Doutora em Educação (2021, conceito Capes 6, bolsista CAPES, Brasil) e Mestra em Educação (2016, conceito Capes 5, bolsista CNPq, Brasil), pelo Programa de Pós-Graduação da Univ. Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília/SP. Linha de Pesquisa: Psicologia da Educação, processos educativos e desenvolvimento humano. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia (2012, com bolsa FAPESP de IC), com aprofundamento em Educação Infantil, pela FFC-UNESP/Marília-SP. Obteve a classificação na turma de ingressos, do curso de Pedagogia da UNESP - campus de Marília: 1 de 81 alunos, com coeficiente de rendimento global de 9,42. Possui experiência como Professora de Educação Básica I e Ensino Superior, no âmbito público e privado. Enquanto PEB I, na modalidade de concursos públicos para cargo efetivo, em redes públicas de ensino, esteve na 7, 3 e 1 colocação, respectivamente em 2012, 2017 e 2018. Autora dos livros: Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos (2021), Aquisição da escrita alfabética em escolas democráticas: implicações epistemológicas e educacionais (2022), publicados pela Editora Cultura Acadêmica e Oficina Universitária, disponíveis para download gratuitamente; e Psicologia do desenvolvimento (2022), publicado pela Editora Senac São Paulo. Durante o 2 semestre letivo de 2022, enquanto professora substituta da Unesp de Marília, ministrou disciplinas na área da Psicologia Inclusiva, nos cursos de Pedagogia (1 ano, turmas B e C, e 4s anos - no Aprofundamento em Educação Especial, turmas Matutino e Noturno), Fisioterapia (2 e 3 ano) e Terapia Ocupacional (2 ano), pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano, tais como: "Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na Educação", "Comunicação e Sinalização Diferenciadas na Educação Especial", "Clínica em Oftalmologia", "Metodologia da Pesquisa Científica II" e "Metodologia da Pesquisa Científica", respectivamente. Já no primeiro semestre de 2023, esteve como Professora Substituta da UNESP, Câmpus de Assis, ministrando a disciplina: Psicologia da Educação, ao segundo ano, turmas do diurno e noturno, do curso de Letras, e, ao terceiro ano, do curso de Ciências Biológicas, junto ao Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação (DELLE) da Faculdade de Ciências e Letras. Também é autora de capítulos de livros, trabalhos completos, resumos, apresentados e publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais, além de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas e trabalhos sobre aprendizagem cooperativa, alfabetização na perspectiva construtivista, ambientes de Educação Alternativa, e temas como desenvolvimento infantil, progressão do pensamento e da linguagem (de acordo com Vigostki e Piaget), da fala egocêntrica (segundo estes e Bakhtin), da escrita (Emilia Ferreiro) e da moral (Piaget e Kohlberg), seus processos e práticas pedagógicas, com crianças e na formação inicial e contínua de professores e psicólogos. Presta serviços relacionados à Consultoria Acadêmica, e é membro do Grupo de Estudos em Psicologia e Epistemologia Genéticas e Educação (GEPEGE, Unesp Marília) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI, Unesp Marília). E-mail: brunaasasso@hotmail.com