Processos de escolarização no cotidiano escolar: contribuições da Epistemologia Genética Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

tem membro

descrição

  • Processos de construção do conhecimento e mecanismos do pensamento são estudados na relação com a escolarização em diferentes níveis bem como os significados atribuídos ao ensinar e aprender no contexto escolar. Vincula-se ao Centro Psicopedagógico da UEL. Se divide em três eixos: mecanismos e processos do aprender e do ensinar; processos de aprendizagem e desenvolvimento e significações produzidas no contexto escolar e intervenção psicopedagógica e as dificuldades escolares. As linhas de pesquisa ancoram-se na perspectiva da Epistemologia Genética. Estudos relativos à psicologia moral e a reciprocidade entre pares, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social e suas relações com a aprendizagem escolar e os significados atribuídos ao ensinar e ao aprender. As pesquisas que o grupo desenvolve estão sendo divulgadas em artigos qualificados, em eventos, e-books, publicações de livros na área de educação e psicologia, eventos científicos, além de teses e dissertações produzidas.

Data arquivamento

  • 2009