cour_66665f0e-b90a-4d13-b8a7-b4200e29541c
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Autonomia universitária controlada: o político e o jurídico-institucional na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia". Documento
-
"Darcy Ribeiro: uma crítica á critica da LDB". Documento
-
"Educação de jovens e adultos no interior da Bahia: Programa REAJA". Documento
-
"Evasão de alunos negros no ensino médio olhares de professores, gestores e estudantes". Documento
-
"Formação de professores de educação física da Universidade Estadual de Londrina: tradução do projeto curricular pelos professores". Documento
-
"Gestão escolar: A prática pedagógica administrativa na política de educação inclusiva". Documento
-
"Processos formativos e reflexivos: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores". Documento
-
"PLANTAS MEDICINAIS E SABERES ANCESTRAIS POR CAMPONESAS ASSENTADAS: EPISTEMOLOGIAS INSURGENTES E PROCESSOS EDUCATIVOS" Documento
-
'Se podes ver, repara': a (re)educação do olhar em cena Documento
-
(entre)laços e nós: A constituição do campo acadêmico em Política e Gestão da Educação no Nordeste do Brasil. Documento
-
10 teses sobre experiência e educação: leituras deleuzianas Documento
-
?Admirável Mundo do Empreendedorismo?: adoção do empreendedorismo como princípio educativo no curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Espírito Santo. Documento
-
?Quilombolas na Pós-Graduação construindo Ebge?s de resistência ? deslocamentos pessoais, coletivos, político-pedagógicos e pluriepistêmicos no ensino superior.? Documento
-
?SABERES GEOGRÁFICOS COMPARTILHADOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA DOCÊNCIA (READ) DA UFSCAR.? Documento
-
A (In)disciplina em revista: um estudo sobre Indústria Cultural hoje. Documento
-
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE UMA PROFESSORA INICIANTE: UM OLHAR COM FOCO NA INTERMULTICULTURALIDADE. Documento
-
A APROPRIAÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: ANÁLISE DE TESES E DOCUMENTOS OFICIAIS NO PERÍODO DE 2000 A 2009. Documento
-
A ATUALIDADE DA INDÚSTRIA CULTURAL E OS LIMITES DA PRODUÇÃO CAPITALISTA Documento
-
A CASA ESCOLA DA PESCA DE OUTEIRO-BELÉM/PA: para o trabalho e para a liberdade Documento
-
A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO COLETIVO ESCOLAR: TRÊS ESTUDOS SOBRE O HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (HTPC). Documento
-
A DISSEMINÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO CAPITALISTA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE GOIÁS: O Programa Agrinho na Escola (2008-2020) Documento
-
A Docência do Professor Formador de Professores. Documento
-
A EDUCAÇÃO MILITAR AERONÁUTICA BRASILEIRA: um estudo sobre a origem da formação de oficiais aviadores para a FAB Documento
-
A ESCOLA NA ARENA DO CIBERESPAÇO Documento
-
A Educação em dois Impérios: um estudo da obra de Machado de Assis e de Dostoiévski Documento
-
A Educação financeira no Brasil: gênese, instituições e a produção da doxa Documento
-
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: a relação entre a teoria e a prática nas diretrizes curriculares do curso de pedagogia. Documento
-
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (1948 - 1975). Documento
-
A Festa como Produção de Conhecimento e de Identidade Coletiva Documento
-
A Formação do Oficial na Academia da Força Aérea Brasileira Documento
-
A Informática e a Formação de Professores: analisando aprendizagens e processos Documento
-
A Integração de estudantes ingressantes ä vida universitária: fatores que facilitam e que dificultam sua integração. Documento
-
A LIBERAÇÃO DO ACESSO E A EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA DA ITÁLIA E DO BRASIL Documento
-
A Nova Política de Financiamento de Pesquisas: reforma no Estado e no novo papel do CNPq Documento
-
A OBMEP COMO ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO DA MATEMÁTICA ACADÊMICA Documento
-
A OBVIEDADE COMO OBSTACULO AO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIENCIA CRITICA DO EDUCADOR Documento
-
A Organização Didática do Ensino na Educação Infantil: Implicações da Teoria Histórico-Cultural Documento
-
A PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: temas e contribuições de teses brasileiras sobre alfabetização e letramento (1987-2012) Documento
-
A ROTATIVIDADE DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFV: AS INFLUÊNCIAS DO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Documento
-
A Sociologia da Educação nos Cursos de Mestrado em Educação do Nordeste: A trajetória de uma disciplina Documento
-
A alfabetização é nossa! Contribuição da educação dialógica à alfabetização e ao letramento do campo: um estudo bibliográfico Documento
-
A ambientalização curricular da educação física nos contextos da pesquisa acadêmica e do ensino superior Documento
-
A ambientalização da formação do arquiteto : o caso do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (CAU, EESC-USP). Documento
-
A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. Documento
-
A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012) Documento
-
A ascensão da diversidade nas políticas educacionais contemporâneas Documento
-
A atividade mediadora nos processos colaborativos de educação continuada de professores: Educação Infantil e Educação Física Documento
-
A captura do olhar: a fotografia como construtora de saberes na Antropologia Educacional Documento
-
A catequese colonial jesuítica na região do Itatim no século XVII Documento
-
A cidade educadora e o enfoque CTS : articulações possíveis a partir dos professores de ciências em formação Documento
-
A ciência na Educação Infantil ? uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadores infantis. Documento
-
A configuração da "prática como componente curricular" nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades Estaduais da Bahia Documento
-
A construção da Identidade Profissional do Professor. Documento
-
A construção da identidade profissional do professor de Música para a escola de Educação Básica Documento
-
A criança e a infância nos documentos da ONU: a produção da criança como 'portadora de direitos' e da infância como 'capital humano do futuro' Documento
-
A dimensão educativa e poética da arte de contar histórias: percursos, formação docente e contexto político. Documento
-
A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores. Documento
-
A educação brasileira na década de 80: a pedagogia Histórico-crítica Documento
-
A educação das crianças menores de 06 anos sobre a perspectiva de Heloísa Marinho, Nazira Féres Abi-Sáber, Celina Airlie Nina e Odilon de Andrade Filho : uma análise de suas ideias pedagógicas (1934-1971) Documento
-
A educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências : diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos Documento
-
A educação integrada e a profissionalização no ensino médio Documento
-
A educação na trajetória intelectual de Arthur Ramos: higiene mental e criança problema (Rio de Janeiro 1934-1949). Documento
-
A educação para as relações étnico-raciais e o curso de Pedagogia: um estudo de caso sobre a implantação da Res. CNE/CP 01/2004. Documento
-
A educação pelo castigo, na perspectiva da religião católica e do direito penal - aprovado em defesa de tese, com nota A, em 26/jun./2009 Documento
-
A expansão do ensino de Direito: massificação que desqualifica ou democratização a serviço da prática da justiça no Brasil? Documento
-
A exploração-investigação matemática: potencialidades na formação contínua de professores Documento
-
A extensão popular em educação ambiental e seus processos educativos Documento
-
A formação da vontade democrática como princípio educativo: uma análise do pensamento de Jürgen Habermas Documento
-
A formação de licenciandos e licenciandas em Química no contexto da Internet das Coisas: possibilidades e desafios emancipatórios Documento
-
A formação de professores na escola: a atuação da gestão escolar para a profissionalização docente Documento
-
A formação do professor nos cursos de licenciatura da área de Ciências da UFSCar: uma análise da questão sob a ótica dos licenciandos Documento
-
A formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise a partir da visão de licenciandos de uma universidade pública Documento
-
A formação inicial em serviço : lugar de encontro e de (re) significação do ser-saber-fazer de professores Documento
-
A gestão das creches municipais de São Carlos na visão das diretoras: da assistência à educação (1999-2004). Documento
-
A imagem docente na Novela Carrossel apresentada na Argentina, no México e no Brasil: A vocação no exercício do magistério e a indústria cultural Documento
-
A implantação do REUNI no Centro de Ciências Agrárias da UFES - trabalho, gestão e ideologia vistos pelos professores Documento
-
A impressão do consenso : uma análise político-epistemológica do SARESP na Folha de S. Paulo e no Jornal da APEOESP Documento
-
A influência de um programa educativo sobre a higiene buco-dental de pré-escolares Documento
-
A leitura dialógica na EJA : contribuições de Bakhtin para a Tertúlia Literária Dialógica Documento
-
A multiculturalidade nas políticas educacionais e a formação de professores : Brasil e Portugal Documento
-
A noite também educa : compreensões e significados atribuídos por prostitutas à prática da prostituição Documento
-
A nucleação escolar no assentamento Vila Amazônia em Parintins/AM e a precarização das condições de acesso, permanência e qualidade social da educação no campo Documento
-
A palavra partida: a formação democrática numa sociedade de classes Documento
-
A pedagogização do sexo das crianças: do corpo ao dispositivo da infância Documento
-
A pesquisa sobre formação de professores e multiculturalismo no Brasil : tendências e desafios Documento
-
A politica educacional em Mato Grosso do Sul (1999 -2002):os mecanismos de participação Documento
-
A política educacional em Uberaba nos anos de 2005-2012: práticas de governo e resistência Documento
-
A porta está aberta: aprendizagem colaboraiva, prática iniciante, raciocínio clínico e terapia ocupacional Documento
-
A produção da (in)disciplina escolar: normalização, subjetivação e controle Documento
-
A produção da política curricular para a educação superior diante do acontecimento ambiental: problematizações e desafios Documento
-
A proposta política de um município para a inclusão escolar: um tema, vários olhares. Documento
-
A prática pedagógica do professor de Educação Especial: aprendendo a ensinar com a diversidade Documento
-
A qualificação Feminina na Indústria Textil Documento
-
A reforma do Estado e da educação no governo Fernando Henrique Cardoso: o ENEM como mecanismo de consolidação da reforma. Documento
-
A significação do conceito de inclusão escolar por professoras Documento
-
A trajetória sindical do MOSEP na educação básica do Maranhão (1997 a 2004) Documento
-
A visibilidades lésbica nas pedagogias do cinema Documento
-
ADOLESCENTES E JOVENS NAS MÃOS DA JUSTIÇA: A EXPERIÊNCIA SOCIOEDUCATIVA INTERINSTITUCIONAL DE SÃO CARLOS - SP (2001 - 2016) Documento
-
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE TESES SOBRE LETRAMENTO DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (1997-2016) Documento
-
ANÁLISE DE ARTIGOS BRASILEIROS SOBRE INDISCIPLINA, VIOLÊNCIA E ATO INFRACIONAL NA ESCOLA: BASE SCIELO 1998 ? 2014 Documento
-
Abordagem Multirreferencial: Contribuições epistemológicas e metodológicas para o estudo dos fenômenos educativos Documento
-
Administração da Educação: uma definição de racionalidade administrativa democrática e emancipatória Documento
-
Adolescência Heteronormativa Masculina: Entre a Construção ?Obrigatória? e a Desconstrução Necessária Documento
-
Alegria de Saber: Uma escola brasileira no Japão Documento
-
Antirracismo e Educação: uma análise das diretrizes normativas da UNESCO. Documento
-
Análise da formação do profissional de Administração a partir de dissertações e teses produzidas em Programas de Pós- Graduação em Educação Documento
-
Análise da influência dos estereótipos de gênero na escolha da carreira ou profissão de adolescentes mulheres na área de Ciência e Tecnologia Documento
-
Análise do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de educação física: pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Análise dos desafios e perspectivas do curso de licenciatura em educação do campo, campus de Arraias, estado do Tocantins Documento
-
Aprendendo a ensinar : as narrativas autobiográficas no processo de vir a ser professora Documento
-
Aprender e ensinar Geografia: a visão de egressos do Curso de Pedagogia da UEFS (Univers. Estadual de Feira de Santana, Ba) Documento
-
Aprender para ensinar, ensinar para aprender: um estudo do processo de aprendizagem profissional da docência de alunos-já-professores. Documento
-
Aprender uma nova forma de viver o corpo: o desenvolvimento da consciência corporal e o ensino no método Self-Healing Documento
-
Aprendizagem Profissional da Docência: Repercussões de um Projeto de Políticas Públicas em Educação Ambiental. Documento
-
Aprendizagem da docência no Projeto de Autoria da Comissão Pró-Índio do Acre - Histórias de vida de professores indígenas Documento
-
Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência em um espaço híbrido de formação : o terceiro espaço Documento
-
Aprendizagem profissional da docencia: o projeto Atlas Documento
-
Aprendizagem profissional: os primeiros passos no magistério pré-escolar Documento
-
Aprendizagens da docência proporcionadas pelo curso 'TV na Escola e os Desafios de Hoje': um estudo com professores de Ilhéus e Itabuna - Ba. Documento
-
As Concepções de Corpo e Movimento de Professoras nas Práticas Educativas: Significado e Sentido de Atividades de Brincadeiras na Educação Infantil Documento
-
As Universidades confessionais e as reformas da educação superior da década de 1990 Documento
-
As concepções de educar das profissionais da educação infantil Documento
-
As condições de expansão da Universidade Federal de Viçosa e de implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e suas repercussões no trabalho docente. Documento
-
As condições subjetivas e objetivas do trabalho docente no processo de inclusão de crianças na educação infantil : uma análise sob a perspectiva da Defectologia de Vigotsky Documento
-
As contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a construção de saberes sobre a docência : o caso do PIBID-Biologia da Universidade Federal de São Carlos Documento
-
As controvérsias da pós-modernidade e os descaminhos da educação: o marxismo e resistência da pedagogia do trabalho Documento
-
As ideias pedagógicas e a inovação na Primeira República brasileira : entre a tradução cultural e a gramática da escola Documento
-
As luzes d'A Lanterna: iluminismo educacional e educação anarquista nas edições de um jornal libertário paulistano Documento
-
As pesquisas sobre o negro e a educação no Brasil: uma análise de suas concepções e propostas Documento
-
As relações mapeadas no discurso da modelagem com a realidade Documento
-
Ascese econômica: a constituição do estudante-empreendedor. Documento
-
Aspectos Éticos em Dissertações e Teses do PPGE/UFSCar à Luz da Resolução CNS 196/96. Documento
-
Atividade curricular de integração entre ensino, pesquisa e extensão (ACIEPE) : anseios, conjunturas e contornos de inovações curriculares em movimento. Documento
-
Atividade mediatizadora, juventude e a apropriação política dos espaços por meio da heterogeneidade criadora. Documento
-
Atividade orientadora de ensino de geometrias na perspectiva lógico-histórica : unidade entre ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de matemática Documento
-
Atividades acadêmico-científico-culturais nos cursos de licenciatura em matemática da UNESP: estratégia de disputa no campo Documento
-
Atuações Educativas de Êxito na Educação Infantil Documento
-
Audiodescrição Especializada no Ensino Superior: o caso do Bacharelado em Sistemas de Informação Documento
-
Autoridade enfraquecida, violência escolar e trabalho pedagógico : a percepção de professores sobre a ruptura dos vínculos de afeto e os mal-estares no magistério Documento
-
Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior na área de Saúde: Unidade de produção de sentidos sob a perspectiva Histórico-Cultural. Documento
-
Avaliação do trabalho docente e suas especificidades na UNESP. Documento
-
Avaliações em Larga Escala: macro e microrregulações na escola Documento
-
Ação da Supervisão de Ensino: legal-racional e patrimonialista Documento
-
Bebendo em uma fonte de água fresca - caminhos para a formação de agentes comunitários de lazer Documento
-
Brincando e interagindo na Educação Infantil: experiências de bebês em cotidianos de práticas educativas Documento
-
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: UMA ÚNICA EXPERIÊNCIA EM DOIS PAÍSES (BRASIL E ESPANHA) EM FAVOR DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA ESCOLA E DA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO. Documento
-
CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA Documento
-
CONSTRUÇÃO DA AÇÃO DOCENTE: aprendizagens de professoras leigas em classes multisseriadas na escola do campo Documento
-
CORRELAÇÃO DO IDEB 2015 COM OS INDICADORES EDUCACIONAIS: A SITUAÇÃO ATUAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL Documento
-
CUSTO-ALUNO-QUALIDADE NAS FONTES DE FINANCIAMENTO PARA POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NOS CAMPOS PARANAENSES Documento
-
Caminhos da Fronteira Documento
-
Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora Documento
-
Cartografia de aprendizagens individuais, coletivas e organizacionais na Embrapa Informática Agropecuária Documento
-
Cartografias do PIBID de Geografia no Brasil: O desenho da política pública e seus saberes Documento
-
Casos de ensino e professoras iniciantes Documento
-
Cinema e educação : produção e democratização do audiovisual com crianças e adolescentes em Curitiba Documento
-
Clube dos valentes: prevenção da violência e desenvolvimento de amizade na educação infantil. Documento
-
Começando a ensinar: começando a aprender? Documento
-
Como o professor universitário aprende a ensinar? Um estudo na perspectiva da socialização profissional Documento
-
Como vou aprendendo a ser professora depois da formatura: análise do tornar-se professora na prática docente Documento
-
Comportamento conceitual numérico: um modelo de rede de relações equivalentes Documento
-
Compreensão de leitura na Análise do Comportamento Documento
-
Comunidade de Professores sob a ótica de pesquisadores: análise de três casos típicos Documento
-
Comunidades de aprendizagem : a construção da dialogicidade na sala de aula Documento
-
Concepção de Brincar das Professoras de Educação Infantil - Estudo de caso em uma EMEI de São Carlos Documento
-
Concepções de Criação Musical na Prática Docente no Contexto da Colonialidade e na perspectiva da Humanização Documento
-
Concepções de surdez e de escola: ponto de partida para um pensar pedagógico em escola pública de surdos Documento
-
Configuração do campo da Educação no Brasil: análise bibliométrica da Revista Brasileira de História da Educação e Revista Brasileira de Educação Documento
-
Conflitos, violências escolares e reconhecimento social : concepções de educandos e educadores Documento
-
Consciência de classe e experiências sócio-educativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Documento
-
Construção dialogada da Base de Conhecimento da ação docente por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar Documento
-
Contribuições da ACIEPE Histórias Infantis e Matemática na Perspectiva de Egressas do Curso de Pedagogia Documento
-
Contribuições da práxis histórica de Paulo Freire às pesquisas e propostas sobre educação contínua de educadores(as) Documento
-
Contribuições de um projeto de formação on-line para o desenvolvimento profissional de professoras do 1º ano do ensino fundamental Documento
-
Contribuições de uma política pública de avaliação institucional para a Universidade Federal do Amapá. Documento
-
Conversas ao Pé da Varanda: Memórias e narrativas de uma família de sitiantes são carlenses Documento
-
Conversas sobre Ensino Médio, reformas, alunos e professores: a difícil arte do encontro. Documento
-
Criança e Literatura: Desenvolvimento da Compreensão e do Gosto pela Leitura? Documento
-
Crianças com-terra: (re) construção de sentidos da infância na reforma agrária Documento
-
Crianças de 0 a 4 anos que estão fora da educação infantil: o retrato de uma comunidade em vitoria da Conquista-BA Documento
-
Crianças negras em escolas de "alma branca" : um estudo sobre a diferença étnico-racial na educação infantil Documento
-
Crianças negras em imagens do século XIX Documento
-
Crítica da razão eugênica: a educação para a consciência racial em Renato Kehl, Salvador de Toledo Piza Júnior e Octavio Domingues Documento
-
Cuidar/ educar na Educação Infantil: Repensando a formação permanente das educadoras que atuam com bebê e crianças pequenas. Documento
-
Cursos de Administração e Políticas de Avaliação do Ensino Superior (1995-2006) Documento
-
DEUS E O DIABO NA TERRA DA CERCA: A EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO DA LUTA PELA TERRA NO ASSENTAMENTO SANTA HELENA Documento
-
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: aprendendo a ser professor de contabilidade. Documento
-
Da artesania ao kitsch: elementos materiais da cultura italiana na cidade de Sào Carlos Documento
-
Da família à escola: ingresso de crianças de 1 a 3 anos em novo contexto de socialização Documento
-
Dança livre: processos educativos emergentes Documento
-
De cá para lá ou dos percursos que a diversidade sexual faz: a constituição de uma política na UFSCar - 2004-2016 Documento
-
Democracia e Educação: uma análise da crítica às políticas educacionais no Brasil (1995 - 2002) Documento
-
Dermeval Saviani : professor intelectual Documento
-
Derrubando cercas e dialogando saberes: desafios para uma extensão universitária transformadora em assentamentos rurais no sudeste da Amazônia Paraense Documento
-
Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Ambiente Virtual de Aprendizagem: contribuições de casos de ensino Documento
-
Desenvolvimento cultural da criança na Educação Infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural Documento
-
Desenvolvimento profissional : uma experiência em um curso de Licenciatura em Pedagogia Documento
-
Desenvolvimento profissional de formadores de professores de matemática que são Investigadores da docência Documento
-
Desenvolvimento profissional de formadores em exercício: contribuições de um programa online Documento
-
Desvelando para ressignificar: processos educativos decorrentes de uma prática musical multicultural. Documento
-
Dialética Negativa, Teoria Estética e Educação: Experiência formativa e racionalidade estética em Theodor Adorno Documento
-
Direito à educação e ampliação da escolaridade obrigatória em Ponta Grossa (2001 - 2008) Documento
-
Direito é luta: o legado do Pronera para uma educação socialmente referenciada Documento
-
Direito: invenções, mitos e perspectivas para o ensino jurídico Documento
-
Discursos (des )valorizados sobre a avaliação: compreensão dos movimentos discursivos da ABMES e da Andifes no mercado linguístico das políticas públicas de Avaliação da Educação Superior Brasileira Documento
-
Discursos Midiáticos e Preconceito Linguístico em Disputa pelo Dizer e Silenciar Documento
-
Dominação simbólica e destino da educação superior no Brasil Documento
-
EDUCAÇÃO ANTROPOFÁGICA: apropriação cultural indígena pelos jesuítas no início da colonização portuguesa do Brasil (1549-1599). Documento
-
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: direito à educação e classes multisseriadas no meio rural brasileiro.. Documento
-
EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR E PRAXIOLOGIA MOTRIZ: APROXIMAÇÕES INICIAIS A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA Documento
-
EDUCAÇÃO HEGEMÔNICA E EDUCAÇÃO CRÍTICA: um conflito que possibilita a utopia. Documento
-
EM BUSCA DA ESCOLA UNITÁRIA: ENTRAVES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO INTEGRADA NOS INSTITUTOS FEDERAIS Documento
-
ENCONTROS COM JOVENS: SUAS HISTÓRIAS, TRAJETÓRIAS E O TORNAR-SE PROFESSOR Documento
-
ENFRENTAMENTOS AO RACISMO E DISCRIMINAÇÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS NA CONSTRUÇÃO DA CARREIRA DOCENTE Documento
-
ENSINO, PESQUISA E EXTENSAO - UMA ASSOCIACAO CONTRADITORIA Documento
-
ENTRE A PROPOSTA E O PRETEXTO DA QUALIDADE DE ENSINO: UMA LEITURA SOBRE OS LIAMES DA VALORIZAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO FUNDEF Documento
-
ETEC DANS: uma escola profissionalizante Documento
-
EXPERIÊNCIAS COM A “SITUAÇÃO DE ESTUDO” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS MARCAS NAS CONCEPÇÕES E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS E APRENDIZAGENS DE MENTORAS NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO ONLINE DE MENTORES Documento
-
Educar e educar-se na diversidade: Uma relação com as danças das culturas populares no Brasil e em Moçambique. Documento
-
Educação & Sociedade: as políticas educacionais (1978 - 2002) Documento
-
Educação Ambiental e Teoria Crítica: A Dialética da Emancipação na Formação Socioambiental de Servidores numa unidade pública do Estado de São Paulo Documento
-
Educação Científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação Em Ciências Documento
-
Educação Física e o ensino médio: analisando um processo de aprendizagem profissional Documento
-
Educação Transmídia: contribuições acerca da cultura da convergência em processos educacionais Documento
-
Educação e liberdade em Jean-Jacques Rousseau. Documento
-
Educação jesuítica; século XVII: Alexandre de Gusmão e o Seminário de Belém da Cachoeira Documento
-
Educação militar brasileira : os regulamentos de ensino da Escola de Estado-Maior do exército (1905 - 1937) Documento
-
Educação não-formal e divulgação de astronomia no Brasil : atores e dinâmica da área na perspectiva da Complexidade Documento
-
Ensinando a ensinar ou vivendo para aprender?A troca de saberes entre professor atuante e aspirante, como subsídio para a aprendizagem da docência Documento
-
Ensinar e aprender Ciências no ensino fundamental com atividades investigativas:enfoque no projeto ABC na Educação Científica Mão na Massa Documento
-
Ensino Fundamental de nove anos: a docência em escolas da rede municipal de São Carlos Documento
-
Ensino Médio e formação para o trabalho na Escola Família Agrícola do Sertão - EFASE Documento
-
Ensino do Direito do Trabalho no Brasil: desvela a realidade ou reproduz a lógica do capital? Documento
-
Entre a sereia e o vigário: discursos sobre Ciência, Tecnologia & Inovação no campo científico brasileiro Documento
-
Entre o ócio e o negócio : possibilidades de desenvolvimento da motricidade escolar Documento
-
Epistemologia da bicicleta: processo educativos emergentes na prática do pedalar Documento
-
Epistemologias outras: processos educativos entre quilombismos e capoeiras. Documento
-
Escola e cotidiano escolar na imaginação de crianças da Educação Infantil Documento
-
Escola e famílias: mundos que se falam? Um estudo no contexto da implementação da progressão continuada. Documento
-
Escola, juventude e violência: um estudo no ensino médio Documento
-
Escolanovismo e Ruralismo Pedagógico: O Oitavo Congresso Brasileiro de Educação Documento
-
Escolas multisseriadas e os ideários pedagógicos: um estudo sobre as escolas do e no campo na região do Bico do Papagaio Documento
-
Estudo bibliométrico e epistemológico da produção científica em educação física na região Centro-Oeste do Brasil. Documento
-
Estudo de caso da tutoria virtual da UAB - UFSCar: análise do processo formativo e atuação Documento
-
Estudo sobre a atividade voluntária em crianças pré-escolares à luz da teoria histórico-cultural Documento
-
Estudos bibliométricos sobre educação indígena : frente de pesquisa, vida média e obsolescência da literatura citada em teses e dissertações Documento
-
Experiência Estética e o ensino de música: o estude de caso da prática docente de um professor de uma esscola pública do Ensino Fundamental no município de Maringá - PR Documento
-
Experiências de (re) início da docência na educação básica: a profissionalidade em foco Documento
-
Extensão Universitária no Brasil: a experiência formativa na área da educação da UFSCar Documento
-
Extensão universitária na Universidade Federal de São Carlos: (des)encontros com a educação popular Documento
-
FORMADORES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM UMA PERSPECTIVA HEUTAGÓGICA Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO OU CONTROLE? Problematização a partir da bibliografia dos Projetos Especiais de Ação (PEAs) desenvolvidos entre 1993 e 2007 numa escola de ensino fundamental da rede educacional da cidade de São Paulo Documento
-
FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR (FIES): NEOLIBERALISMO E SUBSÍDIO FEDERAL DURANTE OS GOVERNOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES Documento
-
Falas e imagens: a escola de educação infantil na perspectiva das crianças. Documento
-
Família e Escola na Socialização e na formação da identidade da criança com deficiência. Resistência e estratégias de adaptação Documento
-
Fatores preventivos de violência de gênero no contexto universitário Documento
-
Filosofia para Crianças: estudo sobre a noção de Ética na proposta de Matthew Lipman Documento
-
Filosofia para a formação da criança Documento
-
Fora de lugar : ação e reflexão na coordenação pedagógica em uma escola de sistema apostilado Documento
-
Forma escolar dos aldeamentos jesuíticos do século XVI Documento
-
Formadores de professores : aspectos da constituição de sua profissionalidade Documento
-
Formação Continuada de professores: níveis de compreensão de uma política pública. Documento
-
Formação Profissional Inicial de Psicólogos: Aspectos Curriculares e Práticas Pedagógicas Documento
-
Formação continuada de professores Documento
-
Formação continuada online de professores dos anos iniciais: contribuições para a ampliação da base de conhecimento para o ensino de geometria Documento
-
Formação de Professores de Matemática em Novas Tecnologias de Informação: Análise de um Curso a Distância via Internet Documento
-
Formação de formadores e educação inclusiva : análise de uma experiência via internet Documento
-
Formação e atuação de educadores ambientais : análise de um processo educativo na universidade Documento
-
Formação e práticas de profissionais da saúde em interação com pacientes oncológicos. Documento
-
Formação inicial e base de conhecimento para o ensino da Matemática na perspectiva de professores iniciantes da Educação Básica Documento
-
Forças armadas e educação : o Colégio Militar de Campo Grande – MS (1993-2010) Documento
-
Fragmentos de uma vida docente: Criança, Resistência e Educação. Documento
-
Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural para à compreensão do desenvolvimento do pensamento conceitual de crianças de 4 a 6 anos. Documento
-
GINÁSTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO BENJAMIM CONSTANT DE 1930 A 1979: ENTRE A CONFORMAÇÃO E A FORMAÇÃO HUMANÍSTICA DA PESSOA CEGA Documento
-
Grandeza pelo trabalho: formação de trabalhadores e cultura do trabalho em Jaraguá do Sul. Documento
-
Grupos interativos: uma proposta educativa Documento
-
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AGRÍCOLA DO SUL DE MINAS: A ESCOLA AGRÍCOLA DE MUZAMBINHO-MG (1948-1985) Documento
-
HISTÓRIAS DE VIDA E SABERES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUARAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 Documento
-
Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a Educação Especial no Brasil. Documento
-
História da Educação como sub-campo: um estudo bibliométrico e epistemológico dos grupos de pesquisa da região Centro-Oeste do Brasil Documento
-
História da Modelagem Matemática na Educação Matemática Escolar Brasileira Documento
-
Histórias de leitura em narrativa de professores:uma alternativa de formação Documento
-
Histórias de vida e as trajetórias escolares: desafios e possibilidades para juventude pobre Documento
-
Histórias do brincar: um estudo com adultos e suas trajetórias. Documento
-
INDICADORES EDUCACIONAIS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA EM MÚSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7671 Documento
-
INDÚSTRIA CULTURAL: DA TAXIDERMIA DAS CONSCIÊNCIAS E DA ESTÉTICA COMO AÇÃO FORMATIVA Documento
-
IR-REMEDIÁVEL CAMPO DE SONHOS DE FUTURO: Representações Sociais da Escola Entre Jovens Estudantes de escolas Públicas no Sertão nordestino Documento
-
Implementação da Pedagogia histórico-crítica na educação do campo de municípios baianos por meio da Ação Escola da Terra: contradições e possibilidades Documento
-
Implicações da prova Brasil no trabalho de professores da rede de ensino de Cascavel-Pr: contradições entre as exigências das avaliações em larga escala e o currículo municipal Documento
-
Incorporação orgânica da educação a distância nas universidades públicas Documento
-
Indicadores de qualidade na Educação : um estudo a partir do PISA e da TALIS Documento
-
Indústria Cultural, Natureza e Educação: uma análise do uso de recursos midiáticos sobre a temática ambiental na escola Documento
-
Infância Negra e mídias digitais: uma análise de canais do YouTube realizados por meninas negras Documento
-
Infâncias do e no campo: um retrato dos estudos pedagógicos nacionais Documento
-
Ingressantes na licenciatura em pedagogia do sistema UAB/UFSCAR : quem são, o que pensam e aprendizagens iniciais Documento
-
Instruir mentes e salvar almas: história da ação missionária protestante na escolarização e evangelização de indígenas no sul de Mato Grosso (1928-1950) Documento
-
Inteligência cultural na perspectiva da aprendizagem dialógica: evidências de êxito escolar para superação de desigualdades sociais e educativas Documento
-
Interfaces Educação Infantil e Educação Física: estudo bibliométrico de teses e dissertações brasileiras (1993 – 2016) Documento
-
Interiorização da UFG na regional Catalão : reflexões sobre as condições de trabalho do docente Documento
-
Isto não é uma criança! Teorias e métodos para o estudo de bebês nas distintas abordagens da Sociologia da Infância de língua inglesa. Documento
-
Joaquim Gomes de Souza e as disparidades no reconhecimento acadêmico no Brasil e na Europa, Documento
-
Jongo na Escola: contribuições na e para a educação das relações étnico-raciais Documento
-
Jovens rurais de São Carlos - SP: circulação cotidiana, projetos de vida e os sentidos da escola Documento
-
Jovens sem-terra: identidades em movimento Documento
-
Juventude marcada: relações entre a Escola Pública e o ato infracional em São Carlos - SP Documento
-
Kafka educador: um estudo sobre a frieza formativa por meio das narrativas animais Documento
-
LEITURA, ESCRITA E SABER NA CIBERCULTURA E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO Documento
-
Leitura Dialógica: primeiras experiências com Tertúlia Literária Dialógica com crianças em sala de aula. Documento
-
Limites e Desafios de Objetivações da Pedagogia Histórico-Crítica na Prática Escolar Documento
-
MAPEAMENTO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DO FORMADOR DE PROFESSORES ATUANTE NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO ONLINE DE MENTORES Documento
-
Mal - estar entre professores em início de carreira diante de pressões do Saresp. Documento
-
Mediações e distinções entre associativismo e sindicalismo de professores públicos do Ceará: a APEOC SINDICATO e o SINDIUTE. Documento
-
Melhores Políticas Para Melhores Vidas: Um Estudo Crítico Das Concepções Que Embasam O Programme For International Student Assessment (PISA) No Período 1997- 2012 Documento
-
Memórias de Angola e vivências do Brasil: educação e diversidades étnica e racial Documento
-
Meta-avaliação das políticas de cotas : um estudo de processos nas universidades estaduais paranaenses Documento
-
Metanálise de pesquisas brasileiras que tratam do desenvolvimento do pensamento algébrico na escola básica (1994-2014) Documento
-
Modelagem matemática e mobilização de conhecimentos didático-matemáticos na formação continuada de professores dos anos iniciais Documento
-
Modelagem matemática na educação básica: obstáculos e dificuldades apontados por professores Documento
-
Modos de vida e convívio escolar : o assentamento rural Santa Helena - São Carlos - SP Documento
-
Monteiro Lobato, o "cancelado" de Taubaté: outros significados da denúncia à obra As Caçadas de Pedrinho Documento
-
Movimento Estudantil & Memória: Contribuição à Construção de Fontes de Pesquisa em Educação Documento
-
Mudanças na graduação na universidade pública : a nova prática da iniciação científica Documento
-
Mulheres da reforma agrária na educação: os significados em ser pedagoga da terra Documento
-
MÚSICA COMUNITÁRIA EM UM PROJETO SOCIAL DE LAZER: PROCESSOS EDUCATIVOS DECORRENTES Documento
-
MÚSICA E VIDA: OLHARES SENSÍVEIS DE JOVENS ESTUDANTES DE INSTRUMENTOS MUSICAIS Documento
-
Músicas que ultrapassam as estruturas regidas por números : uma análise de práticas matemáticas em construções de instrumentos musicais Documento
-
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORES INICIANTES NO ENSINO SUPERIOR: trajetórias formativas de docentes do curso de Letras-Inglês Documento
-
NO ALTAR E NA SALA DE AULA: VERSTÍGIOS DA CATEQUESE E EDUCAÇÃO FRANCISCANAS NO SUDESTE GOIANO (1944-1963 Documento
-
Narrativas (auto) biográficas de professoras surdas: um olhar para a aprendizagem da docência Documento
-
Narrativas de professoras egressas do PARFOR: o que dizem as flores Documento
-
Necessidades Formativas de Professores que atuam nos espaços de privação de liberdade em Cuiabá e Várzea Grande ? MT Documento
-
Negro intelectual, intelectual negro ou negro-intelectual: considerações do processo de constituir-se negro-intelectual Documento
-
No “chão” da universidade : o ensino superior de música na perspectiva intercultural Documento
-
Notas sobre o debate entre a modernidade e a tradição nas Ideias Pedagógicas durante o século XX no Brasil: o esboço de um conflito Documento
-
Nova Escola - "A revista de quem educa": a fabricação de modelos ideais do ser professor. Documento
-
O Ato Adicional de 1834 e a Instrução Elementar no Império: descentralização ou centralização? Documento
-
O BANCO MUNDIAL, O NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL Documento
-
O CENTRO EDUCACIONAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO (1988-2015): confessionalidade e laicidade Documento
-
O Colégio Universitário (COLUNI) da Universidade Federal de Viçosa (1965-1981) : formar para a universidade e garantir a qualidade Documento
-
O Conhecimento Prático do Bibliotecário de Referência Documento
-
O Corpo Litúrgico do Estado - Um ensaio sobre a disputa pela Soberania Documento
-
O ENCONTRO ENTRE O SABER DE REFERÊNCIA DOS ESTUDANTES E OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Documento
-
O Ensino de Estática no curso de arquitetura: estudos de planejamento e avaliação Documento
-
O Ensino de Filosofia da Educação nos Cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Documento
-
O Ensino de História da Educação nos cursos de Pedagogia Documento
-
O Espaço Escolar na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos Documento
-
O Estado na definição de um projeto educacional: o público e o privado na trajetória da LDB Documento
-
O Estágio supervisionado na formação inicial de professores de ciências e biologia: sua função e configuração em universidades federais nacionais Documento
-
O Exame Nacional do Ensino Médio: uma política reconstruída por professores de uma escola pública paulista. Documento
-
O FECHAMENTO DA ESCOLA NO CAMPO EM APORÉ/GO SOB A HEGEMONIA NEOLIBERAL NO CAMPO Documento
-
O FECHAMENTO DE ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE LIMEIRA/SP: a negação do direito à educação aos trabalhadores do campo Documento
-
O FETICHE DS COMPETÊNCIAS. UM estudo crítico dos princípios da formação da força de trablaho na atualidade. Documento
-
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São João da Boa Vista: a questão do ensino médio integrado Documento
-
O Lugar da Infância nas obras de Bartolomeu Campos de Queirós à luz da Teoria Crítica Frankfurtiana Documento
-
O MUNDO PÚBLICO E A AUTOGESTÃO EM ROSA LUXEMBURGO: UMA ANÁLISE DO MOVIMENTO DAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO EM 2015 Documento
-
O Movimento do Processo de Significação na Criança: uma parceria entre leitor e escritor Documento
-
O PAPEL DA ESCOLA ENTRE OS POVOS INDÍGENAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL: de instrumento de exclusão a recurso para emancipação sociocultural. Documento
-
O PCB e a organização do ensino público de Belém do Pará, de 1945 a 1964 Documento
-
O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE PALMAS - TO Documento
-
O Pensamento Científico e Pedagógico e a Ação Docente: Analisando o Papel das Teorias Implícitas, Imagens de Ciência e Ideais de Cientificidade sobre o Ensino de Ciências Documento
-
O Profmat e as relações distintivas no campo da matemática Documento
-
O Programa Universidade para Todos e a inserção de negros na educação superior : a experiência de duas Instituições de Educação Superior de Mato Grosso do Sul - 2005 - 2008 Documento
-
O Programa de Qualidade da Escola da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo: o texto e o contexto em três escolas da Diretoria de Ensino - Região de Pirassununga Documento
-
O RURALISMO PEDAGÓGICO NO ESTADO DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940: AS ESCOLAS NORMAIS, OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO, AS ESCOLAS TÉCNICAS E OS CLUBES AGRÍCOLAS. Documento
-
O Sistema de Ensino Belas-Artes no Curso de Arquitetura da Ècole des Beaux-Arts de Paris em sua tradição e ruptura: legado de saber e de poder Documento
-
O TRABALHO DO PROFESSOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (UNIVESP – 2010 A 2013) Documento
-
O Trabalho do Professor Jovem Doutor na Pós-Graduação: produção de conhecimento e discurso do professor Documento
-
O campo científico da Educação Infantil no Brasil (1981-2010) Documento
-
O campo da História da Educação no Brasil: Um estudo baseado nos grupos de pesquisa Documento
-
O conhecimento matemático escolar: operaçoes com Números Naturais (e adjacências) no ensino fundamental Documento
-
O conhecimento matemático na educação infantil: o movimento de um grupo de professoras em processo de formação continuada. Documento
-
O currículo em ação nos anos inciais do Ensino Fundamental e a atenção a multiculturalidade Documento
-
O debate enfraquecido: o desânimo dos educadores diante da realidade cotidiana das escolas. Documento
-
O debate sobre a educação de jovens e adultos na década de 1990 Documento
-
O desenvolvimento do conceito de pensamento computacional na educação matemática segundo contribuições da teoria histórico-cultural Documento
-
O desenvolvimento profissional de professoras iniciantes mediante um grupo colaborativo de trabalho. Documento
-
O dito e não feito - o feito e não dito: em busca do compasso entre o falar e o fazer na educação infantil Documento
-
O diálogo entre aspectos da cultura científica com as culturas infantis na educação infantil Documento
-
O estudo da guerra e a formação da liderança militar brasileira (1996-2004). Documento
-
O estágio na licenciatura em matemática : um espaço de formação compartilhada de professores. Documento
-
O estágio supervisionado hospitalar como espaço de ensino-aprendizagem no processo formativo no enfermeiro Documento
-
O governo da infância: práticas de alfabetização no Estado da Bahia Documento
-
O governo de menores de idade em relação à prática da prostituição: os discursos de agentes sociais Documento
-
O impacto da politica de inovação sobre o trabalho do professor-pesquisador na Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto Documento
-
O modelo de educação popular freireano e os fundamentos do Comunitarismo Documento
-
O movimento da política de formação continuada "PNAIC": do documento oficial aos professores alfabetizadores Documento
-
O mundano e o promíscuo na arte latinoamericana: a prática social de pintores populares Documento
-
O novo sistema de formação profissional brasileiro. Análise crítica exemplificada na experiência cearense. Documento
-
O papel da universidade na formação artística, docente e científica do profissional de dança. A perspectiva de ex-alunos de curso de graduação. Documento
-
O processo de construção da profissionalidade docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Documento
-
O processo de implantação do Ensino de 1º grau instituído pela Lei nº 5.692/71 na rede escolar paranaense: uma análise a partir da documentação do Conselho Estadual de Educação Documento
-
O processo de institucionalização da Educação a Distância na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no período de 2004 a 2018 Documento
-
O professor de Educação Física no primeiro ano da carreira: análise da aprendizagem profissional a partir da promoção de um programa de iniação à docência Documento
-
O professor de matemática e seus saberes e suas necessidades em relação à sua disciplina Documento
-
O professor mediador-orientador na modelagem matemática: movimentos de constituição de uma representação docente Documento
-
O que a Escola faz com o que o povo cria: até a Capoeira entrou na dança! Documento
-
O referencial teórico de Paulo Freire no ensino de ciências e na educação CTS: um estudo bibliométrico e epistemológico Documento
-
O sonho feminino de Ícaro : a educação das pioneiras da aviação militar brasileira na Academia da Força Aérea Documento
-
O texto, o contexto e o pretexto - o ensino de Literatura após a reforma do Ensino Médio Documento
-
O trabalho de ofício no pensamento pedagógico contemporâneo. Documento
-
O trabalho intensificado e extensificado do professor gestor na Universidade Federal do Oeste da Bahia Documento
-
O tutor virtual como formador: a matemática no curso de pedagogia a distância da UFSCar Documento
-
O uso de clichês" na formação de professores: o que há por trás desse problema? Documento
-
O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores: uma experiência na licenciatura em matemática, Documento
-
O velejar das embarcações maranhenses: uma narrativa sobre saberes docentes (matemáticos) de um mestre carpinteiro naval ensinados no âmbito do estaleiro escola Documento
-
OS LIMITES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS/ESTATAIS PARA O CAMPO HOJE E A POSSIBILIDADE DE UMA SUPERAÇÃO Documento
-
OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA ÁREA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO PPGE-UFSCAR: UM ESTUDO EPISTEMOLÓGICO E BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (1993 A 2007) Documento
-
Olhares de professores de ciências em formação sobre as mídias, sua inserção no ensino e a educação para as mídias Documento
-
Os Intelectuais Libertação e o Intercâmbio Educativo: uma leitura gramsciana da Revista Eclesiástica Brasileira (REB) (1972 - 1986) Documento
-
Os alicerces da avaliação educacional no Brasil : a elaboração teórica de intelectuais na década de 1980 Documento
-
Os efeitos dos slogans nos discursos da educação e o silêncio que significa - leitura dos editoriais dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo Documento
-
Os especialistas escolares no trabalho de mentoria: desafios e possibilidades. Documento
-
Os guias curriculares da década de 70: análise do discurso pedagógico Documento
-
Os gêneros do discurso e a prática da produção textual: dialogando sobre os conhecimentos necessários aos educadores dos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Os impactos do produtivismo acadêmico na formação do estudante da pós-graduação e o processo de produção de conhecimento científico Documento
-
Os professores de matemática e a geometria: opiniões sobre a área e seu ensino. Documento
-
Os saberes docentes e a formação cotidiana nas séries iniciais do ensino fundamental (um estudo de casos múltiplos de tipo etnográfico Documento
-
Ouvir, contar, reviver e recontar: narrativas de/sobre Educadores Matemáticos que atuaram no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Documento
-
PEDAGOGIA DA MEMÓRIA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA NAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE CECÍLIA MEIRELES E WALTER BENJAMIN Documento
-
PESQUISADORA-AUTORA-CIDADÃ: POR UMA PEDAGOGIA DA ESCRITA DE SI EM ESPAÇOS/TEMPOS DE PESQUISA-VIDA-FORMAÇÃO Documento
-
POÉTICAS, CINEMA E EDUCAÇÃO ? UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM COM CINEMA NA ESCOLA Documento
-
PROCESSOS DE TORNAR-SE PESQUISADORA DA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA: INDÍCIOS NARRATIVOS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA Documento
-
PROFESSOR (A) YOUTUBER? AS RESENHAS LITERÁRIAS AUDIOVISUAIS E A REVITALIZAÇÃO DO ESQUEMATISMO DA INDÚSTRIA CULTURAL NA CIBERCULTURA Documento
-
PROFESSORAS EXPERIENTES E A BASE DE CONHECIMENTO PARA O ENSINO: PONTAS DE ICEBERGS Documento
-
PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Documento
-
PROUNI: trajetórias Documento
-
PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Documento
-
Panorama do campo de estudo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil (2009-2018). Documento
-
Para uma lógica do discurso e do ensino Documento
-
Paradigmas Tecnológicos e Máquinas de Ensinar: uma abordagem pedagógica sobre tutores inteligentes nos sistemas de ensino e aprendizagem Documento
-
Paradoxos e estratégias de adaptação na trajetória acadêmica discente em relação ao PBL no curso de Medicina da UFSCar Documento
-
Pedagogia a lápis cor de pele: a educação das relações étnico-raciais em cursos de pedagogia do estado de São Paulo Documento
-
Pedagogias de gênero em narrativas sobre transmasculinidades. Documento
-
Personalidade autoritária em sala de aula: ressentimento e sadismo em tempos de cultura digital Documento
-
Perspectiva CTS em estágios curriculares em espaços de divulgação científica: contributos para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia Documento
-
Perspectivas pedagógicas no processo de formação docente na universidade e os seus desafios para a docência universitária inovadora: uma análise do PIBID/UVA/2009: Documento
-
Pesquisas no campo da didática : subsídios ao ensino e à aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de habilidades e competências Documento
-
Política de formação de professores: análise da institucionalização do curso de educação do campo da Universidade Federal do Tocantins – campus de Arraias Documento
-
Políticas Públicas para a Educação do Campo no Estado de São Paulo: impactos, contradições e perspectivas Documento
-
Políticas Públicas/Estatais e Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: estudo do PRONERA no Sudoeste da baiano Documento
-
Políticas de educação rural no Estado de São Paulo (1889-1994): disputas e conflitos de classe pela hegemonia no bloco no poder Documento
-
Políticas públicas e juventudes : a participação juvenil para o acesso ao fundo público no Brasil Documento
-
Por entre os "eus" e os "nós" - experienciados sob o prisma da matemática - tecidos em narrativas Documento
-
Por entre trilhas e sonhos (des) caminhos da educação de crianças, jovens e adultos do campo no Tocantins Documento
-
Posturas de Agentes Escolares Profissionais e as implicações na vida escolar dos alunos: enfoque no autoritarismo e fracasso escolar Documento
-
Potencialidades e limites de uma disciplina do curso de Educação Musical a distância na UFSCar. Documento
-
Preconceitos, Discriminações e Formação dos Professores - Do Proposto ao Alcançado Documento
-
Processos Educativos do Centro de Culturas Indígenas: indiagem, acolhimento, desafio e conquista na Universidade Federal de São Carlos Documento
-
Processos de educar-se de mulheres do Assentamento Monte Alegre - SP nas ações de cuidado à saúde Documento
-
Processos de ensinar e de aprender: os instrutores militares e os cadetes da Aeronáutica Documento
-
Processos de participaçãp para o controle social em Comissões Locais de Saúde: educar-se no cotidiano Documento
-
Processos educativos em práticas docentes de sociologia : perspectivas para a educação das relações étnico-raciais no ensino médio Documento
-
Processos formativos em matemática de alunas professoras dos anos iniciais em um curso a distância de Pedagogia. Documento
-
Produção Textual: O que dizem e escrevem educandos do 3º ano sobre o gênero fábula Documento
-
Professoras de crianças de 0 a 3 anos:dialogando sobre seus persursos formativos e os desafios enfrentados Documento
-
Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional Documento
-
Professores de Educação Física: Diversidade e Prática Pedagógica Documento
-
Professores de ciências do ensino fundamental II frente à implantação do currículo do estado de São Paulo/2008 Documento
-
Professores e especialistas diante do fracasso escolar - um estudo no cenário das classes de aceleração Documento
-
Professores/as negros/as: trajetórias e tentativas de cooptação docente. Documento
-
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência: contribuições, limites e desafios para a formação docente Documento
-
Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes participantes Documento
-
Programa de Mentoria da UFSCar: desenvolvimento prossional de três professoras iniciantes Documento
-
Projeto sócio-educacional: a reflexão sobre os fundamentos do seu sucesso a partir da ação comunicativa, o significado e sentido e a metodologia. Documento
-
Promotoras para o estímulo da lactância materna e esetimulação do bebê em uma comunidade de baixo nível sócio-econômico: elaboração, implementação e avaliação de um programa de ensino Documento
-
Proposta curricular do estado de São Paulo : novos papéis ou continuísmo na prática escolar do professor coordenador? Documento
-
Prática de Ensino de Química e Metodologia Investigativa: Uma Leitura Fenomenológica a partir da Semiótica Social. Documento
-
Práticas de leitura de professoras de educação infantil: narrativas de professoras - Catalão - GO Documento
-
Práticas de objetivação e subjetivação docente: estratégias de saber-poder no contexto do PIBID Documento
-
Quando os alunos já são professores : ressentimento, teoria e prática na experiência do PARFOR Documento
-
Querido diário... o que revelam as narrativas sobre ludicidade, formação e futura prática do professor que ensina(rá) matemática nos anos iniciais Documento
-
Rede UNEB 2000: da euforia ao espanto, as contradições se estabelecem Documento
-
Redutores de danos e usuários de drogas: uma relação de ensino e aprendizagem Documento
-
Reforma do Estado e da Educação no Brasil: crítica à opção preferencial pela mercantilização do Ensino Documento
-
Relações de gênero nos clássicos da didática : reflexões possíveis acerca da ideia de masculinidade Documento
-
Repercussões do PROALFA na ação docente: a perspectiva de professores de uma escola estadual em Viçosa-MG Documento
-
Representações sobre o feminino em sequências fílmicas de animações Documento
-
Resistência e seus processos educativos da comuniade quilombola do Fojo - Bahia. Documento
-
SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A BNCC: FONTES, APROPRIAÇÕES, IMPLICAÇÕES E DESAFIOS Documento
-
SER CRIANCA N INICIO DO SECULO: ALGUNS RETRATOS E SUAS LICOES Documento
-
SUBSÍDIOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DO TEXTO DIDÁTICO: PROPRIEDADES TEXTUAIS E PRESSUPOSTOS EP ISTEMOLÓGICOS. Documento
-
SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO DA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO Documento
-
Significados das práticas educativas no Centro Socioeducativo de Internação Feminina de Manaus/AM: a perspectiva das meninas Documento
-
Sobre o que falam as crianças em suas histórias Documento
-
Só vencem os fortes: a barbárie do trote na Educação Agrícola Documento
-
TERCEIRO GRUPO ESCOLAR DE LIMEIRA-SP (1940-2010): a dinâmica do tempo-espaço escolar. Documento
-
TRABALHO, SUBJETIVIDADE E IDENTIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ANÁLISE DE UM CASO SUI GENERIS Documento
-
TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DA UFSCAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: contribuição ao estudo da formação docente. Documento
-
TRANÇA DE GENTE: Mulheres negras e as relações intergeracionais na superação do racismo Documento
-
Tecendo os fios entre a Educação e Saúde: a formação profissional na residência multiprofissional em saúde Documento
-
Tecnocracia capitalista : fundamentos e implicações para a educação Documento
-
Tendências da perspectivas Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas áreas de Educação e Ensino de Ciências: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras e portuguesas. Documento
-
Tertúlia Dialógica Pedagógica: formação permanente do professorado com base em evidências científicas. Documento
-
Tornando-se professor: o início na carreira docente e a consolidacão da profissão. Documento
-
Trabalhando com a formação do terapeuta ocupacional reflexivo para atuar junto a crianças com atraso no desenvolvimento Documento
-
Trabalho e Formação na Fronteira: o caso da escola da AJOPAM - Juina - MT Documento
-
Trabalho e Universidade: um estudo sobre a (de) formação no ensino superior brasileiro Documento
-
Trabalho e subjetividade do professor da pós-graduação da UNESP : o sentido do trabalho e as relações entre sofrimento e prazer Documento
-
Trajetória Social, Dote Escolar e Mercado Matrimonial: um estudo de normalistas formadas em São Carlos nos anos 40. Documento
-
Trajetórias de docentes universitários com a temática ambiental: do mito de origem às ações no campo ambiental Documento
-
Trajetórias e Caminhos: uma cartografia dos bebês Documento
-
Trocas de saberes musicais : um olhar para os processos educativos do grupo vocal ?Entre Amigos? Documento
-
UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS PEQUENAS Documento
-
Um Estudo sobre o Movimento Lógico-Histórico do Conceito de Continuidade Documento
-
Uma análise das políticas educacionais do Paraná nas décadas de 1980 e 1990 Documento
-
Uma terapia filosófica da Modelagem Matemática na Educação Matemática Documento
-
Universidade Comunitária - uma identidade em construção Documento
-
Universidade e escola Básica: o papel da Extensão Universitária na formação de Professoras e Professores em Educação Científica. Documento
-
Variáveis que interferem no comportamento da população urbana no manejo de resíduos sólidos domésticos no âmbito das residências Documento
-
Violência e cultura digital: o Youtube e o cyberbullying de alunos do Ensino Médio contra os professores Documento
-
cartas d'eus: cartografias afetivas com Linn da Quebrada Documento
-
ÁLVARO VIEIRA PINTO : trajetória, filosofia e contribuições à educação libertadora. Documento