Teoria Histórico Cultural da Atividade na Pesquisa em Educação (CHATER) Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

tem membro

descrição

  • O Grupo dedica-se ao estudo e desenvolvimento de pesquisa em diferentes campos como a Educação Matemática, ensino de Ciências, ensino de língua estrangeira e áreas correlatas; um grupo multidisciplinar que integra professores, alunos e pesquisadores das diferentes áreas. Os trabalhos do grupo têm como referência a perspectiva teórica baseada na abordagem histórico-cultural, mais especificamente, a Teoria da Atividade (TA), na perspectiva de Yrjo Engeström. Nossos trabalhos têm origem e fundamentação em diferentes campos teóricos, mas se articulam por meio da observação do fenômeno educativo de forma dialética e processual, dedicando-se, principalmente, a estudos de cunho metodológico que usa a TA como ferramenta de análise e de intervenção em diferentes contextos culturais e educativos. As primeiras atividades do grupo remontam às reuniões informais no ano de 2006, inicialmente, como um grupo de estudos e, posteriormente, com a incorporação de novos membros, como um grupo de pesquisa.

Data arquivamento

  • 2008