Ana Maria Aparecida Saul Pinto
Ana Maria Saul - Graduate at Pedagogy from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Master's at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971) and ph.d. at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Has experience in Education, focusing the following subjects: educação, currículo, Paulo Freire thinking, evaluation.
Ana Maria Saul é Mestre e Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da PUC/SP, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação:Currículo e Educação e no Mestrado Profissional: Formação de Formadores. Coordena a Cátedra Paulo Freire dessa instituição, onde desenvolve ensino e pesquisa sobre o pensamento freireano, com destaque para os temas: políticas públicas, currículo e formação de educadores. É pesquisadora nível 1 do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa: O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira. A pesquisa desse grupo analisa o legado e a reinvenção do pensamento de Freire na educação brasileira, a partir da década de 1990. Essa investigação conta com pesquisadores de 20 PPGEs sediados em 12 Estados. Demais atribuições e participações: membro do Corpo Editorial da Revista Científica e-Curriculum (Qualis A2), e do Conselho Editorial das Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, (Qualis A2) e Revista Em Aberto_INEP (Qualis B1). Coordena a Rede Freireana de Pesquisadores, é membro do GT de Currículo da ANPEd e integra o quadro de sócios da ABdC. Nessa associação, assumiu a vice-presidência, durante as duas últimas gestões. Atua como parecerista de revistas científicas bem qualificadas e das agências de fomento: CAPES, CNPq e FAPESP.
Áreas De Investigação
- Visão geral
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Visão geral
Publicações
publicações selecionadas
- A POLÍTICA E A PRÁTICA DA GESTÃO DO CURRÍCULO EM SÃO PAULO: ENSINAMENTOS DE PAULO FREIRE À FRENTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (1989-1991)
- Formação permanente freireana na Educação de Jovens e Adultos: reinventando políticas e práticas no município de São Paulo
- Modelo da pesquisa em ação aplicado ao treinamento de professores
- Avaliação emancipatória: uma proposta democrática para reformulação de um curso de pós-graduação
- Prática pedagógica docente-discente humanizadora: o legado freireano no contexto da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP
- Princípios da Didática Freireana: subsídios para uma prática didático-pedagógica na educação superior
Pesquisas
leader of
- O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira Grupo de Pesquisa
Ensino
theses/dissertations advising
- Educação de jovens e adultos: análise da política e da prátiva de formação de educadores no Programa Brasil Alfabetizado
- Análise do currículo de Ciências Sociais em El Salvador
- Tecendo cidadania no território da educação musical
- A contribuição da supervisão na escola pública
- Uma prática didático-pedagógica com profissionais da saúde inspirada na proposta de investigação temática de Paulo Freire
- Análise Crítica do Processo de Implantaçâo de um Programa de Ensino Inovador no Sistema Educacional Paulista
- Formação de professores para a inclusão de pessoas com deficiência, na perspectiva freireana:em busca de uma escola democrática e inclusivai
- Análise crítica do processo de implantação de um programa de ensino inovador no sitema educacional paulista
- Supervisão Educacional e Autonomia para Educar
- Contribuições do pensamento de Paulo Freire para o ensino de biologia
- Reformas curriculares do ensino técnico no Centro de Educação tecnológica Paula Soouza - CEETEPS: 1997/99 o caso da Escola Técnica Estadual Paula Souza - ETESP- construindo currículos em contextos de grandes desafios
- A atualidade do pensamento de Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos
- A Educação Musical como prática educativa emancipatória:
- Uma investigação sobre a consciência política do educando de alfabetização de adultos
- Referenciais freireanos para a formação continuada de professores sem habilitação, em Moçambique- África
- Construindo uma escola que interesse as classes populares: análise da proposta político-pedagógica da Escola Cidade de Emaús - Belém - Pará
- Violência pedagógica na escola estadual paulista
- Análise do conceito de competência
- Políticas públicas de educação para o sucesso escolar: correção de fluxo no Paraná (1995-1999)
- Centro de Formação Específico e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) no Estado de São Paulo: resgatando sua história e analisando sua contribuição
- Humanização e arte: O teatro em uma formação cidadã
- A semente plantada: a educação popular e o cultivo do realismo utópico nas áreas de assentamentos rurais.
- A inspiração fenomenológica na concepção de ensino-aprendizagem em Paulo Freire
- Pré- escola e séries iniciais do 1º grau: a questão da transição
- Perspectivas freireanas para a formação de educadores: a experiência de formação em Diadema/SP
- Alfabetização: professores bem sucedidos em alfabetização
- Um estudo do Currículo de Ciências em El Salvador
- A Participação na Organização Curricular de Embu/SP: a influência de referenciais freirianos
- A CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL: o registro da pesquisa na Cátedra Paulo Freire da PUC-SP
- ?PALAVRAS CANTADAS E PALAVRAS EM AÇÃO: AS CANÇÕES E OS FILMES COMO RECURSOS CODIFICADORES E DESCODIFICADORES DE TEMAS GERADORES?
- O direito à educação de jovens e adultos: da denúncia ao anúncio de uma perspectiva crítico-libertadora
- Mudamos a alfabetização escolar. E a avaliação como fica? uma experiência na perspectiva construtiva sócio - interacionista
- A arte na construção de um bairro educador: uma inspiração freireana na cidade de Sao Paulo
- Aprender a ler e a escrever: uma prática curricular pautada em referenciais freireanos
- O componente curricular PIP (Programa de Informação Profissional e sua substituição por outras disciplinas no currículo do 2º grau
- Parceria: os perigos da educação (com) partilhada
- As reformas curriculares do ensino estadual paulista no período de 1960 a 1990
- A Arte na construção de um bairro educador: uma inspiração freireana na cidade de São Paulo
- A educação musical como prática educativa emancipatória: uma análise da BNCC
- Avaliação da aprendizagem na escola de 1º grau- legislação, teoria e prática
- Referenciais freireanos para o ensino da leitura: um etudo de caso no município de Diadema-SP
- A educação física frente à exclusão do aluno cego
- Alfabetizando no mundo e para o mundo:práticas pedagógicas referenciadas na teoria freireana, no município de Guarulhos/SP
- Avaliação de política da Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul
- A formação de alfabetizadores no Programa Alfabetização Solidária : um estudo a partir da praxis.
- A estrutura curricular em ciclos de aprendizagem em sistemas de ensino orientados pela perspectiva freireana
- Referenciais para a construção de um currículo de história, no espaço da escola pública, objetivando a cidadania emancipatória.
- A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: uma proposta na contramão da educação humanizadora
- Novas cidadãs? Uma experiência educativa e popular em Santafé de Bogotá - Colômbia
- Ação do coordenador pedagógico na formação de professores: referenciais freireanos
- Narrativas curriculares significativas para a educação de jovens e adultos
- Do voo dos gansos ou da construção de quem educa o educador: uma constribuição a reflexão acerca da formação dos professores
- Cultura e Currículo: Uma Relação Negada na Política do Sistema de Progressão Continuada do Estado de São Paulo.
- Centro de formação específica e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM) no estado de São Paulo: resgatando sua história e analisando sua contribuição
- Educação em Hannah Arendt: implicações para o currículo
- POLITICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO
- A melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de alunos surdos: contribuições freireanas
- Formação para a participação: perspectivas freireanas para a educação infantil no município de Diadema- São Paulo
- A canção popular brasileira e filmes nacionais como documentos de codificação : estudo em um CIEJA da cidade de São Paulo
- Alfabetização ou letramento? O ensino aprendizado da língua e da linguagem escrita com adultos pouco letrados.
- Leitura de mundo e alfabetização científica no currículo de ciências: fundamentos freireanos.(Tese)
- Avaliação institucional da universidade_ um estudo crítico
- Avaliação emancipatória no ensino superior, no Paraná
- Contribuições da Teoria Freireana para a formação inicial do educador de jovens e adultos: uma pesquisa-ação
- A CUT e a formação dos trabalhadores
- O direito à educação de jovens e adultos: Da denúncia ao anúncio de uma perspectiva crítico-libertadora
- A formação permanente na educação de jovens e adultos: uma sinfonia criada a muitas mãos
- Pré Escola e Séries Inicias: A questão da transiçãol
- A CONSTRUÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA FREIREANA: relato da experiência vivida na Escola Municipal Santa Rita, na cidade de Diadema-SP
- Educação à distância: uma pedagogia no ar - pressupostos para uma pedagogia que utiliza a televisão como tecnologia educacional
- A educação ambiental como um centro de forças no currículo do curso técnico de mecânica do IFES-Campus Vitória
- PRÁTICAS CURRICULARES SIGNIFICATIVA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DE SUAS HISTÓRIAS DE VIDA
- Um Regaste da Prática Política da Categoria dos Supervisores Educacionais Brasileiro- período 1978-1985
- Conselho de escola: um aprendizado democráico no país das excludências
- O processo de reorientação do ensino de enfermagem em doenças infecciosas e parasitarias na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense
- Parceria - os perigos da educacao (com)partilhada : a influencia da iniciativa privada no curriculo de uma escola publica municipal de Sao Paulo.
- Educação artística: uma análise da proposa curricular do Estado da Paraíba
- Princípios e prátidas da educação para a paz na formação de professores em uma Escola Municipal de Atibaia (SP)
- Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Educação de São Luís-MA: proposições para a construção de práticas formativas inspiradas no pensamento de Paulo Freire.
- O futuro das escolas públicas estaduais no ensino noturno: o comportamento da demanda do ensino médio da cidade de Santos 1995 a 2004
- Educação Popular na Escola - Construindo uma proposta curricular de história e geografia para o ensino supletivo na perspectiva emancipatória
- A formação permanente de professores de Geografia no contexto da implementação do currículo da cidade de São Paulo
- A cela de aula - tirando a pena com letras : uma reflexao sobre o sentido da educacao nos presidios.
- Leitura e Escrita no contexto da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire: estudo de caso em Embu das Artes - SP
- Alternância no currículo, uma proposta para a inclusão escolar e social: um estudo da Escola Família Agricola da Perimetral Norte/AP
- REFLETINDO SOBRE A AULA: DESCOBRINDO UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NA ESCOLA PÚBLICAANA MARIA SAUL
- Planejamento participativo e a constituição curricular no ensino de 1º e 2º graus
- O coordenador pedagógico:um enfoque sobre a formação dos professores no interior da escola
- Análise do processo de encaminhamento de crianças às classes especiais para deficientes mentais desenvolvido nas escolas de 1º grau da Delegacia de ensino de Márília
- A Formação de Alfabetizadores no Programa Alfabetização Solidária
- Reorientação curricular na área da educação física escolar.
- Formação continuada de professores dos anos iniciais: contribuições para a construção de uma escola democrática inspirada em Paulo Freire
- A participação na organização curricular de Embu/SP: a influência dos referenciais freireanos
- A Escola Cabana em Belém do Pará
- Formação continuada de coordenadores pedagógicos da educação de jovens e adultos da Rede Municipal de São Luiz do Maranhão:proposições para a construção de práticas formativas inspiradas no pensamento de Paulo Freire
- O tempo na construção da docência
- O movimento de reestruturação dos Programas de Pós-Graduação em Educaçào nos anos 80
- Avaliação institucional da universidade
- Supervisão educacional: O repensar de uma prática pedagógica
- O ENEM como Elemento Democratizador do Acesso ao Ensino Superior Público pelos Alunos Oriundos das Camadas Populares.
- Por trás dos bastidores: uma análise de mensagens produzidas por organizações governamentais e não-governamentais que trabalham com a mulher
- Uma práxis docente humanizadora, com crianças, em um bairro educador da cidade de São Paulo
- O Currículo crítico-libertador respondendo aos desafios do contexto intergeracional nas salas da EJA
- Politicas publicas de educaçãoo e práticas curriculares : uma experiencia de interlocucao em Santos - 1994 a 1996.
- Parâmetros Curriculares Nacionais em escolas da rede privada de ensino da cidade de São Paulo.
- A formação permanente de supervisores escolares inspirada na pedagogia de Paulo Freire: desafios e possibilidades
- Educação popular na escola
- O desenvolvimento da voz formativa do coordenador pedagógico e suas implicações nas ações colaborativas do espaço escolar
- Ensinando com a prórpria história
- Classes populares e o sucesso na alfabetização
- O currículo crítico-libertador como forma de resistência e de superação da violência curricular
- O adolescente em liberdade assistida e sua inserção na rede pública de ensino de EMBU/SP (2008-2009) - contribuições freireanas-
- Política de reorientação curricular e a formação emEducação Física:no Brasil: uma arena de conflitos
- A contribuição do pensamento de Paulo Freire para a Educação Infantil no município de Guarulhos
- Análise das políticas e práticas da EJA, na Secretaria Municipal de Educação , no município de São Bernardo do Campo a partir da perspectiva freireana
- A atualidade do pensamento freireano na formação de educadores de jovens e adultos no século XXI
- A construção do currículo na perspectiva popular crítica:das falas significativas às práticas contextualizadas
- A contribuição do pensamento de Paulo Freire na formação e prática de agentes da pastoral da saúde na Diocese de Santos
- Conhecimento e prática social - a contribuição da sistematização de experiências
- A PASTORAL DA CRIANCA NO BRASIL E A FORMAÇÃO DE LÍDERES: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
- Avaliação com intencionalidade de aprendizagem
- Referencias para um currículo crítico-emancipatório na universidade : construindo o projeto educativo do centro universitário de Brusque-SC.
- Práticas curriculares significativas para a Educação de Jovens e Adultos: uma construção a partir de suas histórias de vida
- A leitura como forma de luta contra a exclusao social : um estudo de caso sobre o Proler Carcerario.
- A educação de jovens e adultos na perspectiva freireana:revisitando a experiência desenvolvida em Diadema,São Paulo
- Formação continuada de educadores de educação infantil: um desafio para o cotidiano da escola
- Avanços e recuos no currículo: o cotidiano da Escola Normal
- Formacao de formadores para a educacao popular : analise da experiencia do Instituto Cajamar.
- Políticas Públicas de Educação e Práticas Curriculares: Uma Experiência de Interlocução em Santos
- Política e práticas formativas em confronto na cidade de São Paulo a partir da gestão Paulo Freire (1989-1992): representação de professores sobre a escola
- O professor da escola pública: possibilidades para uma educação transformadora
- Gestão Democrática da Educação: entre as políticas oficiais e a prática escolar
- A prática pedagógica no processo de alfabetização: um estudo de professores bem sucedidos em Feira de Santana- Bahia
- O discurso e a prática dos deputados mineiros: um posicionamento a favor da educação dos excluídos da escola?
- , O currículo crítico-libertador renpondendo aos desafios do contexto inter geracional nas salas de EJA
- Formação continuada dos profissionais do ensino: a experiência do Instituto de Educadores de Belém - 1993 a 1996
- A participação da sociedade civil no plano nacional de qualificação do trabalhador- PLANFOR: na prática, o discurso é outro
- Formação continuada de professores/as dos anos iniciais: contribuições para a construção de uma escola democrática inspirada em Paulo Freire
- Exclusão escolar no brasil; tramas histórico-culturais e possibilidades de superação
- Analisando o sucesso escolar no Sistema de Ensino do Paraná
- Um resgate da práti8ca política da categoria dos supervisores educacionais: aprendendo caminhando; caminhando aprendendo
- A literatura afro-brasileira e indígena na formação de professores de sala de leitura da Secretaria Municipal de Educação/SP
- Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública
- Limites e possibilidades da Educação Físicaç no contexto da escola cidadâ: um estudo em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre (RS)
- Construindo uma Escola que Interessa às Classes Populares: Análise da Proposta Político Pedagógica da Escola Cidade de Emaús - Belém - Pará
- Plano de ensino: instrumento de trabalho docente ou obrigação burocrática?
- Caminhos para uma educação ambiental crítica como centro de forças no currículo do curso técnico em Mecânica do Ifes/campus Vitória
- Teoria e prática na formação de professores: contribuições freireanas - um olhar sobre a experiência do município de Santo André, SP (1990-2010)
- O Enem como elemento democratizador do acesso dos alunos de escola pública oriundos das camadas populares às universidades públicas
- Mudamos a Alfabetização e a avaliação como fica?uma experiência construtivista, sócio-interacionista.
- Currículo Especial Para Deficientes Mentais Educáveis - Estudo de Sua Necessidade e das Normas Existentes
- Políticas de Currículo em Conflito: uma análise da estrutura curricular em ciclos na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1997).
- POLITICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO
- Formação de professores: da experiência do sujeito, ao sujeito da experiência
- A formação permanente do professor de matemática na prerspectiva freireana: um estudo de caso no município de Diadema
- A reforma curricular da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para o 1º grau (1983-1987) - uma avaliação crítica
- A prática da participação na política educacional, do Município de Diadema-São Paulo: a influência dos referenciais freireanos
- A leitura da documentação pedagógica com o crivo de referenciais freireanos: subsídios para uma formação de professoras que trabalham com bebês e crianças pequenas
- A propriedade cultivada na escola do MST: a Pedagogia do Oprimido na promoção da dignidade humana.
- A prática da Avaliação formativa na escola de 1. grau: análise de um caso
- Programa de reforço do ensino da matemática para a 5ª série do 1º grau: uma proposta de estágio supervisionado
- As Vozes da Infãncia Ribeirinha na transformação da Prática Pedagógica na Educação Infantil
- Pastoral da criança no Brasil: formação de líderes
- Contribuições da teoria freireana para a formação inicial do educador de jovens e adultos:uma pesquisa-ação
- A literatura Afro-brasileira e indígena na formação de professores de sala de leitura da secretaria municipal de educação/SP
- A proposta curricular da secretaria da Educação do estado de São Paulo para o ensino de língua portuguesa no 1º grau: uma avaliação do cotidiano.
- Conselhos tutelares e Educação: Um novo Caminho para reverter a exclusão escolar
- Revelando a dimensão educadora do professor de enfermagem
- Humanização e Arte: o teatro em uma formação cidadã
- O futuro das Escolas Públicas Estaduais no Período Noturno O Comportamento da Demanda Ensino Médio 1995 2204
- Epistemologia em Paulo Freire: implicações para o trabalho do professor
- A "cela de aula" tirando a pena com letras: uma investigação sobre o sentido da educação nos Estabelecimentos Prisionais do Estado de São Paulo.
- Prática docente inspirada em Paulo Freire: um estudo desenvolvido na disciplina didática em uma universidade comunitária
- Formação Continuada: Um desafio para o cotidiano da escola
- Reformas curriculares do ensino tecnico no Centro de Educacao Tecnologica Paula Souza - CEETEPS - pos promulgacao da LDB 9.394/96 : o caso da Escola Tecnica Estadual de Sao Paulo - ETESP - construindo curriculos em contexto de grandes desafios.
- A formação continuada de professores de um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos ( Cieja): Referenciais freireanos
- Cidadania para alunos, professores e pais
- A dimensão do poder na avaliação da aprendizagem
- Educação fisica no Brasil: aspectos filosófico-pedagógicos subjacentes a política nacional em cincia e tecnologia para esta área no período 1970-1985
- A participação dos professores na formulação das políticas públicas de educação: o caso FEESP
- Conselho de escola - um aprendizado democrático no país da excludências.
- A construção do currículo na sala de aula: o ensino numa perspectiva crítica
- A ética freireana como horizonte para a gestão de sistemas/redes municipais de ensino: implicações e desafios da prática
- Prática docente inspirada em Paulo Freire:um estudo desenvolvido na disciplina Didática em uma universidade comunitária
- Tendências da educação ambiental na escola pública do município de São Paulo -1972 a 2004
- A Escola-Padrão do Estado de São Paulo
- Projeto político-pedagógico na perspectiva freireana: partiipação e diálogo
- A Pratica do Supervisor Educacional: da Analise Critica a Uma Alternativa de Formacao
- A formação do coordenador pedagógico de educação infantil na perspectiva da educação crítico -emancipatória
- O olhar sobre a escola em narrativas de dependentes químicos
- Gestão democrática da escola: contribuição dos referenciais freireanos nas pesquisas acadêmicas (1992 a 2007)
- Gestão democrática na perspectiva de Paulo Freire: narrativas aitobigraficas
- Uma perspectiva freireana para o ensino de tecnologias.
- A reforma curricular da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para o ensino de 1.o. grau (1983-1987): uma avaliação crítica.
- Da necessidade de programas de treinamento da visao, no processo de aprendizagem da crianca portadora de visao subnormal
- Educação em Hanna Arendt: contribuições para o currículo
- A construção curricular na perspectiva freireana: um estudo de caso na Escola Municipal Santa Rita, na cidade de Diadema-SP
- Estágio Supervisionado: diagnóstico e proposta de reformulação para os cursos do Centro Universitário de Dourados-UFMS
- Supervisão educacional e autonomia para educar
- Análise de uma prática escolar na perspectiva freireana: o ensino da informática
- Ação Supervisora nas Escolas Estaduais de Fortaleza: uma análise crítica uma proposta alternativa
- Princípios da Pedagogia Freireana no trabalho do Coordenador Pedagógico como articulador do Projeto Político Pedagógico da escola
- A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE DIADEMA NA PERSPECTIVA FREIREANA
- A trajetória da disciplina geografia no currículo escolar brasileiro
- A experiência dos grupos de formação na trajetória profissional dos educadores da rede municipal de ensino : marcas de uma permanência.
- A TRAJETÓRIA DA DISCIPLINA GEOGRAFIA NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO (1837-1942)
- Práticas docentes de educação artística para o desenvolvimento da participação e diálogo: um estudo com os/as educandos/as do PROEJA no Instituto Federal do Espírito Santo
- Integração do conteúdo na escola de primeiro grau em uma perspectiva transformdora
- A Política Cultural do Professor das Camadas Populares
- A educação ambiental crítica na formação de professores de creche:contribuições do pensamento de Paulo Freire
- Cidadania para alunos, professores e pais - o espaço escola
- A prática do avanço progressivo numa escola de primeiro grau de Santa Catarina
