cour_a0f250d0-00c7-4f93-b047-e3a274a09fa5
                     
                
        
            
    
    
        
         
     
    
    -  
- Visão geral
-  
- Publicações
-  
- Ver todos
-  
Visão geral
        
         
        
        
            Publicações
        
            
                    publicações   
                
         - 
    	 Aí eu era Antônio Brasil: contribuições de situações didáticas com conhecimentos históricos para a construção da identidade pessoal da criança na Educação Infantil   Documento
    
- 
    	 DOR, SOFRIMENTO E EDUCAÇÃO: A FILIGRANA DAS EXPERIÊNCIAS NA GINÁSTICA RÍTMICA  Documento
    
- 
    	 SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS IDEIAS CIENTÍFICAS ou Darwin e seus demônios  Documento
    
- 
    	"DOM COSTA E A EXPERIÊNCIA SOCIOEDUCATIVA NA CRIAÇÃO DO ITEC (1995 - 2002): O PIONEIRISMO NO ENSINO DE FILOSOFIA"  Documento
    
- 
    	"Do Corpo Controlado ao Corpo Vivido: a trajetória terapêutica e educacional de um grupo de jovens com limitrofia"  Documento
    
- 
    	"Professores Em Contexto Formativo: um estudo do processo de mudanças de concepções sobre o Ensino de Matemática"  Documento
    
- 
    	'É como se tivesse a roça e faltasse a enxada': formação em serviço de professores de história em áreas interioranas  Documento
    
- 
    	. Guiando almas femininas: a educação protestante da mulher em impressos confessionais no Brasil e em Portugal (1890-1930).  Documento
    
- 
    	: Formação, subjetividade e criatividade: elementos para a construção de uma escola inclusiva  Documento
    
- 
    	?AS DIMENSÕES PEDAGÓGICA, DIDÁTICA, TECNOLÓGICA E CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES NO BRASIL E EM PORTUGAL.?  Documento
    
- 
    	?CORPO E DESEJO NO CINEMA: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS  ESTESIOLÓGICAS  Documento
    
- 
    	?Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores"  Documento
    
- 
    	?Tapeçaria textual em um universo de retas e curvas: um estudo (auto)biográfico"  Documento
    
- 
    	A (RE) Construção de saberes no coletivo: O resgate de um processo de assessoria pedagógica  Documento
    
- 
    	A APRENDIZAGEM TRANSMÍDIA NA SALA DE AULA:  POTENCIALIDADES DE LETRAMENTO MIDIÁTICO  Documento
    
- 
    	A ATUAÇÃO DO ESTADO NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO DA CULTURA ESCOLAR POTIGUAR NA PRIMEIRA REPÚBLICA  Documento
    
- 
    	A AUTOFORMAÇÃO MATERNAL: CENÁRIOS DE UMA EDUCAÇÃO VIVENCIAL HUMANESCENTE  Documento
    
- 
    	A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E A APRENDIZAGEM DO ALUNO: UM TRABALHO COOPERATIVO  Documento
    
- 
    	A CARREIRA E A REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NO PERÍODO DE 2006 A 2015: IMPACTO DO FUNDEB ENQUANTO POLÍTICA PROPOSITIVA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO.  Documento
    
- 
    	A CONSTITUIÇÃO DOS REFERENTES IDENTITÁRIOS DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA FAFIDAM - CE: UM ESTUDO SOBRE HABITUS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS  Documento
    
- 
    	A CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS, NO CONTEXTO DE CRIAÇÃO DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCRIÇÃO REFLEXIVA DE UMA EXPERIÊNCIA.  Documento
    
- 
    	A COR AUSENTE: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores no Estado do Pará- 1970-1989  Documento
    
- 
    	A CRIANÇA PELA LENTE DA FOTOGRAFIA: REPRESENTAÇÕES E CULTURAS NO JARDIM DE INFÂNCIA MODELO DE NATAL (1953-1965)"  Documento
    
- 
    	A CRIATIVIDADE MATEMÁTICA DE JOHN WALLIS NA OBRA ARITHMETICA INFINITORUM: contribuições para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na Licenciatura em Matemática  Documento
    
- 
    	A Cultura Escolar no Colégio Nossa Senhora das Vitórias, em Assú/RN (1927-1947)  Documento
    
- 
    	A DIMENSÃO ESPACIAL E O PROCEDER PEDAGÓGICO  Documento
    
- 
    	A Dinâmica do Pensamento Geométrico: Aprendendo a Enxergar Meias Verdades e a Construir Novos Significados  Documento
    
- 
    	A EXPERIÊNCIA COMO ORDENAÇÃO DA REALIDADE - UMA ESTRATÉGIA ORGÂNICA PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA  Documento
    
- 
    	A EXPERIÊNCIA RITUALÍSTICA DA CENA: O TEATRO COMO  EDUCAÇÃO SENSÍVEL NO ENSINO MÉDIO  Documento
    
- 
    	A Educação da Mulher em Lima Barreto  Documento
    
- 
    	A Escola Plugada: novas ferramentas no processo ensino-aprendizagem  Documento
    
- 
    	A Escola de Ensino Médio Público noturno: uma Conjuntura Favorável ao Protagonismo Estudantil Coletivo em Contraposição ao Protagonismo Juvenil via Empoderamento  Documento
    
- 
    	A Expansão do Ensino Superior a Distância do IFPB: uma análise da implantação do curso de graduação em administração pública no âmbito do PNAP  Documento
    
- 
    	A FORMACAO DO ENFERMEIRO NA REFLEXIVIDADE  Documento
    
- 
    	A FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE EXPLICAR NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS LIVROS? O QUE PENSAM OS PROFESSORES?  Documento
    
- 
    	A FORMAÇÃO DOCENTE NO FAZER E REFAZER DA PRÁTICA PEDAGÓGICA  Documento
    
- 
    	A FORMAÇÃO/ AÇÃO MULTIPLICADORA DA PRÁTICA INFANTIL: um estudo das práticas formativas do PIDEPE/ RN  Documento
    
- 
    	A FÁBRICA DE PROFESSORES E A PADRONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO  Documento
    
- 
    	A HABILIDADE PROFISSIONAL DE ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  Documento
    
- 
    	A Implementação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Ascendino de Almeida à Luz da Cultura Organizacional  Documento
    
- 
    	A Literatura na Escola:  uma alternativa de ensino transdisciplinar  Documento
    
- 
    	A Mediação na formação docente do Instituto Kennedy  Documento
    
- 
    	A ORIENTAÇÃO COMO CONHECIMENTO PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE DESCREVER EM ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS SEGUNDO A TEORIA DA ASSIMILAÇÃO POR ETAPAS  Documento
    
- 
    	A Obra Coreográfica como Experiência Poética e Educativa  Documento
    
- 
    	A POLÍTICA DE FUNDOS − FUNDEF E FUNDEB − NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NATAL/RN (2005-2015): AVANÇOS E DESAFIOS NA CARREIRA E NA REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES  Documento
    
- 
    	A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LIMITES E DESAFIOS  PARA A SUA EFETIVAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE  DO NORTE  Documento
    
- 
    	A PRIMEIRA DÉCADA DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFRN À LUZ DA ABORDAGEM COGNITIVA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM DIÁLOGO COM OS ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO  Documento
    
- 
    	A PRODUÇÃO BIOPOLITICA DO CORPO SAUDÁVEL: MÍDIA E SUBJETIVIDADE NA CULTURA DO EXCESSO E DA MODERAÇÃO  Documento
    
- 
    	A Pedagogia como Campo de Conhecimento Emergente: implicações na formação e profissão do pedagogo no Brasil  Documento
    
- 
    	A Política de formação a distância para professores: avaliando o curso lato sensu para gestores escolares (2009-2011)  Documento
    
- 
    	A Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível  Documento
    
- 
    	A Profissionalização Docente na Ótica do Discurso Oficial.  Documento
    
- 
    	A Profissionalização do Magistério Leigo Potiguar: O Projeto Logos II no RN (1976 - 1986)  Documento
    
- 
    	A Práxis Ambiental e a Educação Escolar  Documento
    
- 
    	A RECEPÇÃO LITERÁRIA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.  Documento
    
- 
    	A Representação Social de Disciplinas Didático-Pedagógicas no Contexto da Formação Inicial Docente: um entremear de saberes  Documento
    
- 
    	A Representação Social de Educação Tecnológica de docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: CEFETs do Rio Grande do Norte - Natal e do Amazonas - Manaus.  Documento
    
- 
    	A Revista Educação em Questão no contexto da publicação em periódicos de Educação do Norte e Nordeste do Brasil  Documento
    
- 
    	A TECITURA DA AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA EJA: SABERES NECESSÁRIOS À MEDIAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM ALFABETIZAÇÃO.  Documento
    
- 
    	A TEORIA DE DIENES NO ENSINO DE TRANSFROMAÇÃO DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO, ÁREA E VOLUME NO CURSO DE PEDAGOGIA  Documento
    
- 
    	A TRAJETÓRIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE NATAL: REPÚBLICA, TRABALHO E EDUCAÇÃO (1909-1942)  Documento
    
- 
    	A TRAJETÓRIA DO PRONATEC: AVALIANDO A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA (2011-2017)   Documento
    
- 
    	A Transversalidade no Currículo do Ensino Fundamental: as questões ambientais em foco  Documento
    
- 
    	A Unidade do Pensamento Linear e os Problemas Envolvendo as 4 operações.  Documento
    
- 
    	A Universidade flexível: reestruturação e expansão no Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN  Documento
    
- 
    	A VIDEOBIOGRAFIA COMO DISPOSITIVO   DE PESQUISA-AÇÃO-FORMAÇÃO:  UMA PRÁTICA EDUCATIVA COM ADOLESCENTES ABRIGADOS  Documento
    
- 
    	A VITALIZAÇÃO DA SALA DE AULA PELO USO DO TEXTO LIVRE  Documento
    
- 
    	A atividade de Policia Ostensiva e saberes em potencial: identificando modelos de acordo com a realidade potiguar  Documento
    
- 
    	A atividade de contação de histórias no ensino de literatura e na formação do leitor: um estudo de caso  Documento
    
- 
    	A autonomia da escola pública: um complexo movimento entre a outorga e aconstrução  Documento
    
- 
    	A ação docente: desvelando o currículo na EJA  Documento
    
- 
    	A boneca Emilia: por uma pedagogia performática  Documento
    
- 
    	A cena ensina: uma proposta pedagógica para formação de professores de teatro  Documento
    
- 
    	A cicatriz de Ulisses: Imaginário, Masculinidade e Educação  Documento
    
- 
    	A coautoria do audiodescritor consultor na performance da audiodescrição poética  Documento
    
- 
    	A contrarreforma do Ensino Médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de História (2017-2021)  Documento
    
- 
    	A criança e o outro: um estudo sobre a construção da identidade pessoal  Documento
    
- 
    	A dimensão ético-política na experiência formativa e autoformativa de professores(as) de Filosofia na perspectiva de John Dewey  Documento
    
- 
    	A díade saberes e práticas docentes : um estudo de suas inter-relações  Documento
    
- 
    	A educação da mulher norte-rio-grandense segundo Júlia Medeiros (1920-1930)  Documento
    
- 
    	A educação made in Rio Grande do Norte: entre as políticas desenvolvimentistas e o projeto hegemônico da Aliança para o Progresso (1961-1971)  Documento
    
- 
    	A expansão da educação superior a distância no Tocantins no âmbito da parceria entre a EADCON e a UNITINS  Documento
    
- 
    	A expansão e a interiorização da Pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: avanços, limites e contradições  Documento
    
- 
    	A filosofia do além-mar: as contribuições do Iluminismo Português nos pressupostos educacionais nos setecentos  Documento
    
- 
    	A formação continuada de gestores do ensino básico básico do RN (2010-2011).  Documento
    
- 
    	A formação de padres do nordeste do Brasil (1894-1933).  Documento
    
- 
    	A formação de professores alfabetizadores em cursos de Pedagogia: sentidos de professores formadores  Documento
    
- 
    	A formação de professores experientes e o papel dos atuais projetos formativos: formar? Titular? Profissionaliza?  Documento
    
- 
    	A formação de professores surdos de Libras: a centralidade de ambientes bilíngues em sua formação  Documento
    
- 
    	A formação pela escrita do amor  Documento
    
- 
    	A formação profissionalizante no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana sob as diretrizes da Lei Nº 5.692/1971, Mossoró/RN  Documento
    
- 
    	A função mediadora do planejamento na aula de leitura de textos literários  Documento
    
- 
    	A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal  Documento
    
- 
    	A história local e seu lugar na história: histórias ensinadas em Ceará-Mirim  Documento
    
- 
    	A inclusão de pessoas com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos - EJA: um estudo de caso.  Documento
    
- 
    	A internacionalização do ensino secundário e da formação dos sujeitos educacionais (1931-1961)  Documento
    
- 
    	A obra ?De Triangulis Omnimodis Libri Quinque? de Johann Müller Regiomontanus (1436 ? 1476): Uma contribuição para o desenvolvimento da Trigonometria  Documento
    
- 
    	A orientação da ação de controle na resolução de problemas matemáticos em professores: uma experiência formativa à luz da Teoria de P. Ya. Galperin  Documento
    
- 
    	A orientação da ação para leitura crítica a partir de uma experiência formativa: uma contribuição para o ensino de química  Documento
    
- 
    	A participação dos sujeitos e a reflexão coletiva das práticas na formação docente.  Documento
    
- 
    	A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste  Documento
    
- 
    	A produção tardia da profissionalização docente e seu impacto na redefinição identitária do professorado do ensino fundamental  Documento
    
- 
    	A prática reflexiva na formação continuada de docentes e suas implicações para o processo de inclusão escolar  Documento
    
- 
    	A rejeição inglesa aos números negativos: uma análise das obras dos principais opositores de 1750 - 1830  Documento
    
- 
    	A relação com o saber e o aprender de professores da Educação de Jovens e Adultos, Assú, Rio Grande do Norte  Documento
    
- 
    	A relação entre o desenvolvimento da matemática e a ideologia positivista de Augusto Comte, no Estado do Ceará, no período de 1872-1906.  Documento
    
- 
    	A relação teoria-prática do curso de formação de professores do campo na UFPA.  Documento
    
- 
    	A respeito da existência da Educação  Documento
    
- 
    	A simultaneidade do absurdo e a graça da condição humana no cotidiano da policia militar:uma proposta de pratica educativa.  Documento
    
- 
    	A temática ambiental na educação superior: politicas, gestão acadêmica e projetos de formação nos cursos da UERN  Documento
    
- 
    	ADRIEN-MARIE LEGENDRE (1752-1833) E SUAS OBRAS EM TEORIA DOS NÚMEROS.  Documento
    
- 
    	ALBERTO MARANHÃO E A EDUCAÇÃO REPUBLICANA NO RIO GRANDE DO NORTE (1900-1914)  Documento
    
- 
    	ALFABETIZAR LETRANDO: INVESTIGAÇÃO-AÇÃO FUNDADA NAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DOCENTE  Documento
    
- 
    	ANAGRAMAS DO CORPO, PROCESSOS DE REPETICAO E REPRESENTACAO DA CONDICAO HUMANA: UM DIALOGO ENTRE HANS BELLMER E PINA BAUSCH.  Documento
    
- 
    	AS CONTRIBUIÇÕES DO COMPUTADOR PARA A FORMAÇÃO LITERÁRIA: UMA CHAVE PARA O ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA  Documento
    
- 
    	AS CRENÇAS DOCENTES SOBRE A CRIATIVIDADE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS: O CASO DO PROGRAMA DO ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RN  Documento
    
- 
    	AS EMOÇÕES E A SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA DA INFÂNCIA:  A ESCUTA DE CRIANÇAS NO NEI CAp-UFRN  Documento
    
- 
    	AS ESTATÍSTICAS DO ENSINO DE 2º GRAU: ELEMENTO LEGITIMADOR DE PODER?  Documento
    
- 
    	AS MÚLTIPLAS FACES DA EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL DO IFRN EM DOIS POLOS DE APOIO PRESENCIAL  Documento
    
- 
    	AS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS E A EDUCAÇÃO BÁSICA OFERECIDA AOS POBRES:  Documento
    
- 
    	AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, PB:  SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA PARA A EMANCIPAÇÃO  Documento
    
- 
    	AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SUPERVISORES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN ACERCA DA DOCÊNCIA  Documento
    
- 
    	ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA REGULAR: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA   Documento
    
- 
    	ATENÇÃO E CONSCIÊNCIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE SUAS INTERCONEXÕES  Documento
    
- 
    	AUTOCONHECIMENTO E PRÁTICAS CORPORAIS : PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL INTEGRADORA  DO SABER AO SER NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA  Documento
    
- 
    	AVALIAÇÃO DA HABILIDADE DE ORGANIZAÇÃO TEMPORAL PARA O ESTUDO: O CASO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFRN  Documento
    
- 
    	Abraço de Gerações: memórias de professoras primárias no Seridó - uma viagem pelo século XX  Documento
    
- 
    	Acompanhamento da escrita no  Memorial de Formação - entre formar e formar-se  Documento
    
- 
    	Adelle de Oliveira: retalhos de sonhos  Documento
    
- 
    	Adolescencia: dos rascunhos ao traço. Um Estudo Psicanalitico sobre a Educação e o Adolescente  Documento
    
- 
    	Agir,aprender, formar,intervir, agir... : Uma experiência dos Consultores Internos da Petrobras UN-RNCE  Documento
    
- 
    	Apoio pedagógico, ação coletiva e diálogo: tramas da formação continuada em educação inclusiva.  Documento
    
- 
    	Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso/BA enquanto territorialidade humana  Documento
    
- 
    	Aprendendo com a luz: a fotografia como mediação da formação conceitual no Ensino Fundamental  Documento
    
- 
    	Aprendizagens autobiográficas: pesquisa-ação-formação com professoras do atendimento educacional hospitalar e domiciliar  Documento
    
- 
    	Aquelas leituras formadoras de culturas (Caicó-RN, século XIX)  Documento
    
- 
    	As Ciências da Educação e a prática pedagógica: sentidos atribuídos por estudantes do curso de Pedagogia  Documento
    
- 
    	As Coisas estão no (meu) mundo, só que eu preciso aprender: Autobiografia, Reflexividade e Formação em Educação Nutricional.  Documento
    
- 
    	As Geometrias Urbana e isoperimétrica: uma alternativa de uso em sala de aula  Documento
    
- 
    	As Lições do Vivo: A natureza e as Ciencias da Vida  Documento
    
- 
    	As Relações Entre os Saberes Pedagógicos do Formador na formação Docente  Documento
    
- 
    	As Representações Sociais sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem de Professores do Ensino Fundamental  Documento
    
- 
    	As aulas régias na capitania da Bahia (1759-1827): pensamento, vida e trabalho de  Documento
    
- 
    	As compreensões do construtivismo de Ernst Von Glasersfeld e John Fossa: intermediando um diálogo em busca de novas significações  Documento
    
- 
    	As condições de trabalho de professores do ensino médio em escolas públicas estaduais da cidade de Teresina - PI  Documento
    
- 
    	As contribuições e limites do Movimento dos Sem Terra para a Educação do Campo: a experiência no Rio Grande do Norte  Documento
    
- 
    	As formas da escola primária maranhense na primeira republica  Documento
    
- 
    	As medidas de higiene mental propostas por Luiz Antonio dos Santos Lima e a Legislação Educacional Norte-Rio-Grandense (1889-1930)  Documento
    
- 
    	As políticas de municipalização do ensino fundamental no Estado da Bahia nos anos de 1990: impactos na gestão e financiamento na educação municipal.  Documento
    
- 
    	As redes colaborativas no processo de formação docente para uma Educação Física Inclusiva  Documento
    
- 
    	As relações de poder na gestão da Escola Estadual Presidente Kennedy em Natal/RN: as ações decisórias dos órgãos colegiados - o conselho de escola e o caixa escolar  Documento
    
- 
    	As relações entre o público e o privado no processo de expansão do ensino superior no Brasil: democratização ou mercantilização?  Documento
    
- 
    	Ateliês biográficos de formação profissional; uma prática socioeducativa em Escola Judicial  Documento
    
- 
    	Autonomia universitária ou liberalização do mercado de ensino superior brasileiro? A política educacional superior do governo Fernando Henrique Cardoso  Documento
    
- 
    	Avaliação da Eficácia de Dois Programas de Leitura Dialógica na Compreensão de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Desenvolvimento Típico  Documento
    
- 
    	Avaliação da aprendizagem no no contexto dos ciclos: sentidos da prática avaliativa docente  Documento
    
- 
    	Avaliação da educação superior no Brasil: uma análise do processo de formulação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)  Documento
    
- 
    	Avaliação do Programa Escola Ativa como política pública para escolas rurais multisseriadas: a experiência em Jardim do Seridó/RN (1998-2009).  Documento
    
- 
    	CENÁRIO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA DAS TESES E DISSERTAÇÕES (1990 a 2010)  Documento
    
- 
    	CONSTRUINDO CAMINHOS - LINGUAGENS ARTÍSTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES  Documento
    
- 
    	CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO: SINFONIA DE SABERES NA EDUCAÇÃO MUSICAL.  Documento
    
- 
    	CURRÍCULO ESCOLAR E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: DIÁLOGOS COM UMA ESCOLA PÚBLICA  Documento
    
- 
    	CUSTO SOCIAL DE OPORTUNIDADE NA TRAJETÓRIA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: O CASO DOS INGRESSANTES NA UFRN NOS VESTIBULARES DE 2006 A 2010  Documento
    
- 
    	Cadernos de formação: ensino de filosofia, lições do poeta Manoel de Barros  Documento
    
- 
    	Caio Prado Júnior: renovação de uma época  Documento
    
- 
    	Cantigas de roda - O estético e poético - sua importância na educação infantil: um estudo de caso  Documento
    
- 
    	Cantos, encantos e desencantos na educação a distância: uma análise da concepção e da implementação do curso de administração pública da UFRN  Documento
    
- 
    	Centro Educacional de Formação do Magistério Primário de Caicó: as ideias anisianas nos sertões do Seridó  Documento
    
- 
    	Cenários e Atores de uma construção psicossocial: Representações de um Bairro  Documento
    
- 
    	Cidade, sociabilidades e educabilidades (Príncipe, Rio Grande do Norte ? século XIX)  Documento
    
- 
    	Cinema e Educação  Documento
    
- 
    	Como se chega ou como nos tornamos docentes no Ensino Superior.  Documento
    
- 
    	Compor e educar para descolonizar.  Documento
    
- 
    	Concepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo IFRN: especificidades e (des)continuidades  Documento
    
- 
    	Concepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo IFRN: especificidades e (des)continuidades  Documento
    
- 
    	Concepções e práticas de educação do campo: um estudo com professores em formação  Documento
    
- 
    	Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012)  Documento
    
- 
    	Construtivismo - de marco teórico pedagógico à grife: um estudo a partir das mensagens veiculadas na Internet  Documento
    
- 
    	Contrato de comunicação e concepções de leitura em prática pedagógica de língua portuguesa  Documento
    
- 
    	Contribuindo para construção de uma escola inclusiva: uma pesquisa-ação  Documento
    
- 
    	Contribuições para pensar, fazer e ensinar a história local  Documento
    
- 
    	Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra.  Documento
    
- 
    	Corporeidade, dialogicidade e virtualidade: desvelando a aprendizagem  Documento
    
- 
    	Corpos do Afeto: ensaio sobre estesiologia, dança e educação  Documento
    
- 
    	Correspondências científicas como uma relação didática entre História e ensino de Matemática: O exemplo das cartas de Euler a uma princesa da Alemanha  Documento
    
- 
    	Curso Normal Regional de Mamanguape - PB (1949-1957): educação redentora para ascenção e controle social  Documento
    
- 
    	CÍRCULO DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO: uma possibilidade praxiológica para a  prática pedagógica da  formação de professores  Documento
    
- 
    	DA LEITURA DE POESIA À POESIA DA LEITURA: a contribuição da poesia para o Ensino Médio  Documento
    
- 
    	DA RESISTÊNCIA À AÇÃO POLÍTICA, A EDUCAÇÃO PELO CONSENSO: A AÇÃO EDUCATIVA DE Pe. SABINO EM MÃE LUIZA ? NATAL/RN  Documento
    
- 
    	DE ESCOLA NORMAL DE NATAL A INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PRESIDENTE KENNEDY (1950-1965)  Documento
    
- 
    	DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROCESSO FORMATIVO PARA DOCENTES DO IEP  Documento
    
- 
    	DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS CADERNOS DE MATEMÁTICA DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO PROGRAMA SOMA  Documento
    
- 
    	DIMENSÕES DIDÁTICA, AFETIVA E FORMATIVA DE DOCÊNCIA QUE TECEM AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ENTRE LICENCIANDOS DA UFPI  Documento
    
- 
    	DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM ROMANCE CONSTRUÍDO NA REFLEXÃO DIALÓGICA  Documento
    
- 
    	Da Formação Ludopoiética à Autopoiese do Lazer: Significados para a Autoformação Humanescente  Documento
    
- 
    	Da suntuosidade a funcionalidade escolar: Grupo Escolar Barão do Mipibu (1909-1971)  Documento
    
- 
    	Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética  Documento
    
- 
    	Dançando com gatos e passáros: O movimento ecossistêmico da ludopoiese na educação infantil  Documento
    
- 
    	Das necessidades de formaca docente à formação contínua de professoras  Documento
    
- 
    	Desenvolvimento Profissional  de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos  Documento
    
- 
    	Desenvolvimento profissional dos/as professores/as pelas histórias de vida: revisitando percursos de formação inicial e continuada  Documento
    
- 
    	Dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de biologia: evidências a partir das provas do vestibular da UFRN (2001-2008)  Documento
    
- 
    	Diálogos e Histórias de Vida: Os Desafios Éticos e Epistemológicos da Intersubjetividade  Documento
    
- 
    	Diálogos e aprendizagens na formação em agronomia para assentados  Documento
    
- 
    	Do corpo a corporeidade: repensando os saberes na formação do profissional fisioterapeuta  Documento
    
- 
    	Do mundo da literatura à formação do leitor: a contribuição da leitura de contos para se discutir o bullying na sala de aula  Documento
    
- 
    	Do olhar inquieto ao olhar comprometido: uma experiência de intervenção voltada para a atuação com alunos que apresentam paralisia cerebral.  Documento
    
- 
    	Docência e inclusão do estudante com deficiência na Universidade Estadual do Ceará (UECE)  Documento
    
- 
    	Dos tempos de escola aos dias atuais: reminiscências duradouras da experiência escolar  Documento
    
- 
    	EDIÇÃO DIDÁTICA: práticas para a edição e produção de matriais didáticos impressos na educação a distância (SEDIS/UFRN)  Documento
    
- 
    	EDUCAR PARA A SOLIDARIEDADE: UMA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR  Documento
    
- 
    	EDUCAR PARA O LAR, EDUCAR PARA A VIDA: CULTURA ESCOLAR E MODERNIDADE EDUCACIONAL NA ESCOLA DOMÉSTICA DE NATAL (1914-1940)  Documento
    
- 
    	EDUCAÇÃO ESPECIAL NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MACAÍBA/RN: CONSTRUINDO OLHARES INCLUSIVOS   Documento
    
- 
    	EDUCAÇÃO FÍSICA E RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS:  UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO  DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE  Documento
    
- 
    	EDURURAL/NE e a proposta pedagógica adaptada ao meio rural: a teoria se confirma na prática?  Documento
    
- 
    	ELABORANDO CONCEITOS/TRANSFORMANDO A AÇÃO: um estudo da relação entre elaboração conceitual de currículo, ensino e aprendizagem  Documento
    
- 
    	EM QUE CONTEXTOS APRENDERAM A ENSINAR OS PROFESSORES QUE PROPICIAM APRENDIZAGENS PERTINENTES À ALFABETIZAÇÃO?  Documento
    
- 
    	ENCANTAMENTO E DESENCANTAMENTO DO EDUCADOR  Documento
    
- 
    	ENCEN...AÇÃO! - REESCREVENDO O ROTEIRO: POR UM ENSINO DE TEATRO QUE (DE)CODIFICA E INTERVÉM NA(S) CENA(S) COTIDIANA(S)  Documento
    
- 
    	ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE INTERPRETAÇÃO E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA CRÍTICA  Documento
    
- 
    	ENSINO DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ARTEFATOS: Possibilidade de inteligar saberes em cursos de formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental  Documento
    
- 
    	ENTRE A ARENA E OS BASTIDORES:  Da prática em movimento à práxis pedagógica do Técnico em Assuntos  Educacionais no âmbito do IFRN  Documento
    
- 
    	ENTRE O PROJETADO E O VIVIDO: A SOCIALIZAÇÃO E AS MARCAS DAS IDENTIDADES SOCIOPROFISSIONAIS EM JOVENS DO IFPB  Documento
    
- 
    	ESCAFANDRISTAS DO TEMPO: Narrativas de vida e regeneração da memória em São Rafael-RN  Documento
    
- 
    	ESTÁGIO E FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR  NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PERSPECTIVA INCLUSIVA  Documento
    
- 
    	EXPERIMENTO PEDAGÓGICO COM O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO  Documento
    
- 
    	EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR FILHAS OUVINTES E PAIS SURDOS: UMA FAMÍLIA, DUAS LÍNGUAS  Documento
    
- 
    	Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)  Documento
    
- 
    	Educação - Corporeidade - Lazer: saber da experiência cultural em prelúdio  Documento
    
- 
    	Educação Inclusiva e formação continuada: contribuições dos casos de ensino para os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores.  Documento
    
- 
    	Educação Matemática, Ciência e Tradição: tudo no mesmo barco  Documento
    
- 
    	Educação Problematizadora e Sistema Único de  Saúde: Uma Análise de Contribuições da Pedagogia de Paulo Freire em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde  Documento
    
- 
    	Educação ambiental: mediações sociais e politicas e a indolência do Poder Público à sua inclusão no ensino formal  Documento
    
- 
    	Educação do campo e alternância: reflexões sobre uma experiência na Transamazônica/PA  Documento
    
- 
    	Educação e Sustentabilidade: Assentamento Maria da Paz - João Câmara/RN  Documento
    
- 
    	Educação e trabalho: trabalho como príncipio educativo  Documento
    
- 
    	Educação infantil, cultura, currículo e conhecimento: sentidos em discussão  Documento
    
- 
    	Educação à distância e material didático: um estudo sobre o Curso Mídias na Educação.  Documento
    
- 
    	Em nome da República: escolas e tradições modernas  Documento
    
- 
    	Em nome da ordem e do progresso: a formação profissional no percurso da Escola de Aprendizes Artífices à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1909-1971)  Documento
    
- 
    	Em nome(s) da Educação: imaginários toponímicos  dos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte  (1907-1947)  Documento
    
- 
    	Ensinar - Aprender a linguagem escrita: do movimento do fazer ao saber em movimento"  Documento
    
- 
    	Ensinar/Aprender ortografia: uma experiência na formação de professores  Documento
    
- 
    	Ensino de Língua Portuguesa em projeto de letramento: ler e escrever por meio da colaboração, da agência e da interdisciplinaridade  Documento
    
- 
    	Ensino de Matemática por Atividades: Uma Aliança entre o Construtivismo e a História da Matemática  Documento
    
- 
    	Ensino de entropia: um enfoque histórico e epistemológico.  Documento
    
- 
    	Entre Cristo e o Diabo: O Ideário do Colégio Americano Batista (1902-1906)  Documento
    
- 
    	Entre a cruz e a espada: a influência do Seminário de Olinda no discurso revolucionário de Frei Caneca  Documento
    
- 
    	Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909-1937)  Documento
    
- 
    	Entre telas, diálogos e estratégias: formação docente para a mídia televisiva  Documento
    
- 
    	Entre ícaro e Dédalo: cognição, tecnologia e educação.  Documento
    
- 
    	Eram realmente pitagóricos os homens e mulheres citados por Jâmblico em sua obra Vida de Pitágoras?  Documento
    
- 
    	Errar: verbo plural. Uma crítica à concepção individualizante do erro.  Documento
    
- 
    	Escola e Infância:o processo social de institucionalização dos jardins de infância na capital do Maranhão no período de 1870 a década de 1930  Documento
    
- 
    	Escola para os filhos dos outros: trajetória histórica da Escola Industrial de Natal (1942-1968)  Documento
    
- 
    	Escolas no Ar - educação e comunicação para o meio ambiente seridoense  Documento
    
- 
    	Espaços Transversais em Educação Matemática: uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática  Documento
    
- 
    	Estágio Supervisionado na formação de Professores em Serviços dos anos iniciais do ensino fundamental  Documento
    
- 
    	Evasão no curso de Ciências Contábeis da UFRN: perfil e trajetória acadêmica dos estudantes evadidos e a sua relação com os processos seletivos (Vestibular e SiSU)  Documento
    
- 
    	Expansão e diversificação da educação superior no Brasil e no Rio Grande do Norte no período de 1995 a 2006  Documento
    
- 
    	Experiências escolares vividas no campo e por crianças do campo  Documento
    
- 
    	Experiências pedagógicas em classe hospitalar: por uma formação docente especializada  Documento
    
- 
    	FORMAÇÃO DE DOCENTES DA MAGISTRATURA: FORMADORES DE UM JUIZ DE NOVO TIPO E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS  Documento
    
- 
    	FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: relação entre saberes na proposição curricular  Documento
    
- 
    	FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTOS: CONHECIMENTOS MOBILIZADOS EM UM GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS  Documento
    
- 
    	FORMAÇÃO MORAL DAS CRIANÇAS: Construções de Regras Fundamentais aos Valores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)  Documento
    
- 
    	FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MUNDO DO TRABALHO: UMA TRAVESSIA EM CONSTRUÇÃO?  Documento
    
- 
    	FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MUNDO DO TRABALHO: UMA TRAVESSIA EM CONSTRUÇÃO?  Documento
    
- 
    	Faces de mulher no Brasil das décadas de 1960 e 1970  Documento
    
- 
    	Fazer a ponte para a escola de todos.  Documento
    
- 
    	Fenomenologia da Corporeidade em Êxtase  Documento
    
- 
    	Figuramento e Ensino de Artes & Ciências  Documento
    
- 
    	Financiamento da educação no Rio Grande do Norte: O Fundef e o Fundeb na perspectiva da complementação da União  Documento
    
- 
    	Formação Continuada e Representação Social: implicações para a educação inclusiva  Documento
    
- 
    	Formação Docente e Conhecimento Profissional: desafios para o ensino da Matemática na EJA.  Documento
    
- 
    	Formação continuada com professores do atendimento educacional especializado para práticas pedagógicas inclusivas no contexto da deficiência intelectual  Documento
    
- 
    	Formação continuada de professores em Robótica Educacional: interdisciplinaridade e articulação teoria e prática  Documento
    
- 
    	Formação continuada dos professores do Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: contribuições para a inclusão de alunos com deficiência  Documento
    
- 
    	Formação da habilidade de interpretar gráficos cartesianos em licenciandos em química segundo a teoria de P. Ya. Galperin  Documento
    
- 
    	Formação de professores de matemática: conexões didáticas entre Matemática, história e arquitetura  Documento
    
- 
    	Formação e Docência de Professores Bacharéis na Educação Profissional e Tecnológica: uma interface dialógica emancipatória  Documento
    
- 
    	Formação e vivências: a representação social do ser professorem comunidades ribeirinhas do Vale do Juruá - Acre  Documento
    
- 
    	Fotografia e complexidade: a educação pelo olhar  Documento
    
- 
    	Frankenstein, o Prometeu Moderno: ciência, literatura e educação.  Documento
    
- 
    	GESTÃO PARTICIPATIVA EM ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA EXPERIENCIA DA ESCOLA CAÁ-MUTÁ NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA  Documento
    
- 
    	Gestão Educacional nos Anos 90: um estudo sobre a descentralização financeira  Documento
    
- 
    	Gestão da Prova Brasil na rede municipal: qualidade educacional e accountability em São Luís - MA  Documento
    
- 
    	Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA  Documento
    
- 
    	Grande Mídia e a construção de uma legitimidade discursiva sobre a universidade brasileira durante a greve de 2015  Documento
    
- 
    	Guilherme Maurício Souza Marcos de La Penha: Uma história de seu itinerário intelectual  Documento
    
- 
    	HISTÓRIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM GRUPOS ESCOLARES DO RN(1908 - 1931).  Documento
    
- 
    	HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DE MULHERES REMANESCENTES INDÍGENAS DE MISSÃO DO SAHY  Documento
    
- 
    	HISTÓRIAS DE IDOSOS: SEMENTES PARA CULTIVARMOS UMA EDUCAÇÃO PARA A VELHICE BEM-SUCEDIDA  Documento
    
- 
    	HISTÓRIAS DE LEITURAS E DE LEITORES: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE LEITURA EM NARRATIVAS DE PROFESSORES DE DIFERENTES DISCIPLINAS ESCOLARES  Documento
    
- 
    	Habitus docente e representação social do  Documento
    
- 
    	Habitus e Representações sociais e a construção do ser professora da educação infantil da cidade de Campina Grande - PB  Documento
    
- 
    	Herdanças de corpos brincantes: os saberes da corporeidade/africanidade em danças afro-brasileiras  Documento
    
- 
    	Historiando a política de formação de professores em serviço da UFRN  Documento
    
- 
    	História da Educação das mulheres idosas do grupo Aurora da Vida  Documento
    
- 
    	História do Corpo Negado:Uma reflexão educacional sobre construção de gênero e violência feminina.  Documento
    
- 
    	IN-FORMA- AÇAO: SENTIDOS DA EAD EM IMPLICAÇÃO NA AÇAO DOCENTE  Documento
    
- 
    	INGRESSAR NA UFRN: TRAJETÓRIAS ESCOLARES E UNIVERSITÁRIAS DE ESTUDANTES EGRESSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA  Documento
    
- 
    	INOVAÇÃO EDUCACIONAL ABERTA DE BASE TECNOLÓGICA: A PRÁTICA DOCENTE APOIADA EM TECNOLOGIAS EMERGENTES  Documento
    
- 
    	INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS VIVENCIADAS POR CRIANÇAS DE 1 E 2 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL  Documento
    
- 
    	INTERAÇÕES NO COTIDIANO DA ESCOLA: SER ALUNO EM RELAÇÕES IMBRICADAS COM TECNOLOGIAS E REDES SOCIAIS  Documento
    
- 
    	Ideais formativos de homem da Emissora de Educação Rural de Caicó (Rio Grande do Norte, 1963-1978)  Documento
    
- 
    	Ideal Mariano e Docência: A Identidade Feminina da proposta educativa Marista.  Documento
    
- 
    	Im.per.feições de um auto.retrato: pesquisa-formação e representações de gênero nas autobiografias de mulheres-professoras  Documento
    
- 
    	Imaginário radical e educação física: trajetória esportiva de corredores de longa distância  Documento
    
- 
    	Inclusão do estudante com deficiência no Ensino Superior e a formação continuada do docente universitário  Documento
    
- 
    	Inclusão e deficiência: em busca das representações sociais na mídia impressa em Natal/RN  Documento
    
- 
    	Inclusão: uma questão também de visão – estratégias de ensino utilizadas com uma criança cega  Documento
    
- 
    	Informática como uma Ferramenta de Apoio a Inclusão de Deficientes Visuais  Documento
    
- 
    	Integração escolar do portador da síndrome de Down- um estudo sobre a percepção dos educadores  Documento
    
- 
    	Intelectuais, sociabilidades e modelos de educação no Rio Grande do Norte (1889 ? 1930)  Documento
    
- 
    	Intensionalidades e práticas na construção de metodologias de ensino para o CEFET-SE  Documento
    
- 
    	Introdução à álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da Teoria da Objetivação  Documento
    
- 
    	JUVENTUDES E EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO FORMATIVA DO PROJOVEM URBANO EM NATAL/RN (2008-2012).  Documento
    
- 
    	LEITURA E LETRAMENTOS EM VISUALIDADE COMO EXPERIÊNCIA ESTESIOLÓGICA  Documento
    
- 
    	LER TELEVISÃO: LIMITES DO CURSO TV NA ESCOLA E OS DESAFIOS DE HOJE EM SERGIPE  Documento
    
- 
    	Leitura e formação docente: a trajetória da prática da leitura de alunos/as do curso de Letras  Documento
    
- 
    	Licenciaturas interdisciplinares em ciências naturais na UFMA: análise crítica de um modelo de formação docente no contexto de reestruturação da universidade brasileira  Documento
    
- 
    	Literatura e educação :ação argumentativa na discussão de histórias  Documento
    
- 
    	Lições de Professoras do Magistério Primário do Rio Grande do Norte sobre o ensinar, o aprender e o ser professora (1939-1969)  Documento
    
- 
    	MATEMÁTICAS A ENSINAR E PARA ENSINAR EM DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO  Documento
    
- 
    	MECANISMOS SOCIO-GENETICOS DA REPRESENTACAO SOCIAL DE TRABALHO DOCENTE POR GRUPOS DE LICENCIANDOS DE FISICA E DE QUIMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE  Documento
    
- 
    	MENS SANA IN CORPORE SANO: COMPREENSÕES DE CORPO, SAÚDE E EDUCAÇÃO FÍSICA  Documento
    
- 
    	METAMORFOSES FORMATIVAS:um estudo sobre a atividade lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental  Documento
    
- 
    	MOBILE LEARNING NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INSERÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PRÁTICA DO DOCENTE DA EJA.  Documento
    
- 
    	MST, habitus e campo educacional: Plantando as sementes de uma educação libertadora  Documento
    
- 
    	MULHERES NA DOCÊNCIA PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS, NARRATIVAS E RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS (RSC)  Documento
    
- 
    	Mediação e recepção em teleducação: o caso Nota 10  Documento
    
- 
    	Memorial de Formação: A construção de uma práxis  Documento
    
- 
    	Memória da Campanha De Pé no Chão (1961-1964): o testemunho dos participantes  Documento
    
- 
    	Memórias escolares e trajetórias de vida de pessoas com deficiência visual à luz da Teoria da Autodeterminação  Documento
    
- 
    	Modalidades de uso das iconografias humorísticas no ensino de História  Documento
    
- 
    	Mãe-esposa e professora: educadoras do final XIX em Natal  Documento
    
- 
    	NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE ATUALIZAÇÃO DE SI. OS GRUPOS-REFERÊNCIA E O GRUPO REFLEXIVO NA MEDIAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE.  Documento
    
- 
    	NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: um Estudo de Caso no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no IFPB - Campus João Pessoa  Documento
    
- 
    	NECESSIDADES FORMATIVAS COMO EIXO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ALFABETIZAR LETRANDO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, EM ESPÍRITO SANTO/RN (2019-2021)  Documento
    
- 
    	NO COTIDIANO DA ESCOLA: O FAZER E O AGIR DE JOVENS E ADULTOS  Documento
    
- 
    	NORMALISTAS DA PRIMEIRA TURMA DA ESCOLA NORMAL DE NATAL (1908-1950)  Documento
    
- 
    	NOVAS TERRITORIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: uma perspectiva pós-crítica  Documento
    
- 
    	Narrativas de crianças sobre sua relação com a escrita  Documento
    
- 
    	Nas asas de Ícaro: uma análise da Pedagogia Freinet do 2 ao 5 ano do Ensino Fundamental na perspectiva da ação docente continuada  Documento
    
- 
    	Navegar é Preciso, Viver é Traduzir Rumos: Rotas do MST  Documento
    
- 
    	Necessidades Formativas para o Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Inicias da Escolarização Básica: A Classificação Como Um Saber Profissional  Documento
    
- 
    	Nestor dos Santos Lima e a modernidade educacional:uma história do discurso  Documento
    
- 
    	Newton Navarro: um flâneur na direção da arte e da pedagogia da arte no Rio Grande do Norte  Documento
    
- 
    	No chão quilombola os rebentos narram suas percepções acerca da escola de infância da Comunidade Cajueiro I em Alcântara - Maranhão  Documento
    
- 
    	O  Curso Normal de 1º Ciclo em Assu/ RN (1951-1971)  Documento
    
- 
    	O "engodo" e a rede de sentidos: representações sociais de professores sobre o currículo da EJA  Documento
    
- 
    	O (não) lugar da educação física na escola de tempo integral  Documento
    
- 
    	O Aprender do fazer (representações sociais sobre o fazer profissional de Assistente Social)  Documento
    
- 
    	O CONCEITO DE MATERIA COMO CONCEITO GLOBALIZADOR USADO NA ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 1º E 2º CICLOS DA ESCOLA FUNDAMENTAL  Documento
    
- 
    	O CONCRETO E O SIMBÓLICO NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PRÁTICAS, REPRESENTAÇÕES E PROCESSO IDENTITÁRIO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA ? PB  Documento
    
- 
    	O CORPO NEGRO NA ESCOLA: TRILHAS DE UMA EDUCAÇÃO DO SENTIR PARA PENSAR AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS  Documento
    
- 
    	O DISCURSO IDEOLÓGICO NO MÉTODO REFLETS-BRÉSIL.  Documento
    
- 
    	O DOCE SABER DA TERRA: tecendo saberes no Semiárido/Sertão  Documento
    
- 
    	O Discurso Formativo do Biólogo sobre a Morte, Matizes e Metáforas do Saber que o Sujeito não Deseja Saber  Documento
    
- 
    	O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO MEDIADO PELA LITERATURA SARTRIANA.  Documento
    
- 
    	O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE ESPECÍFICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: o que dizem os formandos sobre suas aprendizagens?  Documento
    
- 
    	O EXERCÍCIO DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE SUAS PRÁTICAS  Documento
    
- 
    	O Ensino da História e o Processo de Elaboração Conceptual  Documento
    
- 
    	O Esporte como experiência estética e educativa: uma abordagem fenomenológica  Documento
    
- 
    	O Ethos humano e a Práxis Escolar: dimensões esquecidas em um Projeto Político-Pedagógico  Documento
    
- 
    	O Evangelho Segundo a Pastoral da Criança: por uma pedagogia da sobrevivência  Documento
    
- 
    	O GRAU DE EDUCAÇÃO SE MEDE PELO USO DO SABÃO: A CRIANÇA E O PROJETO MÉDICO SOCIAL DA PRIMEIRA REPÚBLICA EM NATAL/RN (1892-1922)  Documento
    
- 
    	O Gênero Charge em Ambiente Digital: O caso da Charge-okê  Documento
    
- 
    	O INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA: SAÚDE E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA MARANHENSE (1911-1922)  Documento
    
- 
    	O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: UM CALEIDOSCÓPIO DE ESCOLHAS E USOS NO COTIDIANO ESCOLAR  Documento
    
- 
    	O LUGAR DO ESTUDO DAS MÍDIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA  Documento
    
- 
    	O LUGAR PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES (RE)CONSTRUÍDOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PAIDEIA/UFRN.  Documento
    
- 
    	O Outro Lado do Aprender: representações sociais da escrita no semiárido norte-riograndense  Documento
    
- 
    	O PAR DO MUNICÍPIO DE NATAL: O REGIME DE COLABORAÇÃO E A GESTÃO EDUCACIONAL  Documento
    
- 
    	O PEDAGOGO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES  Documento
    
- 
    	O PERCURSO DE UM SABER TÉCNICO: O ensino de desenho na Escola Técnica Federal da Paraíba (1967-1999)  Documento
    
- 
    	O PERFIL DO ESTUDANTE EAD/UFRN E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA  Documento
    
- 
    	O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E AS REGRAS DO JOGO FEDERATIVO: análise sobre a interdependência entre os entes federados.  Documento
    
- 
    	O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM JOÃO PESSOA/PB: seus limites, suas possibilidades  de 1996 a 2006  Documento
    
- 
    	O PROCESSO FORMATIVO-EDUCATIVO DOS TRABALHADORES RURAIS DO MST/SE: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS MONITORES-PROFESSORES  Documento
    
- 
    	O PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA INTERLOCUÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA  Documento
    
- 
    	O Professor Bacharel Iniciante no Ensino Superior: Experiências de Egressos do Mestrado em Administração da UFRN  Documento
    
- 
    	O RANGO E A UTOPIA - HISTÓRIA ORAL DE FAMÍLIAS DE RUA  Documento
    
- 
    	O REDESENHO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL NOS DOIS GOVERNOS DE LUÍS INÁCIO DA SILVA: DE CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO A INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DO IFPB (2003-2010)  Documento
    
- 
    	O SENTIDO ATRIBUIDO POR PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL À AJUDA NA CRIANÇA-CRIANÇA NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL  Documento
    
- 
    	O Saber Empreendedor Docente : a experiência do Projeto Despertar - Parceria SEBRAE/RN e SEEC/RN  Documento
    
- 
    	O Sertão educa  Documento
    
- 
    	O ato pedagógico como ato gnosiológico em Paulo Freire - Ensinar como uma aventura criadora  Documento
    
- 
    	O bordado de uma prática: a Pedagogia Freinet e a formação do professor comprometido  Documento
    
- 
    	O bumba-meu-boi como fenômeno estético  Documento
    
- 
    	O cinema como educação do olhar  Documento
    
- 
    	O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental  Documento
    
- 
    	O conceito de cultura e a apreensão da historicidade na 4ª série  Documento
    
- 
    	O conceito de vontade como princípio ordenador da formação do homem e do cidadão em J.J. Rousseau  Documento
    
- 
    	O corpo com deficiência física e a intercorporeidade no cinema: uma abordagem fenomenológica  Documento
    
- 
    	O curriculo da EJA em uma escola de assentamento: diálogos, saberes e vivências  Documento
    
- 
    	O céu é meu teto, a terra, minha morada: cultura e educação cigana no RN (2006 a 2016)  Documento
    
- 
    	O debate evolução versus design inteligente e o ensino da evolução biológica: contribuições da epistemologia de Ludwik Fleck  Documento
    
- 
    	O discurso na aula de leitura e literatura no ensino médio: estratégias e procedimentos de explicação  Documento
    
- 
    	O ensino de Matemática no Rio Grande do Norte: trajetória de uma modernização (1950-1980).  Documento
    
- 
    	O ensino de literatura no curso de Pedagogia: um lugar necessário entre o institucional, o acadêmico e o formativo.  Documento
    
- 
    	O erro produzido pelo aluno no contexto pedagógico: Uma luz ou uma pedra no meio do caminho?  Documento
    
- 
    	O espaço matemático: um estudo de sua elaboração conceptual no 1 ciclo do Ensino Fundamental  Documento
    
- 
    	O fenômeno da ludicidade no jogo crítico e criativo da vida de professores-pesquisadores em corporeidade  Documento
    
- 
    	O ideário modernizador do governo Graccho Cardoso (1922-1926) e a reforma da instrução pública de 1924 em Sergipe  Documento
    
- 
    	O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade  Documento
    
- 
    	O memorial autobiográfico. Uma tradição acadêmica do ensino superior no Brasil.  Documento
    
- 
    	O processo de invenção de si: um estudo sobre a construção identitáriado de pedagogos e pedagogas em formação  Documento
    
- 
    	O púlpito como cátedra: retórica e educação nos sermões do Pe. Antônio Vieira (1608-1697)  Documento
    
- 
    	O que é Construtivismo? Estudo de representações sociais com professores da cidade do Recife  Documento
    
- 
    	O sensível no trabalho docente: Representaçao Social entre docentes do IFRN  Documento
    
- 
    	O sindicato como espaço de construção da profissão docente.  Documento
    
- 
    	O uso de modelos no Ensino de Química: uma investigação acerca dos saberes construídos durante a formação inicial de professores de Química da UFRN.  Documento
    
- 
    	O uso do audiovisual na percepção sobre a (in)tolerância e a violência na escola.  Documento
    
- 
    	O valor simbólico do prédio escolar  Documento
    
- 
    	OBJETIVA(AÇÃO) DA MEDIDA E CONTAGEM DO TEMPO EM PRÁTICAS  SOCIOEDUCATIVAS E CULTURAIS  Documento
    
- 
    	ODE À MÚSICA E ÀS CIÊNCIAS: complexidade, vida e emoção  Documento
    
- 
    	OS CENTROS DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL: O DISCURSO SOBRE UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE TOTAL  NO ESTADO DO AMAZONAS  Documento
    
- 
    	Obstáculos superados pelos matemáticos no passado e vivenciados pelos alunos na atualidade : a polêmica multiplicação de números inteiros  Documento
    
- 
    	Ofício, estresse e resiliência: os desafios do professor universitário  Documento
    
- 
    	Olhares sobre a formação do professor de matemática. Imagem da profissão e escrita de si.  Documento
    
- 
    	Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin  Documento
    
- 
    	Os acampamentos da campanha 'De pé no chão também se aprende a ler' e as relações dialógicas com a comunidade local  Documento
    
- 
    	Os direitos à cidadania no governo de Djalma Maranhão (1956-1964)  Documento
    
- 
    	Os jogos com regras na perspectiva do desenho universal: contribuições à educação matemática inclusiva  Documento
    
- 
    	PAISAGENS SONORAS, TEMPOS E AUTOFORMAÇÃO  Documento
    
- 
    	PAPEL DOS MUNICÍPIOS E RELAÇÕES FEDERATIVAS: A ATUAÇÃO DE MUNICÍPIOS  CEARENSES NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES  Documento
    
- 
    	PARA UMA ANDRAGOGIA DO ESPORTE: DISCUTINDO AS DIRETRIZES E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA DE JOVENS E ADULTOS  Documento
    
- 
    	PASTORIL: UMA EDUCAÇÃO CELEBRADA NO CORPO E NO RISO.  Documento
    
- 
    	PEDAGOCIA DO MOVIMENTO: O saber-Fazer-Poder nas experiências do grupo de estudo e práticas educativas em movimento - GEPEM-UFRN  Documento
    
- 
    	PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE SOBRE O SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS  Documento
    
- 
    	PLANEJAMENTO E PRÁTICAS CURRICULARES NOS PROCESSSOS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA  Documento
    
- 
    	PLANFOR: Política compensatória para a informalidade?  Documento
    
- 
    	POBREZA E TRABALHO INFANTIL SOB O CAPITALISMO  Documento
    
- 
    	POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E DE ENSINO MÉDIO NO BRASIL: A IMPLEMENTAÇÃO DO CEFET-RN (1998-2008).  Documento
    
- 
    	PROBLEMAS E MODELOS MATEMÁTICOS QUE CONTRIBUÍRAM COMO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO: DOS GREGOS À NEWTON.  Documento
    
- 
    	PROCESSO IDENTITÁRIO PROFISSIONAL: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE LICENCIANDOS DO CURSO DE FÍSICA - UFPI  Documento
    
- 
    	PROFESSORAS E PROJETOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  Documento
    
- 
    	PROFISSIONALIZAÇÃO POLICIAL-MILITAR: a Tomada de Decisão como conhecimento e saber profissional na PMRN  Documento
    
- 
    	PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ENFERMAGEM: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA  Documento
    
- 
    	PROPOSIÇÃO PARA ATUALIZAR A HABILIDADE DE IDENTIFICAR COM PROFESSORES DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE ASSIMILAÇÃO DE P. YA. GALPERIN  Documento
    
- 
    	PROTEXTO, NARRATIVA POÉTICA DA CIÊNCIA: UMA ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E RELIGAÇÃO DOS SABERES  Documento
    
- 
    	PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA FUNDAMENTAL: os sentidos atribuídos pelas professoras  Documento
    
- 
    	Participação de mulheres na história da Escola Mista no Pará - 1870/1901  Documento
    
- 
    	Participação, Diálogo e Confiança: caminhos para a democracia na escola  Documento
    
- 
    	Pedagogia Etnomatemática: ações e reflexões em matemática do ensino fundamental com um grupo social específico  Documento
    
- 
    	Pedagogia Freinet: mediação para o social, o político e a formação de professores  Documento
    
- 
    	Pedagogia da Alternância, mídia e consumo na formação de novos camponeses.  Documento
    
- 
    	Pedagogia da fraternidade ecológica e formação transdisciplinar para um ensino educativo.  Documento
    
- 
    	Pedagogia, formaçao profissional e construçao de identidades. a experiencia do Senac-RN  Documento
    
- 
    	Pelos caminhos das idéias e da existência: a propósito das cartografias de J. T. de Moura Filho  Documento
    
- 
    	Perguntou o Juiz ao Tutor pela pessoa deste órfão - Os Magistrados na ordem sócio educacional do Seridó (Século XIX)  Documento
    
- 
    	Pesquisas Sobre História e Epistemologia da Matemática: Contribuições para abordagem da Matemática no Ensino Médio  Documento
    
- 
    	Podcast: natureza, potencialidades e implicações da nova tecnologia na educação brasileira  Documento
    
- 
    	Política de Ciência, Tecnologia e Inovação no Instituto Federal de Pernambuco: limites e contradições.  Documento
    
- 
    	Política de Educação a Distância: O Programa TV Escola como estratégia de Formação de Professor  Documento
    
- 
    	Política de Financiamento da Educação Básica e Valorização Docente: impacto na remuneração dos professores da rede pública estadual do RN, no período de 1996 a 2010.  Documento
    
- 
    	Política de Formação de Professores: uma leitura a partir da análise do programa especial de formação de professores para a educação básica - PROEB/UFMA  Documento
    
- 
    	Política de formação docente na América Latina: Argentina, Brasil e Chile  Documento
    
- 
    	Política e Privatização do Ensino Superior: o caso dos instituos paraibanos de educação - IPÊ (1971-1997)  Documento
    
- 
    	Por trás de links, sempre existem pessoas: O anonimato como fator de pertencimento no uso de redes sociais on-line em projetos educacionais.  Documento
    
- 
    	Por uma pedagogia da complexidade: cartografia das idéias de Clarival do Prado Valladares  Documento
    
- 
    	Por uma pedagogia do oprimido midiático  Documento
    
- 
    	Por uma pedagogia do visual: a leitura de narrativas por imagens na Educação Infantil  Documento
    
- 
    	Possibilidades de Exploração da História da Ciência na Formação do Professor de Matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico, De Revolutionibus Orbium Coelestium  Documento
    
- 
    	Potencialidades da poesia para a formação leitora na primeiríssima infância  Documento
    
- 
    	Praxiologia, representação social de menopausa e práticas educativas de enfermeiras na Estratégia Saúde da Família  Documento
    
- 
    	Presença Histórica e Competência: Uma abordagem sobre a formação dos profissionais da educação  Documento
    
- 
    	Professoras das Escolas Rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): Funções Sociais Cruzadas no Ensino Primário Público.  Documento
    
- 
    	Projeto Político de Formação do Enfermeiro: contextos, textos, (re)construções.  Documento
    
- 
    	Proposta Curricular da SEEC/RN para o Ensino Médio Noturno: Foco na Formação do Trabalhador Estudante  Documento
    
- 
    	Protagonismo Silencioso: a presença da OPAS na formação de recursos humanos na saúde no Brasil  Documento
    
- 
    	Proteção social e educação feminina na Casa de Caridade do Assú/RN (1862-1913)  Documento
    
- 
    	Prática argumentativa no ensino de matemática: contribuições para o processo de resolução de problemas verbais  Documento
    
- 
    	Prática discursiva e construção do sentido em sala de aula  Documento
    
- 
    	Práticas Pedagógicas: Marcas Subjacentes e Reflexos Persistentes no Cotidiano Escolar  Documento
    
- 
    	Práticas avaliativas bem sucedidas de professoras dos ciclos de formação da Escola Cabana de Belém  Documento
    
- 
    	Práticas de escrita e representações de mulheres do Seridó paraibano (1960-1980)  Documento
    
- 
    	Práticas educativo-religiosas dos indios potiguara da Paraíba  Documento
    
- 
    	Quadro de escuta: um dispositivo de mediação biográfica  Documento
    
- 
    	Qualidade Total e Qualidade Social: impactos para um novo ensino fundamental  Documento
    
- 
    	Quando a opção é continuar: socialização e estratégias de permanências de estudantes populares na pós-graduação  Documento
    
- 
    	Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento  Documento
    
- 
    	Questões de gênero na vida de mulheres mães de crianças com deficiência  Documento
    
- 
    	RECONCEITUALIZAÇÃO DAS CATEGORIAS DE SKEMP DE COMPREENSÃO RELACIONAL E COMPREENSÃO INSTRUMENTAL COMO CRITÉRIOS GLOBAIS  Documento
    
- 
    	REELABORANDO CONCEITOS E RESSIGNIFCANDO A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL  Documento
    
- 
    	REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO E EVOLUÇÃO  DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS  NAS SÉRIES INTERMEDIÁRIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL  Documento
    
- 
    	REINVENTAR A UNIVERSIDADE - um ensaio sobre o Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM/UFRN)  Documento
    
- 
    	RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  Documento
    
- 
    	REPRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA LÓGICA DA GEOMETRIA DA CUBAÇÃO  Documento
    
- 
    	REPRESENTAÇÕES DDE CONHECIMENTO: PERCURSO HISTÓRICO E SUA EMERGÊNCIA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFRN, NAS DÉCADAS DE 80 E 90  Documento
    
- 
    	REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL CONSTRUÍDAS PELOS RESIDENTES EM MANAUS: IDENTIFICAÇÃO DE SENTIDOS, VISANDO A AÇÃO EDUCATIVA.  Documento
    
- 
    	REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS A RESPEITO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO  Documento
    
- 
    	REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PSICÓLOGO: IMAGENS EM MOVIMENTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL  Documento
    
- 
    	REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE NA  EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE  Documento
    
- 
    	REVISTA PEDAGOGIUM: A ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES EM AÇÃO PELO PROJETO EDUCATIVO DA ESCOLA NOVA NO RN (1920 - 1932)  Documento
    
- 
    	RITUAL E ESPORTIVIZAÇÃO DA CULTURA DE MOVIMENTO INDÍGENA  Documento
    
- 
    	Reconfigurações do campo acadêmico no Brasil  Documento
    
- 
    	Relações federativas e o regime de colaboração: desafios no financiamento da educação pública municipal de Parnamirim/RN (2009-2016)  Documento
    
- 
    	Rendas de bilro: contribuições para o ensino de Geometria e Simetria.  Documento
    
- 
    	Repensando a Tecnologia no Ensino de Química no nível médio: um olhar em direção aos saberes docentes na formação inicial.  Documento
    
- 
    	Representação Social Sobre o Ensino de Matemática de Licenciados Vinculados ao PIBID: Dinâmica de Formação  Documento
    
- 
    	Representação social do ensinar: a dimensão pedagógica do habitus professoral.  Documento
    
- 
    	Representações Sociais das Atividades para Trabalhadores do Rio Grande do Norte  Documento
    
- 
    	Representações Sociais de Professor a partir de imagens de professor  Documento
    
- 
    	Representações Sociais do ?ser idoso? e suas implicações para a assistência e práticas educativas voltadas à população idosa em Natal/RN  Documento
    
- 
    	Representações Sociais do Estágio de Língua Inglesa na Região do Cariri  Documento
    
- 
    	Representações Sociais sobre ser docente: A formação continuada como vetor de mudança nos contextos do Brasil e da Espanha.  Documento
    
- 
    	Representações de Sociedade Estrangeira no Ensino/Aprendizagem de Línguas: por uma visão não fragmentada.  Documento
    
- 
    	Representações sociais de crianças de 7/8 anos sobre suas professoras: o reverso da medalha  Documento
    
- 
    	Representações sociais, relações de gênero e programas de assistência e educação à saúde da mulher no climatério  Documento
    
- 
    	Responsabilização na Administração da Educação: a política de responsabilidade educacional como engrenagem de controle de resultados  Documento
    
- 
    	Ressignificação do movimento em práticas escolares: o diálogo, a consciência, a intencionalidade  Documento
    
- 
    	Rituais de resistência: experiencias pedagogicas tapeba  Documento
    
- 
    	SABERES DOCENTES NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA CONSTRUÇÃO REFLEXIVA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL  Documento
    
- 
    	SABERES NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA NA  EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  Documento
    
- 
    	SER GESTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: quais sentidos atribuídos na cultura profissional?  Documento
    
- 
    	SOCIABILIDADES: Deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA)  Documento
    
- 
    	Saberes da pesca: uma arqueologia da ciência da tradição  Documento
    
- 
    	Saberes da pratica docente alfabetizadora: os sentidos revelados e ressignificados no saber-fazer  Documento
    
- 
    	Saberes e práticas docentes: a reelaboração teórico-metodológica do conceito de território no ensino fundamental  Documento
    
- 
    	Saberes e práticas em experiência de construção da sustentabilidade no meio rural nordestino  Documento
    
- 
    	Sentidos de participantes sobre a formação para professoras da Educação Infantil no contexto do PNAIC/RN (2017/2018)  Documento
    
- 
    	Ser Mulher Operária no Polo Industrial de Manaus  Documento
    
- 
    	Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária  Documento
    
- 
    	Ser professor de Português: o que dizem os discursos reguladores, os alunos e os professores no contexto da formaçao inicail (UMinho/Portugal  e UFRN/Brasil))  Documento
    
- 
    	Serviço Social na Educação: saberes e competências necessários no fazer profissional  Documento
    
- 
    	Sinhazinha Wanderley: o cotidiano do Assu em prosa e verso (1876-1954)  Documento
    
- 
    	Sob o signo do embate: avanços e limites da participação popular na democratização da gestão educacional  Documento
    
- 
    	Sociedade, Mulher e Educação nos Romances de Graciliano Ramos  Documento
    
- 
    	Somos Todos Canibais: Antropofagia, Corpo e Educação Sensível.  Documento
    
- 
    	Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental: Crenças provendo a Formação de graduandos em Administração.  Documento
    
- 
    	SÃO PAULO DO POTENGI: UMA CIDADE, SEU PÁROCO E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS (1950-1970)  Documento
    
- 
    	TECENDO SABERES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL EM LITERATURA NO CURSO DE PEDAGOGIA: AS VOZES DOS GRADUANDOS  Documento
    
- 
    	TEORIAS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: um estudo comparativo à luz da Teoria da Objetificação   Documento
    
- 
    	TEORIAS IMPLÍCITAS DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.  Documento
    
- 
    	TEORIAS PEDAGÓGICAS: alicerce necessário para elaboração do livro didático de História (5ª a 8ª série)  Documento
    
- 
    	TEORIZANDO A PRÁTICA, CONSTRUINDO A TEORIA, UM DIÁLOGO COM A INCERTEZA: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  Documento
    
- 
    	TRAVESSIAS BRASIL - EUROPA: O INSTITUTO JEAN JACQUES ROUSSEAU E  AS REDES DE INTELECTUAIS (1912 ? 1934)  Documento
    
- 
    	TRAVESSIAS DIFÍCEIS, DIVISÕES DIVERTIDAS E QUADRADOS MÁGICOS: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DE TRÊS RECREAÇÕES MATEMÁTICAS  Documento
    
- 
    	Tear identitário: a docência em arte como conhecimento compartilhado  Documento
    
- 
    	Televisão  Universitária  do  RN (TVU): contribuição para a democratização da informação e a difusão do conhecimento científico produzido pela universidade  Documento
    
- 
    	Tendências, reflexões e debates sobre os saberes da docência online na vertente pedagógica/comunicaional  Documento
    
- 
    	Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade  Documento
    
- 
    	Tornar-se, Ser e Viver do Professorado: entre regularidades e variações identitárias  Documento
    
- 
    	Trabalho e formação docente na rede municipal de ensino de Natal  Documento
    
- 
    	Trabalho, Educação e Desenvolvimento na Amazonia: a perspectiva de educação popular da Central Única dos Trabalhadores  Documento
    
- 
    	Trajetórias construídas em caminhos (não) planejados: os sentidos formativos da escrita no estágio supervisionado obrigatório do curso de pedagogia da UFMA  Documento
    
- 
    	Tramas da (Ir) Racionalidade Contemporânea para a composição do Mito-Tecno-Lógico  Documento
    
- 
    	Tão longe, tão perto. Experimentando o diálogo a distância  Documento
    
- 
    	UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO IFPB: DESAFIOS INSTITUCIONAIS E ALCANCE SOCIAL  Documento
    
- 
    	UM ESTUDO SOBRE A APRECIAÇÃO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES  Documento
    
- 
    	UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ALGÉBRICOS FUNDAMENTAIS  Documento
    
- 
    	UM ESTUDO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL  DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA BAHIA  Documento
    
- 
    	UMA AÇÃO REFLEXIVA SOBRE O PROCESSO DE (RE)ESCRITA DE TEXTOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA MARIA.  Documento
    
- 
    	UMA VIAGEM AOS SABERES DAS FORMADORAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL  Documento
    
- 
    	UNIVERSO ENCANTADO DO CUIDADO NA AUTOPOIESE DOCENTE: UMA VIAGEM EPISTEMOLÓGICA TRANSDISCIPLINAR  Documento
    
- 
    	Um Estudo Sobre a Construção do Conceito de Função  Documento
    
- 
    	Um estudo sobre a aprendizagem de alguns conceitos algébricos e geométricos  Documento
    
- 
    	Um estudo sobre a aprendizagem de números irracionais no ensino médio  Documento
    
- 
    	Um estudo sobre a relação entre matemática e religião na obra de Blaise Pascal.  Documento
    
- 
    	Um estudo sobre as origens da lógica matemática  Documento
    
- 
    	Um jogo de lembranças; gênero, cultura e história local na prática educativa de Julieta Pordeus Gadelha: (1950 - 2000)  Documento
    
- 
    	Um olhar sobre as relações entre o universo educativo da Licenciatura e o mundo do trabalho - questões para a  formação e profissionalização docente de professores e professoras de Química  Documento
    
- 
    	Um sistema didático para a formação de habilidades em licenciandos química. A formação da habilidade de explicar as propriedades dos isômeros, na perspectiva da teoria da formação por etapas das ações mentais e dos conceitos, de P.Ya. Galperin  Documento
    
- 
    	Um tempo, um espaço: trabalho/educação nas diretrizes educacionais para o ensino médio brasileiro - 1990/1997  Documento
    
- 
    	Uma abordagem alternativa de ensino de cálculo utilizando infinitésimos  Documento
    
- 
    	Uma análise histórico-epistemológica do conceito de grupo  Documento
    
- 
    	Uma conversa na escola: o diálogo e a mídia  Documento
    
- 
    	Uma ecologia de base complexa  Documento
    
- 
    	Uma mulher e um livro: Teresa Margarida da Silva e Orta e as Aventuras de Diofanes  Documento
    
- 
    	Uma odisséia em busca de Héstia: do turismo à hospitalidade pelos caminhos das representações sociais  Documento
    
- 
    	Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?  Documento
    
- 
    	Universidade e educação ambiental  Documento
    
- 
    	VITRINE DAS LETRAS: DISCURSO PEDAGÓGICO E A MODERNIDADE PEDAGÓGICA EM SERGIPE/BRASIL E PORTUGAL- 1910-1920  Documento
    
- 
    	VIVER E SENTIR; REFLETIR E NARRAR:  crianças e professores contam suas experiências no hospital e na classe hospitalar  Documento
    
- 
    	VIVÊNCIAS LUDOPOIÉTICAS NO JOGO DE AREIA: A TATILIDADE NA AUTOFORMAÇÃO HUMANESCENTE  Documento
    
- 
    	VOCABULÁRIO TÉCNICO E FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA TÊXTIL: Necessidade, elaboração e avaliação de um dicionário de terminologia do vestuário.  Documento
    
- 
    	Vida social na sala de aula: o papel do professor nas relações interpessoais entre alunos do ensino fundamental e as respectivas implicações  Documento
    
- 
    	Vida, Experiência, Conhecimento: a reforma do sujeito em Tsunessaburo Makiguchi  Documento
    
- 
    	Viver para viver: sobre o olhar da ciência diante da vida  Documento
    
- 
    	Vivências do Lazer em Moradia Estudantil: Cultivando a Ludopoiese na Autoformação Humanescente  Documento
    
- 
    	Vozes da maré:  Extensão popular e a população marisqueira de Cabedelo-PB  Documento
    
- 
    	Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente.  Documento
    
- 
    	Vulnerabilidade Cognitiva e Sociodemográfica  Documento
    
- 
    	a educação destinada às crianças no Piauí (1730-1859)  Documento
    
- 
    	o(s) Saber (es) e o (s) fazer (es) do professor formador: reflexões sobre a prática docente  Documento
    
- 
    	pENSAMENTO TEÓRICO E FORMAÇÃO DOCENTE: APROPRIAÇÃO DE SABERES DA TRADIÇÃO LÚDICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE E DA FORMAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS POR ETAPAS DE P. yA. GALPERIN  Documento
    
- 
    	pensando e agindo: estudo da relação entre pensamento teórico e prática pedagógica  Documento
    
- 
    	praxiologia e representação social sobre formação de professores nas licenciaturas da UFPI  Documento
    
- 
    	ÉDIPO E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA DO LAÇO EDIPIANO ENTRE ALUNO E PROFESSOR  Documento
    
- 
    	“CURRÍCULO ENCARNADO” (Cartografia simbólica e afinidades pós-coloniais)  Documento