Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (2011-2014), com Estágio Pós-doutoral (bolsa CNPq) em Comunicação e Práticas de Consumo, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) no biênio 2016-2017. Atualmente, realiza Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM (2007-2009). Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo - USP (1975-1978), com pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Abastecimento Alimentar Urbano pela FAO/PNUD/IPARDES (1982) e aperfeiçoamento técnico no País, em Abastecimento Alimentar Urbano na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, com bolsa do CNPq (1983). Professor Colaborador do Mestrado Profissional Stricto Sensu em Gestão de Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi/Laureate Universities (2016-2019). Pesquisador científico dos Grupos Certificados pelo CNPq: Information & Media Lab - InfoMedia; Comunicação, Educação e Consumo: as interfaces da teleficção (ESPM); Observatório da Cultura Digital (Escola do Futuro/USP) e Gestão de Negócios em Alimentos e Bebidas (UAM - 2016 a 2019). Assistente de pesquisa e assistente docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no período de 2007 a 2017. Professor Convidado da Disciplina Estudos de Comunicação e Linguagem, do Doutorado do PPGCOM-ESPM (2018). Professor da Universidade Anhembi Morumbi (2015-2019) e do Master Science and Food Management Agribusiness/Programa Internacional de dupla titulação Brasil (Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado - FECAP) e França (Universidade de Audencia Nantes; School of Management).
graduate at Engenharia Agronômica from Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1978). Has experience in Economy, focusing on Agricultural Economy, acting on the following subjects: flores e plantas ornamentais, exportações, cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais, floricultura and comércio exterior.