Ensino de ciências
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
'Desenhe um cientista': As concepções dos estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura sobre os cientistas
-
-ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM-: UTILIZANDO A CULTURA-POP NO ENSINO DE ZOOLOGIA
-
8. O USO DO SOLO COM ENFOQUE CTS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL (FASE 1)
-
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES
-
A Bibliometric and Descriptive Analysis of Inclusive Education in Science Education
-
A competência interacional do professor das séries iniciais : a organização seqüencial da conversa nas aulas de ciências
-
A CONSTITUIÇÃO DE ASSOCIAÇÕES E O TRABALHO COM AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
-
A CRIAÇÃO E O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
A crítica do conceito de verdade na filosofia da ciência de Karl Popper e o ensino de ciências
-
A dialética entre literatura e ciência na vida e na obra de Primo Levi: uma análise para a educação em ciências a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
-
A dimensão axiológica no desenvolvimento e implementação de atividades didático-pedagógicas via Tema Gerador
-
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES-FORMADORES: UM ESTUDO EM CURSOS DE QUÍMICA LICENCIATURA DO ESTADO DO PARANÁ
-
A educação de jovens e adultos e o ensino de ciências naturais: contribuição da utilização dos conceitos unificadores
-
A Educação em Saúde na formação do licenciado em Pedagogia
-
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E AS APRENDIZAGENS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA NO INTERIOR DO BRASIL
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS ? UM OLHAR SOBRE AS PERSPECTIVAS DA BNCC E O ENFOQUE CTS
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EVENTOS NACIONAIS
-
A formação de professores para a educação inclusiva de alunos com deficiências a partir da literatura
-
A historia da Tabela Periódica em um ambiente virtual e sua contribuiçao para o ensino-aprendizagem de conceitos básicos de ciência
-
A história da ciência como objeto mediador do conhecimento do conteúdo de parasitologia no ensino médio : um livro paradidático
-
A interação de uma sala de aula de química de nível médio com o hipermídia etnográfico sobre o sabão de cinzas vista através de uma abordagem socio(trans)cultural de pesquisa
-
A leitura da realidade ambiental mediada pelas ideias da física: uma análise da produção escrita sobre a atuação de temas ambientais na educação em ciências
-
A MATEMÁTICA NA VIDA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS, ENFRENTAMENTOS E POSSIBILIDADES
-
A moral em questões sociocientíficas no ensino de Biologia
-
A morte nos vivos: pequenas histórias de vida e morte
-
A natureza da avaliação no ensino de ciências
-
A participação das mulheres na ciência: estudo e reflexões durante a pandemia
-
A práxis axiológica do brincar baseado em temas geradores na educação em ciências
-
A série CSI e suas possibilidades como estratégia de ensino em biologia
-
A tecnologia como estratégia etnomatemática: Um estudo de caso sobre o uso das tecnologias no ensino de matemática no sexto ano do Ensino Fundamental
-
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ÂMBITO DO SABER ENSINADO: REFLEXÃO SOBRE O ENSINO A PARTIR DA SÉRIE DE TV ANNE WITH AN E.
-
A visualização de fenômenos astronômicos básicos mediada por recursos visuais didáticos.
-
Abordagem temática: um olhar para a apreensão de temas
-
Adailton Moreira da Silva
-
Alba de Oliveira Lemos
-
Alessandro Augusto de Barros Façanha
-
Ana Júlia Lemos Alves Pedreira
-
Analisando as motivações dos estudantes estrangeiros do Instituto Oswaldo Cruz na Fiocruz
-
Anthropophagic Projections for Intercultural Science Teaching on the Urban Margins of Latin America
-
Antônio Cesar Batista Alvino
-
ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO SEXUAL: UM ESTUDO DE CASO
-
ANÁLISE DA INSERÇÃO DO CONTEÚDO DE ASTRONOMIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO DO BRASIL (1998-2018)
-
Análise das percepções de doutorandos sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo WhatsApp no ensino de Ciências
-
ANÁLISE DE UMA WEBCONFERÊNCIA TENDO COMO TEMA A PRESENÇA DAS MULHERES NA FÍSICA
-
Apontamentos sobre as potencialidades interdisciplinares de espaços não formais de educação
-
Aprendizagem por Projetos em Ambientes Educativos STEM
-
As danças circulares sagradas na formação inicial de professores de Biologia
-
As garotas do rádio e sua busca por justiça e dignidade
-
AS INTER-RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NOS DESENHOS ANIMADOS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
-
As operações epistêmicas na aula de campo de ciências: caminhos entre o mundo material, os modelos e as teorias
-
As representações sociais sobre ciências e ensino de ciencias no curso de licenciatura em física, química, biologia e matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco
-
ASPECTOS FORMATIVOS DA EXPERIÊNCIA COM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
-
Atenção Básica e Ensino de Ciências: um jogo de trilha como recurso pedagógico para a formação da saúde no ensino fundamental
-
Atividade Experimental Problematizada (AEP): asserções praxiológicas e pedagógicas ao ensino experimental das ciências
-
Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica?
-
Bases epistemológicas para um modelo funcional em Gaia
-
Bianca Rantin
-
Brenda Costa de Oliveira Galvão
-
Buscando o fenômeno: quando gênero, educação sexual e a moral religiosa se encontram na sala de aula
-
Caio Martins Cruz Alves de Oliveira
-
Camilla de Carvalho de Brito
-
Carlos Alberto de Souza Junior
-
Carlos Eduardo Anunciacao
-
Caroline dos Santos Maciel Silva
-
Ciência e literatura na ficção científica de Primo Levi: desvelando a relação entre a gnosiologia e a ontologia da ciência
-
Claudia de Alencar Serra e Sepulveda
-
COLEÇÃO DE CADERNOS TEMÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA PROPOSTA DE MATERIAL PARADIDÁTICO DE INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II.
-
COMO O ENSINAR CITOLOGIA E PROMOVER UMA VISÃO INFORMADA DA CIÊNCIA NO NÍVEL MÉDIO DE ESCOLARIDADE
-
Conhecimento aberto na educação em ciências e tecnologia : um estudo para a construção de uma educação emancipatória em sociedades do conhecimento
-
Conhecimento tradicional Kaingang: o uso de ervas medicinais
-
CONHECIMENTOS LOCAIS DE PESCADORES: UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
-
Construindo Artrópodes a Partir de Resíduos Sólidos: Do Ensino-Aprendizagem à Cidadania.
-
CONSTRUÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM (APLICATIVO) VOLTADO AO ENSINO DE QUÍMICA
-
CONTRIBUIÇÕES DE OFICINAS DE PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
-
CONTRIBUIÇÕES DE UM NÚCLEO DE ESTUDOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM ENFOQUE CTS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
-
CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE WANDERLÂNDIA, TO.
-
CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DA ABORDAGEM CTS SOBRE O TEMA SOLO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NA FASE 1 DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
-
CSI: INVESTIGAÇÃO CRIMINAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS ? ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO
-
Daniele Cabral de Freitas Pinheiro
-
David Holanda de Oliveira
-
Desenvolvimento de material didático de apoio de astronomia para professores do segundo ciclo do ensino fundamental
-
Desenvolvimento do pensamento crítico de licenciandos em Pedagogia a partir de uma questão sociocientífica sobre proliferação de escorpiões em Amargosa, Bahia
-
DIMENSÕES DA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA MANIFESTADAS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
-
Dimensões de Ciência e Tecnologia na obra Pedagogia da Esperança de Paulo Freire: contribuições para uma Educação CTSA humanizadora
-
Discursos educativos sobre sexualidades no ensino de ciências
-
Discussão Curricular a Partir do Tema Energia numa Perspectiva de Intervenção na Formação Continuada de Professores
-
Discutindo ciência, tecnologia e sociedade com crianças pela mediação de obras de arte
-
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR UMA WEBCONFERÊNCIA SOBRE REDUCIONISMO E EMERGENTISMO
-
Diálogo entre o pluralismo epistemológico e o multiculturalismo crítico na formação inicial de professores/as de Biologia.
-
DIÁLOGOS ENTRE A ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS SOB O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE E A PEDAGOGIA FREIREANA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS
-
Diálogos interdisciplinares construídos a partir da aproximação entre a engenharia civil e o ensino de ciências em um núcleo de pesquisa
-
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: articulação de saberes locais com o ensino de Botânica
-
E a história da ciência serve para...?
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO MULTICULTURAL: PROMOVENDO A CRITICIDADE EM UMA TRILHA INTERPRETATIVA INDÍGENA COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
-
EDUCAÇÃO MUSEAL E MEDIAÇÃO DO NÚCLEO DE OFIOLOGIA E ANIMAIS PEÇONHENTOS DA BAHIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
-
Educação Ambiental em Escolas Particulares de Goiânia: do Diagnóstico a Proposições em Formação de Professores
-
Educação científica, educação ambiental e comunidades tradicionais: um estudo de práticas sustentáveis no uso de plantas cabaceiras (baobás) pela etnia Fula em Guiné-Bissau
-
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: INTERFACES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO
-
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DE NICO STEHR
-
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIÁLOGO ENTRE DIFERENTES SABERES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA BÁSICA
-
Educação museal: investigando a mediação em um Museu de Ciências Itinerante
-
Educação na Natureza - tendências de práticas educativas
-
EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES DO CONHECIMENTO: O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE AÇÃO EMANCIPATÓRIAS
-
Educação não formal para cultura científica: O público das atividades de ciência, tecnologia e educação ambiental no SESC Madureira
-
EDUCAÇÃO SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: dilemas enfrentados por docentes do Ensino Fundamental.
-
Elaine da Silva Ladeia
-
Enai Taveira da Cunha
-
ENSEÑANZAS DE CIENCIAS INSURGENTES: AMBIENTALIZANDO CIENCIAS Y EDUCACIONES
-
ensino de biologia como justificação para negação e desqualificação da materialidade de corpos, gêneros e sexualidades no contexto escolar
-
Ensino de ciências: Da Literatura de Cordel ao Texto Científico sobre as causas e consequências do Aquecimento Global
-
Ensino de ecologia e elementos da etnoecologia: perspectivas para a formação inicial do professor de biologia a partir de um curso de extensão
-
Ensino de Genética no ensino médio através de uma sequencia didática.
-
Ensino explícito de ética em biologia celular no contexto do Ensino Médio: potencialidades e desafios para a educação crítica
-
Ensino interdisciplinar da fotossíntese: interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação
-
ENSINOS DE CIÊNCIAS INSURGENTES: AMBIENTALIZANDO CIÊNCIAS E EDUCAÇÕES
-
Entrevista com Guy Barcellos: aportes para pensar alfabetização e letramento científico
-
ENVIRONMENTAL WEAVINGS: EPISTEMOLOGICAL AND AXIOLOGICAL INSPIRATIONS FOR INSURGENT EDUCATIONS
-
ESPAÇOS MUSEAIS E A MEMÓRIA COLETIVA: MUSEU GOIANO PROFESSOR ZOROASTRO ARTIAGA
-
Espectroscopia Raman de Baixa Frequência - THz-Raman
-
EVENTOS CULTURAIS E CIENTÍFICOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS ABERTOS ENVOLVENDO A EXIBIÇÃO DE VÍDEOS CURTOS
-
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PARA PROFESSORES: BIOMAS BRASILEIROS NO MUSEU DINÂMICO INTERDISCIPLINAR DA UEM
-
Fernanda Pardini Ricci
-
Flávia Maria Gonçalves de Sant´Ana
-
Formação continuada de professores de Ciências em caráter investigativo, interdisciplinar e com mediação por tecnologias digitais: reflexões acerca do curso Ciência é 10! na Universidade de Brasília.
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE CTS ? UM OLHAR À LUZ DA BNCC
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA PARA A INTERDISCIPLINARIDADE EDUCATIVA E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS BUSCANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
-
Formação do conceito de respiração celular por alunos do ensino médio
-
FRANCIELE KOLLAS
-
Fundamentos, pesquisas, contemporaneidades e tendências no Ensino de Física no Brasil
-
Física em verso e prosa - A voz dos alunos sobre a Física escolar através de redações
-
GEEDUQ - Grupo de Estudos em Educação Química
-
Giulianna Paiva Viana de Andrade Souza
-
Guilherme Mulinari
-
Helena Maria Salla
-
Histology for the Visually Impaired: A Study Applying Models at Universities in Spain and Brazil
-
Homenagem Póstuma ao Professor Sidnei Quezada
-
Identificando e Classificando o perfil dos licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe
-
Igor Soares de Oliveira
-
Institucionalização da Educação a Distância como Prática de Gestão: Implicações e Transições Decorrentes da Pandemia de COVID-19 Autores
-
INSURGENT SCIENCE TEACHING: ENVIRONMENTALIZING SCIENCE AND EDUCATION;
-
INTEGRANDO CONHECIMENTOS: UMA ABORDAGEM ETNOBOTÂNICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS / INTEGRATING KNOWLEDGE: AN ETNOBOTANICAL APPROACH TO SCIENCE TEACHING
-
Interculturalidade crítica e Educação em Ciências: reflexões acerca de uma 'justiça cognitiva'.
-
Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Multidisciplinaridade nos Múltiplos Saberes do Ensino
-
Interfaces entre cinema, ciência e ensino: uma revisão sistemática de literatura
-
INVESTIGANDO O VALOR HEURÍSTICO E PEDAGÓGICO DE UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM SOCIAL DA CIÊNCIA ESCOLAR
-
Investigação as concepções do conceito de força através do ciclo da experiência Kellyana
-
INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AS PROPRIEDADES FÍSICAS DO AR COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS FINAIS DOENSINO FUNDAMENTAL
-
Irene Yukiko Kimura
-
Isabela Maria Seabra de Lima
-
Ismael Aparecido da Silva
-
Izaura Santiago da Cruz
-
Javier Giovanny Sánchez Molano
-
Jefferson da Silva Santos
-
Joana de Jesus de Andrade
-
Joana Guilares de Aguiar
-
Joana Viana de Barros
-
JOGOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
-
João Henrique Ávila de Barros
-
Juliana Colozzo Gregorio
-
Laboratório de História das Ciências - LAHCIC
-
Laura Roberta Sarmento de Barros
-
Leandro Afonso da Silva
-
Leonardo Antonio Pregnolato
-
Leonardo Bruno Ferreira de Souza
-
Letramento científico na perspectiva biológica: um estudo sobre práticas docentes e educação cidadã
-
Letramento Digital em tempos de COVID-19: Uma análise da educação no contexto atual
-
Lidiane Martins de Oliveira
-
Luana Jotha Mattos
-
Lucas Vilas Boas Simirio
-
Ludicidade no ensino de ciências: diagnóstico inicial em escolas do campo em uma comunidade do sertão nordestino
-
Ludwik Fleck e o estilo de pensamento na percepção ambiental por alunos de uma escola do campo em Wanderlândia, TO
-
Mapas conceituais: uma proposta para o estímulo à aprendizagem de física no Ensino Fundamental II
-
MAPEANDO AS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): UMA ANÁLISE ATOR-REDE
-
Marcelly Castello Branco Lopes
-
Marcos Antônio Florczak
-
Marcos Reis dos Santos
-
Maria Iracema Barbosa Moura
-
Mariana Lima Vilela
-
Material didático adaptado para o ensino de Higiene e Saúde: Jogo da Memória Saudável para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
-
Material Didático para o Ensino de Sistemática Filogenética
-
Mateus Duarte Ribeiro
-
Meaningful Learning Theory and Science Teaching through Research: interfaces from a narrative literature review
-
Mercedes Rodríguez-Pinero López-Sáez
-
METALLOTHIONEIN DETERMINATION CAN BE APPLIED TO LEARN ABOUT AQUATIC METAL POLLUTION AND OXIDATIVE STRESS DETOXIFICATION MECHANISMS THROUGH PROBLEM- BASED LEARNING
-
Monalisa de Oliveira Nascimento
-
MÍDIAS DIGITAIS E ENSINO DE PROJETO DO CURSO DE EDIFICAÇÕES: A PLATAFORMA BIM
-
Nataly Carvalho Lopes
-
Natália Ferreira Dias
-
Nei de Freitas Nunes Neto
-
No vai e vem da maré: ressignificando o lugar do conhecimento local no ensino de ciências
-
NÃ?CLEO DE ESTUDOS DOCENTES COM ENFOQUE CIÃ?NCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÃ?Ã?O INFANTIL: CONTRIBUIÃ?Ã?ES E PERSPECTIVAS
-
Núbia da Silva
-
O ataque organizado à ciência como forma de manipulação: do aquecimento global ao coronavírus
-
O BRINCAR E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
O conhecimento tradicional para a construção de uma horta medicinal em Salvaterra, ilha de Marajó, Pará
-
O desempenho de estudantes brasileiros nas avaliações SAEB e PISA: relaçoes com a aprendizagem de Ciências Naturais
-
O ensino de Botânica por meio da metodologia d aprendizagem baseada em problemas
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O QUE SABEM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INCIAIS?
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA AUTISTAS
-
O ensino de ecologia mediado pelo conceito unificador energia: o biodigestor enquanto modelo didático para uma abordagem onterdisciplinar
-
O envelhecimento de cachaça como questão sociocientífica: a importância do conceito de superfície específica
-
O inglês como ferramenta para a educação ambiental: possibilidades na educação básica
-
O instrumento dialético-axiológico na seleção de falas significativas: em busca de uma educação científica ético-crítica
-
O pensamento decolonial na Biogeografia e suas contribuições na formação docente.
-
O Sistema de Ciclos de Formação na Rede Municipal de Educação de Goiânia na Visão de Professores de Ciências do Ciclo II
-
O tema sexualidade na BNCC e seus impactos na produção de livros didáticos de ciências
-
O uso de animais no ensino superior: uma análise exploratória de conhecimentos, valores e práticas de alunos e professores de ciências biológicas.
-
O uso de WebQuests no contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa como recurso instrucional
-
O uso dogmático de pressupostos no Ensino de Ciências: uma reflexão a partir da perspectiva da filosofia da linguagem wittgensteiniana em um Curso de Formação continuada de Professores
-
O YouTube como uma configuração para o ensino e a aprendizagem de ciências.
-
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica para o ensino de ciências no município de Curitiba
-
Os Focos do Ensino de Ciências: um instrumento para analisar o Ensino de Ciências
-
OS SABERES LOCAIS E O ENSINO DE BOTÂNICA: DIÁLOGOS ENTRE SABERES
-
Os valores na pesquisa em Educação em Ciências e indicativos para uma prática educacional ético-crítica
-
Para além do exótico: as ciências na África, da história ao ensino
-
Patrícia Carneiro da Silva
-
Patrícia de Sousa Oliveira
-
Paulo Cesar Pinheiro
-
Perfis biológico, sociológico e cultural nas concepções de estudantes no Ensino Médio sobre animais
-
Popularização da ciência, educação popular e ensino de ciências e saúde a partir do voluntariado
-
Por uma pesquisa em ensino de física menos universal: usando um modelo teórico de níveis de contexto mutuamente constitutivos para interpretar a educação científica em diferentes idioculturas
-
Possibilidades didáticas oferecidas por livros de divulgação científica sobre buracos negros
-
Potencialidades da formação continuada com o tema sistemática filogenética para professores de ciências e biologia
-
Processos de categorização social em aulas de ciências nas séries iniciais da educação de jovens e adultos
-
Produção de vídeos documentários como processo formativo de futuros professores de Ciências
-
Projeções Antropofágicas Para Ensinos Interculturais de Ciências nas Margens Urbanas da América Latina
-
PROPOSIÇÃO FORMATIVA DE PROFESSORES A PARTIR DA REFLEXÃO CRÍTICA DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
-
Proyecciones Antropofágicas Para Enseñanzas Interculturales de Ciencias en las Periferias Urbanas de América Latina
-
Práticas docentes na educação infantil: o entrelace dos saberes disciplinares e pedagógicos nas aulas de ciências naturais.
-
Práticas e aprendizagens dos professores-tutores: a formação dos formadores no curso de aperfeiçoamento do OBECIM-EJA
-
Pâmela Vieira Nunes
-
QUAL CIÃ?NCIA Ã? NEGADA NAS REDES SOCIAIS? REFLEXÃ?ES DE UMA PESQUISA ETNOGRÃ?FICA EM UMA COMUNIDADE VIRTUAL NEGACIONISTA
-
Questões sociocientíficas na formação inicial de professores de ciências
-
Rachel Nunes Leal
-
Raimundo Nonato Brilhante de Alencar
-
Rastros e Apropriações no Projeto Geociências e a Formação de Professores em Exercício no Ensino Fundamental.
-
Refletindo sobre a integração dos sistemas fisiológicos: Avaliação de uma sequência didática fundamentada nos três momentos pedagógicos
-
REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS COM JOVENS ATINGIDOS POR BARRAGENS NA EDUCAÇAO DO CAMPO NO RIO DE JANEIRO
-
Reflexões sobre o uso de Webquest como recurso didático para abordagem do tema poluição atmosférica
-
Relação entre florestas e produção de água
-
Reneida Aparecida Godinho Mendes
-
Ronaldo Andrade dos Santos
-
Rozangela Soares Grangeiro Borges
-
Ruth Brito de Figueiredo Melo
-
Saberes socioambientais associados à educação escolar quilombola na comunidade do Mumbuca, Jalapão/To
-
Sabrina Gabriela Klein
-
Saiara Conceição de Jesus da Silva-Leal
-
Samira Rezende Duarte
-
Sandra Elena Murriello
-
Silvana Maria Lima de Oliveira
-
SOBRE A PROPAGAÇÃO DE DESINFORMAÇÕES CIENTÍFICAS NAS REDES SOCIAIS: UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA NO TWITTER PARA REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
-
Tamara do Nascimento Scarpini
-
Tecendo redes de sabedoria e conhecimento no encontro entre profissionais da Saúde Mental e da Educação
-
Tecituras ambientais nas margens escolares para um ensino de ciências insurgente
-
Temas Geradores em tempos de pandemia e suas contribuições para o ensino de Ciências/Física
-
Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Ensino de Ciências Pela Pesquisa (ECP): Interfaces a Partir de uma Revisão Narrativa de Literatura
-
Thaylise de Cassia Santos Przepiura Mussi
-
Thiago Machado da Costa
-
Thiago Serravalle de Sá
-
Tiago Soares Feitosa
-
Um olhar gnosiológico para as contribuições e desafios do processo de apreensão de temas na perspectiva da abordagem temática
-
Um recorte sobre a educação em Astronomia nas escolas municipais de Curitiba no contexto da formação e atuação de professores de ciências do ensino fundamental, de documentos oficiais nacionais, estaduais (Paraná) e das diretrizes curriculares municipais para educação em Curitiba
-
UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE NO ENSINO DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SERRA-ES
-
UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLABORATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO DE BOTÂNICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Understanding the Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK) of mathematics teachers as a possibility for reflection on the use of educational technology
-
VALIDAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE DESMATAMENTO NA PERSPECTIVA CTSA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Vanessa Wegner Agostini
-
Vera Lucia Bobrowski
-
Vinicius Ferreira Pinto
-
Vinícius Abrahão de Oliveira
-
Visões acerca da natureza da ciência de formandos em licenciatura em química
-
Vivências pandêmicas ensino remoto, educação e subjetividade em tempos de coronavírus
-
WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em Física baseado na teoria da aprendizagem significativa
-
Ítalo Társis Ferreira de Sousa