Avaliação Educacional
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Relações entre os estilos cognitivos, as estratégias de solução e o desempenho dos estudantes na solução de problemas aritméticos e algébricos"
-
'EFICIENCIA.EDU'
-
A abordagem construtivista aplicada à educação especial: estudo de caso
-
A Avaliação Educacional como Política Pública de Resistência: o caso do SINAES
-
A Avaliação em Fases no Ensino de Geografia: uma proposta didática
-
A certificação na EJA: o caso do ENEM
-
A formação dos formadores em avaliação da aprendizagem: o processo de formação inicial em debate
-
A influência das questões de gênero nos processos avaliativos
-
A Influência das Questões de Gênero nos Processos Avaliativos Escolares
-
A percepção dos docentes do PARFOR sobre a aprendizagem no ensino remoto
-
A prática pedagógica da avaliação escolar: Um estudo de caso no contexto do CEFET/MG-UNED/ARAXA
-
A Teleeducação do Ceará: A Perspectiva dos Professores e Alunos
-
ACCOUNTABILITY DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O EFEITO DA PROVA BRASIL EM ESCOLAS DE BRASÍLIA.
-
Adriana de Oliveira Barbosa
-
Adriano Moro
-
Alause da Silva Pires
-
Alessandra de Oliveira Maciel
-
Alex Moreira Roberto
-
Algoritmos de avaliação: modelagem e aplicação no estudo da evasão discente
-
Ana Amélia de Araújo Maciel
-
Ana Flávia Cardozo Vitório
-
Ana Maria Aparecida Saul Pinto
-
Ana Maria Bezerra de Almeida
-
Andrea Gomes Linard
-
Andreza Souza Santos
-
André Felipe Costa Santos
-
André Fernandes
-
Antônio Lidio de Mattos Zambon
-
Análise comparativa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) via Teoria Clássica dos Testes e Teoria de Resposta ao Item
-
Análise Crítica dos Cursos Universitários de Medicina e de Fonoaudiologia em Relação às Tendências na Área da Saúde.
-
Análise da Relação entre a Avaliação da Aprendizagem e a Prova Brasil no 5º Ano do Ensino Fundamental da Educação Municipal de São Domingos-BA a partir do Conceito de Competência
-
Análise de dados longitudinais em educação: um estudo sobre o município do Rio de Janeiro
-
Análise de Efeito de Corretores na Proficiência dos Alunos via Modelos Lineares Generalizados Mistos.
-
ANÁLISE DE EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DO INDICADOR DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR
-
Análise psicométrica do itens de Educação Física do Exame Nacional do Ensino Médio
-
APROPRIAÇÃO E USO DOS INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA EM UMA UNIDADE ESCOLAR
-
Arranjos Familiares e desempenho escolar de alunos do 5º e 9º ano no Brasil em 2015
-
Arranjos familiares e desempenho escolar de alunos do 5º e 9º anos no Brasil em 2015
-
As necessidades educacionais dos alunos de escolas públicas paraenses em língua inglesa e a formação de docentes dessa língua na UFPA
-
As provas de aferição do 4.º ano de escolaridade: Influência nas práticas de ensino e de avaliação de três professoras
-
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio são unidimensionais?
-
Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará
-
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: OS DESAFIOS PARA O APERFEIÇOAMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS
-
Avaliacao educacional e o avaliador
-
Avaliar para melhorar a escola: Pontos de vista de professores sobre a organização e práticas de ensino
-
AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA X AVALIAÇÃO MEDIADORA: A BUSCA POR UMA AVALIAÇÃO QUE POTENCIALIZE A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: Entre propostas e práticas
-
Avaliação da Formação Docente para a Educação Inclusiva: Perspectiva de professores da rede pública de ensino.
-
Avaliação da iniciativa novas oportunidades numa escola secundária com 3.ºciclo do distrito de Lisboa
-
Avaliação das influências do currículo na construção da identidade docente dos licenciandos em geografia: um estudo de caso na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA/Sobral-CE.
-
Avaliação de alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado do município de Fortaleza-CE: diagnóstico, análise e proposições
-
Avaliação de Aprendizagem na Prática Pedagógica do ensino remoto em escolas municipais de São Luís do Maranhão
-
Avaliação do Ambiente Escolar para o Ensino e Prática da Educação Física no Ensino Fundamental
-
AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR: RELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
-
AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM: ASPECTOS CARTOGRÁFICOS DA CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UECE
-
AVALIAÇÃO DO PAPEL DAS MUDANÇAS CURRICULARES (ENEM 2009) E DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE MARANGUAPE (CE)
-
Avaliação do professor pelo aluno: um estudo na UNISINOS
-
AVALIAÇÃO DO USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR: ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA
-
AVALIAÇÃO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS QUALIS PERIÓDICOS NACIONAIS SOBRE A TEMÁTICA DE ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
-
Avaliação e Saberes docentes: o que pensam os professores - formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do Ceará.
-
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
-
Avaliação Educacional: a concepção veiculada nas teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação - Currículo 1975-2000
-
AVALIAÇÃO ESCOLAR: DIFERENTES OLHARES ACERCA DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS
-
Avaliação formativa, avaliação sumativa e exames na prática de três professoras de Português do 12.º ano
-
Avaliação Formativa: um estudo sobre a prática de professores de 1ª. A 4ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola privada.
-
Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior
-
Avaliação pelos pares no ensino de lógica de programação
-
Avaliação Pelos Pares Online: Uma proposta de curso para professores da Educação Básica para a utilização do software OPA
-
Barbara Grace Tobaldini de Lima
-
Bernardete Angelina Gatti
-
CARACTERIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES QUE LECCIONAM CLASSES DE EXAME NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL NA CIDADE DE QUELIMANE
-
Cecilia de Camargo Bento
-
Cláudia Paranhos de Jesus Portela
-
Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens de professores do 1.º ciclo do ensino básico: três estudos de caso
-
Cristiane Machado
-
Cristina Zukowsky Tavares
-
Curso de Pedagogia da UNICAMP: marcas de formação
-
Cândida Maria Santos Daltro Alves
-
Da regulação à flexibilização: implicações do SINAES para a formação de professores
-
Dalberto Luiz De Santo
-
Daniel Campos Lavor
-
Danielle de Oliveira Costa
-
Danielle Fabiola do Nascimento
-
DAS CONCEPÇÕES ÀS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAMPUS CAJAZEIRAS
-
Davi Souza Botelho
-
Debora Lucia Lima Leite Mendes
-
Denise Maria de Matos Pereira Lima
-
Diálogo sobre educação e universidade: entrevista com o Professor António Teodoro
-
Domingos Manuel Barros Fernandes
-
Dra. Isabel Franchi Cappelletti
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA "S": AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS EM FORTALEZA-CE
-
Educação Superior: Avaliação de cursos e Exames em larga escala.
-
Edurural: uma experiencia pioneira em avaliaçao em larga escala no Brasil (1980-1987)
-
Elenara Ues Cury
-
Ellissa Castro Caixeta de Azevedo
-
Estado do conhecimento: recuperação da aprendizagem e do reforço escolar na rede estadual paulista (1999 a 2009)
-
Estudo analítico de uma experiência de avaliação do impacto de políticas de melhoria da qualidade do ensino
-
Estudo comparativo dos sistemas de avaliação das aprendizagens em quatro países europeus
-
ESTUDO DO RESULTADO NA PROVA BRASIL DE 2011 DAS ESCOLAS COM ESTUDANTES BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
-
Eugenio Eduardo Pimentel Moreira
-
Expansão da educação superior Brasileira e o sinaes: apontamentos analíticos sobre efeitos de uma política de avaliação
-
Fabiana de Assis Alves
-
Fatores Associados ao Rendimento Escolar dos Alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal da Cidade do Rio de Janeiro
-
FATORES INSTITUCIONAIS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS (PCA) E DA DECOMPOSIÇÃO EM FATORES PARALELOS (PARAFAC)
-
Flavia Pereira Xavier
-
Florita Dias da Silva
-
Formação de professores e avaliação educacional: o que aprendem os estudantes das licenciaturas durante sua formação
-
Francesca Danielle Gurgel dos Santos
-
Francisco Marcôncio Targino de Moura
-
Fábio Tomaz Alves
-
Gabrielle Silva Marinho
-
GEPAE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional
-
Geraldo Vernijo Deixa
-
Gilcéia Damasceno de Oliveira
-
Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da Resposta ao Item - GEPTRI
-
Guilherme Marback Neto
-
Gustavo Caetano Oliveira de Faria Almeida
-
Gênero e desempenho em itens da prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Relações com as atitudes e as crenças de autoeficácia
-
Helena Rivelli de Oliveira
-
Heraldo Marelim Vianna
-
Herbene Gurgel da Silva
-
HERMENGARDA ALVES LUDKE Menga Lüdke
-
INITIAL TRAINING OF TEACHERS: PREPARING TEACHERS EVALUATORS(?)
-
Investimento produtivo em educação no Brasil: educação pré-escolar para crianças pobres
-
Ivana de Oliveira Carvalho
-
Janaina Garcia Sanches
-
Jane Aparecida Gonçalves de Souza Silva
-
Janete Aparecida Pereira Melo
-
Jilvania Lima dos Santos Bazzo
-
Josiane Carla Medeiros de Sousa
-
José Airton de Freitas Pontes Junior
-
José Erasmo Gruginski
-
Juliana Freitas Pires
-
Karla de Oliveira Santos
-
La Promoción de la Salud en los Espacios Escolares: un estudio de caracterización del trabajo docente y de gestión escolar como ejes centrales para la sustentabilidad del trabajo con las escuelas promotoras de salud.
-
Leandro Araujo de Sousa
-
Leonice Matilde Richter
-
Liduína Lopes Alves
-
Luci Frare Kira
-
Luisa Gomes de Almeida Vilardi
-
Luiz Alexandre Rodrigues da Paixão
-
Luiz Dalmacir da Silveira
-
Luzia de Queiroz Hippolyto
-
Mara dos Santos Neves
-
Maria Adalgiza de Farias
-
Maria de Fátima Matos de Souza
-
Maria de Lourdes Muneiro
-
MARIA DO SOCORRO SALES FELIPE BEZERRA
-
Maria José Ferreira França
-
Maria Laura Puglisi Barbosa Franco
-
Maria Márcia Sigrist Malavasi
-
Maria Paula Garcia de Souza Correa dos Santos
-
Maria Romélia dos Santos
-
Maria Salett Biembengut
-
Marlene Lima Temponi
-
Mary Leila Maciel de Oliveira Kruki
-
MATRIZ ACEF9: MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (9º ANO).
-
Meta-avaliação da aprendizagem nos cursos de pós-graduação a distância na Bahia: um estudo sobre as políticas e práticas de avaliação na perspectiva da negociação comunicativa.
-
Miryan Cruz Debiasi
-
MODAV-MP2020: CONTRIBUIÇÕES PARA O APRIMORAMENTO DE MESTRADOS PROFISSIONAIS
-
MONICA PICCIONE RIOS DA SILA
-
Márcia Regina Ferreira de Brito
-
Novos modos de regulação das políticas de educação superior e o ensino de odontologia no Brasil (1995-2008): espaços, sujeiitos e ações
-
NÍVEL DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO FORMAL E DESEMPENHO EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO.
-
O Aluno em Situação de Avaliação Escolar: A Psicodinâmica do Estresse Na Linguagem Psicossomática
-
O EIXO DE GESTÃO DO PROGRAMA MAIS PAIC E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: ANÁLISE DE SATISFAÇÃO CENTRADA NA AVALIAÇÃO DO CONSUMIDOR
-
O feedback na avaliação pelos pares: uma experiência na licenciatura em Matemática
-
O feedback nas práticas avaliativas de dois professores de Português do ensino secundário
-
O peso do capital cultural nos resultados do Enem-2015 em Ribeirão Preto e o contrassenso de seu uso como indicador de qualidade das escolas
-
O Processo Avaliativo na Progressão Continuada: qual o papel do erro?
-
O projeto reforço escolar na rede estadual de ensino: um estudo de caso
-
O que dizem os atores estratégicos sobre a relação entre o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Pernambuco e a qualidade educacional?
-
O setor de comunicação do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora
-
O SINAES e os Coordenadores de Cursos de Administração do Setor Privado: implicações de uma política de avaliação
-
O sistema de avaliação do desempenho escolar de Jaguaruana (CE) - SADEJ - para a prática pedagógica
-
O Sistema de Progressão Avaliada em Santos, na voz dos professores.
-
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e o currículo escolar: implicações no 9º ano do ensino fundamental
-
O valor agregado das escolas municipais da Cidade do Rio de Janeirosobre a aprendizagem dos alunos matriculados em 2015 no 7º ano
-
Observação nas concepções e práticas de dois professores do ensino básico
-
Olenir Maria Mendes
-
OS EFEITOS DE UMA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO MUNICIPAL DE ALUNOS DE 2º ANO DOS ANOS INICIAIS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JIJOCA DE JERICOACOARA(CE)
-
Os impactos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes no Curso de Pedagogia da UEPA
-
OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA (RE)ORIENTAÇÃO DA GESTÃO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA
-
Patricia Vieira Nunes
-
Paulo Sergio Marchelli
-
Paulo Sérgio Garcia
-
PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE O PROGRAMA DE RESPONSABILIZAÇÃO ESCOLAR DO CEARÁ
-
Plano da matemática : uma avaliação do processo de implementação
-
Políticas de Cotas na Universidade Federal de Juiz de Fora (2006-2012): eficácia e eficiência
-
Políticas públicas para a saúde e educação: conceito de humanização na formação de enfermeiros
-
Professor, ensino e avaliação: uma perspectiva à luz do racionalismo bachelardiano
-
Programa Residencia Pedagógica e a difusão da prática do brincar com base em Atividades Sociais: uma proposta de estágio no litoral piauiense
-
Progressão Continuada: a construção de novas formas de exclusão
-
PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS EM TEMPOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS
-
Raíssa de Oliveira Chappaz
-
REFLEXÃ?ES ACERCA DOS ASPECTOS NECESSÃ?RIOS PARA A PRÃ?TICA PSICOPEDAGÃ?GICA: CONSIDERAÃ?Ã?ES SOBRE O ATO DE AVALIAR / REFLECTIONS ABOUT THE ASPECTS NECESSARY FOR PSYCHOPEDAGOGICAL PRACTICE: CONSIDERATIONS ABOUT THE EVALUATION ACT
-
Regina Lucia Silveira Martins
-
Relação entre liderança de diretores e clima organizacional descrito por professores de educação física e de outros componentes curriculares em escolas da cidade de Osasco
-
Retratos das práticas avaliativas da aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Campus de Caucaia do IFCE
-
Roberto Brazileiro Paixão
-
Roselia Costa de Castro Machado
-
Rosângela de Oliveira Pinto
-
Ruth Izumi Setoguti
-
Sandra Lucia Ferreira Acosta Soares
-
Silvia Regina Benigno Silveira
-
Simone Luccas
-
SINAES:efeitos no currpiculo do Curso de Administração
-
Solução de problemas matemáticos: Relações entre habilidade matemática, representação mental, desempenho e raciocínio lógico.
-
Telensino e Avaliação Escolar no Municipio de Itapipoca: o caso da EPG Anastácio Braga
-
Terezinha Azerêdo Rios
-
Testes educacionais em larga escala: aspectos políticos, pedagógicos e metodológicos
-
Transição do pré-escolar para o primeiro ano de escolaridade. Análise do ensino e das aprendizagens em matemática
-
Um estudo sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): como as escolas públicas municipais de Juiz de Fora melhoraram o seu desempenho
-
Uma análise da educação profissional de nível médio no Brasil
-
Uma análise das habilidades cognitivas mensuradas pelo Exame Nacional do Ensino Médio
-
Uso da Teoria Clássica dos Testes - TCT e da Teoria de Resposta ao Item - TRI na Avaliação da Qualidade Métrica de Testes de Seleção
-
Viviane Bergamini Fonteque
-
Vânia Maria de Araujo Passos
-
Wanda Cristina Motta Eichbauer
-
Wendel Melo Andrade
-
Willana Nogueira Medeiros Galvão
-
Yara Lúcia Esposito