Educação Brasileira
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Configuração do campo da Educação no Brasil: estudo bibliométrico da Revista Brasileira de Educação e da Revista Brasileira de História da Educação".
-
"Ecos da Modernidade: a arquitetura dos grupos escolares sergipanos (1911-1926)"
-
"Matéria livre... espírito livre para pensar": um estudo das práticas abolicionistas em prol mda instrução de ingênuos na capital da província sergipana (1881-1884)
-
A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012)
-
A Associação Jacutinguense de Proteção à Criança: um olhar sobre uma trajetória
-
A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO SUBSÍDIO ÀS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DOS ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DA BAHIA
-
A Campaha Nacional de Educandários Gratuitos e a nova organização escolar: histórias e memórias da Educação no município de Ibicaraí/BA
-
A concepção de cidadania na ótica de dois municípios paranaenses
-
A construção do espaço de morar e a prática política
-
A Consultoria colaborativa como estratégia na formação continuada de professores sobre o AEE à pessoa com surdocegueira
-
A contribuição da Maçonaria para a prática educacional no Estado de Sergipe
-
A Educação colinial: os órfãos da elite sergipana setecentista
-
A educação na trejetória intelectual de Arthur Ramos: higiene mental e criança problema (Rio de Janeiro 1934-1949)
-
A Educação Profissional e os Fundamentos da Escola Unitária Gramsciniana: o caso do campus São João da Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
-
A emancipação humana: qual a concepção de mundo das mulheres de baixa renda no mundo globalizado?
-
A Escola de Química de Sergipe : o processo de formação de um campo profissional (1948-1967)
-
A Escola Dominical Presbiteriana como divulgadora de saberes e práticas pedagógicas religiosas (1909-1928)
-
A Escola Lumiar e a questão da autonomia educativa
-
A Escola Militar do Realengo e a formação do oficial do Exército Brasileiro (1904 ? 1929)
-
A Escola Modelo anexa à Escola Normal de Campos: a experiência da "Seis de Março" (1916-1932)
-
A escolha de diretores escolares
-
A expansão do ensino de Direito: massificação que desqualifica ou democratização a serviço da prática da justiça no Brasil?
-
A Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa no Município de Itaboraí/RJ sob a ótica de seus (não) participantes
-
A formação de oficiais e as políticas educacionais da Academia da Força Aérea Brasileira.
-
A Formação de Professores na Universidade do Tocantins - UNITINS - Limites e Possibilidades do Curso de Licenciatura em Regime Especial
-
A formação do cidadão no ensino público fundamental entre as décadas de 70 e 90: considerações sobre a legislação educacional
-
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: a relação entre a teoria e a prática nas diretrizes curriculares do curso de pedagogia.
-
A formação docente continuada em Juiz de Fora: construindo a "Escola do Caminho Novo"?
-
A formação dos professores no curso normal superior na perspectiva pós-LDBEN : um balanço crítico
-
A gestão da Educação: entre a antiga formação e a atual cocepção
-
A GESTÃO DAS POLÍTICAS NO ENSINO SUPERIOR ,A FORMAÇÃO E MUNDO DO TRABALHO DO ADMINISTRADOR
-
A gestão democrática da educação na escola
-
A gestão escolar e sua relação com o projeto pedagógico: estudo da experiência realizada nas escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul (1995-1998)
-
A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri
-
A Leitura da Deficiência no Texto das Leis
-
A Língua Francesa em Goiás
-
A mercantilização da educação superior no Brasil: crítica marxista ao ProUni
-
A mulher de posses e a instrução elementar na Capitania de Sergipe Del Rey nos anos setecentos
-
A PEDAGOGIA DE PROJETO COMO POSSIBILIDADE DE RENOVAÇÃO METODOLÓGICA DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
-
A pesquisa na escola e na form ação do professor
-
a pesquisa na formação dos profissionais da educação e a escola
-
A política educacional do primeiro governo petista de São Carlos (2001-2004)
-
A política educacional em Mato Grosso do Sul (1999-2002): os mecanismos de participação
-
A política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares na Formação de Profissionais da Área da Saúde
-
A prática pedagogica de um professor de ciências da escolaEstadual de ensino fundamental professora Fleurides Cavallini Menechino:um estudo de caso
-
A REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS GOVERNOS FHC E LULA E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
-
A representação literária da educação brasileira na transição do século XIX para o século XX : a perspectiva de José Lins do Rêgo
-
A Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira e a Difusão de Impressos no Brasil (1818-1839)
-
A valorização do conhecimento cotidiano dos alunos sobre alimentação humana na prática pedagógica dos professores de ciencias
-
Ademir Nunes Gonçalves
-
Adolescência em conflito com a lei: a sócioeucação no Paraná
-
Adonia Antunes Prado
-
Agricultura familiar e alimentação escolar: o PNAE no Sertão Central
-
Aguinaldo Rodrigues Gomes
-
Alfabetização: Uma visão construtivista e psicanalítica
-
Alunos de ninguém: um estudo sobre a multirrepetência em classes de alfabetização
-
Andrea Cecilia Ramal
-
Andréa de Almeida Rosa Soares
-
Análise dos Alunos de suplência e de determinantes do seu rendimento nos exames
-
As Baias e a Cozinha Mineira: representações da transsexualidade nas música contemporânea brasileira.
-
As concepções de Gestão democrática da educação no curso de Pedagogia
-
As concepções de gestão democrática da educação nos curso de Pedagogia
-
As estruturas sociais e seus impactos no campo do ensino superior de música nas universidades federais do Brasil
-
As leituras pedagógicas de Sílvio Romero
-
As ordens religiosas e as práticas educativas em Sergipe Del Rey
-
As políticas públicas de atendimento dos jovens e o Projóvem
-
As políticas públicas para a educação de jovens e adultos no município de Dourados (1996-2000)
-
AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O JOVEM - O PROJOVEM COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO – TENDÊNCIAS E FRAGILIDADES
-
As práticas pedagógicas dos professores de natação da cidade de Itabuna: uma análise do binômio atividade física-saúde
-
Avaliação e Seus Meandros: A Conquista do Itinerário Dialético
-
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA FRENTE A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
-
Capitalismo tardio e educação profissional : as escolas agrotécnicas federais mineiras de Barbacena, Rio Pomba e Uberlândia (1940-1970)
-
CELULAR E ALUNOS: USO DO DISPOSITIVO MÓVEL DENTRO DA ESCOLA
-
Chat como ferramenta pedagógica na formação de professores
-
Cidadania e escolaridade na zona rural de Caetité
-
Colégios jesuíticos no Brasil Colonial na produção científica de Teses e Dissertações.
-
Consolidação do Campo de Educação Musical no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
-
Cursos de Pós graduação em Educação: influências sobre a percepção de seus egressos quanto a problemas educacionais brasileiros
-
Das escolas isoladas ao Grupo Escolar: instrução primária em Mariana (1889-1915)
-
Desenvolvimentismo e educação: o ensino médio de 1956 a 1961
-
Desenvolvimento Profissional de Professores Principiantes e os Movimentos para a Assunção da Profissão Docente
-
Direito à educação e ampliação da escolaridade obrigatória em Ponta Grossa
-
Docência e Luta na Literatura Modernista: a educação feminina nos romances "Simão Dias" e "Estrada da Liberdade" de Alina Paim (1928-1958)
-
Dra NAURA SYRIA CARAPETO FERREIRA
-
Educar, curar, salvar: uma ilha de civilização no Brasil tropical
-
Educação Ambiental e Cidadania: uma contribuição para as políticas públicas
-
Educação e Direitos Humanos: representações das diferenças sexuais na escola
-
Educação Especial do século XIX ao início do século XX: cuidar e educar para civilizar.
-
Educação infantil: a inclusão em questão
-
Educação Musical na Educação Infantil: uma investigação-ação na formação e nas práticas das professoras
-
Educação Para a Cidadania: Análise Epistemo-Histórica - Sob Abordagem Paradigmática Kuhniana - do Sistema de Ensino Brasileiro Republicano e das Suas Principais Teorias Pedagógicas
-
Educação religiosa versus laicismo: o "Correio Católico" e as escolas do Triângulo Mineiro (1930-1945)
-
Educação rural em Mato Grosso do Sul: uma análise histórica
-
Elisabete Aparecida Coelho
-
Emancipação Humana e Organização do Trabalho Pedagógico: existe congruência?
-
ENSINO DE FILOSOFIA NAS VARIANTES DO IFAL
-
ENTRE O SINDICATO E O GRÊMIO: COMO SE ORGANIZA O TRABALHADOR ALUNO.
-
Erros e Concepções de Alunos sobre a Ideia de Número
-
Estado e política educacional em Mato Grosso do Sul: limites de uma proposta democrática
-
Fernanda Cíntia Costa Matos
-
Filipe Ferreira Martins
-
Fomento a Projetos de Grupos de Pesquisa: Implicações na Área de Educação
-
FORMAÇÃO CONTINUADA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: POR UMA POLÍTICA DE QUALIFICAÇÃO
-
Formação de Professores de Educação Física - vivências de ensino dialógico-emancipatório em escolinhas de futebol na cidade de Cruz Alta
-
Formação de professores no Ceará, no limiar do Século XXI: a experiência de Jucás
-
Forças armadas e educação : o Colégio Militar de Campo Grande – MS (1993-2010)
-
Gestão Escolar: a prática pedagógica e adminstrativa na política de educação inclusiva
-
Grace Troccoli Vitorino
-
Guiomar do Rosário Barros Valdez
-
HABITUS E FORMAÇÃO MUSICAL DE ADOLESCENTES: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA
-
História da educação agrícola do sul de Minas Gerais : a Escola Agrícola de Muzambinho (1948-1985)
-
História, Memória e Educação: Uma Análise das Contribuições do Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a Formação do Professor/Pesquisador
-
IMAGINÁRIO TECNOLÓGICO DE PROFESSORES: SER PROFESSOR EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
-
Implantação, desenvolvimento e universalização do telensino no Ceará.
-
In)disciplina: concepções e práticas no cotidiano escolar
-
INCLUSÃO EXCLUSIVA OU EXCLUSÃO INCLUSIVA DO DEFICIENTE MENTAL: UMA QUESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
-
IR-REMEDIÁVEL CAMPO DE SONHOS DE FUTURO: Representações Sociais da Escola Entre Jovens Estudantes de escolas Públicas no Sertão nordestino
-
Janice Vidal Bertoldo
-
Josué de Souza Brandão Júnior
-
José Arimatéa Barros Bezerra
-
Katia Pegorim Peixoto
-
LEGISLAÇÃO DA EAD: Mobilidade acadêmica e perspectivas no modelo educacional brasileiro
-
Linguagem Escolar - Uma Relação de Poder
-
Ludicidade e Imaginário.. ..suas diversas possibilidades de interlocução para repensar a Formação de Professores
-
Luiz da Cruz Braz
-
Maria Apparecida Franco Pereira
-
Maria Auxiliadora de Paula Gonçalves Holanda
-
Maria Rosana de Oliveira Castro
-
Mediações e distinções entre associativismo e sindicalismo de professores públicos no Ceará (1962- 1992) : A APEOC/Sindicato e o SINDIUTE
-
Movimentos sociais, reforma agrária e escolaridade: o caso dos alunos do Projeto CETA na Bahia
-
Nastassja Saramago de Araujo Pugliese
-
NEMBO'E Enquanto o Encanto Permanece! Processos e Práticas de Escolarização nas Aldeias Guarani
-
Nivalda Costa Barbosa Hudson
-
No altar e na sala de aula: vestígios da catequese e da educação franciscanas no sudeste goiano (1944-1963)
-
O Almanaque do Bom Homem Ricardo: práticas educacionais norte-americanas e sua circulação no Brasil Oitocentista
-
O Ato Adicional de 1834 e a Instrução Elementar no Império: descentralização ou centralização?
-
O campo científico da Educação Infantil no Brasil (1981-2010)
-
O campo da História da Educação no Brasil: Um estudo baseado nos grupos de pesquisa
-
O compromisso Social da Escola Organizada em Ciclos: Por uma verdadeira aprendizagem
-
O Discurso Ideológico na Gestão Educacional
-
O Ensino de História da Educação nos cursos de Pedagogia
-
O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração
-
O ensino de Química em Sergipe
-
O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como alternativa de produção de conhecimento.
-
O ensino profissional em Sergipe: a trajetória do Instituto Profissional Coelho e Campos (1922-1940)
-
O ensino religioso na escola pública e a epistemologia dos materiais implementados nas escolas oficiais do Estado de São Paulo após a lei 9475/97
-
O ideal da excelência escolar e a subjetividade do aluno de classes populares em escolas de alto padrão educacional
-
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e o PROEJA : o caso do campus de Vitória da Conquista
-
O missionário e intelectual da Educação Robert Reid Kalley (1855 - 1876)
-
O PCB e o ensino público primário em Belém do Pará (1945-1964)
-
O Planejamento e as políticas educacionais no período de 2003 a 2010: Uma análise a partir do Plano de Ações articuladas (PAR)
-
O profissional da educação superior: da formação liberal à formação humana
-
O profissional do Turismo e as políticas de preservação do patrimônio histórico-cultural: por uma formação cidadã
-
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB): referências, agentes, e arranjos institucionais e instrumentais
-
O trabalho como um princípio educativo: análise do Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI) nas escolas pública de Sorocaba-SP
-
O TRABALHO DO PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO
-
Origens da Educação Protestante em Sergipe: 1884 a 1913
-
OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL EM FORTALEZA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID.
-
Os curumins da terra brasílica : a educação da criança no século XVI e a pedagogia jesuítica
-
Os Institutos Tecnológicos de Educação e a formação profissional
-
Os Jesuitas em Sergipe
-
Os padres de D. José: Seminário Sagrado Coração de Jesus (1913-1933)
-
Pedagogia da terra - o curso de Licenciatura do Campo, de Minas Gerais
-
Pedro Luiz Maboni
-
PENSANDO O ENSINO DE TEORIA MUSICAL E SOLFEJO: A percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas
-
Perla Almeida Rodrigues Freire
-
Permanência e desempenho na EJA: um estudo sobre eficácia escolar no PEJA
-
Pluralismo e Solidariedade
-
Políticas de Ensino da Arte e Dependência Cultural
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA: POR UMA NOVA QUALIDADE
-
Por uma FormaçJjurídica Humana no Brasil
-
Preparando para o vestibular: As tentativas de transformar o leitor
-
Raquel Garcia D'Avila Menezes
-
Reflexões sobre a prática de Educação Ambiental: considerações em torno da experiência de Educação Ambiental na rede municipal de ensino de Fortaleza em 1982
-
Regina Ehlers Bathelt
-
Representações sociais do esporte: um estudo com pais
-
Sindicalismo e Proletarização: a saga dos professores brasileiros
-
Socioeducação: uma política para formação humana emacipadora
-
Socioeducação: uma política para formação humana emancipadora?
-
Subjetividade e Identificações no contexto escolar: laços sociais e exclusões diante do ideal da excelência escolar
-
Sócio educação: uma política para a formação humana emancipatória
-
Tais Delaneze
-
Teoria e Prática de Extensão Universitária: Uma abordagem Política e Filosófica
-
Thiago Pessoa Prudente
-
Uma análise das políticas educacionais do Paranaenses nas décadas de 1980 e 1990
-
União Nacional dos Estudantes e o Protagonismo Infantil
-
Utilizando um ambiente virtual de aprendizagem como complemento do Ensino Presencial no curso de Biologia/Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas