Licenciada em Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1977, Mestre em Educação: Metodologia de Ensino, Unicamp, 1995 (CNPq) e Doutora em Educação: Educação Matemática, Unicamp, 2000, (CNPq). Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAPES, 2008) e na FE-USP (2016-2017), com estágio de pesquisa no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (FAPESP). Professora Titular - Sênior - da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 08/03/2019, junto ao CECH/Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Na UFSCar atuou nos cursos de Licenciaturas em Pedagogia (Presencial e EaD) e Matemática. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (julho/2010 a junho/2015). Coordena projetos de Extensão ligados ao ensino de matemática e à formação de professores na Educação Básica. Investiga e orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado em temáticas da área de Educação e Educação Matemática como: formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática; narrativas na formação e pesquisa. Supervisora de pesquisas de pós-doutoramento. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM) na UFSCar. Foi coordenadora do GT-19 Educação Matemática - Anped (2019-2021). É pesquisadora do grupo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática - GEPFPM - Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Educação - GEPEME-USP. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográficas - Biograph (2018-2020). Bolsista CNPq Produtividade (mar.2011 a fev.2018; e desde mar. 2019). Orcid: 0000-0002-5501-3584.
graduate at Matemática from Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), master's at Education from Universidade Estadual de Campinas (1995) and ph.d. at Education from Universidade Estadual de Campinas (2000). Has experience in Education, acting on the following subjects: educação matemática, formação de professores de matemática, ensino de geometria, formação de professores and ensino de matemática.