qual foi uma das criadoras, e compôs a coordenação entre 2020 e 2021. Com esta rede desenvolve cursos de extensão e atividades coletivas e colaborativas de pesquisa. Como Bolsista CAPES, no período de 2015-2016, -fomento para participação no Programa Pesquisa Pós-doutoral no Exterior na Universidade de Lisboa-Portugal, desenvolveu pesquisa em 3 universidades públicas portuguesas em Lisboa sobre as Docências no Ensino Superior. Desenvolveu pesquisas com fomento da FAPEMIG, da CAPES e do CNPq e membro de duas redes internacionais de pesquisa: REGIET (Red Internacional de Grupos de Investigación en Educación y Tecnología, UPM), COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University). Coordenou os tutores a distância do Curso de Pedagogia - FACED-UFJF-UAB (2009-2015). Foi vice-coordedadora do Curso de Pedagogia da UFJF (2017 a 2018). Coordenou o Curso de Especialização em Mídias na Educação entre 2016-2019. Foi Coordenadora de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior (CIAPES) junto à PROGRAD-UFJF no período de 2011 a 2014. Foi professora da PUCSP entre 2004 e 2008, no Departamento de Fundamentos da Educação, como professora de Didática para as licenciaturas e docente nos Cursos: Tecnologias e Mídias Digitais e Comunicação e Multimeios. Foi professora da Educação Básica por 17 anos. Experiente na área de Educação, pesquisa, principalmente a partir dos seguintes temas: Docências contemporâneas - ênfase nos estudos decoloniais e na Cultura digital, Formação de professores, Docências no Ensino Superior, Educação online, Didática, Aprendizagem de adultos, Neurociências (emoção e aprendizagem), Linguagem emocional e Educação, mídias e tecnologias.Site: https://sites.google.com/site/arbruno / http://gruparufjf.wix.com/pomardocenciasEmail: arbruno2208@gmail.com Facebook: Adriana Rocha Bruno Skipe: arbruno1
graduate at Pedagogia, master's at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) and ph.d. at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Has experience in Education, acting on the following subjects: formação de educadores, educação a distância, educação, linguagem emocional and educação e tecnologias.

Research Areas research areas

  •  
  • Overview
  •  
  • Affiliation
  •  
  • Publications
  •  
  • Research
  •  
  • Teaching
  •  
  • Identity
  •  
  • View All
  •