membro de https://brcris.ibict.br/individual/comm_ee459614-d3fc-461b-b7eb-f628e356a377 Formação de Professores, Ensino e Avaliação Grupo de Pesquisa Pedagogia Universitária-Formação de Professores Grupo de Pesquisa
publicações selecionadas A prática avaliativa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): pressupostos conceituais e implicações no contexto escolar DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS ALGÉBRICOS NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZEGEM SIGNIFICATIVA
theses/dissertations advising Práticas bem sucedidas de professores de inglês em escolas públicas: sujeitos singulares, possibilidades plurais As concepções dos professores de ciências biológicas: relações entre a formação pedagógica e científica. Encontro sobre o Poder Escolar como formação de professores: compreensões a partir de suas idealizadoras. Saberes docentes: re-significando os saberes da prática no espaço de trabalho dos professores Práticas bem sucedidas de professores de inglês em escolas públicas: sujeitos singulares, possibilidades plurais Tornando-se professor universitário: os primeiros passos na docência Práticas bem sucedidas de professores de inglês em escolas públicas: sujeitos singulares, possibilidades plurais Professores leigos em escolas rurais: trajetórias de vida profissional de um passado (re)visitado. As repercussões do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI no fazer docente de professores universitários. Formar professores de Biologia:desafios e possibilidades Formação continuada de docentes da educação profissional: entendendo processos. Ensinar Física a partir dos conhecimentos que os alunos explicitam: desafios e limites de uma prática pedagógica. Concepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em relação à Matemática: as implicações da/na formação. Concepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em relação a Matemática:as implicações da/na formação Prática pedagógica em Matemática: desafios de metologias alternativas A formação nas Licenciaturas em Dança das universidades públicas federais gaúchas pela voz das(os) docentes formadoras(es): O que é que essas(es) “profes” têm?. Estágio de Docência na Graduação: possibilidades e limites na formação de professores universitários A formação nas Licenciaturas em Dança das universidades públicas federais gaúchas pela voz das(os) docentes formadoras(es): o que é que essas "profes" têm? A docência em um curso de Publicidade: publicitário ou professor FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: COMO SE (DES) ARTICULAM AS DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E AS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA? A formação de professores no contexto dos IFs Publicitário ou professor? Observando a docência desenvolvida em sala de aula. IDENTIDADE E FORMAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES ACERCA DAS VISÕES DE PROFESSORES BACHARÉIS. Docentes universitários iniciantes: ... Professoras iniciantes nos anos iniciais: saberes e práticas como perspectiva articuladora para a sua constituição docente. Professores que utilizam tecnologias em suas aulas: como expressam situações pedagógicas de suas práticas? Desafios da prática pedagógica face a docência universitária: um estudo com professores do Curso de Enfermagem da UFPel A iniciação à docência de jovens professores na universidade . Constituição do professor universitário iniciante no contexto de uma instituição em implantação: envolvimento e responsabilidade individual e institucional Ações pedagógicas de professoras aposentadas: da prática aos saberes. Formação de professores e desenvolvimento profissional a partir da prática docente: perspectivas das professoras da educação básica O ensino de cálculo: desafios e possibilidades de práticas pedagógicas Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica Da escola na zona urbana para a escola do/no campo: os professores em foco Encontros sobre o Poder Escolar: compreensões a partir de suas idealizadoras construção da identidade de professoras iniciantes Professores do ensino superior: compreensões sobre a formação pedagógica Problematizando a prática pedagógica para o ensino médio de adultos:espaço de possibilidades para a formação integral