ENSINO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM SANTA CATARINA Grupo de Pesquisa uri icon

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descrição

  • O GPEFESC, vinculado ao PPGE/CED/UFSC e à Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação/SHE, dedica-se ao estudo e à discussão da questão docente em suas múltiplas dimensões: formação, carreira, memória, resultando: - dissertações e teses; - apresentação de trabalhos em eventos internacionais, nacionais e locais; - relatórios de pesquisas; - publicações em periódicos e livros; trabalhos de iniciação científica. Aborda os seguintes temas: - história da formação de professores nos Cursos Normais do Estado, do século XIX aos dias atuais (institucionalização, currículo e organização didático-pedagógica); - a história republicana no Estado catarinense e a formação de professores e o ensino; - história e organização curricular e didático-pedagógica da formação de professores pelas instituições de nível superior no Estado; - diversos temas da problemática do ensino e da socialização profissional do corpo docente e sua particularidade no Estado. O Grupo de Pesquisa passou a se dedicar também aos estudos sobre o mivimento de escolarização em Santa Catarina, tendo como foco a democratização da educação, a meritocracia escolar e os princípios que justificam as diversas políticas educacionais postas em prática no Estado.Publicações: As publicações realizadas pelo Grupo envolvem professores, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica. Algumas delas têm sido desenvolvidas em conjunto com professores e pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. PROJETOS DE PESQUISA: 1. "Memória Docente e Justiça Escolar: Os movimentos de escolarização e de profissionalização do magistério em Santa Catarina1" (2012-2015). 2. "Memória docente: Os impactos do movimento de escolarização em Santa Catarina sobre a carreira docente, as identidades profissionais e o trabalho pedagógico de professores da rede estadual de ensino"(2009-2012).

Data arquivamento

  • 1997