Educação em Ciências
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Eu não sou tarefereira!" - tarefas de articulação didática para a organização histórico-crítica do ensino de Biologia com a Educação de Jovens e Adultos
-
'A PRÁTICA SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA O CONTEÚDO VERMINOSES NO ENINO MÉDIO '
-
'Povos que têm sua vida organizada pela natureza e pelos seus ciclos vitais': narrativas sobre povos tradicionais, relações com a natureza e sustentabilidade
-
(Des) encontros conceituais em pesquisas das áreas de Educação e Educação em Ciências: um enfoque no estado da arte
-
(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia
-
(TRANS)FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM EDUCADORES QUÍMICOS: traços do (con)viver e praticar a docência durante a formação inicial no Clube de Ciências da UFPA
-
-A professora sempre chegou com conteu-do pronto-: uma reflexa-o sobre o curri-culo de Biologia na EJA e suas interfaces com os pressupostos freirianos
-
-Ecologia política- em tempos do novo coronavírus
-
?ADAPTAÇÃO BIOLÓGICA E A EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS: OS FUNDAMENTOS DE UMA IDEIA PARA A COMPREENSÃO DE UMA TEORIA?.
-
?ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, como ESTRATÉGIA para o ENSINO-APRENDIZAGEM em CIÊNCIAS: PROPOSTAS e APRENDIZAGENS?
-
?Uma Aproximação das Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciências na Ótica do Docente: Limites e Contribuições
-
A (Re)Invenção de si: investigando a constituição de sujeitos/as gays, travestis e transexuais
-
A abordagem de questões sociocientíficas nos trabalhos destaque do Salão UFRGS Jovem
-
A abordagem histórica da saúde em livros didáticos de ciências
-
A abordagem histórica do conceito de vegetal na formação de professores de Biologia
-
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DOS ESTUDANTES DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA
-
A Alfabetização Midiática e Informacional: a produção científica em repositórios e bases de dados abertas da América Latina, Portugal e Espanha
-
A aplicação da metodologia de Estudos de Caso como possibilidade de ensino-aprendizagem no contexto do componente curricular Processos Industriais em um Curso Técnico em Química.
-
A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO: UMA INVESTIGAÇÃO AMPLIADA PROPORCIONADA PELOS AMBIENTES DIFERENCIADOS
-
A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO: UMA INVESTIGAÇÃO AMPLIADA PROPORCIONADA PELOS AMBIENTES DIFERENCIADOS
-
A APRENDIZAGEM INVENTIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPOSIÇÕES, TRAÇADOS NÔMADES E OUTROS ENCONTROS
-
A aprendizagem significativa no Ensino de Ciências na escola do campo: um estudo de caso a partir da "Hora do Conto"
-
A argumentação sobre teoria da evolução
-
A Base Nacional Comum Curricular como revocalizadora de vozes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: o currículo Ciência, Tecnologia e Sociedade na educação científica para os anos finais do Ensino Fundamental
-
A centralidade do estatuto conceitual do conhecimento biológico. Um obstáculo epistemológico para o ensino da Biologia
-
A competência adquirida no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação de professores das licenciaturas em ciências biológicas, física e química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) : um estudo de caso
-
A constituição docente pela Teoria da Atividade: um olhar para o Programa Residência Pedagógica
-
A constituição identitária do campo da Educação Ambiental: uma análise textual da produção de sentidos de licenciandos em Ciências Biológicas.
-
A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir: um estudo sobre a emergência de um fato científico
-
A construção curricular na Educação de Jovens e Adultos pela perspectiva freiriana: um inédito viável
-
A construção de conhecimento em Agroecologia nas escolas do campo: uma alternativa à educação ambiental
-
A construção de relações entre ciência e imaginação em uma turma ao longo do primeiro ciclo do ensino fundamental
-
A CONSTRUÇÃO DE UM CANTEIRO ECONÔMICO NA ESCOLA ESTADUAL DO POVOADO DE NOVA AURORA (NORTE MINEIRO) NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFTM
-
A construção do conceito de spin do elétron como um processo de metáfora epistêmica intracientífica: implicações para a educação científica
-
A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul
-
A construção do currículo interdisciplinar:da regeneração dos princípios ao fortalecimento da formação dos professores
-
A Contextualização Histórica da Evolução em Livros Didáticos de Ciências
-
A contribuição do PIBID para o desenvolvimento da interdisciplinaridade no ensino médio na perspectiva dos bolsistas do Programa (Licenciandos e Professores)
-
A contribuição do Pibid/Química para a construção da identidade docente na perspectiva dos egressos do Programa.
-
A cultura do sorriso branco e dos dentes saudáveis: Problematizando o cuidado e os dentes em anúncios publicitários de dentifrícios
-
A didática das ciências no Brasil: Um olhar sobre uma década (2003 - 2012)
-
A dimensão e repercussão de currículo de formação professores diferenciado
-
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA PRODUÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS- POLO PARINTINS/ AM
-
A Divulgação Científica na página web do PPGEEC/UEA: contribuições para a Educação Científica.
-
A DOCÊNCIA NA TRAJETÓRIA FORMATIVA DOS DOUTORANDOS DO INSTITUTO DE BIOLOGIA DA UNICAMP
-
A educação ambiental crítica e significativa para um mundo complexo: uma análise teórica.
-
A Educação Científica das Periferias Urbanas: Uma Revisão sobre o Ensino de Ciências em Contextos de Vulnerabilidade Social (1985-2018)
-
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
-
A Educação do Campo e suas possibilidades a partir da biblioteca escolar
-
A educação em Astronomia na Era Digital e a BNCC: convergências e articulações
-
A Educação em Ciências na EJA: Uma experiência etnográfica na escola
-
A educação em saúde na licenciatura em ciências biológicas: abordagens e conhecimentos
-
A EDUCAÇÃO IGUALA AS OPORTUNIDADES? UM ESTUDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA
-
A educação matemática nos anos iniciais: Análise de processos de formação profissional de docentes no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala
-
A Eletricidade no ensino de Ciências por meio dos Três Momentos Pedagógicos
-
A EMERSÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM DE FORMA COLABORATIVA NA QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
-
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - O CASO DA ESCOLA CIDADE DE EMAÚS, EM BELEM-PA
-
A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO
-
A experimentação investigativa na formação de professores a partir da prática como componente curricular
-
A experimentação investigativa na sondagem de indicadores de Altas Habilidades ou Superdotação e na potencialização no ensino de Química
-
A experimentação nos livros didáticos de ciências nos anos finais do ensino fundamental.
-
A ficção científica distópica de Primo Levi e o novo coronavírus: o vício de forma da tecnologia
-
A formação continuada de professores do PACTO em escolas públicas estaduais abrangidas pela 24a. CRE
-
A formação de professores de Ciências em uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos
-
A formação de professores de física na perspectiva da teoria da atividade: análise de uma disciplina de práticas em ensino e suas implicações para a codocência
-
A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular
-
A formação do formador: Aprendizagens profissionais no Estágio Supervisionado em Licenciatura em Ciências Naturais
-
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE MESTRES E DOUTORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
-
A formação ética e o autoconhecimento para a formação de professores(as) em direitos humanos e ciências naturais
-
A Geração do Conhecimento sobre o Ensino de Química no Rio Grande do Sul: mapeamento de trabalhos e práticas pedagógicas apresentadas nos EDEQ nos anos de 2015 e 2016.
-
A governamentabilidade através do dispositivo esportivo como prática de condução das condutas dos outros e de si na sociedade contemporânea
-
A governamentalidade através do dispositivo esportivo como prática de condução das condutas dos outros e de si na sociedade contemporânea
-
A HERMENÊUTICA FILOSÓFICA NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO QUÍMICA: O PROFESSOR DE QUÍMICA COMO TRADUTOR-INTÉRPRETE DE UMA TRADIÇÃO DE LINGUAGEM
-
A História da Ciência no Ensino de Química: Um Estudo sobre a Tabela Periódica desenvolvido com futuros professores
-
A HISTÓRIA DA TAXONOMIA NO ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS
-
A história em quadrinho 'Dagwood consegue cindir o Átomo' (1950): uma perspectiva histórica e cultural
-
A implantação e implementação de licenciaturas de ciências da natureza no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO
-
A Implementação da Alfabetização Midiática e Informacional pelo bibliotecário no âmbito das bibliotecas escolares
-
A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA COLETA SELETIVA NAS ESCOLAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
-
A importância de práticas educativas decoloniais no ensino de Ciências
-
A informação em saúde na formação do bibliotecário no Brasil: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.
-
A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão
-
A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul: um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão
-
A INSERÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM AMBIENTES DE SAÚDE
-
A integração de saberes sobre a Lua no Estágio Supervisionado/Licenciatura em Educação do Campo
-
A Lua na sala de aula: investigando práticas epistêmicas no ensino de Astronomia
-
A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AS CARACTERÍSTICAS DE UM PROBLEMA EFICAZ
-
A motivação para aprender do nativo digital pela perspectiva de professores, alunos e da neurociência
-
A MULTIMODALIDADE NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA EAD: O TRABALHO SEMIÓTICO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS
-
A música no ensino de química: uma possibilidade de ensino e aprendizagem significativa e epistemológica
-
A necessária renovação do ensino de acústica: a inserção da educação sonora a partir de três experiências pedagógicas
-
A Não Neutralidade na Perspectiva Educacional Ciência-Tecnologia-Sociedade.
-
A observação de animais ao longo da história da biologia: a descrição de serpentes como estudo de caso para um ensino contextual de ciências
-
A OCORRÊNCIA DA LINGUAGEM CIENTÍFICA E DA LINGUAGEM COTIDIANA NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM QUÍMICA
-
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN
-
A Paleontologia na Educação Básica brasileira: uma revisão
-
A Pandemia E A Adaptação Do Ensino Remoto Em Uma Escola Do/No Campo De Nova Santa Rita/Rs
-
A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS
-
A pesquisa como princípio educativo na formação de professores de Ciências na Licenciatura em Educação do Campo da UFSC
-
A Pesquisa em ensino de biologia no programa de pós-graduação em ensino de ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco : características e contribuições no período de 2003 a 2009
-
A pesquisa sobre a alfabetização científica no Brasil: uma análise da produção acadêmica no
-
A peste e o cíclico retorno do caos
-
A produção científica de docentes fonoaudiólogos de instituições públicas de ensino superior do Brasil
-
A produção científica sobre as mulheres na ciência brasileira
-
A produção do polvilho na comunidade Tatu: entre a modernização e a tradição
-
A Prática de pensar a prática de professores de ciências da natureza: formar-se ao formar
-
A publicidade oficial do ENEM representada nas mídias: um olhar para o Exame como dispositivo educacional
-
A Realidade Aumentada como recurso para uma Aprendizagem Significativa sobre o processo de Frutificação
-
A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE CIÊNCIAS
-
A RELAÃ?Ã?O CONTEÃ?DO-FORMA-DESTINATÃ?RIO EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÃ?Ã?O DE JOVENS E ADULTOS
-
A relação universidade-escola no contexto de uma comunidade de prática: entre discursos e práticas no ensino de ciências
-
A resolução de problemas no Ensino de Ciências em diferentes etapas e modalidades da educação básica: uma revisão bibliográfica
-
A Revista Superinteressante, os Livros Didáticos de Química e os Parâmetros Curriculares Nacionais Instituindo
-
A sala de recursos multifuncional para inclusão dos alunos autistas no ensino de ciências naturais
-
A sequência didática ?quem sou?, ?onde estou? e ?como estou? (os cinco sentidos) no Projeto de Extensão BioLibras/UFV: o olhar da Pedagogia Surda
-
A Tabela Periódica de Primo Levi: Uma Análise a Partir das Concepções de Ciência e Arte de Lukács
-
A Tecnologia como Projeto de Trabalho: estratégia de ensino e de aprendizagem de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental
-
A temática ambiental Agrotóxicos no Ensino de Ciências da Educação Básica: uma revisão bibliográfica
-
A Tradição de Linguagem da Química: horizontes interpretativos da Química Licenciatura da FURG
-
A tutoria na EAD : ressignificando a aprendizagem a partir das competências socioafetivas no contexto da cultura digital
-
A Utilização de Diagramas Causais no Desenvolvimento de Atividades de Modelagem Semiquantitativa: Um Estudo Exploratório com Estudantes do Ensino Médio
-
A utilização de Questões Sociocientíficas na Formação Continuada de Professores de Ciências
-
A VIOLÊNCIA URBANA E ESCOLAR NAS PERIFERIAS DE BRASÍLIA
-
A visibilidade das dissertações e teses sobre ensino de Matemática para os anos iniciais na BDTD
-
ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA DA MECÂNICA
-
Abordagem CTS e possibilidades de letramento científico no Projeto Água em Foco: tipos textuais e linguagem científica
-
Abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia
-
Abordagens para a temática ambiental em cursos de licenciatura em Física
-
Access to health literacy best practices and the role of health libraries (BiblioSUS Network BVS) in Brazil
-
Acessibilidade na UAB: subsídios para institucionalização de ações voltadas à acessibilidade na EAD
-
Acesso ao Ensino Superior pelas Pessoas com Deficiência: análise de projetos pedagógicos de cursos EAD
-
ADAPTAÇÃO BIOLÓGICA E A EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS NA ANTIGUIDADE : CONTRIBUTOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
-
Adaptação do Vestibular à Lei de Diretrizes e Bases LDB/96: O caso da Biologia
-
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
-
Adelson Fernandes Moreira
-
Adolescências caprichadas: modos da produção da sexualidade feminina
-
Adolescências 'caprichadas': modos de produção da sexualidade feminina
-
Adriana Marques de Oliveira Miranda
-
Adriana Martini Martins
-
Afrocentrando discursos por outra natureza da ciência e da tecnologia para ensinar ciências
-
AGROTÓXICOS NO CONTEXTO QUÍMICO E SOCIAL.
-
Alessandro Cury Soares
-
Alessandro Damásio Trani Gomes
-
Alexandre de Sa Freire
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ILHAS DE RACIONALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
Alfabetização Científica na Educação Infantil: experiência em uma escola do campo em tempos de pandemia
-
Alfabetização científica no ensino básico.
-
Alfabetização Científica no ensino de Biologia: abordagens e processos por professores mestres em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
-
Alfabetização científica nos anos iniciais: Necessidades formativas e aprendizagens profissionais da docência no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala.
-
Alfabetização ecocientífica : caminhada inventiva pelo labirinto do currículo de uma escola sustentável
-
Alice Assis
-
Alimentação, Artes e Ensino de Ciências: articulação para a formação de professores
-
Aline Machado de Oliveira
-
Aline Machado Dorneles
-
Aline Viégas Vianna
-
Altem Nascimento Pontes
-
Amauri Betini Bartoszeck
-
Ana Cláudia Cardoso Lopes
-
Ana de Medeiros Arnt
-
Ana Paula Germano
-
Ana Paula Zandonai Kutter
-
Ana Queila Neves Santana
-
Analyse et comparation entre les dynamiques discursives des classes de sciences en utilisant le logiciel videograph et un système de catégorisation de données vidéo
-
Andrea Fernandes Costa
-
Andrela Garibaldi Loureiro Parente
-
Andréa Horta Machado
-
Andréia Aparecida Arruda
-
Anelise Baptista da Silva
-
Antonio Marcos Teixeira Dalmolin
-
Antônia Ediele de Freitas Coelho
-
ANÁLISE BAKHTINIANA ARTICULADA A REDES TEXTUAIS DE DOCUMENTOS OFICIAIS, PLANOS DE ENSINO E EMENTAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA/CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II.
-
Análise da prática educativa de Biologia na Educação Profissional e Tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS
-
Análise da Sistematicidade de Analogias em contextos de ensino e de pesquisa na Educação em Ciências
-
Análise das Concepções Pedagógicas e Epistemológicas do Professor de Ciências do Ensino Fundamental e os Reflexos na Práxis
-
Análise das percepções de licenciandos em Biologia, Física e Química da UFV sobre a Educação em Ciências voltada a estudantes surdos
-
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DISCENTES E DOCENTES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA PROBLEM BASED LEARNING (PBL) NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS CIVIS
-
Análise de atividades didáticas para o ensino de ciências e biologia produzidas no contexto de um projeto de iniciação à docência
-
Análise de Espaços Não-Formais e sua Importância no Ensino de Ciências
-
Análise de experimentos que envolvem química presentes nos livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries avaliados no PNLD/2007
-
Análise de trabalhos que abordam a relação entre Neurociências e Educação no período de 2014 a 2019 e suas interfaces com o Ensino de Ciências
-
ANÁLISE DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DA PRIMEIRA FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO ESPÍRITO SANTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO CTSA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS
-
Análise dos vídeos educativos veiculados pela TV INES: uma ferramenta de divulgação científica no Ensino de Ciências para os surdos
-
ANÁLISE E APLICAÇÃO DIDÁTICA DE TEXTOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE SOBRE A TEMÁTICA SAÚDE: REVELANDO O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
-
Análise Estrutural de Analogias em Livros Didáticos de Química
-
ANÁLISE ESTRUTURAL DE ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DA DÉCADA DE 1990 E CONTEMPORÂNEOS
-
ANÁLISE PEDAGÓGICA DO CINECLUBE ESCOLAR PARA DEBATER CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE COM ENFOQUE DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
-
Análises de incidências do Programa São Paulo faz Escola na atuação profissional de um professor de Física e de uma professora coordenadora de área de uma Escola Pública Estadual
-
Análise de uma experiência envolvendo a Codocência no contexto do Programa de Residência Pedagógica, seus impactos na formação docente e no desenvolvimento do ensino
-
Ao mestre Attico Chassot, uma homenagem pelos 60 anos dedicados à Educação no Brasil: travessia, docência e Ciências
-
Aparecida de Fátima Andrade da Silva
-
APLICANDO A DIMENSÃO DA ESPECIALIZAÇÃO (TCL) AO DISCURSO DE AGRICULTORES DURANTE UMA PRÁTICA AGROECOLÓGICA
-
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA COM ENFOQUE CTS/CTSA NA EJA PARA DISCUTIR O DESTINO DO LIXO DOMÉSTICO
-
Aprender com a natureza e a dimensão pedagógica dos conflitos ambientais: abordagem da Ecologia Política nas discussões do clima
-
Aprendizado mediado: contribuições dos pibidianos em aulas de Física
-
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ? ABP: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/UACSA - UFRPE
-
Aprendizagem colaborativa : uma proposta metodológica de construção do conhecimento em química orgânica
-
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM QUÍMICA ORGÂNICA
-
Aprendizagem significativa crítica: atividades contextualizadas e interdisciplinares no ensino da termodinâmica
-
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE BOTÂNICA EM LABORATÓRIOS VIVOS
-
Aprendizagem significativa, mapas conceituais e saberes populares : referencial teórico e metodológico para o ensino de conceitos químicos
-
APRENDIZAGENS DOCENTES NO CCIUFPA: Sentidos e significados das práticas antecipadas assistidas e em parceria na formação inicial de professores de Ciências
-
Apropriações da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica em pesquisas do ensino de biologia na educação de jovens e adultos
-
APROXIMAÇÕES ENTRE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE METANÁLISE QUALITATIVA
-
Arduino no Ensino de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura de 2011 a 2021
-
Argicely Leda de Azevedo Vilaça
-
Argumentação e a Construção de Contra-Argumentos em um Debate Sobre Uma Questão Sociocientífica Em Uma Sala de Aula dos Anos Finais do Ensino Fundamental,
-
ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: padrões argumentativos de estudantes do Ensino Médio sobre Fisiologia Animal.
-
Argumentação no Ensino de Ciências: Ponderações Analíticas a Luz da Teoria de Cha-m Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca
-
Articuladores Não-manuais Usados nas Línguas de Sinais para Favorecer a Representação Científica das Unidades de Medida do Sistema Internacional
-
Articulando ensino de ciências e alfabetização em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental: contribuições de uma sequência didática sobre o tema Astronomia
-
Articulação entre ciências naturais e direitos humanos em uma perspectiva para a formação humana
-
Articulações entre a educação empreendedora e o ensino de ciências
-
Articulações entre o PDE-Escola e a formação continuada de professores de Ciências da Natureza do Município de Cariacica-ES: Do planejamento ao fazer docente
-
ARTIGO-PARECER - ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK
-
Artur Torres de Araújo
-
AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E O CONTEXTO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA
-
As Ciências Naturais nos programas infantis veiculados pela televisão aberta na Bahia
-
As ciências, o palhaço e a criança: as possibilidades de educação em ciências do encontro entre a criança e o palhaço.
-
AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRESENTES NAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA
-
As concepções de meio ambiente e natureza: implicações nas práticas de educação ambiental de professores da rede estadual de ensino no município de Aparecida de Goiânia (GO)
-
As gerações presentes nos estudos relacionados à avaliação da aprendizagem: questões teóricas e práticas
-
As Marcas da Argumentação Implementadas por Licenciandos em Espaços Didático-Pedagógicos durante o Estágio Supervisionado
-
As Naturezas de Natura Ekos: vídeos publicitários constituindo sujeitos consumidores "sustentáveis"
-
As Percepções dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental : percepções dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental
-
As pesquisas sobre Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade/Ambiente e alfabetização científica e tecnológica socializadas no ENPEC (2011-2017)
-
As Plantas de Importância Médica na perspectiva dos 3 Momentos Pedagógicos: Desafios e Potencialidades para o Ensino de Ciências
-
As políticas educacionais em construção no ENEM : uma abordagem da área das ciências da natureza e suas tecnologias
-
As práticas de Informática e de Telemática dos discentes e dos docentes do Curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Federal de Mato Grosso
-
AS RELAÇÕES HUMANO E NATUREZA NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: uma análise crítica do discurso
-
Aspectos da linguagem científica e da linguagem cotidiana em produções textuais de estudantes de química: as vozes verbais e as metáforas gramaticais
-
Aspectos formativos de um curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza
-
ASPECTOS SÓCIO-CIENTÍFICOS EM AULAS DE QUÍMICA
-
Astronomia nos trilhos: A percepção pública dos artefatos didáticas da Banca da Ciência
-
Astronomia nos Trilhos: a percepção pública dos artefatos didáticos da Banca da Ciência
-
Atividades didáticas em prol do cálculo mental
-
ATIVIDADES DIDÁTICAS INOVADORAS DE TERMODINÂMICA BASEADAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TIC
-
Atividades Experimentais como ferramenta metodológica para a melhoria do Ensino de Ciências: enfoque nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
-
ATIVIDADES NUM MUSEU INTERATIVO E OUTRAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS QUÍMICAS, FÍSICAS E BIOLÓGICAS NA EJA.
-
Autoria Reflexiva Coletiva: reconstrução do conhecimento químico escolar e autonomia emancipatória de professores de Química
-
Autoria tecnocientífica no Ensino Fundamental: a investigação-ação-participativa no ensino de ciências
-
Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior: tendências da produção acadêmica no campo de Ensino de Ciências no Brasil e de Educação em Portugal (2002 A 2019)
-
Avaliação de educação não-formal
-
Avaliação de um projeto educacional em espaço não-formal: O caso do Baía de Guanabara Cultural
-
Avaliação do desenvolvimento de habilidades técnicas laboratoriais de estudantes da educação profissional técnica de nível médio em química
-
Avaliação no ensino de Química: atividades e critérios de profesores de educação Básica do município de São Paulo
-
AVANÃ?OS E DIFICULDADES PERMEADAS NO PROGRAMA PNEM NA REGIÃ?O CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL ACERCA DO CURRÃ?CULO
-
Ação educativa e prática social: possibilidades didáticas em museus de ciências
-
AÇÕES MEDIADAS DO PROFESSOR-TUTOR NA EAD: PROCESSO DE CO-CRIAÇÃO DA LINGUAGEM DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
-
Base Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e os mitos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade
-
Benícia Oliveira da Silva
-
Bernard de Jussieu (1699-1777) e sua contribuição para a classificação dos vegetais
-
Biblioteca Comunitária do Candonga no Município de Morretes - Paraná, como Ferramenta de Apoio Metodológico no Ensino de Ciências
-
Biblioteca Escolar em Escolas do Campo: importância e possibilidades
-
Biografia Educativa em Processos (Auto)Formativos para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens, Adultos e Idosos
-
Biologia e Poesia no mesmo Caderno: diálogo entre linguagem científica e linguagem literária
-
BREVES APROXIMACIONES SOBRE LA HISTORIA, LAS TENDENCIAS Y LAS PERSPECTIVAS DEL MOVIMIENTO CTS EN AMÉRICA LATINA
-
Brincando, investigando e aprendendo ciências nos anos iniciais do ensino fundamental com brincadeiras científicas investigativas
-
Bruno da Silva Piva Picon
-
Bruno Montezano Ramos
-
Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS
-
Caetano Castro Roso
-
Caminhos da Educação do Campo de Nova Santa Rita/RS
-
Canções em processos de comunicação da ciência: Possíveis diálogos na educação infantil
-
Caracterização de práticas de ensino e delineamentos de recursos didáticos para a área curricular de Matemática no Ensino Fundamental
-
Carjone Rosa Gonçalves
-
Carla Gruzman
-
Carla Mahomed Gomes Falcão Silva
-
Carla Maline de Carvalho
-
Carla Vargas Pedroso
-
Carla Wanderer
-
Carlos Erick Brito de Sousa
-
Carolina Conceição Prado
-
Carolina de Barros Vidor
-
Cati Reckelberg Azambuja
-
Cecília Elenir dos Santos Rocha
-
Celene da Silva Carvalho
-
Celina da Silveira Ribeiro Cursino
-
Charges e a história cultural da ciência: o eclipse e a deflexão da luz
-
Charles Darwin e os peixes elétricos: história e natureza da ciência no ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos
-
Cinecartografando imagens aberrantes entre camadas, paisagens, cinema e educação
-
CINEMONTANHA: UM PROJETO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO PARA DEBATER QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS DE CIÊNCIA, SAÚDE E AMBIENTE
-
Circulação de Conhecimentos e a Produção de Fatos Científicos: Propondo uma Trajetória Analítica para Textos em Educação em Ciências
-
Ciência popular, divulgação científica e Educação em Ciências: elementos da circulação e textualização de conhecimentos científicos
-
Ciência por meio da cultura Otaku: Uma análise da circulação do conhecimento em animes
-
Ciências da natureza e o contexto do campo : formação de professores de anos iniciais em um curso normal magistério no litoral norte do Rio Grande do Sul
-
CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS E DOCUMENTOS OFICIAIS?
-
Claudia Alves Ortiz Gularte
-
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
-
Cleide Farias de Medeiros
-
CLUBE DA CIÊNCIA SERRACIÊNCIA: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM ENFOQUE CTSA
-
Clube de Ciências da UFPA - Um estudo iconográfico, Antropológico, Narrativo
-
CLUBE DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ASPECTOS PEDAGÓGICOS À LUZ DA PEDAGOGIA DA PRÁXIS E DO MOVIMENTO CTSA
-
Cláudia Lino Piccinini
-
CODOCÊNCIA E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Uma abordagem discursiva da articulação entre Universidade e Escola na Formação de Professores.
-
Commonsense Reasoning About Processes: A Study of Ideas About Reversibility
-
Competência Informacional: o uso das fontes de informação na formação inicial do professor do Ensino de Ciências
-
Compreensões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo em Ciências da Natureza: um olhar para os últimos dez anos de Produções Científicas
-
Comunicação científica e ciência aberta : amostras e diálogos sobre a produção do conhecimento científico no Brasil
-
Comunicação científica e ciência aberta: amostras e diálogo sobre a produção do conhecimento científico no Brasil
-
Comunidades de Prática no Ensino de Ciências: uma revisão da literatura de 1991 a 2018
-
Conceptual Profile of Substance
-
Concepções de Cidadania na Educação em Ciências: o que dizem os projetos políticos pedagógicos e os professores das escolas municipais de Petrópolis - RJ
-
Concepções de escola e a relação entre conceitos cotidianos e científicos em artigos (1997 - 2017) do ensino de química na educação de jovens e adultos
-
Concepções de Estudantes do Ensino Médio Sobre as Relações de Interdependência e Qualidade de Vida Relativas à Ciência e à Tecnologia
-
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS: relacionando educação ambiental e educação em ciências a partir da abordagem de controvérsias sociocientíficas
-
Concepções de Professores e Alunos de Ciências Biológicas sobre a Teoria de Evolução de Darwin: tensões e desafios
-
Concepções de professores e licenciandos em Biologia acerca do tema Biodiversidade
-
Concepções de um grupo de professores de ciências da natureza e suas tecnologias sobre o ensino por pesquisa e sobre avaliação aplicada a essa perspectiva de ensino : encontros e desencontros em torno dessa práxis
-
Concepções sobre Evolução Biológica de professores de Biologia de Santa Maria, RS
-
Concepções teórico-epistemológicas de estudantes de graduação em Física: marcas de imaginário e de discurso científico.
-
Conexões de conhecimentos especializados de professores ao ensinar Termoquímica à luz do CTSK em duas realidades escolares de Cuiabá, Mato Grosso
-
Conhecimentos profissionais da docência no ensino de ciências no contexto do programa São Paulo faz escola e do SARESP
-
Construindo Conhecimento com a Horta Escolar
-
Construindo Investigações em aulas de Ciências: práticas, modos de comunicação e relações temporais nos três primeiros anos do Ensino Fundamental
-
Construindo relações de Inclusão/Exclusão nas salas de aula de química: histórias sociais e singulares
-
construção coletiva da ligação quÃmica por quÃmicos
-
Construção da Identidade Docente no Âmbito do Programa Residência Pedagógica
-
Construção de cidadanias latinoamericanas: potências da diáspora negra e dos povos indígenas na educação em ciências
-
Construção de um perfil conceitual de vida
-
Construção e aplicação de jogos didáticos para Ensino de Física: Uma Metodologia Ativa em harmonia com o cotidiano dos alunos do Ensino Médio
-
Construções Terminológicas na área das Ciências e a proposição de sinais-termos em Libras para conceitos relacionados à Energia
-
Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sociocultural.
-
Contextualização e linguagem: uma análise de questões do Exame Nacional do Ensino Médio
-
CONTEÚDOS E CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE MUNDO MATERIALISTA, HISTÓRICA E DIALÉTICA
-
Conteúdos procedimentais nos livros didáticos de Ciências e Biologia: um olhar sobre as atividades propostas para os estudantes.
-
CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA ABORDAGEM HISTÓRICA DA SAÚDE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS APROVADOS NO PNLD/2017
-
Contribuições da perspectiva freireana de educação para a interdisciplinaridade na formação inicial de professores de ciências.
-
Contribuições de atividades prático-experimentais para a formação de professores: reflexões a partir de um projeto de iniciação à docência em Biologia
-
Contribuições do método de Estudo de Casos na formação do perfil profissional de alunos de um Curso Técnico em Química
-
Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência - PIBID para Formação Inicial dos licenciandos em Química da UFMT
-
Contribuições do programa pesquisa para o SUS : gestão compartilhada em saúde como mecanismo de fomento descentralizado destinado a projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação no setor saúde
-
Contribuições Freirianas na formação de professores/as
-
Controvérsias sociocientíficas no ensino de Ciências: usos da Argumentação no caso do açaí transgênico na Amazônia
-
CORPO HUMANO ? CORPO ANIMAL OU ?O QUE A IMPORTÂNCIA DADA AOS ANIMAIS NOS REVELA SOBRE AS PESSOAS??
-
CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: um estudo com as equipes pedagógica e diretiva das escolas da região sul do Rio Grande do Sul.
-
CORPOREALITY, INITIAL FORMATION IN PHYSICAL EDUCATION AND STS CURRICULUM
-
Corpos femininos superfície de inscrição de discursos : mídia, beleza, saúde sexual e reprodutiva, educação escolarizada...
-
Corpos transparentes, exames e outras tecnologias médicasa produção de saberes sobre os sujeitos homossexuais
-
Crise de identidade: gênero e ciência nos quadrinhos de super-heróis
-
Cristiane Barbosa Soares
-
Cristiano Barbosa de Moura
-
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta
-
Currículo, docência e cultura
-
Célia Maria Serrão Eleutério
-
Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
-
DA LAMA AO CAOS: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BASE COMUNITÁRIA, CINEMA E MUDANÇA CLIMÁTICA
-
Da revolução científica à revolução da pós-verdade : a retórica das evidências na Educação em Saúde
-
Da Revolução Científica à Revolução da Pós-Verdade: a retórica das evidências na educação em saúde
-
Da tecitura de uma experiência docente à proposta de formação de professores de química
-
Da World Wide Web às partículas elementares: sequência didática baseada no método DBR-TLS com vistas à alfabetização científica e técnica
-
Dandara Fidelis Escoto
-
Daniele Aparecida de Lima Freitas
-
Danielle Cerri do Nascimento
-
Danilo Giroldo
-
Darlene Teixeira Ferreira
-
Das Técnicas aos Fins: a Educação em Saúde em duas Escolas do Ensino Fundamental
-
Deborah Azzi-Nogueira
-
Desafio Ecológico:recurso pedagógico para prática da Educação Ambiental
-
Desafios ambientais pós pandemia
-
DESAFIOS SOCIO-CIENTÍFICOS ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS E À INVESTIGAÇÃO TENDO COMO (PRE)TEXTO UM ARTIGO RELATANDO A CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR NUMA ESCOLA DO BRASIL
-
Desempenho Escolar em Ciências: implicações relacionadas aos fatores ambientais e biológicos dos Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem
-
Desenvolvimento de material de divulgação sobre amamentação para surdos
-
Desenvolvimento de um sistema integrado para implementação de tarefas avaliativas reflexivas e formativas contínuas
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DE UM PROCESSO FORMATIVO EM UM GRUPO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE PÚBLICA DE JUIZ DE FORA (MG)
-
Desenvolvimento profissional e inovação curricular na Licenciatura em Ciências da UFPR- Litoral.
-
Development and Validation of an Epistemological Profile Questionnaire in a Museum Environment
-
Dez anos depois: um estudo de caso com livros didáticos envolvendo física acústica
-
Diana Schuch Bertoglio
-
Dificuldades no Ensino em Biologia Celular na Escola de Educação Média: considerações e apontamentos a partir de depoimentos de professores(as).
-
DIOGO LOSCH DE OLIVEIRA
-
DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE DOCENTES DE CIÊNCIAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS
-
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, PROJETO PEDAGÓGICO E METODOLOGIA PBL: UMA ANÁLISE DE SUAS CONEXÕES NO ENSINO DE ENGENHARIA
-
Discursos de professores de ciências sobre educação ambiental
-
Discursos de verdade nas práticas de escolarização com crianças pequenas: uma arte pedagógica na atualidade.
-
Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X
-
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DO JORNAL ESCOLAR
-
Divulgação Científica no YouTube: percepções de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica sobre o uso de vídeos
-
Diálogos entre arte, cultura, química e diversidade étnico-racial na escola
-
Diálogos entre Educação Formal e Não Formal no Ensino Médio Público de Piúma-ES: Potencial pedagógico para a alfabetização científica com o enfoque CTSA
-
Diógenes Valdanha Neto
-
Do Caderno para o Mundo: a visibilidade do conhecimento científico escolar na potência das narrativas transmídia
-
Do Campo à Escola: as ciências no Ensino Agrícola do Pará (1909-1921)
-
Do Letramento Informacional à Literacia para a Saúde no Contexto da Rede BiblioSUS
-
DOCÊNCIAS INFAMES: A busca dos relâmpagos artísticos em meio ao humanismo pedagógico
-
Douglas Allchin lembra que é hora de ensinar humildade em relação à ciência.
-
ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
-
Edilene da Silva e Silva
-
Editorial Comemorativo dos 20 anos da RBPEC
-
Edna Maria Diniz
-
Eduardo Fleury Mortimer
-
Eduardo Paiva de Pontes Vieira
-
Eduardo Sarquis Soares
-
EDUCAR PELA PESQUISA: As percepções de alunos de graduação sobre as temáticas energia e sustentabilidade em um Curso de Extensão.
-
Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação
-
Educação Ambiental e o desdobramento do poder ubuesco: uma análise foucaultiana
-
Educação Ambiental e o desdobramento do poder ubuesco: uma análise foucaultiana
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO LIVRO DE PANO
-
Educação Ambiental: concepções dos professores de Ensino Fundamental e a abordagem da temática em salas de aula.
-
Educação científica intercultural para justiça social: articulação de saberes tradicionais e acadêmicos na formação inicial de professores das Ciências da Natureza.
-
Educação científica no ensino médio: produção de conhecimento através da autonomia para a pesquisa
-
Educação Ciência e Redenção Econômica em uma capital na periferia daa modernidade - A Escola de Chimica industrial na Belém dos anos 1920
-
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E AMBIENTE ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: DEBATES A PARTIR DE UMA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA
-
Educação em ciências na educação infantil
-
Educação emocional e educação científica : aproximações e possibilidades com a felicidade e o bem-estar social
-
Educação inclusiva e ensino de ciências: formação e práticas de professoras em atuação na educação básica
-
Educação Química para Formar Cidadãos: caminhos percorridos nas Licenciaturas da Colômbia e Brasil
-
Educação sexual na escola : sentidos subjetivos do sujeito que aprende em uma escola pública de Rio Branco - Acre
-
Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura
-
El estudio de las interacciones discursivas en clases de química por medio de un análisis multidisciplinar
-
Elaboração de um material paradidático para discutir o conteúdo de Polímeros no Ensino Médio: em foco a interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino de Química
-
Elaine Soares França
-
Eleandro Adir Philippsen
-
Elementos da base de conhecimentos para o ensino: uma análise de licenciandos em física em desenvolvimento de atividades pedagógicas
-
Elizabeth Detone Faustini Brasil
-
Elizandra Luçardo Borges
-
Eliziane da Silva Dávila
-
Emerson Izidoro dos Santos
-
Emilyn Costa Conceição Sharma
-
Encarcerando corpos, libertando saberes: a prisão como espaço não-formal de educação científica
-
ENDELL MENEZES DE OLIVEIRA
-
ENERGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais
-
Ensaios literários: por uma biologia dos afetos.
-
Ensinando evolução através das filogenias: concepções dos professores e contribuição dos livros didáticos
-
Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos - problematizações e focos temáticos da produção científica brasileira (1996 - 2015)
-
Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos: o pensamento político-pedagógico da produção científica brasileira,
-
Ensino de Ciências Biológicas a Distância - (Im) Possibilidades
-
ENSINO DE CIÊNCIAS CONSTRUINDO ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE COM ENFOQUE NA AGROECOLOGIA
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA.
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E PRÁTICAS TEATRAIS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS ESCOLARES INICIAIS
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E RACISMO: Apontamentos a partir de uma revisão de literatura
-
Ensino de Ciências e Tradição Maxakali: Construindo relações em busca de um mundo comum
-
Ensino de Ciências Naturais e Direitos Humanos e Cidadania: Articulando Conhecimentos e Práticas Pedagógicas na Formação Continuada de um grupo de Professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental I
-
Ensino de Ciências, Ensino de Geografia, Educação Ambiental e o manejo ecológico de uma horta escolar como mediação da aprendizagem de conceitos científicos
-
ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ENFOQUE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE O MEIO AMBIENTE
-
Ensino de ecologia na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: um relato de experiência na educação básica
-
Ensino de Química em espaços não formais de educação: em foco a Estação de Tratamento de Água da UFV como um local para favorecer a formação cidadã
-
ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: aprendizagem baseada no problema do lixo eletrônico
-
ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS: a contextualização como meio de motivação e de compreensão da Química.
-
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO PRIMEIRO ANO: ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
-
Ensino/educação em química e a in/exclusão de estudantes com deficiência visual: uma análise da produção nacional na perspectiva foucaultiana
-
Entre confetes e serpentinas : é a ciência pedindo passagem
-
Entre Confetes e Serpentinas: A Ciência Pede Passagem
-
Entre Diálogos Silenciados e o Pseudodiálogo: denúncias e anúncios no processo de construção do currículo de Biologia nos Centros de Educação de Jovens e Adultos de Goiás
-
Entre o broto e a rosa do clássico: análise histórico-crítica do movimento dos conteúdos nos livros didáticos de Química.
-
ENTRE O CÉU E A TELA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA JOVENS DA ERA DIGITAL EM PERNAMBUCO
-
Equivalente mecânico do calor: atividade experimental investigativa para aprendizagem significativa da relação entre calor e trabalho
-
Equivalente mecânico do calor: atividades experimentais investigativas para aprendizagem significativa da relação entre calor e trabalho
-
Escola, hip-hop e ensino de ciências: disrupções na natureza da tecnociência
-
Escrita cientÃfica e ensino por investigação em ciências
-
Esdras Viggiano de Souza
-
Espaços de Educação Não Formal e Alfabetização Científica: um olhar sob a exposição do MAVUSP
-
ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: PRODUÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
-
Especulações foucaultianas sobre a imaginação ubuesca e a ‘Patafísica'
-
Estado da arte sobre a superação das dificuldades de aprendizagem em pesquisas na área de ensino de Biologia
-
Estado da Arte sobre formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática na Modalidade Educação de Jovens e Adultos no Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (2011 - 2021)
-
ESTADO DA ARTE SOBRE RECICLAGEM E REUSO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ESEUS GERENCIAMENTOSEM BOAVISTA-RR/BRASIL
-
Estado do conhecimento sobre Educação Química para Surdos em eventos científicos brasileiros realizados entre 2004-2018
-
Estratégias Enunciativas em Salas de Aulas de Química: Contrastando professores de estilos diferentes
-
Estruturação interativa da avaliação da aprendizagem assistida pelas tecnologias digitais
-
Estudo Sócio-Histórico da Formação Docente em Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1968 ? 1986)
-
ESTUDOS BOTÂNICOS NO BRASIL NASSOVIANO: O HERBÁRIO DE MARCGRAVE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO
-
Estágio Curricular na formação de professores de Ciências Biológicas: representações sociais de alunos
-
Eu já beijei um menino e não gostei, aí beijei uma menina e me senti bem: um estudo das narrativas de adolescentes sobre homofobia, diversidade sexual e de gênero
-
Euricléia Gomes Coelho
-
Eutanásia, vida/morte : problematizando enunciados presentes em reportagens de jornais e revistas
-
Evidenciando Indícios de Aprendizagem Significativa: contribuições de uma organização sequencial idática sobre grupos sanguíneos em uma turma do 8o. ano do Ensino Fundamental
-
Evolução Biológica na perspectiva de estudantes do Ensino Médio: das concepções espontâneas aos saberes escolares
-
Evolução biológica: percepções de professores de Biologia de Santa Maria, RS
-
Existências, resistências e reconhecimento: Tecendo interlocuções com narrativas de pesquisadoras/es transexuais brasileiras/os
-
Experimentação no ensino de ciências: critérios do Programa Nacional do Livro Didático - ensino fundamental (1996-2019)
-
Experimentação no ensino de Química: contribuições do Projeto Experimentoteca para a prática e para a formação docente
-
Experimentos investigativos na formação de professores de ciências e biologia no ensino remoto
-
Experiências didáticas em aulas de química no período remoto: diálogos entre saberes na escola do campo
-
Exploring educators perception of issues involving Planetary Health: A qualitative study in the Brazilian Amazon
-
Fabiana de Brito Pires
-
Fabiane Ferreira da Silva
-
Fabiani Figueiredo Caseira
-
Fabiano Waldez Silva Guimarães
-
Fabíula Torres Costa Lopes
-
Fadas, robôs, deuses e dragões: a literatura juvenil no ensino de Ciências
-
Felipe Bandeira Netto
-
Felipe Sarges de Luca
-
Fernanda Aires Guedes Ferreira
-
Fernanda Antunes Gomes da Costa
-
Fernanda Bassoli Rosa
-
Fernanda Fernandes
-
Fernanda Sauzem Wesendonk
-
Fernando Aparecido de Moraes
-
Fome de quê? A [in]visibilidade de meninas e mulheres interditadas de atuarem na Educação das áreas Exatas
-
Formar para diferenciar professores do século XXI: explicitando o (im)previsível em Licenciaturas em Ciências Biológicas
-
Formar Professores que ensinam Matemática: uma história das Licenciaturas Parceladas no Mato Grosso do Sul
-
formas de pensar a vida como objeto de estudo primordial da biologia
-
Formação continuada de professores de Física: contradições e (im)possibilidades de transformação da atividade docente
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES VIABILIZADA PELA APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE: UMA NARRATIVA HISTÓRICA DAS EXPERIÊNCIAS DA INICIATIVA NUPIC (USP)
-
Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
-
Formação continuada: Algumas compreensões sobre o processo formativo a partir das concepções dos professores de Ciências
-
Formação de conceitos da termoquímica em meio a relações CTSA e questões sociocientíficas: contribuições da teoria da atividade histórico-cultural
-
Formação de Professores de Ciências da Natureza e Matemática para a Educação de Jovens e Adultos
-
Formação de Professores de Ciências da Natureza e Matemática para Educação de Jovens e Adultos na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações
-
Formação de professores para o desenvolvimento da Metodologia de Resolução de Problemas na Educação Básica
-
Formação e Práticas de Professores de Ciências: olhares para a educação inclusiva
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL COMO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS ? UM ESTUDO SOBRE A CODOCÊNCIA.
-
Formação Inicial do Professor: caracterização de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais
-
Formação para a Cidadania e Ensino de Ciências: Reflexões a partir do Estágio Supervisionado
-
Formação profissional e experiências dos professores de Química da UFV na inclusão educacional de surdos
-
France Fraiha Martins
-
Francesco Redi (1626-1698) e alguns contemporâneos: contribuições para a discussão sobre a origem dos seres vivos no século XVII incorporadas a uma Narrativa Histórica
-
Franciele Santos de Oliveira
-
Frestas em pesquisas sobre o Ensino de Ciências e a Educação de Jovens e Adultos: indicativos de um universo a explorar
-
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA PROFESSORES NA ÁREA DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA: CONHECENDO OS ASPECTOS TEMÁTICO-AUTORAL DE UM PERIÓDICO DA ÁREA
-
Fundamentos epistemológicos na pesquisa educacional: possibilidades para o campo da educação em Ciências
-
Fábio Peres Gonçalves
-
Física moderna e contemporânea no ensino médio : tecendo conexões com os recursos da cultura digital
-
Física no ensino fundamental: formação continuada de professores de Ciências em uma perspectiva sócio-histórica
-
Gabriel Aguiar de Oliveira
-
Gabriela Ventura da Silva do Nascimento
-
Galinheiro Pedagógico: um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências
-
Gelson Ribeiro dos Santos
-
Genomas, sexualidade, seleção de parceiros, anomalias, defeitos, aborto,seleção de embriões: governando vidas pelo determinismo biológico, enunciando genes e sujeitos na revista Ciência Hoje
-
Genética e suas aplicações : identificando o tema em diferentes contextos educacionais /
-
George Newport (1803 - 1854) e os estudos sobre reprodução animal: uma aplicação de história da biologia em sala de aula
-
Gerilúcia Nascimento de Oliveira
-
Gerlany de Fátima dos Santos Pereira
-
Gerson Catanozi
-
Gilberto Ferreira de Souza
-
Gisele Patricia Scapini
-
Gordofobia como Questão Social, Política e Feminista: análise da rede de enunciações dm um canal do YouTube?
-
Granularidade, Temporalidade e Alvitre: novas dimensões da Evasão.
-
GRAVEDAD SEMÁNTICA Y FORMACIÓN DOCENTE EN QUÍMICA: UN ESTUDIO DE CASO CENTRADO EN PROCESOS DE CONTEXTUALIZACIÓN DEL CONTENIDO DE LA ESCRITURA REFLEXIVA
-
Grupo de Pesquisa Educação em Ciências Naturais
-
Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências
-
Guy Barros Barcellos
-
Hanna Patrícia da Silva Bezerra
-
Hebert José Balieiro Teixeira
-
Helane Súzia Silva dos Santos
-
herbários como ferramenta para as aulas de Biologia
-
História da Biologia e ensino: contribuições de Ernst Haeckel (1834-1919) e sua utilização nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2012 - Ensino Médio
-
História e filosofia da ciência e biologia no ensino de biologia: as práticas pedagógicas em dissertações e teses
-
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E FICÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE E PROPOSTA DE USO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
-
Histórias em Quadrinhos na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos: uma abordagem problematizadora para o Ensino de Ciências
-
Horta como artefato potencializador da Alfabetização Científica na perspectiva integrada e sustentável.
-
IDEIAS, CONHECIMENTOSE PRÁTICAS INTERCULTURAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
-
Identidade docente de licenciandos em química a partir das representações sociais sobre ser professor
-
Imagens em materiais didáticos impressos: suas relações com o texto escrito e padrões de leitura de licenciandos em Física
-
Implicações do conceito de inteligência em Howard Gardner a uma didática na Educação em Ciências
-
Inclusão Escolar e Neoliberalismo: marcas contemporâneas na formação docente
-
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL: formação continuada assistida em parceria na perspectiva do letramento
-
Interações multimodais em uma sala de aula de Biologia
-
Interdisciplinaridade e Educação Ambiental: um olhar sobre o declÃnio das abelhas
-
Interfaces disciplinares : ensaios e teorizações de práticas educativas para integrar disciplinas no ensino de ciências
-
Interfaces Disciplinares: Ensaios E Teorizações De Práticas Educativas Para Promover Enlaces Dos Saberes No Ensino De Ciências
-
INTERNACIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA: REDES DE COAUTORIA INTERNACIONAIS DE DOCENTES DA PÓS-GRADUAÇÃO BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR,
-
INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO E RAÇA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTATIVIDADE, VISIBILIDADE E RESISTÊNCIA
-
INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: AVANÇOS ALCANÇADOS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO RS
-
Intervenções no ambiente escolar utilizando a promoção da saúde como ferramenta para melhoria do ensino de ciênciasCONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE, UTILIZANDO A APRENDIZAGEM DE PROJETOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO
-
Intervenções no ambiente escolar visando a promoção da saúde.
-
Introdução à Linguagem da Ciência nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Análise de textos produzidos pelos alunos
-
Investigando a lua : as práticas epistêmicas em uma sequência didática para o ensino de astronomia
-
Investigando o desenvolvimento profissional docente em Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências
-
Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
-
Investigações acerca da abordagem do tema meio ambiente e do desenvolvimento de ações interdisciplinares no ensino fundamental
-
Isis Lidiane Norato de Souza
-
Itecdeaf: Glossário Digital Acessível em Libras com orientações e suporte à produção de sinais técnicos
-
Ivan Carlos Pereira Gomes
-
Ivanderson Pereira da Silva
-
Ivane Almeida Duvoisin
-
Jackson Luís Martins Cacciamani
-
Jefferson Fagundes Ataíde
-
Jhonny David Echalar
-
Joanalira Corpes Magalhães
-
JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NA PRÁTICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA: UM ESTUDO NO SUBPROJETO QUÍMICA SEDE DO PIBID/UFRPE
-
JOICE ABRAMOWICZ
-
Jorge Ricardo Coutinho Machado
-
Joseli Maria Piranha
-
Josemar Alves
-
João Kaio Cavalcante de Morais
-
João Pedro Junges dos Santos
-
Jucelino Cortez
-
Juliana Batista Pereira dos Santos
-
Juliana Schwingel Gasparotto
-
JUSTIÇA AMBIENTAL E CONFLITO SOCIOAMBIENTAL NA PRÁTICA ESCOLAR DOCENTE: significando possibilidades e limites
-
Kamilla Nunes Fonseca-Reis
-
Karen Cavalcanti Tauceda
-
Karolina Martins Almeida e Silva
-
Ketlyn Correia Garcia
-
Kristianne Lina Figueirêdo
-
Laboratório Experimental e Resolução de Problemas: construção do conhecimento químico
-
Laura Alicia Geracitano Monserrat
-
Laís Baldissarelli de Araújo
-
Leandro Antonio de Oliveira
-
Leila Márcia Ghedin
-
Leitura animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância
-
Lembranças freireanas: reflexões docentes para pensar a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos
-
Leonan Guerra
-
Leonardo Alves do Valle
-
Leonardo Cavalcanti Rosas
-
Letícia Dellazari
-
Levantamento bibliográfico de trabalhos sobre questões étnico-raciais em eventos de ensino de Ciências e Biologia
-
LIBRAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA INFÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
-
Lilian Oliveira de Oliveira
-
Lilliane Miranda Freitas
-
Linguagem científica de Thomas Kuhn e a matemática em livros didáticos da educação básica e manual de ensino superior de Física: o caso da 1ª lei da termodinâmica
-
Literacia em saúde: possibilidades de desenvolvimento a partir de ações de letramento informacional
-
Livia dos Reis Mantuano
-
Livia Moreiras Sena
-
LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE À LUZ DO PERFIL CONCEITUAL PARA O CONCEITO DE LIGAÇÃO QUÍMICA
-
Lizelle de Moura Berrutti
-
Loredana Susin
-
Lorena Brito Góes Vieira
-
Luan Henrique Alves
-
Luana von Linsingen
-
Lucas Mateus Felipe da Silva
-
Lucia Helena Pralon de Souza
-
Luciane Carvalho Oleques
-
Luciane Marques Dilli
-
Luciano Denardin de Oliveira
-
Luciano Fernandes Silva
-
Lucimara Polisel Goncalves
-
Luis Alexandre Lemos Costa
-
Luis Roberval Bortoluzzi Castro
-
Luiz Carlos Silva Conceição
-
Luiz Everson da Silva
-
Luiz Gustavo Franco
-
Luiz Rafael Silva da Silva
-
Luiza Pereira de Oliveira
-
Luís Paulo de Carvalho Piassi
-
Léo Anderson Meira Martins
-
Léo da Silva Floriano
-
Lívia de Rezende Cardoso
-
Lúcia de Fátima Dinelli Estevinho
-
Maicon Jeferson da Costa Azevedo
-
Maira Ferreira
-
Mamãe galinha, menina joaninha: representações dos animais no livro infantil e suas possibilidades na educação científica
-
Manoel Honorio Romão
-
Mapeamento e a Pesquisa e Produção Acadêmica da área de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais do IFRS Campus Porto Alegre (RS)
-
MAPEAMENTO E ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS
-
Mara Regina Bonini Marzari
-
Marcelino Carmo de Lima
-
Marcello Ferreira
-
Marcia Friedrich
-
Marcia Lorena Saurin Martinez
-
Marcia Regina Garcia
-
Marcia Von Fruhauf Firme
-
Marcos Daniel Longhini
-
Marcos Vinicius Dias da Silva
-
Marcus Vinicius de Paula Pereira Junior
-
Maria do Carmo Galiazzi
-
Maria Elice de Brzezinski Prestes
-
Maria Lucia Bianconi
-
Maria Luiza de Mello e Souza
-
Maria Neide Carneiro Ramos
-
Mariana Petri da Silva
-
Maricilda Nazaré Raposo de Barros
-
Marielli de Souza Schlickmann
-
Marina Assis Fonseca
-
Marina Maldonado Marins de Souza
-
Marizete Pinheiro de Oliveira
-
Marli Dallagnol Frison
-
Marlise Ladvocat Bartholomei Santos
-
Mauricio dos Santos Matos
-
Maurícius Selvero Pazinato
-
Melissa Guerra Simões Pires
-
Metodologia da problematização com o arco de Maguerez: conhecimento de professores de escolas municipais em Palmeira das Missões/RS
-
Michel Soares Caurio
-
Michele Tamara Reis
-
Michele Veleda Lemos Passa
-
Micheli Verginia Ghiggi
-
Michelle Garcia da Silva
-
Miguel Guilhermino de Archanjo Junior
-
Miriam dos Santos Meira
-
Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
-
Modelagem analógica para o ensino de estequiometria química a estudantes com deficiência visual: o recurso didático do sanduíche estequiométrico
-
Movimentos no projeto Cirandar: A Educação CTS e Freireana articuladas com a temática dos agrotóxicos em teses e dissertações
-
Mulheres na ciência : diálogo entre as cientistas das academias pernambucanas de ciência agronômica, medicina veterinária e química e as alunas desses cursos na UFRPE
-
Mulheres na ciência: Vozes, tempos, lugares e trajetórias.
-
Módulos didáticos sobre tópicos de educação ambiental para o ensino médio
-
Múltiplas dimensões das interações em sala de aula
-
Música e educação ambiental: levantamento das experiências pedagógicas publicadas em artigos no Brasil
-
Música e meio ambiente: trilhando o caminho da ecologia sonora
-
Música na educação: uma possibilidade a ser ampliada no cenário nacional
-
NA TRILHA DA RADIAÇÃO: A PRODUÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO A PARTIR DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
-
Nancy Prette
-
NARRATIVAS DE PROFESSORAS DAS ILHAS DE BELÉM: visão de si e saberes ambientais.
-
Nas Ondas das Ciências: Uma Experiência Educativa na Rádio Comunitária Primavera, PA
-
Neila Seliane Pereira Witt
-
Nuances dos saberes pedagógicos de conteúdo (PCK): um estudo de caso para o ensino do NOX
-
NUEPEC - Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências
-
NÃO HÁ MUDANÇA SEM SONHO?: A EDUCAÇÃO DE JOVENSE ADULTOS (EJA) COMO UM MOTOR DE ESPERANÇA
-
Núbia Rosa Baquini da Silva Martinelli
-
O ―MURO TRANSPARENTE‖: o ensino de ciências e as demandas de formação para a cidadania nos anos iniciais do ensino fundamental.
-
O caminho para a alfabetização científica em um projeto de horta como um laboratório vivo nos anos finais do Ensino Fundamental
-
O conceito de energia no currículo oficial brasileiro para o ensino médio no período de 1996 a 2002
-
O CONCEITO DE INTERAÇÃO ECOLÓGICA E SUAS POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DO DOMININO CONCEITUAL AS TRANFORMAÇOES SOCIAIS
-
O conhecimento em rede e as fontes de informação no Ensino de Ciências
-
O contexto escolar e as situações de ensino em ciências : interações que se estabelecem na aprendizagem entre alunos e professores na perspectiva da teoria dos campos conceituais.
-
O Corpo e a Escola: o ensino para além de um corpo biológico
-
O corpo humano no Ensino de Ciências: possibilidades para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
-
O cultivo de Comunidades de Prática para a Formação Continuada de Professores na interface Escola- Universidade: um olhar histórico sobre as vivências do Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricular
-
O currículo das escolas do campo analisado nas Cartas Cirandeiras
-
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ oferecido pelo consórcio CEDERJ: uma análise sob a ótica das representações sociais
-
O cômico e a Física: O riso, a quebra de expectativa e o absurdo no ensino e na divulgação da física
-
O Desenvolvimento Profissional de Professores de Física e de Ciências Biológicas
-
O discurso CTS no contexto escolar: um estudo de caso de uma implementação de uma unidade didática
-
O Discurso das Avaliações em Grande Escala
-
O discurso do outro na linguagem do outro: o híbrido no desenvolvimento do conceito de energia
-
O Dispositivo do Transtorno do Déficit de Natureza: um estudo sobre a importância do contato com a "natureza" para a saúde dos sujeitos
-
O DISPOSITIVO MORALITURGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA.
-
O dispositivo político educacional das avaliações em larga escala no Brasil e educação em ciências/química : uma análise de produções sobre o Enem nas mídias e em documentos oficiais
-
O Diálogo entre o Pensar e o Fazer: Uma Formação Continuada de Professores de Ciências em Serviço utilizando o Diagrama V
-
O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS?
-
O Educador Físico como mediador do habitus motriz: uma abordagem neuroeducacional
-
O ensino da síntese de proteínas: construindo conhecimentos socialmente relevantes
-
O ensino de Biologia na educação de jovens e adultos: a perspectiva histórico-cultural como princípio da organização do ensino-aprendizagem
-
O ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA E A SALA DE AULA INVERTIDA: UMA TENDENCIA CONTEMPORANEA
-
O Ensino de Ciências e a Abordagem CTS na Proposta Político-pedagógica de Goiânia para a Educação de Jovens e Adultos
-
O Ensino de Ciências e a violência escolar : os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília
-
O ensino de Ciências na cidade de Belo Horizonte: práticas pedagógicas e concepções docentes
-
O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica
-
O Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil: um olhar para currículos do curso de Licenciatura em Pedagogia
-
O Ensino de Ciências para a Educação de Jovens e Adultos em dez anos de Produção Científica ? CAPES 2009-2019
-
O Ensino de Conceitos Científicos em Espaços Não Formais de Educação: uma experiência em um centro de educação ambiental
-
O Ensino Experimental de Biologia, na Perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas: Limites, Possibilidades e Ocorrência do Raciocínio Hipotético-Dedutivo no Curso ?Forma, Função e Estilo de Vida dos Animais?, em Castanhal ? Pa
-
O ensino por investigação e o seu impacto na aprendizagem de alunos do ensino médio de uma escola pública brasileira
-
O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014 - 2018
-
O Estado da Arte sobre as Temáticas de Gênero no Ensino de Química
-
O ESTÃ?GIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FORMATO REMOTO
-
O Governo dos corpos e da vida: problematizando os discursos sobre o aborto na midia impresa
-
O Habitus de Professores Formadores dos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e a constituição da Prática como Componente Curricular
-
O herbário de Marcgrave e suas contribuições para a difusão do conhecimento
-
O impacto da iniciação científica na atuação profissional de licenciados
-
O interesse de professores pelo estudo da Biologia: manifestações atuais e memórias
-
O Jogo do Genoma: um estudo sobre o ensino de Genética no Ensino Médio
-
O juri simulado como recurso didático para promover argumentações na formação inicial de professores de física
-
O Laboratório Vivo como mentefato pedagógico : Possibilidades de alfabetização científica. ICA SUSTENTÁVEL POR ABORDAGEM CURRICULAR TEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM OLHAR PARA AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
-
O Livro Didático de Biologia e a Temática Citologia
-
O metabolismo energético no Ensino Médio: diagnóstico e proposta de ensino
-
O Movimento das Contradições em uma Comunidade de Indagação Dialógica com Professores de Ciências
-
O MUNDO PRECISA DE CIÊNCIA, A CIÊNCIA PRECISA DE MULHERES: INVESTIGANDO A PREMIAÇÃO PARA MULHERES NA CIÊNCIA
-
O Nome da Rosa: uma oficina por abordagens interdisciplinares sobre a obra de Umberto Eco em um curso Pré-Vestibular Popular
-
O papel da construção de modelos na aprendizagem experiencial: um estudo com estudantes de educação profissional e tecnológica
-
O papel da construção-participativa de um museu de ciências na alfabetização científica dos alunos envolvidos
-
O papel da educação física: tema transversal em saúde
-
O papel da violência escolar no abandono da carreira docente: proposta de uma matriz analítica
-
O Papel das Atividades Experimentais na Educação em Ciências: Análise da Ontogênese dos Dados Empíricos nas Práticas Discursivas no Laboratório Didático de Física do Ensino Superior
-
O papel de autoridade do professor e ideia de avaliação como metodologia para a autonomia (Revista Cocar- Universidade do Estado do Pará).
-
O PAPEL DO BIBLIOTECÁRIO COMO EDUCADOR AMBIENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES AMPARADAS PELA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
-
O Papel do estágio supervisionado na proposta curricular Cenário Integrador
-
O papel dos livros didáticos universitários: o caso da biblioteca do Instituto de Química da UFRGS
-
O perfil conceitual de vida: ampliando as ferramentas metodológicas para sua investigação
-
O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) COMO POLÍTICA DA CAPES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
-
O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG PELO TEXTO TEATRAL COPENHAGEN
-
O Processo de Constituição da Identidade Docente: Licenciatura em Ciências no Contexto da UFPR Setor Litoral
-
O processo de ensino e de aprendizagem para a formação em Pesquisa no ensino médio profissionalizante e sua relevância para o profissional atuante na indústria.
-
O processo de ensino e de aprendizagem para a formação em pesquisa no ensino profissionalizante e sua relevância para a formação do profissional atuante na indústria.
-
O Processo de Medicalização da Natureza: Transtorno do Déficit de Natureza e governo de condutas
-
O professor coordenador pedagogico no contexto das politicas públicas educacionais do Estdo de São Paulo: Implicações no ensino e na aprendizagem de conteúdos curicuares de Ciências da Natureza
-
O Projeto Temático na sala de aula: Mudanças nas interações discursivas
-
O que enunciam as produções científicas sobre a formação de pedagogos para a educação em ciências naturais
-
O que os jornais nos ensinam sobre o envelhecimento do corpo da mulher
-
O que os surdos que se comunicam por Libras entendem de aleitamento materno
-
O que os textos fazem e como se fazem textos em uma sala de aula de ciências na natureza: um estudo de práticas sociais relacionadas à escrita
-
O que pensam os professores sobre os propósitos do ensino de Ciências
-
O que significa cada letra da sigla STEM? Uma versão para o contexto educacional brasileiro
-
O rio Uruguai como estratégia de contextualização do ensino em uma escola com restrição de liberdade
-
O saber de comunidades tradicionais acerca do uso e preservação de sementes crioulas
-
O SUBJETIVO E O OPERACIONAL NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
-
O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT
-
O tema sexualidade na BNCC e seus impactos na produção de livros didáticos de ciências
-
O tempo duração na formação de professores de Ciências online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/FURG
-
O texto de Biologia do livro didático de Ciências
-
O TRABALHO COLABORATIVO NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA: (re) pensando o currículo por meio da Situação de Estudo
-
O Uso da Experimentação como Recurso Didático no Desenvolvimento do Trabalho de Professores de Física do Ensino Médio
-
O uso de gestos recorrentes e a multimodalidade em aulas de Química Orgânica do Ensino Superior
-
O USO DO GRAXAIM/LVT NOS ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA NO ENSINO DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO
-
O uso do tempo e das práticas epistêmicas em aulas práticas de química
-
O vídeo no cotidiano da prática docente
-
O ÍNDICE DO USO DE BEBIDA ALCOÓLICA NA REGIÃO INDÍGENA COMUNIDADE INDÍGENA DO SUCUBA EM ALTO ALEGRE/RR
-
Online teaching modality in a pandemic time: the opinion from a group of undergraduate physics students
-
Oportunidades de aprendizagem de ciências da natureza e relações de gênero: uma análise de interações discursivas e de diferentes dimensões espaço-temporais em sala de aula
-
Orliney Maciel Guimarães
-
Os Conflitos Socioambientais em anos escolares iniciais: limites e possibilidades de uma sequência didática baseada na perspectiva de Boff
-
OS CONHECIMENTOS PRÃ?VIOS E SUAS IMPLICAÃ?Ã?ES NA FORMAÃ?Ã?O CIENTÃ?FICA DE ACADÃ?MICOS DO CURSO DE AGRONOMIA DA UFSM
-
Os conteúdos da física na trajetória dos exames supletivos no estado de Goiás (1973 – 1988)
-
Os desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução: investigando um curso de formação continuada para professores e biólogos
-
Os desdobramentos teóricos e práticos do desenvolvimento de subprojetos PIBID na formação inicial de professores de Ciências Biológicas no Estado do Paraná.
-
Os espaços de educação não formal e a licenciatura em Ciências Biológicas
-
OS JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/UFRPE
-
Os Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de currículos
-
Osmarina Maria dos Santos Dantas
-
Oto Neri Borges
-
Pamella Silva Lannes-Costa
-
PANORAMA DA STEM LITERACY NAS PESQUISAS DE EDUCAÇÃO STEM
-
Panorama das pesquisas sobre a identidade docente de professores de ciências, biologia, física e química
-
PANORAMA DOS RECURSOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NAS PUBLICAÇÕES DO PIBID/QUÍMICA UFRGS: PERSPECTIVAS EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO INICIAL PELOS OLHOS DOS ATORES ENVOLVIDOS
-
Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos
-
Paola Cristina da Silva Tavares de Almeida
-
PASSATEMPOS ON-LINE NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES E EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA
-
Paulo Henrique Dias Menezes
-
Paulo Roberto de Araújo Porto
-
PCK de Eletroquímica: um estudo de caso com professores do Ensino Médio da cidade de São Paulo
-
PEDAGOGAS (OS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES DOCENTES
-
Pedro Raimundo Mathias de MIRANDA
-
Pedro Zille Teixeira Nasser
-
Pensamento e Devir : um caminhar pelo trajeto formativo de professoras de química
-
PERCEPÇÃO AMBIENTAL: uma análise a partir de histórias de professores residentes nas imediações do Rio Morto ? Tubarão ? SC.
-
Percepção dos estudantes do ensino médio sobre o tema "radiação" e tecnologias relacionadas: idéias informais e categorias conceituais
-
Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes
-
Percepções sobre a temática ambiental e o processo educativo de professores que atuam em uma escola do campo no Sul de Minas Gerais
-
Percepções socioambientais de estudantes do Ensino Fundamental sobre o Rio Macaco em Palmeira das Missões/RS
-
Perfil conceitual de adaptação: uma ferramenta para análise de discurso de salas de aula de Biologia em contexto de ensino de evolução
-
Perfil conceitual de morte e a abordagem pedagógica do ciclo de vida, no ensino de ciências
-
PERFIL CONCEITUAL PARA A SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA APLICADA AS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: A DINÂMICA DISCURSIVA EM UMA SALA DE AULA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.
-
Perfil dos cursos de gastronomia no Brasil
-
Perspectivas da bolsa pesquisador visitante especial : uma modalidade do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras
-
Perspectivas da história e filosofia da Ciência na relação com o ensino de biologia na educação básica
-
PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA RELAÇÃO COM O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2000 ? 2016)
-
Pestes constituindo ambientes: sentidos da periferia Sul Global
-
Pollyanna Mara da Silva
-
Políticas de currículo e as parcerias público-privadas: o movimento pela BNCC e os efeitos para o ensino de Ciências/Química
-
Políticas de currículo e reformas no Ensino Médio: uma análise de contextos em documentos e na percepção de professores de Ciências da Natureza
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
-
Políticas públicas de implantação curricular e de avaliação em larga escala: Necessidades formativas dos professores de matemática e contribuições da Teoria da Ação Comunicativa
-
Por que a ciência está perdendo a disputa de conhecimentos?
-
POR QUE ENSINO DO JEITO QUE ENSINO? REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA PARA PENSAR A DOCÊNCIA EM QUÍMICA
-
Por que tornar-se professor de física?
-
Por um ensino da criação ou da problematização, ou da... as linhas que compoem as mobilidades e as experiencias de professoras de ciências
-
Por uma aprendizagem transformativa: contribuições de uma investigação conceitual para uma educação em ciências crítica e reconstrutiva.
-
Possibilidade e dificuldades da utilização da História da Matemática para o ensino e aprendizagem da equação do primeiro grau na Educação Básica
-
POSSIBILIDADES DE EXISTÊNCIAS TRANS: ANALISANDO NARRATIVAS DE PESQUISADORAS/ES
-
Potencialidades e Limitações Pedagógicas no Uso de Modelos Analógicos para o Ensino de Estequiometria na Educação Tecnológica
-
Prescrever -tempo verde-: sobre outros modos de controle de sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
-
Pressupostos freirianos e abordagens curriculares na educação em ciências e biologia na EJA: as relações presentes na produção acadêmica brasileira (2000 - 2019)
-
Priscila Nogueira Matos
-
Priscila Silva de Figueiredo
-
Problem-solving methodology in chemical technician education
-
Problemas ambientais causados por agrotóxicos : a metodologia da resolução de problemas e a investigação científica na educação básica
-
Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia
-
Processo de Investigação-Formação-Ação Docente: uma Perspectiva de Constituição do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo
-
Processos avaliativos reflexivos integrados a tarefas contínuas no âmbito do ensino superior em física
-
Processos subjetivos na superação das dificuldades de aprendizagem de Biologia
-
Produzindo uma disciplina de Bioquímica em uma Faculdade de Medicina na articulação desses campos de saber.
-
Produção Científica da Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG e seus Indicadores de Publicação de Artigos científicos em Periódicos
-
Produção científica dos docentes fonoaudiólogos brasileiros : um estudo nas instituições públicas de ensino superior
-
Produção de brinquedos científicos com material reciclável: uma maneira lúdica de ensinar e aprender ciências
-
Produção de DVD para ensino de ciências
-
Produção de paródias como recurso didático em aulas de Citologia
-
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR ROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE CURRÍCULO CENTRADO EM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
-
Produção discente de um Blog sobre o Aquecimento Global no Ensino Médio: o uso de mídias sociais como formadoras de cidadãos críticos em relação a questões socioambientais.
-
PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO: estratégia de trabalho no laboratório de física
-
Produções textuais de professores de ciências: autoria e autonomia
-
Prof. Dr. José Vicente Lima Robaina
-
Professores de Biologia e Ensino de Evolução: Uma perspectiva comparativa em países com contraste de relação entre Estado e Igreja na América Latina.
-
Profissionalidade do professor de educação básica nas Representações Sociais de estudantes de Pedagogia
-
Profª Drª Maria do Rocio Fontoura Teixeira
-
Profª. Drª. Paula Regina Costa Ribeiro
-
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA/CAPES: UMA ANÁLISE CIENTOMÉTRICA SOB A PRODUÇÃO DOS PPGS DE ASTRONOMIA/FÍSICA / ACADEMIC EXCELLENCE PROGRAM/CAPES: A SCIENTIFIC ANALYSIS UNDER THE PRODUCTION OF ASTRONOMY/PHYSICS PPGS
-
Programa de Extensão Clube de Ciências do Campo na Pandemia
-
Programa São Paulo Faz Escola e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo: Implicações para o trabalho didático e pedagógico de professores de Física do Ensino Médio
-
PROJETO -MEU PURUNGO, MINHA VIDA- - PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA NO OESTE DO PARANÁ - BRASIL
-
PROJETO ESCOLAR ABACAÍZES: ENSINO DE QUÍMICA COM ENFOQUE CTS/CTSA À LUZ DE PAULO FREIRE
-
PROJETO MASCAVO: EDUCAÇÃO QUÍMICA A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO ARTESANAL DE AÇÚCAR
-
PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA: REVISÃO DA LITERATURA
-
Proposta e análise de uma sequência didática investigativa com o foco no estudo das questões químicas e sociais relacionadas às bebidas alcoólicas
-
Protagonismo autônomo de crianças por meio de brincadeiras científicas investigativas na educação em ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
-
Práticas bioascéticas contemporâneas: notas sobre os corpos masculinos nas comunidades que discutem cirurgia plástica estética na rede social Orkut
-
PRÁTICAS BIOASCÉTICAS CONTEMPORÂNEAS: notas sobre os corpos masculinos nas comunidades que discutem cirurgia plástica na rede social Orkut.
-
PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MANGUEZAL DO DISTRITO DE NOVA ALMEIDA NO MUNICÍPIO DE SERRA-ES
-
PRÁTICAS DE ENSINO DE QUÍMICA: NARRATIVAS DOS PROFESSORES(AS) E ALUNOS(AS) RIBEIRINHOS DO ALTO SOLIMÕES – AM
-
Práticas e saberes docentes: Desafios aos modelos psico-pedagógicos no ensino de Ciências Naturais com alunos em situação de vulnerabilidade social em sistema de internação
-
Práticas inovadoras no ensino e aprendizagem de biologia na Educação de Jovens e Adultos
-
Práticas interdisciplinares no exercício docente: um estudo em publicações dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências
-
Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências
-
Quando as crianças argumentam: a construção discursiva do uso de evidências em aulas de ciências em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental
-
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
-
Radamés Gonçalves de Lemos
-
Rafaela Lebrego Araújo
-
Rafaele Rodrigues de Araujo
-
Raquel de Abreu Fochesato Quidigno
-
Realidade Aumentada como ferramenta tecnológica na Formação de professores de Ciências
-
Recursos audiovisuais e a prática docente: formação e atuação de professores de ciências formados pela UFRJ
-
Rede de Saberes: possibilidades de diálogos entre o saber popular e o científico
-
REDES DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS E O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO.
-
Reestruturando o Currículo através das Práticas Pedagógicas realizadas pelo Clube de Ciências Saberes do Campo (C.C.S.C): Caminhos e Possibilidades
-
Reestruturação Curricular a partir da Educação do/no Campo e atividades de Clube de Ciências
-
Reformas curriculares para o Ensino Médio: contextos de produção de texto e da prática
-
Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
-
REGISTROS MEMORIALÍSTICOS E EMPODERAMENTO DE PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS ESCOLARES INICIAIS: AUTOFORMAÇÃO E AUTONOMIZAÇÃO DOCENTE
-
RELACult ?Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
-
Relação entre o professor e o intérprete de Libras no Ensino de Ciências para o aluno surdo: uma relação pedagógica necessária
-
Relações de poder na formação docente: julgamentos dos bens simbólicos do campo escolar durante o estágio supervisionado
-
Relações entre concepções de formação de professores das Ciências
-
Relações entre saúde e ambiente em livros didáticos de ciências
-
Relações epistemológicas e metodológicas na abordagem do tema saúde no ensino médio
-
Relações Simbólicas entre os professores formadores dos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Santa Catarina
-
Relações Teoria Prática na formação inicial de professores de Ciências
-
Relendo -O livro didático de Ciências no Brasil?
-
Renan de França Souza
-
Repertórios profissionais da docência no contexto do ensino de Ciências e Biologia: O estudo de caso em uma escola da rede pública estadual de São Paulo
-
Representação social sobre educação especial/inclusiva de alunos de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná
-
REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: interpretações possíveis a partir das palavras-chave e da Lei de Zipf
-
Representações sociais de aquecimento global por professores de ciências
-
Representações Sociais Sobre o Ser Professor e a (Re)Construção da Identidade Docente: Um Estudo no Curso de Licenciatura em Química da UFAC - Rio Branco
-
Resenha: 'Estudos de caso no ensino de ciências naturais e na educação ambiental'
-
Retratos sociológicos de mulheres cientistas: como as performances de gênero afetam o gosto por ciências
-
Reverberações do corpo : criação de um espaço de problematização sobre a temática do cérebro na intersecção entre os campos da ciência e da arte
-
Ricardo Fagundes da Rocha
-
Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
-
Rita de Cássia Pereira Borges
-
Roberta Chiesa Bartelmebs
-
Roberta Conceição Bomfim Pinheiro
-
Roberta Conceição Santana Rezende
-
Roberth Jesus De-Carvalho
-
Rodrigo da Silva Bitzer
-
Rodrigo Da Vitória Gomes
-
Rodrigo dos Santos Crepalde
-
Rones de Deus Paranhos
-
Roseli Adriana Blümke Feistel
-
ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma proposta para o ensino de botânica
-
Rotação por Estações como Método para o Ensino de Radioatividade para estudantes de 1° ano do Ensino Médio.
-
Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão)
-
Rubens Silveira Garcias
-
Sabedoria popular, senso comum e ciência: articulando saberes através das plantas medicinais na educação de jovens e adultos
-
SABERES DOCENTES E QUESTÕES SOCIOCIENTIFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA OS ANOS ESCOLARES INICIAIS
-
SABERES E PRÁTICAS DE EDUCADORES PATRIMONIAIS AMBIENTAIS DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA
-
Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem
-
Salas de atendimento educacional especializado (AEE): o uso de tecnologias assistivas no processo de inclusão dos alunos nas atividades de ensino aprendizagem
-
Samuel Quinaud Rossi
-
Sandra Cristina Souza Reis Abreu
-
Sandra Godoi Maestrelli
-
Sandro Aléssio Vidal de Souza
-
Santina Célia Bordini
-
Sarah Kreuger
-
Saúde e Meio Ambiente em materiais didáticos das campanhas e movimentos de educação popular (1947 ? 1967)
-
Segurança Alimentar e Agroecologia: percepções de estudantes e professores da área de Ciências da Natureza em um contexto de escola do campo
-
SEMINÁRIO INTEGRADO: AS FACES DO RECONHECIMENTO DO OUTRO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARTICIPANTES DO CIRANDAR
-
SENTIDOS DE CRÍTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
-
Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participar do Clube do Pesquisador Mirim
-
Sequência de Ensino Investigativa Contextualizada com Diabetes Mellitus
-
Sequência de ensino investigativa e práticas laboratoriais : novos olhares sobre o ensino de ciências
-
Sequência de ensino por investigação significativa no estudo das relações entre física e música em atividades experimentais envolvendo o oscilador de Melde
-
Sequência didática investigativa baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov para a determinação experimental da velocidade do som no ar
-
Sequência didática investigativa baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov para a determinação experimental da velocidade do som no ar
-
Sequência didática para a aprendizagem significativa da acústica física e da acústica musical, relativas aos tubos sonoros, utilizando organizadores prévios e atividades experimentais com o tubo de Kundt
-
Sequência didática para a aprendizagem significativa da física do lançamento de projéteis por meio da utilização de simulador computacional e montagem experimental
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS: ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
-
SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS (SEI) E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): APROXIMAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES AOS ALUNOS DE MEDICINA EM FASE INICIAL DE FORMAÇÃO
-
Sequências de ensino investigativas envolvendo CTSA: a biomassa como tema gerador do processo de aprendizagem de conceitos químicos.
-
Sequências didáticas em educação ambiental crítica : tendências da produção acadêmica, análise epistemológica e reflexões para uma proposta na educação em ciências
-
Ser um Corpo mais Humano: a visão de Professores sobre o Ser Humano no Ensino de Ciências e Biologia
-
SER UM CORPO MAIS HUMANO: VISÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOBRE O SER HUMANO
-
SEXTING NA ADOLESCÊNCIA: ANÁLISE DA REDE DE ENUNCIAÇÕES PRODUZIDA PELA MÍDIA
-
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: entrelaçando atitudes, posturas e estratégias em sala de aula com o apoio da Estratégia Saúde da Família
-
Sheila Cristina Ribeiro Rego
-
Sidnei Quezada Meireles Leite
-
Silmara Alessi Guebur Roehrig
-
Silvana Mendonça da Fonseca
-
Silvaney Fonseca Ferreira Seabra
-
Silvia Zamberlan Costa Beber
-
Simone Geraldini de Paiva
-
Simone Sendin Moreira Guimarães
-
Simony Suely Paes de Souza Aguiar
-
Sinaida Maria Vasconcelos
-
Sinais-termo em libras: uma proposta terminológica para favorecer a apropriação de alguns conceitos da termodinâmica química
-
Sirliane da Costa Viana
-
Situação de Estudo: Compreensões dos formadores de professores do Ensino de Ciências
-
Sobrevida? Silêncios, Artes, (In)visibilidades, Educação e(m) Biologia e te(n)sões entre Vida-morte-saúde-doença: HIV/aids e corpos em contaminações e devires
-
Socialização profissional docente de professores temporários de Ciências Naturais da Rede Estadual de Ensino do Paraná
-
Sued Silva de Oliveira
-
Suiane Ewerling da Rosa
-
Sujeitos cognoscentes : mentes incorporadas constituídas na experiência do viver
-
Sullyvan Garcia da Silva
-
Superando falsas dicotomias sobre a ciência e seu ensino por meio de uma síntese materialista, histórica e dialética
-
Tania Denise Miskinis Salgado
-
Tatiana Galieta Nacimento
-
Teatro científico na Educação Básica: catalisando diálogos interdisciplinares entre Ciência e Arte
-
Telma Temóteo dos Santos
-
Tendencias de investigación en la enseñanza de la física en revistas académicas iberoamericanas
-
TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DE TESES E DISSERTAÇÕES (1997-2019)
-
Tendências da pesquisa em ensino de física na educação de jovens e adultos: um panorma de teses e dissertações (1997 - 2019)
-
TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: DO PANORAMA À ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA
-
TESTES EM PAPEL VERSUS TESTES EM COMPUTADOR: O MEIO DE REALIZAÇÃO INFLUENCIA O DESEMPENHO DOS ALUNOS?
-
Textos de divulgação científica: recursos para promover a educação alimentar e nutricional em aulas de ciências?
-
Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio
-
Texts and reading practices in physics education: Analysis of the voices of subjects in initial teacher education
-
Thaís Presa Martins
-
The Education of Young People and Adults in the political project of the Nature and Mathematics Sciences courses of the Universidade Federal do Pampa
-
THE INNOVATIVE TEACHERS TRAINING FOR CHEMISTRY TEACHING THROUGH DIGITAL TECHNOLOGIES
-
The Multi-timescale, Multi-modal and Multi-perspectival Aspects of Classroom Discourse Analysis in Science Education
-
Thiago Martins Santos
-
Trabalhando a materialidade textual na licenciatura em física: como licenciando(a)s escolhem, analisam e propõem textos para o ensino da teoria quântica
-
TRABALHO COMO FUNDAMENTO ONTOLÓGICO DE UMA CONCEPÇÃO DE MUNDO MATERIALISTA, HISTÓRICA E DIALÉTICA PARA A EDUCAÇÃO EM QUÍMICA
-
Tradição Maxakali e Conhecimento Científico: Diferentes perspectivas para o conceito de transformação
-
Trajetórias animadas na formação do pensamento conceitual no Ensino de Ciências
-
TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares
-
TRANSVERSALIZANDO UMA CONTROVÉRSIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DISCURSIVA AFRORREFERENCIADA
-
Tratamento histórico presente em livros didáticos de física concernente à velocidade da luz
-
Trilha de lobos do platôs de Goiás: a singularidade dos estudantes do curso de licenciatura em Geografia do Sistema Universidade Aberta do Brasil
-
Trilha de lobos nos platôs de Goiás: a singularidade dos estudantes do curso de licenciatura em Geografia do Sistema Universidade Aberta do Brasil
-
Tulio Ferneda
-
Um estudo sobre as contribuições da disciplina "observação de aves" no processo de ensino e aprendizagem em biologia
-
UM MODELO MULTIDISCIPLINAR PARA A ANÁLISE DO DISCURSO EM AULAS DE QUÍMICA
-
UM OLHAR INVESTIGATIVO PARA PROJETOS DE ENSINO APLICADOS NA ÁREA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM TEMPOS DE REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
-
Uma análise da perspectiva investigativa em material didático de ciências: coerência com a proposta pedagógica?
-
Uma investigação sobre a introdução do estudo do conceito de derivadas associado ao conceito de velocidade instantânea para o Ensino Médio
-
Uma perspectiva histórico-crítica da Eletricidade para o ensino de Ciências - a integração de conteúdos escolares ao acervo da Escola de Ciência-Física no contexto da alfabetização científica
-
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM BUSCA DA SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS
-
Uma rosa na ciência: o ensino de ciências através da contextualização com o cinema e a literatura presente na obra ?O Nome da Rosa?
-
Una aproximación al análisis del discurso versión francesa caso: aprendizaje del concepto de peso
-
Unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo físico e musical da vibração de barras homogêneas por meio da análise experimental da kalimba
-
Unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo físico e musical da vibração de barras homogêneas por meio da Kalimba
-
Unidades de Aprendizaem na educação profissional
-
UNIVERSOS PARALELOS ENQUANTO REPRESENTAÇÃO CULTURAL NA SÉRIE DE ANIMAÇÃO RICK E MORTY
-
Uso da contextualização socioambiental para abordar a chuva ácida no ensino de química por meio de uma sequência didática
-
Vanessa Avelar Cappelle Fonseca
-
Vanessa Carvalho dos Santos
-
Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
-
Victor Ferreira Dias Santos
-
Vinicius Silva Tanajura
-
Virtualizações e Atualizações em Redes de Conversação sobre o Currículo de um Curso On_Line de Licenciatura em Ciências
-
VISÃO DAS CORES: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DE APOIO INTERDISCIPLINAR
-
VISÃO DOS ALUNOS SOBRE A INFLUÊNCIA DA CONDUTA PROFISSIONAL, CONHECIMENTO TEÓRICO E METODOLOGIA DE ENSINO DO PROFESSOR DE QUÍMICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
-
Visão e suas anomalias: uma abordagem dos três momentos pedagógicos para o ensino da Óptica
-
Vitor Martins Menezes
-
Víctor Luiz da Silva Maia
-
Wagner de Deus Mateus
-
WebQuest en clases de Ciencias: Propuesta de formación docente para pensar y actuar en los primeros años escolares
-
William Harvey e a circulação sanguínea: uso de fontes primárias da história da ciência no ensino de biologia
-
Yasmin Teixeira Mello
-
ÁGUA: TEMÁTICA INTEGRADORA DOS CONTEÚDOS CURRICULARES AOS TEMAS TRANSVERSAIS A PARTIR DE METODOLOGIAS INVESTIGATIVAS
-
Áislan de Carvalho Vivarini