membro de https://brcris.ibict.br/individual/comm_ee459614-d3fc-461b-b7eb-f628e356a377 GIEQ - Grupo de Investigação no Ensino de Química Grupo de Pesquisa
publicações selecionadas Cantor's dilemma: approximations between experimentation, literature and natural sciences teaching A PROBLEMATIZAÇÃO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA História Cultura e Resistência da População Negra na Formação Inicial de Professoras/es de Química no Estado mais Branco do Basil A problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência dos formadores de professores de química Considerações de natureza epistemológica sobre a análise textual discursiva O debate Perrin-Donovan e a revolução química de Lavoisier: reflexões kuhnianas e implicações no ensino de ciências/química Atividades experimentais mediadas por tecnologias digitais da informação e comunicação em licenciaturas em ciências da natureza A Problematização do Formador de Professores de Química no Estudo da Abordagem Temática: uma Análise Constituinte de um Processo de Comunicação A problematização das atividades experimentais no desenvolivimento profissional e na docência dos formadores de professores de Química (Re)Pensando Thomas Kuhn: reflexões sobre mal-entendidos da Estrutura e suas implicações para o ensino de ciências Análise textual discursiva como constituinte de um processo de comunicação Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação O Texto de Experimentação na Educação em Química: Discursos Pedagógicos e Epistemológicos As Interações em um Grupo com uma Estudante Cega e Videntes em Atividades Experimentais de Química e Possíveis Relações com as Compreensões Discentes sobre a Cegueira EXPERIMENTAÇÃO ARTICULADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PROBLEMATIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA Educação Especial e o Ensino de Ciências da Natureza para Estudantes Cegos e Baixa Visão: Contribuições de um Processo Formativo com Professores
theses/dissertations advising O ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental a estudantes com cegueira Mulheres, Prisões e Guerra às Drogas: Desafios para uma Educação Libertadora em Ciências da Natureza As atividades experimentais mediadas por novas tecnologias da informação e comunicação em licenciaturas em ciências da natureza: situação-limite e inédito viável. ?A articulação de obras literárias ao Ensino de Química como possibilidade de abordar conteúdos de Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de professores Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências O período de inserção profissional de docentes de ciências da natureza ingressantes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica As interações entre cego(s) e videntes em atividades experimentais de Química e relações com as compreensões dos discentes sobre a cegueira Abordagem de interações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino de química na articulação com a literatura Atividades experimentais articuladas a tecnologias digitais da informação e comunicação na análise de uma proposta formativa para formação de professores de química O ensino de Ciências da Natureza para estudantes cegos e baixa visão no desenvolvimento profissional de docentes da Educação Especial: por que não? Atividades Experimentais Articuladas a Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Análise de uma Proposta Formativa para Professores de Química As atividades experimentais e o ensino de Ciências: limites e possibilidades da atuação de coordenadores de laboratório de Ciências O processo educativo em ciências da natureza para cegos em cursos de graduação em Fisioterapia: a tecnologia assistiva e as interações sociais A Prática Pedagógica das Ciências da Natureza nas Séries Iniciais com Estudantes Deficientes Visuais As interações entre cego e videntes em atividades experimentais de química e relações com as compreensões discentes sobre a cegueira Atividades experimentais em pequenos grupos com crianças cegas e videntes ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM CRIANÇAS CEGAS E VIDENTES EM PEQUENOS GRUPOS