Publicações no BrCris
 

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos

Diretor de Educação a Distância (DIRED/REI/UNIR), Professor Adjunto-A e Vice-Chefe do Departamento de Ciências da Educação do Campus de Porto Velho (DACED-PVH), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Realizou Pós-Doutorado em Educação (Bolsista PNPD/CAPES - 2018-2022) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN). Doutor (2018) e Mestre (2014) em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE/Canoas). Fez Estágio de Pesquisa Doutoral na Direção de Pós-Graduação e Pesquisa e no PPG em Educação da Universidad La Salle México (ULSA) em 2016/1 e 2017/1. Fez período sanduíche (2014/1) na Universidad La Salle (ULSA/Cidade do México) na área de Intervenção Docente. Especialista em Supervisão Educacional (2014), Educação Matemática (2021) e em Direito Penal (2022) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2011) pelo Centro Universitário Metodista IPA e Licenciatura em Pedagogia (2020) pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Educacional, Formação e Desenvolvimento Profissional (G-PIEFORD/CNPq/UNIR). Membro Associado da ANPED. Membro Associado da Rede Interamericana de Educação Docente (RIED/Estados Unidos) pertencente à Organização dos Estados Americanos (OEA) em parceria com a UNESCO. Também é Membro da Rede Ibero-americana de Pedagogia (REDIPE/Colômbia), da Associação Ibero-americana de Docência Universitária (AIDU/México). Membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação - Norte/Nordeste (FEPAE-NNE - ANPED). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Internacionalização da Educação Básica e Superior (GEIEBES). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias da Educação (NETE/UNILASALLE/CNPq) e da 'Rede Territórios Inteligentes e Sustentáveis no âmbito Social e Educativo - TISSE' (IMD/UFRN/CNPq). Colaborador Estrangeiro do Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 'Gestión, Liderazgo y Calidad en las Instituciones Educativas' da Universidad La Salle México (ULSA). Parecerista ad hoc de periódicos da área da educação. Músico amador, com experiência em percussão sinfônica (glockenspiel, lira, marimba, vibrafone, xilofone e escaleta) e linha de frente (mor de comando, pelotão de bandeiras) desde 2006 no Movimento de Bandas e Fanfarras (BF), participando de diversos festivais, campeonatos estaduais (2007-2018), sul-brasileiros, nacionais (2008-2010) e também do Campeonato Mundial de Bandas e Fanfarras - realizado em Bragança Paulista em 2014. Membro da Associação Gaúcha de Bandas (AGBRS). Avaliador Técnico de Mor de Comando dos Concursos Nacionais da ABANFAESC. Ganhador do Troféu Luiz Carlos Colvara no Campeonato Estadual da AGBRS como Melhor Mor de Comando de 2016. Mor de Comando e Coordenador Técnico da Linha de Frente da Banda Musical Morada do Vale (BMMV/Gravataí/RS). Assessor Educacional do PROBEC/CEBEC/RN. Foi Professor Estrangeiro Convidado (2021-2022) no PPG em Educação da Universidade Xochicalco - Campus Ensenada e Campus Mexicali (CEUX/México). Editor-Chefe da Revista Praxis Pedagógica (2022-2023), Professor (2015-2018) do Departamento de Matemática e do Curso de Pedagogia da UNILASALLE. Tem experiência na Educação Básica, Profissional, Superior (Graduação e Pós-Graduação) e espaços não-formais, com ênfase em Educação, Educação Matemática e Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, direito educacional, pedagogia universitária, internacionalização, processos de ensino-aprendizagem, qualidade da educação, formação de professores, estágio de docência, intervenção docente, gestão da educação, tecnologias educacionais, estudante da educação superior, educação matemática, educação musical, bandas e fanfarras, percussão sinfônica, Mor de Comando e pelotão de bandeiras.
Master in Education by the Graduate Education in the University Center Program La Salle - Canoes (2014), the Research Line "Teacher Education, Educational Theories and Practices". Participated for one semester (2014/01) of the Master Course in Education - Intervention Teacher at Universidad La Salle (ULSA) in Ciudad de Mexico - United States of Mexico, under the Academic Mobility Program of the International Relations Office of UNILASALLE (sandwich master). Member of the Research Group "Intercultural Education" of UNILASALLE. Have Specialization in Educational Supervision by Leonardo da Vinci University Centre (2014) and Undergraduate Full Degree in Mathematics by IPA Methodist University (2011). Made Improvement in English Language (Pre-Intermediate) by Cornerstone Academic College (Toronto - Canada) (2011). Technical Administration at State Institute Gomes Garden (2008). He has experience in primary and secondary education and vocational education, with emphasis on Mathematics and Education, acting on the following subjects: mathematics education, teaching and learning processes, technologies and computing environments, coordinating education, teacher training, teacher intervention, commitment student, Differential and Integral Calculus, University Extension, ProUni students.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •