Possui Graduação em Pedagogia, Licenciatura com habilitação em Supervisão e Administração Escolar, pela Universidade Estadual do Ceará (1983), Especialização em Dinâmicas Grupais na Empresa e Escola pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2000), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2003), Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (2014-2019), com bolsa CAPES, desenvolveu um plano de estudos e contribuições em formação e práticas médicas, atuando no Departamento de Saúde Comunitária, nos módulos da Assistência Básica em Saúde e Desenvolvimento Pessoal; na reforma curricular do curso de medicina; como Mentora do Programa Mentory do Curso; e docente colaboradora em disciplinas no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva; Participante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e Orientação Pedagógica das atividades de Tutoria e Supervisão do Programa Mais Médicos/UFC. Atualmente presta assessoria pedagógica ao Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF/RENASF-Fiocruz Ceará). É professora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UECE, coordena pedagogicamente a disciplina Introdução à Formação Interprofissional para o Sistema Único de Saúde-IFISUS, envolvendo os cursos de saúde da UECE. Foi diretora/fundadora da OfinArtes-Centro de Assessoria Pedagógica e do Grupo de Estudo Pesquisa e Ação Pedagógica - GEPAP (1987-2016). Exerceu funções de gestão nos níveis de ensino fundamental, médio e superior. Possui ampla experiência na área de formação docente e assessoria técnico-pedagógica em diversas instituições e níveis de ensino nas áreas de Saúde e Educação, trabalhando nos cursos e programas formativos nos seguintes temas: organização curricular, planejamento participativo, metodologias ativas e participativas, metodologia científica, avaliação educacional e formação de professores. Possuindo premiação e diversas publicações na área. Na UECE, atuou como membro do Grupo de Gestão do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde, participando como assessora pedagógica de formação docente e em várias versões do Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde - PET- Saúde.
bachelor's at Pedagogia com hab. em supervisão e adm. escolar from Universidade Estadual do Ceará (1983) and master's at Psicologia from Universidade de Fortaleza (2003). Has experience in Education, focusing on Administration of Educative Units, acting on the following subjects: aprendizagem.