cour_b170dc55-c5b0-4efe-9d89-b7948257100c
- Visão geral
- Publicações
- Ver todos
Visão geral
Publicações
publicações
- "Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química" Documento
- A Conceitualizacao do Principio de Conservacao de Energia Mecanica Os Processos de Apredizagem e a Teoria dos Campos Conceituais Documento
- A Filosofia da Ciência em Livros Didáticos de Filosofia: Contribuições para o Ensino de Ciências Documento
- A ciência complexificando o conhecimento cotidiano: uma inervenção na escola pública Documento
- A ciência dos discursos publicitários de produtos radioativos do início do século XX: reflexões para o ensino de ciências a partir da história das garotas do rádio Documento
- A dimensão ambiental na formação inicial de professores de química: estudo de caso no curso da UFBA Documento
- A divulgação científica produzida por cientistas: contribuições para o capital cultural Documento
- A formação continuada de professores de Química: o uso dos recursos visuais ESTUDO RECIFE - SÃO PAULO Documento
- A formação de professores em comunidades de prática: o caso de um grupo de professores de química em formação inicial Documento
- A gênese e o desenvolvimento da relação entre física quântica e misticismo e suas contribuições para o ensino de ciências Documento
- A história da ciência nacional na formação e na prática de professores de Física Documento
- A natureza da ciência e a interpretação de situações científicas - um estudo com professores de ciências em formação Documento
- A pesquisa em Ensino de Química na Universidade de São Paulo: estudo das Dissertações e Teses (2006-2009) sob a perspectiva fleckiana Documento
- A produção de atividades didáticas por professores de ciências em formação continuada: uma perspectiva sócio-histórica Documento
- Análise da inserção d dimensão ambiental em cursos de licenciatura em Química do Espírito Santo Documento
- As Avaliações Externas e as possíveis contribuições ao professor de Física Documento
- As Representações Sociais de escola e docência e a constituição identitária de licenciandos em Química Documento
- As imagens em movimento e sua contribuição para o ensino das ciências físicas no Brasil - 1800 a 1960 Documento
- Astros no rock: uma perspectiva sociocultural no uso da canção na educação em ciências Documento
- Atividades multissensoriais para o ensino de física Documento
- Atividades práticas experimentais para o ensino de física: uma investigação utilizando a teoria do núcleo central Documento
- Atividades sociocientíficas em sala de aula: de física: as argumentações dos estudantes Documento
- Concepção de um estilo progressivo para atividades investigativas no ensino médio Documento
- Concepções de Ciência e Tecnologia de estudantes ingressantes da Universidade de São Paulo. Documento
- Conhecendo a Química: Um estudo sobre obras de divulgação do início do século XIX Documento
- Considerações sobre produtos naturais e ensino de química Documento
- Contribuições iniciais para uma filosofia da educação em ciências Documento
- Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividade Documento
- Da divulgação ao ensino: um olhar para o céu Documento
- Desafios e possibilidades no planejamento de atividades investigativas: oportunidades de construção de conhecimentos por licenciandos de Biologia Documento
- Dimensões e indicadores de educação ambiental: análise de uma experiência de formação de professores em zoológico Documento
- Dois argumentos curriculares pelo conhecimento sobre a ciência no ensino de ciências Documento
- Educação e Ciência como arte: Aventuras docentes em busca de uma experiência estética do espaço e tempo físicos Documento
- Eletroquímica e formação continuada: caminhos para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química Documento
- Epistemologia e Cultura: desvelando os conceitos de tempo e espaço Documento
- Escolas públicas \"vivendo e sonhando com a USP\": representações sociais do conhecimento escolar Documento
- Estrutura da matéria na educação secundária: obstáculos de aprendizagem e o uso de simulações computacionais Documento
- Formação inicial de professores de química: o processo de reflexão orientada visando o desenvolvimento de práticas educativas no ensino médio Documento
- Física Moderna e Contemporânea no ensino médio: o livro didático e as representações sociais de docentes Documento
- Física Moderna e Nuclear nos contextos curriculares e na pesquisa Documento
- Grupo colaborativo e tutoria como estratégias de formação continuada para professores de química visando ao desenvolvimento profissional Documento
- Grupos colaborativos de professores de química: possibilidade de articular a atividade de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) com o desenvolvimento profissional Documento
- Identidades docentes e Amazônia: movimentos no contexto de um programa de formação Documento
- Indo além da natureza da ciência: o filosofar sobre a química por meio da ética química Documento
- Indícios da ação formativa dos formadores de professores de química na prática de ensino de seus licenciandos Documento
- Influência do nível de exigência conceitual da prática pedagógica de uma professora no desempenho de alunos socialmente diferenciados em uma sequência didática investigativa sobre ecologia de morcegos. Documento
- Influências do PIBID na representação social de licenciandos em química sobre ser \"professor de química\" Documento
- Inovações curriculares em ensino de física moderna: investigando uma parceria entre professores e um centro de ciências. Documento
- Investigando o desenvolvimento profissional docente em Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências Documento
- Licenciaturas a distância em Física e Química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites Documento
- Literatura e ciência: Monteiro Lobato e o ensino de química Documento
- Mapas conceituais como material instrucional de Química: estratégias que minimizam a desorientação do aluno e potencializam a aprendizagem de conceitos científicos Documento
- Memória mediada na aprendizagem de física: problematizando a afirmação "Não me lembro de nada das aulas do ano passado" Documento
- Modelo Metodológico para Construção de Indicadores de Uso de TIC para Gestão da Produção de Planos de Ensino Documento
- Movimento e contradição: a disciplina de práticas em ensino de Física e a formação inicial de professores de Física sob uma perspectiva histórico-cultural Documento
- Mídia e educação ambiental na formação continuada de professores: mobilizando saberes docentes e a consciência crítica Documento
- Natureza da Ciência nos currículos: da concepção à produção de sequências didáticas investigativas Documento
- O "ser professor de Química" no Timor-Leste à luz de Jodelet e de Dubar Documento
- O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física: trajetórias e impactos na formação continuada de professores Documento
- O Saber Ecológico em atividades de Educação Ambiental desenvolvidas num parque municipal da cidade de São Paulo Documento
- O ensino de física no Brasil nas décadas de 1960 e 1970: legislação, currículo e material didático. Documento
- O processo de produção de sequências didáticas na formação inicial de professores de Química a partir das lentes da Teoria da Aprendizagem Expansiva e Teoria da Ação Mediada Documento
- PCK de Eletroquímica: um estudo de caso com professores do Ensino Médio da cidade de São Paulo Documento
- PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE EMPODERAMENTO, PESQUISA E DISCURSO PEDAGÓGICO: uma investigação à luz da metodologia interativa Documento
- Percepções escolares sobre Água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais. Documento
- Planejamento de ensino na formação de professores de ciências e biologia: perspectivas e referenciais para o ensino de Zoologia Documento
- Por um feminismo anticapitalista: mulheres na linha de frente da resistência e da construção de uma alternativa Documento
- Práticas escolares de Educação em Redução de Riscos e Desastres Socioambientais Documento
- RELAÇÕES INICIAIS ENTRE A TEORIA DA ATIVIDADE E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL FREIREANA: PROPOSIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DE ATIVIDADES POTENCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
- Reações Redox: uma proposta para desenvolver o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Documento
- Regras de inferência e teorias científicas: duas propostas de soluções lógico-probabilísticas para a afirmação do consequente na verificação de teorias e algumas aplicações no ensino de ciências Documento
- Relação existente entre metavisualização e a representação submicroscópica na elaboração de atividade em química Documento
- Representação social de licenciandos em Química sobre seu objeto de estudo - a química. Documento
- Retextualização na exposição oral acadêmica: foco no ensino superior de química Documento
- STEM education no contexto das reformas educacionais: os efeitos das políticas de educação globalizantes no currículo e na profissionalização docente Documento
- Stanislao Cannizzaro e a Filosofia Química do século XIX Documento
- Tópicos de física quântica na formação de professores de física: análise das interações discursivas através da utilização de uma metodologia interativa de instrução pelos colegas Documento
- Um Processo de Reflexão Orientada Vivenciado por Professores de Química: O Ensino Experimental como Ferramenta de Mediação Documento
- Um estudo sobre o tema interações intermoleculares no contexto da disciplina de química geral: a necessidade da superação de uma abordagem classificatória para uma abordagem molecular. Documento
- Uma exposição científica internacional no Brasil: um olhar para as contradições Documento
- o pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciencia Documento