Ensino de Física Grupo de Pesquisa uri icon

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  • Educação

descrição

  • Os pesquisadores que compõem o Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da UFMT iniciaram as suas atividades em 1993, quando o grupo foi incorporado ao programa pós-graduação em Educação Pública. Desde então, a área tem atuado de forma decisiva na na melhoria da formação profissional de Educadores de Ciências no Estado de Mato Grosso. Desde 1993, mais de 25 dissertações de mestrado foram defendidas no grupo e algumas teses de doutorado. Algumas dessas dissertações e teses se dedicaram ao diagnóstico dos cursos de licenciatura da UFMT, em especial o Curso de Licenciatura Plena em Física. O grupo tem atuado na questão da introdução da Física Moderna no ensino de nível médio. Nessa frente o grupo tem trabalhado com afinco no que diz respeito a Filosofia da Mecanica Quantica e a construção conceitual desse tema no ensino médio. Uma outra pesquisa de relevância desenvolvida pelo grupo é o diagnóstico da situação profissional dos professores de ciências em todo o estado de Mato Grosso. A partir desse diagnóstico, o grupo tem atuado em projetos de formação continuada, requalificação, plenificação e atualização dos professores de física e ciências no estado, dentro das novas tendências das pesquisas da área de Educação em Ciências e de acordo com os novos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para a execução desses projetos, o grupo constatou a necessidade fundamental da produção de material didático compatível com tais tendências, atividade esta que o grupo deve se concentrar nos próximos anos. Finalmente, nos últimos 2 anos, temos orientado dissertações junto ao Programa de Pós-graduação em Física Ambiental, com temas direcionados para a educação científica ambiental e inserção de tópicos referentes a Teoria da Complexidade na educação básica.

Data arquivamento

  • 1993