Comunicação e consumo: educação e cidadania Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

tem membro

descrição

  • Este Grupo de Pesquisa tem como princípio refletir sobre o consumo, visto como o conjunto de mercadorias e práticas que implicam na definição de posições sociais. Ampliar tal dimensão para a complexidade das relações de consumo presentes na construção do ambiente de pertencimento dos indivíduos, possibilitando a reflexão sobre a formação de um sujeito consumidor e cidadão, capaz de participar criticamente da sociedade, apto a construir uma nova variável histórica. O panorama sócio histórico que se apresenta exige que o consumo seja trabalhado em sua dimensão de cidadania, considerando-se a emergência de novos modos de perceber, de sentir e de conhecer, entre os quais é importante destacar alguns processos de conhecimento cujo desenho e operação são atinentes a essa discussão: 1) a intrincada rede de intercâmbio de significados entre consumo e comunicação, tecida no cotidiano; 2) a necessidade de conhecimento da sociedade da qual emergem e para a qual se destinam os produtos do campo da comunicação.Atividades em 2012/2013:- Palestras organizadas: "Ficção televisiva: identidade e memória" MILLY BUONANNO; "A boa comunicação por um mundo melhor. Em direção a novos horizontes epistemológicos nos estudos de comunicação" GIOVANNI BECHELLONI; . O sujeito social da comunicação como homem político MARIA EDUARDA MELO ROCHA. - Encontros sobre "Recepção e consumo". Objetivo: aprofundar a compreensão da temática da recepção em suas interfaces com o consumo. Tópicos abordados: conexões da recepção e do consumo no campo da comunicação; culturas de consumo na sociedade contemporânea; entendimento dos bens materiais/ simbólicos neste contexto e estudos do cotidiano enquanto território de construção de significados e de interrelações entre recepção e consumo.- pesquisa 2012-2014: objetivo geral conhecer a reverberação dos temas comunicação, cidadania, consumo, meios de comunicação junto aos professores e alunos de Ensino Fundamental, como entendem e como conceituam.

Data arquivamento

  • 2012