Professora Associada III da Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da linha de pesquisa Linguagem e Práticas Educativas, atuando na Linha de Pesquisa Linguagens e Práticas Educativas, orientando dissertações e teses nos eixos de estudos da linguagem: oralidade, leitura e escrita, escola e educação inclusiva. Pós-Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Educação e Linguagem (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE,2019/2020). Doutora em Educação (Universidade Federal do Ceará - UFC/2006), na linha de pesquisa Linguagem e Práticas Educativas, Eixo Escola e Educação Inclusiva. Mestre em Educação Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983), Especialista em Psicomotricidade pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 1991). Graduada em Pedagogia (Universidade Estadual do Ceará, 1983). Líder do Grupo de Pesquisa LER - Linguagem Escrita Revisitada - CNPq. Coordenou o PIBID/Subprojeto de Educação Inclusiva durante o período de agosto/2012 a fevereiro/2018. Coordenou o Programa de Residência Pedagógica/Subprojeto de Pedagogia durante o período de agosto/2018 a julho/2019. Coordenou na Universidade Federal do Ceará o Projeto Interinstitucional Arca - Alfabetização com Recursos abertos de Comunicação Alternativa a partir de métodos e tecnologias inovadores aplicados à crianças com deficiência intelectual e/ou TEA, realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Pernambuco, com financiamento da CAPES no período de 2015 a 2020. Coordenou na UFC uma pesquisa nacional "Literatura na Pandemia" no período de 2020/2021, integrando Universidades públicas de todas as regiões brasileiras. Coordenadora do Projeto de Extensão "A formação do professor do Atendimento Educacional Especializado para avaliação e acompanhamento de estudantes que apresentam deficiência intelectual". Parecerista Ad-hoc do CNPq e Capes. Pesquisadora na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento, Aquisição e Desenvolvimento da Língua Escrita, Dificuldades de Aprendizagem da leitura e da escrita, Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas no Contexto das Diferenças, Formação de Professores no Contexto da Sala de Aula Inclusiva, Aprendizagem da Leitura e da Escrita do Aluno com Deficiência Intelectual, Atendimento Educacional Especializado - AEE, Uso de softwares na comunicação escrita de alunos com deficiência intelectual
graduate at Pedagoiga from Universidade Estadual do Ceará (1983), master's at Education from Universidade Federal do Ceará (2001) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Ceará (2006). Has experience in Education, focusing on Methods and Techniques of Education, acting on the following subjects: dificuldades de aprendizagem - leitura e escrita, deficiência mental leitura e escrita, inclusão - ensino fundamental, alfabetização, leitura e escrita and alfabetização , formação do professor.