Bachelor's in Physics at Universidade Federal de Minas Gerais (1984), Master's in Education at Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1995) and Doctorate in Education at Universidade Federal de Minas Gerais (2001). I worked as a visiting researcher at the University of Leeds, England in 2003-2004, with Dr. Phil Scott and at U-Mass Boston and UFBA in 2017-2018. I am a Professor at Faculty of Education of UFMG, since 1997, with focus on Science education and Physics teaching. Before that, I worked for 14 years as a Physics teacher in public and private high schools in Belo Horizonte, Brazil. I am an Associate Professor of the Graduate School in Education of UFMG. I supervised 11 students in master?s and 5 students in doctoral degree. I have experience in Education, focusing on teaching methods and learning processes, on the following subjects: conceptual development, language and cognition, discursive interactions in science classrooms, design and evaluation of teaching and learning sequences, STS and SSI approaches in science education. I wrote teaching materials, worked in curricular reforms, participated and coordinated science teaching training programs. I was the editor of Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, a prestigious Brazilian journal of science education research (jan-14 to may-17). I was the Secretary of Teaching at Brazilian Physical Society (2015-2017). I published 28 articles in science teaching journals and a few others published as chapters in books.
Sou graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1995), doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Realizei estudos de pós-doutorado em educação em ciências na Universidade de Leeds, Inglaterra (2003-2004) e na Universidade de Massachussets-Boston (U-Mass Boston) e UFBA (2017-2018). Atuei como professor de física no ensino médio por 14 anos em escolas de rede pública e particular. Sou aposentado na classe de Professor Titular pela Faculdade de Educação da UFMG. Nela desenvolvo, como voluntário, atividades de pesquisa e extensão no campo da Educação em Ciências e Física. Sou professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG (Nível 7, Capes) e do Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência da UFMG (Nível 4, Capes). Tenho interesse de pesquisa nos seguintes temas: formação de conceitos científicos, linguagem e cognição; mediação pedagógica; dinâmica discursiva em salas de aula de ciências; perguntas de professores e de estudantes em aulas de ciências; desenvolvimento de e avaliação de seqüências de ensino informadas pela pesquisa; questões sócio-científicas e abordagens cts no ensino de física e ciências. Fiz parte de equipes de formulação de currículos, participei e coordenei programas de formação de professores em serviço; formulei e desenvolvi projetos de pesquisa e intervenção em educação em ciências. Fui membro da diretoria da Abrapec (Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, gestão 2005-2009) e secretário de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (gestão 2015-17). Coordenei atividades do PIBID-Física da UFMG entre 08-2009 e 03-2017 e da Residência Pedagógica em Física da UFMG entre 2018 e 2021. Fui Editor da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (FaE/Cecimig, Qualis A2) entre jan-2013 e maio-2017. Atuo como parecerista de diversos periódicos de pesquisa no campo da educação em ciências no Brasil e no exterior. Tenho vários trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais e outros em capítulos de livros.