cour_9562b35e-bf58-4111-ba98-7ec1a73863ca
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade Documento
-
"Formação de cabeças ou de braços": tensionamentos entre Educação Geral e Formação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão (1963-2008) Documento
-
: Em busca do tesouro: Inserção profissional e inclusão digital de egressos de um curso de técnico em informática PROEJA Documento
-
?Homossexuais são...?: revisitando livros de medicina, psicologia e educação a partir da perspectiva queer. Documento
-
A "realidade" nas tramas discursivas da educação matemática escolar Documento
-
A (in)visibilidade so sofrimento psíquico nas biopolíticas de saúde mental e educação inclusiva Documento
-
A (re) construção das políticas municipais de educação em tempos de reforma do Estado: um novo horizonte para a descentralização? Documento
-
A Aprendizagem Organizacional na Educação Profissional no Brasil Documento
-
A CIDADE COMO REDE CONECTIVA DE EDUCAÇÃO CIDADÃ Documento
-
A CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DIGITAL VIRTUAL: A CULTURA EMERGENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR. Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA AMOROSA E DO AMOR PEDAGÓGICO: discursos, posições e subjetividade Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UMA ANALÍTICA DE GOVERNO. Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EM MUNICÍPIOS CATARINENSES Documento
-
A EDUCAÇÃO NA ECONOMIA SOLIDÁRIA E SEU POTENCIAL EMANCIPATÓRIO NA CONSTRUÇÃO DE UMA CADEIA PRODUTIVA SOLIDÁRIA BINACIONAL DO PET Documento
-
A EMERGÊNCIA DO ALUNO-TRABALHADOR NO BRASIL NO CONTEXTO DO PROEJA Documento
-
A ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO QUILOMBO DE SARACURA – BAIXO AMAZONAS EM SANTARÉM PARÁ Documento
-
A FORMAÇÃO DOCENTE E AS CRENÇAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: UMA RUPTURA POSSÍVEL? Documento
-
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PARADIGMA NOS CONTEXTOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO BRASIL Documento
-
A Judicialização do Direito a Educação na Infância no Estado do Rio Grande do Sul (2008/2018)acionais Documento
-
A Negociação das Identidades/Diferenças Culturais no espaço escolar. Documento
-
A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NA ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA REGIÃO SERRANA DE SANTA CATARINA Documento
-
A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SÃO LEOPOLDO/RS, NA PERSPECTIVA DE SEUS SUJEITOS Documento
-
A PRODUÇÃO DA NEODOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX: ENTRE A EFICÊNCIA PEDAGÓGICA E A RENOVAÇÃO CURRICULAR Documento
-
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA RELAÇÃO ENTRE O IDEB E A GESTÃO EDUCACIONAL: Efeitos, Limites e Possibilidades Documento
-
A arte do contornamento pelos atores escolares e a cultura da accountability na territorialização das ações educativas na Região do Tapajós/Pará Documento
-
A competitividade na docência superior: o trabalho coletivo em utopia? Documento
-
A constituição dos sujeitos do PROEJA: trajetórias de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Sapucaia do Sul Documento
-
A dimensão pedagógica da ação do nutricionista: um estudo dos projetos de formação no Brasil, Argentina e Portugal Documento
-
A docência na Educação de Jovens e Adultos: um estudo a partir do Programa Mulheres Mil no IFSUL ? Câmpus Sapiranga/RS Documento
-
A educação afro-pelotense no jornal A Alvorada: Uma análise da Campanha Pró- Educação (1933-1935) Documento
-
A experiência educativa da Extensão na Faculdades EST analisada sob a perspectica da hermenêutica feminista Documento
-
A experiência escolar na Educação Profissional integrada à EJA: relações de saber de estudantes mulheres em sala de aula Documento
-
A formação do educador de artes visuais: um estudo com formadores e professores em formação - um diálogo entre Brasil e Alemanha Documento
-
A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática Documento
-
A formação no curso de Pedagogia após a aprovação da Lei nº 11.645/2008 : estudo de caso – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus Frederico Westphalen Documento
-
A maquinaria escolar na produção de subjetividades para uma sociedade inclusiva Documento
-
A metamorfose da equidade nas políticas curriculares brasileiras: da promoção de oportunidades à diferenciação pedagógica Documento
-
A modelagem matemática na Escola Básica: a mobilização do interesse do aluno e o privilegiamento da matemática escolar Documento
-
A organização da educação pública municipal no governo de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) no município de Bagé/RS Documento
-
A prática avaliativa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): pressupostos conceituais e implicações no contexto escolar Documento
-
A prática e a formação do professor de educação superior: saberes e identidades Documento
-
A qualidade da educação superior e o PROUNI: limites e possibilidades de uma política de inclusão Documento
-
A qualidade na Eucação Básica: gestão democrática e avaliação de larga escala nos municípios catarinenses Documento
-
A qualidade social da educação superior no contexto emergente dos Institutos Federais: uma abordagem na perspectiva da política pública Documento
-
A relação pedagógica e suas imbricações na construção da personalidade moral. Documento
-
A revista "O Pequeno Luterano" e a formação educativa luterana no contexto pomerano em Pelotas (1931-1966) Documento
-
A trama dos processos de inclusão/exclusão do Outro na relação pedagógica: um estudo sobre a presença do Outro no período de estágio do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura Documento
-
AS CULTURAS INDÍGENAS E A GESTÃO DAS ESCOLAS DA COMUNIDADE GUARIBA, RR: UMA ETNOGRAFIA Documento
-
AS EDUCAÇÕES NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: um olhar para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Documento
-
AS HUMANIDADES EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO EM DUAS UNIVERSIDADES LATINO AMERICANAS Documento
-
AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO NO BRASIL Documento
-
AS RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA E O MUNDO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Documento
-
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: Políticas Educacionais em Cinco Municípios do Oeste do Paraná Documento
-
Agenciamento e docência na educação superior Documento
-
Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC Documento
-
Alfabetização e Alfabetizadores: objeto inconsistente e ofício contingente Documento
-
Alinhavando, bordando e costurando... : possibilidades emancipatórias de trajetórias de trabalho de mulheres artesãs em uma cooperativa popular de Pelotas Documento
-
Almanack da Parnahyba: uma leitura da educação em suas páginas (1924 a 1982) Documento
-
Alunos com autismo na escola: um estudo de práticas de escolarização Documento
-
Ampliação do tempo escolar: uma política no contexto da prática escolar no Brasil e na Argentina Documento
-
Aprender a viver com o outro: a residência estudantil e as redes de sociabilidades no IFRO Campus Colorado do Oeste (1995-2020) Documento
-
Aprendiz de Professor de Borboletas no esaço/tempo da memória - (re) conhecendo trajetórias de docentes na educação rural. Documento
-
Aprendizados de convivência e a formação de capital social: um estudo sobre os grupos juvenis Documento
-
As condições para a emergência e a formação de lideranças pelo Orçamento Participativo na perspectiva de Freire e Gramsci Documento
-
As dimensões ética e política como componetes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes Documento
-
As dramáticas do uso de si na atividade de tratamento de água em um contexto de intensificação de normas do setor público Documento
-
As escolas isoladas: práticas e culturas escolares no meio rural de Lomba Grande/RS (1940-1952). Documento
-
As experiências laborais de catadores na cidade de Feliz-RS: contribuições educativas para a logística reversa informal de resíduos sólidos urbanos Documento
-
As leituras de uma prática: a análise das políticas públicas no âmbito da educação municipal - um estudo de caso Documento
-
As percepções de sujeitos escolares sobre a APA Floresta Manaós e o seu entorno urbano Documento
-
As políticas públicas e a educação para um envelhecimento bem sucedido Documento
-
As repercussões da Obrigatoriedade da Pré-escola: Relações entre o Público e o Privado Documento
-
As representações de educação básica na Revista Vozes durante a Ditadura Civil-militar brasileira (1964-1985) Documento
-
As trajetórias de desenvolvimento profissional dos docentes nas instituições de ensino superior privado (IESP) do extremo oeste do Paraná Documento
-
Avaliação Institucional: uma opção engajada Documento
-
Bordar cidadania: projetos de conhecimento de mulheres na preservação cultural dos Wandschoner em Ivoti (2007-2013) Documento
-
CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHADORES(AS) DA PESCA ARTESANAL: análise da implementação do Programa Rede CERTIFIC no IFAM ? Campus Parintins (2010-2012) Documento
-
CIDADES SUSTENTÁVEIS: Princípios Orientadores de Educação para a Sustentabilidade em Contextos Documento
-
COMUNIDADES REMANESCENTES DOS QUILOMBOS DE ARVINHA E MORMAÇA- processos educativos na manutenção e recuperação do território Documento
-
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: estudo com professoras alfabetizadoras do município de Cáceres/MT Documento
-
CULTURA DIGITAL NA FORMAÇÃO DE ALUNOS EM CURSOS TÉCNICOS DE ÁREAS DISTINTAS DA INFORMÁTICA Documento
-
Cartografias da (trans)formação docente: uma experiência estética com o cinema. Documento
-
Ciência, ética e ação comunicativa - prática pedagógica realizada no contexto da escola Documento
-
Com a Palavra a Mulher Negra [a vez] ae a voz de Enfermeiras Afro Descendentes a respeito de suas Representatividades Discursivas: implicações para a Educação Documento
-
Com quantos Nós se faz uma REDE? um estudo sobre formação de professores/as no chão de Escolas Públicas pelotenses Documento
-
Conselhos Municipais de Educação: participação e cultura política para a construção democrática? Documento
-
Construção do Conhecimento em Física e Epistemologia Genética: Investigação de Uma Experiência de Ensino e Aprendizado Documento
-
Contrução de Saberes Pedagógicos: o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA 2.0 no Ensino Superior Documento
-
Culturas das Infâncias: o tempo de brincar das crianças que vivem em vilas-militares Documento
-
Currículo de formação de professores para surdos na UFSM no período de 1960 a 2010 Documento
-
DA RECOGNIÇÃO E DA COGNIÇÃO INVENTIVA: UMA CARTOGRAFIA DAS EXPERIÊNCIAS DE PROGRAMAÇÃO POR ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: estudo sobre as percepções escolares Documento
-
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: A PRODUÇÃO DA CRIANÇA PROTAGONISTA E DO PROFESSOR DESIGNER Documento
-
DOCÊNCIAS EM ESCOLAS DE FRONTEIRA: DIFERENÇAS, INVISIBILIDADE E POSSIBILIDADES DE PEDAGOGIAS INTERCULTURAIS SÃO LEOPOLDO 2019 Documento
-
Das cosmologias de partos/nascimentos : um estudo sobre saberes relacionados às concepções de parteria contemporâneaq Documento
-
Das feiras de ciências à iniciação científica no ensino médio profissionalizante: História da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (1974-2009). Documento
-
De Homo Sapiens a Homo Zappiens: Relações entre discentes e docentes diante das tecnologias digitais Documento
-
Design e educação : projeto de pedagogia a distância em discussão Documento
-
Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica: Tensões e Limites entre o Específico e o Pedagógico na Formação Docente Documento
-
Disciplinamento e resistência dos corpos e dos saberes: um estudo sobre a educação matemática da Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé Documento
-
Dispositivo da tecnocientificidade: A Iniciação Científica ao alcance de todos Documento
-
Docentes universitários em construção: narrativas de professores iniciantes de uma universidade pública no contexto de sua interiorização no sul do Amazonas Documento
-
Docência Cuidadosa: produção de sentidos em obras pedagógicas acadêmicas Documento
-
Docência em ciências nas práticas pibidianas do subprojeto biologia e a produção de uma pedagogia da redenção. Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE MULHERES ADULTAS: UMA EXPERIÊNCIA ECOFORMATIVA NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONTEMPORANEIDADE: A Constituição de um Ethos Ambiental Documento
-
EDUCAÇÃO E ECONOMIA (POPULAR) SOLIDÁRIA: MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS DO TRABALHO ASSOCIADO, NA ASSOCIAÇÃO DOS RECICLADORES DE DOIS IRMÃOS, 1994-2006. Documento
-
EDUCAÇÃO EM ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA: Experiências Pedagógicas que Libertam? Documento
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EMANCIPATÓRIA: POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA PROPOSTA CONTRA-HEGEMÔNICA Documento
-
EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SEGURANÇA: entre o educar e o proteger Documento
-
EMANCIPAÇÃO DIGITAL CIDADÃ DE JOVENS DO CAMPO NUM CONTEXTO HÍBRIDO, MULTIMODAL E UBÍQUO Documento
-
ENSINO MÉDIO E A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DAS JUVENTUDES: História e Narrativas do Currículo Documento
-
ENTRE O PENSAR SER, O PENSAR E O SER: UM ESTUDO SOBRE A PRÉ-DISPOSIÇÃO DE PROFESSORES PROSPECTIVOS À SUBVERSÃO. Documento
-
ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE. Documento
-
ETHOS DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Ciclo Formativo em uma Universidade Comunitária no RS Documento
-
EU FALO, TU HABLAS, VOS HABLÁS, NÓS ENSINAMOS E APRENDEMOS JUNTOS: AULAS DE LÍNGUAS EM CURSOS BINACIONAIS Documento
-
EU SOU PORQUE NÓS SOMOS: EXPERIÊNCIAS DO EMOCIONAR NAS APRENDIZAGENS UMBANDISTAS Documento
-
EXISTÊNCIAS INSURGENTES: Reverberações das Experiências de Subjetivação Política no Cotidiano de Mulheres Engajadas Documento
-
Educação Continuada no Chão da Escola: Possibilidades e Tensões de um Processo Participativo Documento
-
Educação Matemática e formação do técnico agrícola: entre o "aprender pela pesquisa" e o "aprender a fazer fazendo" Documento
-
Educação Profissional e a Inclusão Social do Jovem de baixa renda Documento
-
Educação a Distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul: da teoria à prática. Documento
-
Educação e Marketing na perspectiva da Economia Solidária Documento
-
Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas Documento
-
Educação infantil na rede municipal de ensino de São Luiz Gonzaga no período de 1980-2008 Documento
-
Educação matemática e subjetivação em formas de vida da imigração alemã no Rio Grande do Sul no período da campanha de nacionalização Documento
-
Educação permanente em saúde mental : processos formativos na perspectiva da reabilitação psicossocial Documento
-
Educação profissional técnica de nível médio no contexto do paradigma de acumulação fléxível Documento
-
Educação, História e Memória: silêncios e reinvenções Pomeranas na Serra dos Tapes: Documento
-
Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas Documento
-
Ensino Médio Politécnico: limites e possibilidades Documento
-
Entre os muros da escola : gênero e docência na constituição de uma pedagogia de afeto Documento
-
Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul Documento
-
Esporte escolar: aspectos pedagógicos e de formação humana Documento
-
Estágio:o docente em formação Documento
-
Experiência Estética e Memórias de escola - "Porque é de infância... que o mundo tem precisão" Documento
-
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR, APRENDER A APRENDER, RESPONSABILIZAÇÃO INDIVIDUAL E MERITOCRACIA: ANÁLISE CRÍTICA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS (1996-2021) Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: GAMIFICAÇÃO EM ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E APRENDIZAGEM HÍBRIDOS E MULTIMODAIS Documento
-
Feminismo e produção de conhecimentos em educação: uma análise da produção acadêmica nos Grupos de Trabalho da ANPEd (2011-2021) Documento
-
Fios, tramas, cores, repassos e inventabilidade: A formação de tecelãs em Resende Costa, MG Documento
-
Formação Inicial de Professores de Matemática no Âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ? TDICS Documento
-
Formação de professores em tecnologias digitais em diálogo com as políticas públicas no estado do Paraná Documento
-
Formação de professores nos institutos federais: Estudo sobre a implantação de um curso de licenciatura em um contexto de transição institucional Documento
-
Formação de professores: desafios e possibilidades de reconfiguração das práticas educativas com vistas à inovação Documento
-
Formação de recursos humanos para as áreas Tecnocientíficas: uma análise do Programa Ciência sem Fronteiras Documento
-
Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um Curso de Pedagogia para professores no exercício da docência Documento
-
Formação e práticas de gestão: narrativa sobre o trabalho dos gestores no CPCA Documento
-
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO EM SANTA CATARINA: IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA Documento
-
GESTÃO ESCOLAR E DESIGUALDADE SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA Documento
-
GOVERNAMENTO LINGUÍSTICO EM EDUCAÇÃO DE SURDOS: PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DO SURDUS MUNDI NO SÉCULO XX Documento
-
Gestão e avaliação em larga escala: uma análise a partir da perspectiva de escolas privadas no Rio Grande do Sul Documento
-
Governo ético-político de usuários de maconha no Brasil Documento
-
Histórias em múltiplos fios: o ensino de manualidades entre mulheres negras (re)inventando pedagogias da não-formalidade ou das tramas complexas. Documento
-
INOVAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: MOTIVAÇÕES E COMPROMISSOS. Documento
-
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS SERTÃO: MEMÓRIAS DA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DAS NARRATIVAS DE EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA (1972 2010) Documento
-
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Contexto de influência, produção do texto e tensões, na construção da política pública, relativa ao processo de criação dos Institutos Federais Documento
-
INTENCIONALIDADES EM CONFLITO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ONGS Documento
-
Identidades Culturais na Educação Escolar: estratégias de governamento identitário. Documento
-
Implicações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)nos processos avaliativos internos do Curso de Educação Física do IPA Documento
-
Inclusão Escolar na região noroeste colonial do Estado do Rio Grande do Sul Documento
-
Inclusão e desigualdades escolares em estatísticas educacionais pós-Constituição Federal de 1988 Documento
-
Internacionalizando a rede federal de educação profissional: um estudo substantivo. Documento
-
Jogos de linguagem matemáticos no ensino em Engenharia civil Documento
-
Letramento e emancipação digital cidadã: Cartografias e rastros na constituição de espaços de convivência híbridos e multimodais Documento
-
Límites y potencialidades para el desarrollo de una internacionalización de la educación superior necesaria: estudio de caso de La UNILA (Brasil) y La ELAM (Cuba) Documento
-
MEMÓRIAS DO PROCESSO FORMATIVO DE ALUNAS NA ESCOLA NORMAL REGIONAL SANTA TERESINHA EM IMPERATRIZ/MA: Culturas e Práticas Escolares (1960-1964) Documento
-
Medições pedagógicas à cidadania: o caso de uma Escola Estadual de Ensino Médio no Município de Pelotas/RS Documento
-
Memórias de Diretoras: práticas administrativas no cotidiano dos Grupos Escolares do Maranhão (1960-1970) Documento
-
Memórias de egressos das Faculdades de Direito de Pelotas/RS e Coimbra/Portugal (1961-1974): trajetórias no campo jurídico. Documento
-
Memórias de uma instituição de ensino superior em Belém do Pará : uma história da Escola de Agronomia da Amazônia (1945-1972) Documento
-
Mercadores, caixeiros e contadores: a formação de profissionais do comércio e o processo de consolidação do ensino técnico comercial no Brasil (1931-1971) Documento
-
Modos de (re) existir, de (res)sentir: mulheres negras e relações raciais na educação contemporânea Documento
-
Montagem: por uma escrita em educação Documento
-
Mulheres tecedoras de si a partir da produção do artesanato: um saber fazer que tece, destece e retece Documento
-
NEGRITUDE, INTELECTUALIDADE E MILITÂNCIA: A TRAJETÓRIA DE NEGRAS INTELECTUAIS E SUAS RELAÇÕES COM O MOVIMENTO NEGRO E AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO BRASIL Documento
-
NEPEMIGRA/UFRGS: uma constelação de saberes e experiências para a formação da cidadania global a partir da pesquisa e da extensão em mobilidade humana Documento
-
NOS ARQUIVOS DA BIENAL DO MERCOSUL: DEMOCRATIZAR, EDUCAR, INVESTIR Documento
-
Nos rastros de algoritmos pela cidade: cartografia do desenvolvimento do pensamento computacional na perspectiva da educação OnLife Documento
-
Nosso norte é o sul: a colonialidade do conhecimento e a pedagogia da insurgência na América Latina Documento
-
Novas Ágoras: desenhos alternativos para uma política em educação Documento
-
O BANCO MUNDIAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS DADOS DO INEP (1995-2010) Documento
-
O Desenvolvimento Profissional Docente: Desafios e Tensionamentos na Educação Superior na Perspectiva dos Coordenadores de Área e de Curso Documento
-
O ENSINO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: ANÁLISES, CONCEPÇÕES E (RE)DISCUSSÕES METODOLÓGICAS Documento
-
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: TENSIONAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA Documento
-
O Ensino de História nos Cursos Técnicos em Agropecuária Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS Documento
-
O IMPACTO DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001 NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAMADO/ RS Documento
-
O Ideário da CEPAL e as Propostas de Políticas Educacionais para o Rio Grande do Sul: 1998 - 2014 Documento
-
O Plano Municipal de Educação na Região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense - AMAUC: embates e contradições Documento
-
O QUEBRA-CABEÇA DA CULTURA LÚDICA - LUGARES, PARCERIAS E BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS: DESAFIOS PARA POLÍTICAS DA INFÂNCIA Documento
-
O campo da matemática e sua influência nas concepções e ações docentes: em destaque, a avaliação da aprendizagem Documento
-
O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didaticos luso-brasileiros oitocentistas Documento
-
O espectro da teoria-prática e a produção de significados na docência em matemática Documento
-
O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários Documento
-
O homem que fez 2000 escolas: Representações sobre Felipe Tiago Gomes e seu percurso frente à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC (1940-2000) Documento
-
O português como segunda língua nas escolas da imigração alemã no Rio Grande do Sul: um estudo do Jornal da Associação de professores teuto-brasileiros católicos do Rio Grande do Sul (1900-1939) Documento
-
O processo escolar entre imigrantes da Região Colonial Italiana do RS, 1875 a 1930. Leggere, scrivere e calcolare per essere alcuno nella vita. Documento
-
OS INVISÍVEIS DA PROVA BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA CONSIDERANDO A POSIÇÃO (OU A VISIBILIDADE) DOS ALUNOS Documento
-
Os discursos do adoecimento docente no Brasil : uma problematização do endividamento docente Documento
-
Os processos de gestão escolar e suas interações com a comunidade de nova boa vista: interrelações espaços e escola Documento
-
Os sentidos das mediação na prática pedagógica da educação de jovens e adultos Documento
-
Os sentidos de qualidade nas políticas curriculares para o Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul(1993-2014) Documento
-
Os sentidos oriundos dos enunciados sobre a educação para as relações étnico-raciais presentes nas teses de doutorado em educação (2000-2010) Documento
-
Os/as professores/as e a sua reflexão sobre a exclusão social Documento
-
PEDAGOGIA FEMINISTA DECOLONIAL: decolonialidade e práticas pedagógicas feministas na Marcha Mundial das Mulheres Documento
-
PEDAGOGIA SOCIOEDUCATIVA Repensando a Socioeducação: um encontro entre Educação Libertadora e Justiça Restaurativa Documento
-
PIONEIROS E PIONEIRAS DA EDUCAÇÃO POPULAR FREIRIANA E A UNIVERSIDADE Documento
-
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS E A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRS – CÂMPUS BENTO GONÇALVES Documento
-
POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NAS ESCOLAS PRIVADAS DE ENSINO REGULAR DE PORTO ALEGRE, RS Documento
-
PROUNI: POSSIBILIDADES EDESASFIOS PARA A EMANCIPAÇÃO DE BOLSISTAS NO ATUAL CONTEXTO DO MUNDO DO TRABALHO Documento
-
PRÁTICAS E PROCESSOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD Documento
-
Paradoxos de uma proposta educacional emancipatória:uma análise dos Ciclos de Formação da rede municipal de Porto Alegre e suas implicações na produção de exclusões por conhecimento em alfabetização Documento
-
Parceria e dissenso na educação do campo: marcas e desafios na luta do MST Documento
-
Política pública de redução e prevenção dos conflitos e da violência em ambiente escolar no estado de Mato Grosso, no período de 2003-2010, e os reflexos nas escolas estaduais do municipio de Cáceres. Documento
-
Políticas Educacionais e Distorção Idade/Série: Contextos e Desafios a Região Sul. Documento
-
Políticas Educacionais e o Combate à Pobreza: uma análise sobre o Programa Mulheres Mil Documento
-
Políticas de avaliação em larga escala e o contexto da prática em municípios de pequeno porte do estado do Paraná (2005/2013) Documento
-
Políticas educacionais e discursos sobre a matemática escolar: Um estudo a partir da revista Nova Escola Documento
-
Políticas públicas estaduais e os indicadores de qualidade do ensino médio: correlações e consequências Documento
-
Pontes que se estabelecem em Educação Sexual: um diálogo sobre a formação continuada e os saberes das práticas pedagógicas de professoras no Brasil e em Portugal. Documento
-
Por Que eles Abandonam? Estudo sobre o Acesso e Permanência dos estudantes prounistas nos cursos de licenciaturas. Documento
-
Possibilidades de viver infâncias: um estudo a partir da ótica de crianças entre 5 e 12 anos. Documento
-
ProJovem Urbano de São Leopoldo: sentidos e significados para a juventude leopoldense Documento
-
Problematizando a produção da exclusão por conhecimento: o caso da matemática. Documento
-
Produção científica em políticas públicas educacionais de Moçambique Documento
-
Professoras iniciantes em salas multisseriadas em escolas na fronteira rural Brasil e Bolívia: Docências acolhedoras em constituição. Documento
-
Professores excelentes: Convergências, tensões e desafios nas políticas de formação e carreira docente na contemporaneidade Documento
-
Profissionais liberais e ou professores? compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior Documento
-
Programa Saúde na Escola: uma estratégia de governamento Documento
-
Projeto Tese: O Enunciado "os alunos não aprendem matemática por 'falta de base'" em questão Documento
-
Projeto de vida e a constituição do profissional técnico do IFSULSAP: expectativas de jovens diante de um Projeto de Educação Profissional Integrada Documento
-
Projetos Educativos e Práticas Alfabetizadoras Emancipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal Documento
-
Práticas Educativas escolares de Enfrentamento e Superação da Exclusão Social no Meio rural Documento
-
Práticas Normalizadoras na Educação Especial: um estudo a partir da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo - RS (1950 a 2007) Documento
-
Práticas de apoio à inclusão escolar e a constituição de normalidades diferenciais Documento
-
Práticas de correção e aprendizagem: produção de subjetividades na contemporaneidade Documento
-
Práticas de ensino de matemática: regimes e jogos de verdade na formação do professor nos anos iniciais (1960-2000) Documento
-
Práticas e representações da Institucionalização da Infância: bebês e crianças bem pequenas na creche em Francisco Beltrão/PR (1980/1990). Documento
-
Práticas pedagógicas contemporâneas: uma análise da série Destino: Educação - Escolas Inovadoras Documento
-
Quem disse que não é coisa de menina: provocações acerca das relações de gênero no ensino técnico em agropecuária do IFRS – Câmpus Bento Gonçalves Documento
-
RELAÇÕES ENTRE OS PODERES POLÍTICO E RELIGIOSO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE CONFESSIONALIDADE CATÓLICA. Documento
-
RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UNIVERSIDADES DA REGIÃO SUL DO BRASIL Documento
-
Regime de colaboração entre o estado e os municípios do Rio Grande do Sul frente ao sistema de avaliação em larga escala Documento
-
Relações Pedagógicas e Práticas Socioambientas:uma prática de sistematização de experiências Documento
-
Relações entre gênero e docência na educação profissional e tecnológica: análise da produção acadêmica entre 2010 e 2020 Documento
-
Saberes contruídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: Subsídio para a formação do professor. Documento
-
Sendero Inclusivo: o caminho da escola peregrina na escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais Documento
-
Sentidos da formação continuada na trajetória profissional de docentes: experiências formativas envolvendo universidade e escola Documento
-
Sentidos de docência produzidos no contexto das produções acadêmicas no estado do Maranhão e na região sul do Brasil entre os anos de 2016 e 2020 Documento
-
Sujeitos forjados nas arcadas do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA): novos talentos da Olimpíada Brasileira das Escolas públicas (OBMEP). Documento
-
TENSÕES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS CONFEDERAÇÕES DE TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO BRASIL E DA ARGENTINA Documento
-
TERRITÓRIOS DE INVENTAR - O CORPO EM REDE E A APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE WEARABLES Documento
-
TRAJETÓRIAS DE JOVENS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA MARIA E O ENEM COMO FERRAMENTA DE INSERÇÃO SOCIAL Documento
-
Tecer, lançar e recolher redes de sabres ambientais de atores sociais que se envolvem com a suinocultura. Documento
-
Tecnologias Móveis e Sem Fio nos Processos de Ensino e de Aprendizagem em Química: Uma Experiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Documento
-
Tornar-se professor/a: matriz de experiência e processos de subjetivação na iniciação à docência Documento
-
Transgressão e moralidade na formação de uma “matrona esclarecida”: contradições na filosofia de educação nisiana Documento
-
Um estudo sobre Educação Financeira e a instituição escolar Documento
-
Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio Documento
-
Uma Educação que é Legal! É possível a inclusão de todos? Documento
-
Uma década de estudos sobre o Plano de Ações Articuladas - PAR: revisão sistemática das produções acadêmicas Documento
-
Universidade e Projeto Político Pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias Documento