cour_80ef7bb8-071d-4b71-8fb3-f0c72e75225a
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Professor, o que são esses traços no quadro?": princípios histórico-críticos para o ensino de representações estruturais de compostos orgânicos Documento
-
?Colaboração entre pesquisadores de Educação Científica e Professores da Educação Básica: o estudo da dinâmica de funcionamento do CoPPEC Documento
-
A Bahia na periferia da produção cientifica durante a segunda metade do Século XX: A percepção de pesquisadores nas ciências naturais Documento
-
A CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL APOIADA NA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO Documento
-
A EXPERIMENTAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DE CARLOS BARROS DA DÉCADA DE 70: UMA ANÁLISE CURRICULAR Documento
-
A Escola Agrícola de São Bento das Lages e a institucionalização da Agronomia no Brasil (1877-1930) Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA BAHIA (1953- 1971): CAMPANHA DE APERFEIÇOAMENTO E DIFUSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Documento
-
A INTEGRAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA PRÁTICA DE PROFESSORES DO 6º ANO Documento
-
A Influência de uma Abordagem Contextual nas Concepções sobre a Natureza da Ciência: um Estudo de Caso com Estudantes de Física da UEFS Documento
-
A Inserção de História e Fílosofia da Ciência na Formação de Professores de Física:a experiência da UFBA e da UFRGS. Documento
-
A Institucionalização da Psicanálise na Bahia com o Círculo Psicanalítico da Bahia - Um Estudo de Caso Documento
-
A Máquina e seus Limites: Uma Investigação sobre o Xadrez Computacional Documento
-
A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Documento
-
A Série de Fibonacci: Um estudo das relações entre as ciências da complexidade e as artes Documento
-
A consciência como objeto de estudo na psicologia de L. S. Vigotski: uma reflexão epistemológica Documento
-
A contribuição da etnobiologia para o ensino e a aprendizagem de ciências: estudo de caso em uma escola pública estadual do município de Coração de Mraia-Ba Documento
-
A crítica de David Hume ao argumento do desígnio nos diálogos sobre a religião natural Documento
-
A dinâmica discursiva nas salas de aula de ciências: contribuições teóricas e metodológicas para análise da prática de ensino sob a perspectiva do multiculturalismo na educação científica Documento
-
A educação científica baseada em paradigmas: uma investigação sobre a filosofia kuhniana. Documento
-
A filosofia de Feyerabend: nem anarquista nem relativista Documento
-
A formação em matemática no curso de pedagogia: percepções dos alunos-professores sobre as contribuições para a prática em sala de aula Documento
-
A integração de construtos didáticos à prática docente: a malamática para operar com a aritmética básica Documento
-
A modernização da matemática na Bahia: a experiência com classes-piloto do Colégio Estadual da Bahia - Central (1966-1969) Documento
-
A presença dos objetos educacionais digitais como recurso didático nas aulas de química. Documento
-
A produção da evidência na filosofia hobbesiana Documento
-
A produção das discussões reflexivas em um ambiente de Modelagem Matemática Documento
-
A radiotelegrafia estatal no Brasil: transmissão, circulação de tecnologias e ideias (1902-1924) Documento
-
A regulação da produção discursiva entre professor e alunos em um ambiente de Modelagem Matemática Documento
-
A relação entre religião e ciência na trajetória profissional de alunos protestantes da Licenciatura em Ciências Biológicas Documento
-
A sociologia da ciência e a polêmica epistemológica: uma reflexão em Pierre Bourdieu Documento
-
A série CSI e suas possibilidades como estratégia de ensino em biologia Documento
-
ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO IFBA-SIMÕES FILHO SOBRE TECNOLOGIA A PARTIR DE ENXERTOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA DISCIPLINA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Documento
-
ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS NO PNLD 2015. Documento
-
APROPRIAÇÕES DO TEMA GERADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS Documento
-
ATITUDES PARA A CIÊNCIA E PERCEPÇÃO DOS ALUNOS INTEGRANTES DO PROGRAMA CIÊNCIA ITINERANTE DO IF BAIANO CAMPUS CATU-BA Documento
-
AVALIANDO O ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES SURDOS E OUVINTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE CINEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA Documento
-
Abordagem Contextual Lúdica e a Aprendizagem de Equilíbrio Químico: O que há atrás desta cortina? Documento
-
Abordagem contextual: as experiências de docentes das disciplinas Conceitos de Física A, B, C E D do Curso de Física da UFBA. Documento
-
Abordagens de saúde em livros didáticos de biologia: reflexões sobre a saúde da população negra. Documento
-
Alberto Santos Dumont e a Física do Vôo: Uma Experiência no Ensino Médio Documento
-
Analise sobre a Equivalência entre as Eletrodinâmicas de Einstein e de Lorentz Documento
-
Análise conceitual de modelos na formação inicial de professores de biologia e a modelagem com conteúdos de genética. Documento
-
Análise dos argumentos e explicações produzidas por estudantes surdos em uma atividade experimental e em situações problemas sobre dinâmica Documento
-
Aprendizagem sobre flutuação nos anos iniciais através da inserção de atividades investigativas Documento
-
Aprendizagens de professores de Matemática a partir da participação em um grupo colaborativo. Documento
-
Apropriação do Princípio da Incerteza por Estudantes de Química no Contexto do Ensino do Modelo Atômico Quântico Documento
-
Apropriação dos conceitos de função: uma análise histórico-cultural Documento
-
As Ciências Naturais nos programas infantis veiculados pela televisão aberta na Bahia Documento
-
As dimensões ética e científica na formação para tomada de decisão sobre uso de animais nas Ciências em um contexto de Educação CTS Documento
-
As tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Física do ensino médio: Uma questão na formação do professor Documento
-
Aspecto preditivo da Mecânica Clássica e da Mecânica Quântica:uma proposta teórico- metodológica para alunos do Ensino Médio Documento
-
Avaliação Discente de um Curso de Modelagem Matemáticas a Distância. PPGEFHC (Conceito capes: 5) , com sanduiche na Universidade Federal de Santa Catarina (Co-orientador: Ademir Donizeti Caldeira) Documento
-
Bases epistemológicas para um modelo funcional em Gaia Documento
-
Breve História da Arqueologia no Sudeste do Piauí (1970-1993) Documento
-
Buscando o fenômeno : quando gênero, educação sexual e a moral religiosa se encontram em sala de aula Documento
-
COMO ABORDAR TEMPO GEOLÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA? DEFININDO DIRETRIZES E DESENVOLVENDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Documento
-
COMO O ENSINAR CITOLOGIA E PROMOVER UMA VISÃO INFORMADA DA CIÊNCIA NO NÍVEL MÉDIO DE ESCOLARIDADE Documento
-
CONHECIMENTO TÁCITO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: A EPISTEMOLOGIA DE MICHAEL POLANYI NO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENERGETICISMO E A CATÁLISE NA OBRA DE WILHELM OSTWALD Documento
-
Ciência e política durante a ditadura militar: o caso da comunidade brasileira de físicos (1964-1979) Documento
-
Ciência, Raça e Literatura: as contribuições de uma exposição itinerante para educação das relações étnico-raciais" Documento
-
Como ensinar a estudantes universitários de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde sobre a crise do conceito de gene? Documento
-
Concepções de Professores de Biologia do Ensino Médio Público Estadual de Salvador sobre a Variedade de Orientaçoes Sexuais Documento
-
Concepções de fenômeno químico de docentes formadores e pós-graduandos das áreas de Química e ensino de Química Documento
-
Concepções docentes sobre a pesquisa estudantil na educação básica: o contexto das feiras de ciências da Bahia. Documento
-
Concepções sobre Diversidade de Orientações Sexuais veiculadas nos Livros Didáticos e Paradidáticos de Ciências e Biologia Documento
-
Contextualização Epistemológica da Ciência entre professores de ciências de escolas com tradição cristã: um estudo caso Documento
-
Contribuição Brasileira para a Formação de Professores em Timor-Leste: O Procapes - 2007 a 2009 Documento
-
Contribuições de John William Nicholson para o átomo de Bohr: o papel epistêmico do erro científico e suas implicações para o ensino de ciências . Documento
-
Costa Ribeiro: ensino, pesquisa e o desenvolvimento da Física no Brasil, no período de 1929 a 1960 Documento
-
Crenças e Disposições Documento
-
DETERMINISMO BIOLÓGICO E QUESTÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA: representações e práticas de docentes do Ensino Médio. Documento
-
DIMENSÃO ÉTICA EM ARGUMENTOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE BIOLOGIA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE PECUÁRIA Documento
-
DISCUSSÃO FILOSÓFICA ACERCA DOS MODELOS DE LIGAÇÃO QUÍMICA Documento
-
DOS INFINITÉSIMOS AOS LIMITES: A CONTRIBUIÇÃO DE OMAR CATUNDA PARA A MODERNIZAÇÃO DA ANÁLISE MATEMÁTICA NO BRASIL Documento
-
Da pesquisa em ensino de física para a sala de aula: uma análise da experiência brasileira Documento
-
Determinação Descendente: As Relações Todo-Partes em Sistemas Naturais Documento
-
Discursos interdisciplinares na licenciatura: utilizando o cinema como mediador Documento
-
Domingos Alves Branco Muniz Barreto: ciência, economia e poder na Bahia (1788-1800) Documento
-
Domingos Guedes Cabral: Positivismo e Darwinismo na Bahia Imperial Documento
-
Duas realidades: a pesquisa com célula-tronco para tratar pacientes com doença de Chagas nos laboratórios e na mídia Documento
-
EDUCAÇÃO SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: dilemas enfrentados por docentes do Ensino Fundamental. Documento
-
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ENFOQUE HISTÓRICO-CRÍTICO Documento
-
Ecos de um nome: Juliano Moreira o processo de divulgaçãode conhecimentos em Psiquiatria,Psicanálise e História das Ciências na passagem para o século XX Documento
-
Educação e Saúde: Contextos e Concepções Documento
-
Elaboração de Recursos didáticos utilizando materiais de fácil acesso, numa pespectiva construtivista Documento
-
Elaboração de princípios de design para sequências didáticas em alterização e gênero a partir de estudos da biologia evolucionista do século XX Documento
-
Ensinando sobre uma visão sistêmica do planeta Terra a ingressantes do ensino superior Documento
-
Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Desafios e Propostas de Implementação Documento
-
Ensino de Ciências à Distância no Brasil: uma análise técnica e pedagógica dos Cursos de Licenciatura em Matemática (UFF/CEDERJ) e Ciências Biológicas (UENF/CEDERJ). Documento
-
Ensino de Física nas séries iniciais: buscando entender as tensões vivenciadas pelos professores no ensino prático Documento
-
Ensino de Genética no Ensino Fundamental: Desenvolvimento da sequência didática para abordagem da doença falciforme Documento
-
Ensino de Matemática: iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1969). Documento
-
Ensino de Química na perspectiva Histórico-Crítica: análise de uma proposta de mediação didática contextual na Educação do Campo Documento
-
Ensino de ciências: Da Literatura de Cordel ao Texto Científico sobre as causas e consequências do Aquecimento Global Documento
-
Ensino dos Conceitos 'Ácido e Base' na Perspectiva Histórico-Crítica Documento
-
Entre o broto e a rosa do clássico: análise histórico-crítica do movimento dos conteúdos nos livros didáticos de Química. Documento
-
Epistemologia e Comportamentalismo Radical Documento
-
Estudo de conceitos de seres vivos nas séries iniciais Documento
-
Experimentando estratégias formativas: da reflexâo à conscientização Documento
-
Explorando o conhecimento teórico e o conhecimento procedimental sobre conteúdos de mecânica dos fluidos de técnicos de operação de petróleo e gás Documento
-
Gaston Bachelard - Uma pedagogia aberta Documento
-
Gene: Questões Epistemológicas, Conceitos Relacionados e Visões de Estudantes de Graduação Documento
-
Genes, informação e semiose: do conhecimento de referência ao ensino de Biologia Documento
-
Geometria, situações com referência na realidade e a participação dos alunos em aulas de Matemática Documento
-
Herch Moysés Nussenzveig e a Consolidação da Ótica Quântica: consolidando disciplinas através de livros-texto e escolas de verão. Documento
-
História do Laser no Brasil, 1959-1979: a trajetória do físico Sérgio Porto Documento
-
História e Filosofia da Ciência e Argumentação no Ensino da Gravitação Universal de Newton. Documento
-
Histórias de vida e formação de professores de Química Documento
-
Hospital Couto Maia: uma memória histórica (1853 – 1936) Documento
-
IDEIAS DE UNIVERSITÁRIOS CEGOS SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA Documento
-
Imagens da ciência: cinema educativo e discurso científico na era Vargas (1930-1945) Documento
-
Implicações da Racionalidade Científica em Karl Popper Documento
-
Interdisciplinaridade: Reflexões sobre o Atual Campo de Saúde Mental no Brasil Documento
-
Investigando culturas escolares: a disciplina Ciências em instituições escolares de Senhor do Bonfim/BA (1951-1975) Documento
-
Jogos Eletrônicos como uma Ferramenta de Aprendizagem Significativa para o Ensino de Ecologia e Evolução Documento
-
Jovens escolares do ensino fundamental e a interpretação de conteúdos sobre ciências: um olhar na perspectiva da leitura crítica de vídeos Documento
-
LABORATÓRIO VIRTUAL X LABORATÓRIO MATERIAL: INVESTIGANDO A NATUREZA DO ENTENDIMENTO CONSTRUÍDO EM DOIS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM Documento
-
LENDO BOHR AO PÉ DA LETRA: Análise de elementos conceituais em escritos de Niels Bohr Documento
-
Laboratórios virtuais no ensino de Física : novas veredas didático pedagógica Documento
-
Leitura e escrita na sala de aula: reflexões sobre uma experiência na disciplina Química e Leitura? Documento
-
Linguagem científica e significação no Tractatus Logico-Philosophicus de Ludwig Wittgenstein Documento
-
MATERIAIS MANIPULÁVEIS E A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES: ENGAJAMENTO MÚTUO E REPERTÓRIO COMPARTILHADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Documento
-
MEMÓRIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: A SAÍDA DE LEOPOLDO NACHBIN DO IMPA Documento
-
MOBILIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COLABORATIVA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE AGROTÓXICOS NA PERSPECTIVA CTSA. Documento
-
MULHERES NEGRAS NAS CIÊNCIAS: A HISTÓRIA DE VIVIANE DOS SANTOS BARBOSA Documento
-
Mapas conceituais: Uma Análise do Uso em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Documento
-
Modernização da Matemática nas escolas de Vitória da Conquista: a trajetória e a contribuição dos professores de matemática Documento
-
O carvalho para a sombra e os frutos do amanhã: matemática, professores e atividades escolares no Ginásio Mairi (1966 ? 1985). Documento
-
O CAMINHO TRAÇADO PELA MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM 1960 NO INSTITUTO EUCLIDES DANTAS - ESCOLA NORMAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA ? BA Documento
-
O CONCEITO DE GENE EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR DO ENSINO SUPERIOR Documento
-
O Conceito de Reação Química no Nível Médio: História, Transposição Didática e Ensino Documento
-
O Contexto da Descoberta e o Contexto da Justificação e o caso da Relatividade Restrita de Einstein, tal como foi descrita por Michel Paty. Documento
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA: O QUE AS PRÁXIS EDUCATIVAS REVELAM Documento
-
O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: FATORES QUE OBSTACULARIZAM A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS Documento
-
O Ensino dos Estados da Matéria para Deficientes Visuais Documento
-
O Erro no Processo Ensino-Aprendizagem de Ciências no Nível Fundamental. Documento
-
O Laboratório Didático de Ensino de Física Investigativo e a Formação de Professores no IFUFBA Documento
-
O PAPEL FUNCIONAL DA BIODIVERSIDADE: Uma análise epistemológica do Programa de Pesquisa Documento
-
O PIBID Química em questão: A Pedagogia Histórico Critica (PHC) na formação dos licenciandos(as) em química da UFBA Documento
-
O PROGRAMA DE TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS E MATEMÁTICA - PROTAP (1969-1974): SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA. Documento
-
O Pluralismo Teórico em Ludwig Boltzmann Documento
-
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PRESENTES NA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE Documento
-
O Uso das estratégias interativas na pós-graduação: programa de ensino, filosofia e história das ciências Documento
-
O Uso terapeutico das radiações ionizantes na Bahia - uma visão da Historia da Ciência Documento
-
O conceito de Operação Mental na formação do professor de Química : as possibilidades do programa de enriquecimento instrumental. Documento
-
O conceito de emergência na literatura atual Documento
-
O discurso da sustentabilidade em trabalhos apresentados no EPEA diante da complexidade do campo da educação ambiental. Documento
-
O ensino da ecologia a partir de uma perspectiva sociocultural: Uma proposta didática. Documento
-
O ensino de Biologia no Colégio da Polícia Miltar: Formando os egressos com perfil esperado? Documento
-
O ensino de eletroquímica a partir de uma abordagem sócio-histórica Documento
-
O ensino de matemática nos cursos técnicos do Centro Integrado Luiz Navarro de Brito, em Alagoinhas ? BA (1969-1979) Documento
-
O ensino e a aprendizagem do conceito químico de substância como material puro Documento
-
O itinerário científico de Louis de Broglie em busca de uma interpretação causal para a Mecânica Ondulatória Documento
-
O rio São Francisco e a Chapada Diamantina nos desenhos de Theodoro Sampaio Documento
-
O tratamento dado a anemia falciforme: em foco os livros didáticos de biologia. Documento
-
O uso da sistemática filogenética na investigação de uma sequência didáti Documento
-
OGUNTEC, um novo tom para a ciência na Bahia. O desvelar de uma proposta pedagógica anti-racista para a educação cientifica de jovens negros e negras. Documento
-
OS FILHOS DE ÍCARO: DISPUTAS MUNDIAIS PELA PRIMAZIA DO AVIÃO, INÍCIO DO SÉCULO XX Documento
-
Orbital Atômico: Aprendizagem e Desenvolvimento do Conceito por Estudantes de Química Documento
-
Origem, desenvolvimento e utilizações da curva catenária: implicações epistemológicas e utilizações no ensino da Matemática Documento
-
Orisun Ati Awọn Ayie Ati Awọn Ọkurin: a cosmogonia iorubá como uma proposta didática para a explicação da origem do mundo e do homem no ensino de história do 6º ano Documento
-
Os Serviços Ecossistêmicos na Educação Científica: uma análise da literatura com ênfase nos métodos de ensino e nos objetivos de aprendizagem Documento
-
Os conceitos de quantum de uma grandeza e dualidade onda-partícula no ensino do modelo atômico Documento
-
Os estados relativos de Hugh Everett III: uma análise histórica e conceitual Documento
-
Os materiais manipuláveis e a participação dos alunos na aula de matemática Documento
-
Os museus da Universidade Federal da Bahia enquanto espaços de ensino não formal Documento
-
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO CÁLCULO NÃO STANDARD PARA O ENSINO MÉDIO Documento
-
PROCESSOS DE PROBLEMATIZAÇÃO EM ESTÁGIOS CURRICULARES NA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFBA Documento
-
PRODUÇÃO DE VÍDEOS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA ELABORAÇÃO DE FERRAMENTAS AUDIOVISUAIS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO Documento
-
Para uma história das mulheres na ciência: a contribuição de Chien Shiung Wu para a teoria quântica Documento
-
Pensamento e Linguagem dos Estudantes do Ensino Médio sobre o Uso de Substâncias Psicoativas Documento
-
Perfil conceitual: trabalhando a concepção de matéria e estados físicos dos materiais com alunos e alunas do ensino médio Documento
-
Performatividade e recontextualização em um Programa para o Ensino de Matemática na Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina Documento
-
Pesquisa em Psicologia: Produção Intelectual dos Psicólogos Baianos (1973-2002) Documento
-
Prática Científica no Brasil Colônia: Ilustrado luso-brasileiro a serviço da natureza http://www.ppgefhc.ufba.br/dissertacoes.htm Documento
-
Qualidade da pesquisa científica na área de Biodiversidade: uma análise da metodologia e da argumentaçao Documento
-
Questões Sociocientíficas e Pedagogia da Alternância: desafios e possibilidades de uma Educação Científica Humanística no contexto de uma Casa Familiar Rural Documento
-
RACISMO CIENTÍFICO COMO PLATAFORMA PARA COMPREENSÃO CRÍTICA DAS RELAÇÕES CTS: O ESTUDO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Documento
-
Representações sociais de licenciandas/os do curso de licenciatura em Ciências Naturais sobre identidades sexuais e de gênero. Documento
-
SURDOS E OUVINTES JUNTOS NO ESPAÇO ESCOLAR: o processo de construção do número Documento
-
Saberes Docentes: um olhar para uma dimensão não exigida nas trajetórias de professores-pesquisadores do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Documento
-
Sabina Spielrein (1885-1942): uma análise histórica de sua vida e obra no contexto das mulheres na psicanálise Documento
-
Sobre a cultura material dos primeiros testes experimentais do teorema de Bell: uma análise dos instrumentos (1972-1982). Documento
-
THOMAS S. KUHN E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO Documento
-
TRAZENDO A MACROEVOLUÇÃO PARA A SALA DE AULA: ENSINANDO BIOLOGIA EVOLUTIVA DE FORMA PLURAL E INTEGRADA Documento
-
Tempos, Histórias e Ciências; expectativas e propostas de letrados do Instituto Geográfico e Histórico para a Bahia. (1894 -1923) Documento
-
Teoria da Aprendizagem Significativa e experimentação em sala de aula: integração teoria e prática Documento
-
Trabalho colaborativo e suas contribuições para a formação continuada de professores de ciências: um estudo de caso Documento
-
UM MODELO DE REFERÊNCIA PARA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO: contribuições para uma descolonização didática no ensino Documento
-
UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA ORIENTADAS POR ABORDAGENS HISTÓRICO-FILOSÓFICAS Documento
-
UNICA - Universidade da criança e do adolescente: uma experiência de divulgação científica em Salvador Documento
-
USANDO O JOGO ELETRÔNICO EDUCACIONAL CALANGOS EM SALA DE AULA PARA ENSINAR SOBRE NICHO ECOLÓGICO Documento
-
Um Olhar Sobre a Dinâmica Discursiva em Sala de Aula de Biologia do Ensino Médio no Contexto do Ensino da Evolução Biológica Documento
-
Um estudo sobre o que dizem estudantes, de um curso de Licenciatura em Matemática, sobre a matemática e o ensino de matemática Documento
-
Um modelo para o ensino sobre a natureza da ciência no contexto das ciências biológicas. Documento
-
Uma Perspectiva Sócio-Histórica do Conteúdo de Física Moderna nos Livros didáticos para o Ensino Médio no Brasil (1950-2000) Documento
-
Uma Viagem pelos Saberes dos Professores de Química Documento
-
Uma análise da Cinemática da Ciência do Movimento de Galileo Galilei. Documento
-
Uma análise do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem matemática com a lente teórica de Basil Bernstein. Documento
-
Uma proposta de critérios para selecionar conteúdos conceituais para o ensino médio de biologia Documento
-
Uma proposta de utilização efetiva da calculadora padrão no ensino de potência Documento
-
Uma proposta para o logos das praxeologias referentes ao ensino do aspecto decimal da numeração no 5º ano. Documento
-
Uma visão Vygotskyana das atividades experimentais de fisica publicadas em revistas de ensino de ciências Documento
-
VISÕES SOBRE GENES: Professores e alunos estagiários em Genética nos Laboratórios do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia Documento
-
Ventos, florestas e civilização nas teses dos engenheiros agrônomos da Escola Agrícola da Bahia Documento
-
Verdade e Epistemologia no Pragmatismo de William James Documento
-
Vozes e murmúrios sobre ensino de ciências e educação ambiental nas escolas de Bogotá. Documento
-
Wittgenstein e o Behaviorismo Documento
-
cartas para ti: As identidade de gênero e sexual nas escritas-narrativas de Licenciandos/as em Biologias Documento
-
investigando a formação de conceito cientifico nas aulas de química a partir dos indicadores de desenvolvimento cognitivo, emocional e ético dos alunos. Documento
-
ÉTICA AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
“NÓS SOMOS FAMESF!” MULHERES E INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO SÃO FRANCISCO (1965-1983) Documento