Maria Ester Rodrigues é Doutora em Educação: Psicologia da Educação (2005) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PED PUC SP (PPG Conceito 5 CAPES), sob a orientação da Profa. Dra. Melania Moroz. Concluiu o Mestrado em Educação: Psicologia da Educação, no mesmo programa, sob a mesma orientação, em 2000. Concluiu Especialização Lato Sensu em Psicologia Clínica na Universidade Federal do Paraná em 1996 e graduou-se em Psicologia pela mesma Universidade em 1990. É Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, Campus Cascavel. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Contribuições da Análise do Comportamento à Educação, Ensino de Psicologia da Educação, Problemas de Aprendizagem e Processos Inclusivos. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação - GPSIE, coordenando a linha de pesquisa intitulada Contribuições da Psicologia à Educação e Formação Docente. Autora dos livros: Mitos e Discordâncias: Relatos de ex-analistas do comportamento. São Paulo: ESETec, 2011; PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: Concepções de Profissionais Formadores em cidade polo do Oeste do Paraná. Uberlândia: Navegando, 2020.
graduation at Psicologia from Universidade Federal do Paraná (1990), master's at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) and doctorate at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Has experience in Psychology, focusing on Psychology, acting on the following subjects: análise do comportamento, psicologia da educação, educação, psicologia and formação de professores.