Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

descrição

  • Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, em parceria com o Programa de Pós Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ, o grupo formado por pesquisadores e estudantes da Educação Especial, desde 2003, desenvolve estudos com foco na inclusão escolar e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais em diferentes redes públicas de ensino. Trabalhando o conceito de Educação Inclusiva sob a perspectiva dos processos educacionais e psicossociais, objetiva-se, por meio de pesquisas de campo, com o uso de diferentes metodologias, definir parâmetros que assegurem a esses sujeitos melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento. A mais recente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos das políticas de inclusão educacional e social na autopercepção e vida cotidiana de pessoas com deficiência intelectual, a partir de seus relatos pessoais. As pesquisas do grupo têm financiamento do CNPq, FAPERJ e UERJ.

Data arquivamento

  • 2004