Graduate at Chemistry from the Universidade Estadual de Campinas (1989), master's at Chemistry from Universidade Estadual de Campinas (1992), ph.d. at Science from Universidade Estadual de Campinas (1997), post-doc at faculty of education and language studies from Open University (2003). Full professor of the Faculty of Education of the Universitiy of São Paulo (USP). Experienced in Education, focusing on Educational Technology and Science Education, acting on the following subjects: science and chemistry teaching, internet in education, dialogic learning, virtual learning environment, classroom discourse, didactic sequences.
Sou professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde atuo no ensino de graduação e pós-graduação, realizo pesquisas nas áreas de Educação em Ciências e Tecnologias Educativas, desenvolvo projetos de extensão, principalmente na formação de professores, e coordeno o Labortaório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas (LAPEQ). Minha formação escolar ocorreu em Santos, cidade natal, onde residi até os 17 anos. Lá, freqüentei os Colégios Santa Cecília e Humanitas. Em meados dos anos 1980, mudei-me para Campinas, onde me graduei em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Além das disciplinas do bacharelado, desenvolvi projetos de iniciação científica em laboratórios de organometálicos, físico-química aplicada e química quântica. Entre 1990 e 1997, cursei o Programa de Pós-graduação em Química no mesmo IQ-UNICAMP. As teses de mestrado e doutorado versaram sobre cálculos de funções de base e propriedades atômicas e moleculares, com aplicações em sistemas de interesse biológico. Como pós-graduando, fui representante no Conselho Universitário e presidente da Associação de Pós-graduandos da Química.
Em 1995, fui contratado pelo Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da FE-USP. Entre 2002 e 2003, realizei o pós-doutoramento no Centre for Language and Communication da Faculty of Education and Language Studies da Open University (UK). Em 2006, obtive o título de livre-docente com uma tese sobre estudos socioculturais na utilização de computadores na Educação em Ciências. Em 2017, fui aprovado e empossado como professor titular. Na Faculdade de Educação da USP, atuo na graduação, ministrando disciplinas na Licenciaturas em Química e Ciências, e na pós-graduação, junto aos programas de Educação e Ensino de Ciências. Na Licenciatura em Química e Ciências, ofereço disciplinas que lidam com aspectos teóricos e práticos da organização do ensino, Metodologia do Ensino de Química e Ciências, e Estágio Supervisionado. O planejamento de ensino é o foco das atividades na formação dos professores a partir de unidades teóricas e metodológicas do Modelo Topológico de Ensino. Também oriento dissertações e teses de alunos nos Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências. Coordeno quatro linhas de pesquisa no LAPEQ: 'Ações mediadas e construção de significados na sala de aula de ciências'; 'Comunicação e cultura científica na sala de aula'; 'Tecnologias da informação e comunicação na formação de professores'; 'Planejamento didático sob enfoque sócio-histórico-cultural mediado por problemas sócio-científicos'. No trabalho de extensão universitária, o LAPEQ atende às demandas de formação continuada de professores e disponibiliza aplicativos computacionais, sequências didáticas e ambientes virtuais de aprendizagem para alunos e professores que podem ser encontrados no laboratório digital do LAPEQ. Também temos colaborado com a Rede Pública de Ensino, oferecendo cursos presenciais e online, em caráter de especialização e atualização, onde discutimos o planejamento do ensino em situações de uso da internet, experimentação, divulgação científica e problemas sócio-científicos. Além das informações pessoais a seguir, a produção relacionada a elas pode ser acessada na página web do LAPEQ (www.lapeq.fe.usp.br).