Entendemos a formação de professores, tanto inicial quanto continuada, como um processo complexo e de grande relevância para a melhoria da qualidade educativa no ensino básico. A qualificação profissional dos educadores tem sido apontada como um dos principais entraves para a implantação de orientações curriculares que atendam melhor às necessidades intelectuais atuais dos estudantes em sua formação básica, principalmente no que se refere à área científica e tecnológica. O nosso grupo, envolvido na formação inicial e continuada de professores da Área de Ciências Naturais, procura interfaces de atuação conjunta, na forma de pesquisa e desenvolvimento, entre estudantes que cursam as licenciaturas e professores das escolas. Isto vai permitir o enriquecimento das produções teóricas na universidade com as vivências e reflexões dos professores de escola, beneficiando-se reciprocamente professores da universidade e professores de escola, estudantes do ensino básico e estudantes em formação nas licenciaturas. As pesquisas visam entender as influências mútuas dessa aproximação na evolução da concepção do trabalho profissional de professor de ciências hoje, nas novas ênfases curriculares que começam a acontecer nas escolas, na produção de novos materiais didáticos e na compreensão do meio social/ambiental modificado pela ação do homem.