Interunit Graduate Program in Sciences Teaching (Physics, Chemistry and Biology Teaching)
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
Apropriação da linguagem científica por parte dos alunos em uma sequência de ensino de física Documento
-
"Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo" Documento
-
"Ensino e Aprendizagem de Ciências nas séries iniciais: concepções de um grupo de professoras em formação" Documento
-
"Percepção Ambiental sobre o Parque Nacional da Serra do Cipó: Alunos do 7 ano, Escola Estadual Dona Francisca Josina, distrito de Cardeal Mota - MG Documento
-
"Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química" Documento
-
.Os estudos com drosófilas no Instituto de Biociências da USP nas décadas de 1940 e 1950: entrevistas com docentes Documento
-
?Capacitação de Professores de Física em Serviço: Uma Proposta Utilizando a Multimídia? Documento
-
A CONCEITUAÇÃO NÃO-CONVENCIONAL DE ENERGIA NO PENSAMENTO DOS ESTUDANTES Documento
-
A CONCEPÇÃO FÍSICA DE ESPAÇO E O ENSINO DA MECÂNICA Documento
-
A Ciência como Tradição Cultural e o Contraste de teorias no Ensino de Física Documento
-
A Ciência do Céu: uma Proposta para o Ensino Médio Documento
-
A Ciência e o Insólito: o conto de literatura fantástica no Ensino de Física Documento
-
A Ciência é feminina: um estudo sobre a questão de gênero nas Ciências da Natureza e na Matemática Documento
-
A Conceitualizacao do Principio de Conservacao de Energia Mecanica Os Processos de Apredizagem e a Teoria dos Campos Conceituais Documento
-
A Concepção Dialética do Conhecimento e o Ensino da Físca Documento
-
A Concepção de Natureza no Ensino de Ciências: um Estudo da Visão de Mundo de Estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas Documento
-
A Filosofia da Ciência em Livros Didáticos de Filosofia: Contribuições para o Ensino de Ciências Documento
-
A Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Caminhos para a sala de aula Documento
-
A Física da música no Renascimento: uma abordagem histórico-epistemológica Documento
-
A Física na Habilitação Magistério - Análise da Proposta do CECISP para o Ensino de Óptica Geométrica - Um Estudo de Caso Documento
-
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLEM 2007 Documento
-
A IMPORTÂNCIA DA PERGUNTA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS EM AULAS INVESTIGATIVAS DE FÍSICA Documento
-
A Identidade do Licenciando em Física: Em Busca de uma Caracterização Documento
-
A Ideologia em Materiais de Divulgação Científica: Um Estudo da Imagem de Einstein em Discursos sobre as Ondas Gravitacionais\" Documento
-
A Imaginação Científica como Componente do Entendimento: Subsídios para o Ensino de Física Documento
-
A Linguagem escrita do livro didático de Ciências de 8ª série do Ensino Fundamental Documento
-
A Necessidade do Pensamento Filosófico para a Compreensão da Física: Um Estudo Inspirado em Wittgenstein no Contexto da Mecânica Newtoniana Documento
-
A Proposição de Objetivos para um Curso de Física do Meio Ambiente no RN: Uma Questão de Análise Sistemática Documento
-
A Relação Ensino Pesquisa na Perspectiva do Professor de Física Documento
-
A Relação entre as Dimensões Ambiental e Química: uma Análise das Produções dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências no Período de 1997-2009 Documento
-
A Revista de Ensino de Física: 1979-1989 Documento
-
A Teoria da Atividade como instrumentos de análise da escola: O caso da EMAE Documento
-
A Termodinâmica no Ensino Médio: Ênfase nos Processos Irreversíveis Documento
-
A Utilização de Visualizações nas Produções Didáticas de Professores em Formação Inicial Documento
-
A aceitação da óptica newtoniana no século XVIII: subsídios para discutir a Natureza da Ciência do Ensino Documento
-
A ciência complexificando o conhecimento cotidiano: uma inervenção na escola pública Documento
-
A ciência complexificando o conhecimento cotidiano: uma intervenção na escola pública Documento
-
A ciência dos discursos publicitários de produtos radioativos do início do século XX: reflexões para o ensino de ciências a partir da história das garotas do rádio Documento
-
A complementaridade dos pensamentos narrativo e matemático na gestação da teoria da relatividade geral. Documento
-
A compreensão dos monitores de espaços de educação não formal sobre sua atuação em museus e centros de ciências: uma abordagem biológico-cultural Documento
-
A comunicação científica em Museus de Ciência e o papel do mediador Documento
-
A comunicação multimodal e o planejamento de ensino na formação inicial de professores de química Documento
-
A conservação da biodiversidade nos discursos expositivos do Zoo de Barcelona Documento
-
A construção da teoria atômica de Dalton como estudo de caso : e algumas reflexões para o ensino de quimica Documento
-
A construção de discursos escritos sobre aquecimento global: análise das explicações dos alunos Documento
-
A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas Documento
-
A construção do conteúdo de reações redox em livros didáticos da educação básica Documento
-
A criança nos museus de ciências: análise da exposição mundo da criança do museu de ciência e tecnologia da PUCRS Documento
-
A dimensão ambiental na formação inicial de professores de química: estudo de caso no curso da UFBA Documento
-
A dimensão axiológica do perfil conceitual Documento
-
A diversidade na construção do conhecimento sobre o céu e o ensino de astronomia: análise de propostas didáticas e potencialidades do tema astronomia cultural Documento
-
A divulgação científica produzida por cientistas: contribuições para o capital cultural Documento
-
A divulgação da ciência na revista Scientific American Brasil Documento
-
A emergência da licenciatura em Ciências e sua especificidade no Estado de São Paulo Documento
-
A estrutura e organização da ciência Química na visão de estudantes de graduação: uma aplicação da técnica de mapeamento conceitual Documento
-
A formação continuada de professores de Química: o uso dos recursos visuais ESTUDO RECIFE - SÃO PAULO Documento
-
A formação de professores de Química em curso de licenciatura Documento
-
A formação de professores em comunidades de prática: o caso de um grupo de professores de química em formação inicial Documento
-
A formação de professores em educação ambiental por meio da educação à distância (EAD) Documento
-
A física da música no Renascimento: uma abordagem histórico-espistemológica Documento
-
A gênese e o desenvolvimento da relação entre física quântica e misticismo e suas contribuições para o ensino de ciências Documento
-
A história da ciência nacional na formação e na prática de professores de Física Documento
-
A identidade de licenciandos em física: em busca de uma caracterização Documento
-
A interferência do nível de desenvolvimento cognitivo na aprendizagem de um conteúdo de física. Documento
-
A linguagem de vídeos e a natureza da aprendizagem Documento
-
A natureza da ciência e a interpretação de situações científicas - um estudo com professores de ciências em formação Documento
-
A natureza da ciência e o ensino de física: uma proposta para alunos do ensino médio Documento
-
A percepção da gravidade em um espaço fisicamente modificado: uma análise à luz de Gaston Bachelard Documento
-
A perspectiva objetivante da ciência e a relação homem-natureza: algumas repercussões no ensino de ciências Documento
-
A pesquisa em Ensino de Química na Universidade de São Paulo: estudo das Dissertações e Teses (2006-2009) sob a perspectiva fleckiana Documento
-
A pluralidade da relação entre a física e a matemática em um curso inicial de licenciatura em Física Documento
-
A presença do teatro no ensino de física Documento
-
A produção de atividades didáticas por professores de ciências em formação continuada: uma perspectiva sócio-histórica Documento
-
A prática colaborativa como meio para a educação ambiental para a biodiversidade: memória e formação de educadores Documento
-
A química segundo Michael Faraday: Um caso de divulgação científica no século XIX Documento
-
A realidade escondida: a dualidade onda-partícula para estudantes do Ensino Médio Documento
-
A ressignificação da educação a distância no ensino superior do Brasil e a formação de professores de ciências e matemática Documento
-
A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da biologia do conhecer Documento
-
A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino da física quântica Documento
-
A subjetividade na Química impressa por químicos e seu efeito no ensino Documento
-
A teoria da atividade como instrumento de análise da escola: o caso da EMAE Documento
-
A teoria de Piaget como sistema de referência para interpretação da Física Intuitiva Documento
-
A transição progressiva dos modelos de ensino sobre cinética química a partir do desenvolvimento histórico do tema Documento
-
A transposição museográfica da biodiversidade no aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Documento
-
A utilização de ferramentas didáticas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem de um curso a distância Documento
-
A viagem de Alfred Russel Wallace ao Brasil: uma aplicação de história da ciência no ensino de biologia Documento
-
A visão de currículo nos livros didáticos : o eletromagnetismo no ensino médio como exemplo Documento
-
A visão dos professores sobre as atividades experimentais no desenvolvimento de competências em física Documento
-
AMBIENTE VIRTUAL INTERATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL Documento
-
ANÁLISE DO PRINCÍPIO DE LE CHATELIER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA Documento
-
AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA, DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO, NO TRATAMENTO DA CINÉTICA QUÍMICA NO PERÍODO DE 1929 A 2004 Documento
-
Abordagem CTS e Ensino Médio: Espaços de Articulação Documento
-
Abordagem das Mudanças Climáticas Globais no curso de Física para o Ensino Médio Documento
-
Abordagem das mudanças climáticas globais no curso de Fíisca para o Ensino Médio Documento
-
Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas Documento
-
Alfabetização Científica dos alunos e as ações do professor que corroboram com este processo. Documento
-
Ambientes de Aprendizagem & Liberdade em Construção Documento
-
Analisando as interações CTS através do mapeamento conceitual: um estudo de caso sobre os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) Documento
-
Analise do Ensino de Laboratorio de Fisica Documento
-
Antenas e radiofrequencia: Complexificando o conhecimento cotidiano Documento
-
Análise da argumentação e de seus processos formadores em uma aula de biologia Documento
-
Análise da construção da identidade profissional pelos licenciandos em física do IF-USP Documento
-
Análise da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares presente em um livro didático de ensino superior: obtenção e análise de redes conceituais e identificação de fatos, conceitos e princípios Documento
-
Análise da inserção d dimensão ambiental em cursos de licenciatura em Química do Espírito Santo Documento
-
Análise da manifestação de elementos de metavisualização na aprendizagem de química. Documento
-
Análise das Dificuldades dos Alunos num Curso Introdutório de laboratório de Física para Engenheiros na Paraíba Documento
-
Análise das ações de uma professora na leitura e interpretação de gráficos em uma sequência de ensino investigativa de biologia Documento
-
Análise das interações verbais e cognitivas em uma aula de bioquímica baseada em grupos de discussão Documento
-
Análise das práticas epistêmicas em uma atividade sobre dinâmica de populações Documento
-
Análise de mídias audiovisuais com temática ambiental focada na preservação da biodiversidade sob as perspectivas da educação ambiental crítica e dos professores da educação básica Documento
-
Análise de um plano de ensino sobre física de partículas no ensino médio Documento
-
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção Documento
-
Análise do discurso em aulas de física: uma tipologia do discurso lacunar Documento
-
Análise dos elementos estruturais de relatórios científico escolares em uma sequência didática investigativa. Documento
-
Aperfeiçoamento de professores de física em serviço - uma experiência na região sul da Bahia - uma Documento
-
Aprendendo a ouvir aqueles que não ouvem: o desafio do professor de Ciências no trabalho com a linguagem científica com alunos surdos Documento
-
Aprendizado dos conceitos de flor e fruto e sua utilização pelos alunos de ciências biológicas do I. B. - USP Documento
-
Aprendizado mediado: contribuições dos pibidianos em aulas de Física Documento
-
Apropriação da linguagem científica por parte dos alunos em uma sequência de ensino de física moderna Documento
-
Aquecimento Global: uma investigação das representações sociais e das concepções de alunos da escola básica Documento
-
Aquecimento global: uma investigação sobre as representações sociais e concepções de alunos da escola básica Documento
-
Argumentos, conhecimentos e valores em respostas a questões sociocientíficas - um caso no ensino fundamental Documento
-
As Avaliações Externas e as possíveis contribuições ao professor de Física Documento
-
As Interações discursivas nas telesalas de química: o Ensino do telecurso 2000 no projeto viva em uma escola estadual do maranhão Documento
-
As Representações Sociais de escola e docência e a constituição identitária de licenciandos em Química Documento
-
As Resistências para a Compreensão da Teoria da Relatividade Especial Documento
-
As ações do(a) professor(a) no ensino fundamental I ao aplicar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) Documento
-
As concepções de professores de química sobre a utilização de elementos da história e filosofia da ciência no ensino Documento
-
As demonstrações e experimentos químicos no Chemical Catechism de Samuel Parkes (1761-1825) Documento
-
As facetas do conhecimento físico em um modelo : a luz e a matéria Documento
-
As formas e a construção da subjetividade em um grupo de professores: análise de uma prática e seus discursos Documento
-
As imagens em movimento e sua contribuição para o ensino das ciências físicas no Brasil - 1800 a 1960 Documento
-
As intervenções do professor e o processo grupal nas aulas de Física: uma análise à luz da teoria dos grupos operativos Documento
-
As representações sociais de Química Ambiental": contribuições para a formação de bacharéis e professores de Química Documento
-
As representações sociais de queima e combustão Documento
-
Aspectos da Meteorologia em aulas de Física Térmica no Ensino Médio Documento
-
Aspectos da complexidade: contribuições da física para a compreensão do tema ambiental Documento
-
Astronomia no Currículo do Estado de São Paulo e nos PCN: um olhar para o tema Observação do Céu Documento
-
Astros no rock: uma perspectiva sociocultural no uso da canção na educação em ciências Documento
-
Atividades Experimentais Significativas no Ensino de Física - Aplicação à Óptica Documento
-
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física Documento
-
Atividades experimentais no ensino médio - Reflexão de um grupo de professores a partir do tema eletroquímica Documento
-
Atividades multissensoriais para o ensino de física Documento
-
Atividades práticas experimentais para o ensino de física: uma investigação utilizando a teoria do núcleo central Documento
-
Atividades sociocientíficas em sala de aula: de física: as argumentações dos estudantes Documento
-
Aulas de Ciências na Escola Indígena Documento
-
Autoridade da Ciência e Educação: Abrindo caixas pretas com a problematização de discursos da mídia e temas da física Documento
-
Avaliação da Aprendizagem em Química: concepções de ensino-aprendizagem que fundamentam esta prática Documento
-
Avaliação no ensino de química: atividades e critérios de professores da educação básica do município de São Paulo Documento
-
Biodiversidade e museus de ciências: um estudo sobre transposição museográfica nos dioramas Documento
-
Brincando com Vetores - uma análise das grandezas vetoriais no ensino médio Documento
-
Brinquedos e Jogos no Ensino de Física Documento
-
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: SIGNIFICADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA Documento
-
Características das hipóteses em sequências didáticas investigativas Documento
-
Categorização do letramento científico dos alunos de Ensino Médio Documento
-
Categorização do nível de letramento cientifico dos alunos de ensino medio. Documento
-
Centro De Ciências: Origens e desenvolvimento - uma Reflexâo sobre o seu Papel e Possibilidades dentro do Contexto Educacional Documento
-
Colaboração Mediada como Ferramenta na Reestruturação do Sistema de Crenças Pedagógicas sobre Ensino e Aprendizagem do Professor de Química Documento
-
Computadores no ensino médio : análise da compreensão de alunos roteiristas Documento
-
Conceitos Espontâneos em Cinemática Elementar Documento
-
Conceitos Intuitivos: relações entre força, velocidade, aceleração e trajetória Documento
-
Conceitos de Química na Educação Básica e na Academia: Aproximações e Distanciamentos Documento
-
Concepção de um estilo progressivo para atividades investigativas no ensino médio Documento
-
Concepção dos Alunos de Ensino Médio sobre as Dimensões do Conceito de Biodiversidade e Cidadania Documento
-
Concepções alternativas em termodinâmica: a atribuição de causalidade. Documento
-
Concepções de Ciência e Tecnologia de estudantes ingressantes da Universidade de São Paulo. Documento
-
Concepções de Cultura na Aprendizagem em Física: Das Perspectivas Educacionais às Representações dos Alunos. Documento
-
Concepções de interação física: subsídios para uma abordagem histórica do assunto, no ensino médio Documento
-
Concepções sobre ciência e natureza:uma investigação das visões filosóficas de professores de física do ensino superior Documento
-
Condicionantes Históricos e Sociais no Ensino da Física Documento
-
Conhecendo a Química: Um estudo sobre obras de divulgação do início do século XIX Documento
-
Conhecimento pedagógico do conteúdo: estado da arte no campo da educação e no ensino de química Documento
-
Considerações sobre produtos naturais e ensino de química Documento
-
Construindo subsídios para a promoção da educação científica em visitas a laboratórios de pesquisa. Documento
-
Consumindo a física na escola básica: a sociedade do espetáculo e as novas propostas curriculares. Documento
-
Contextualização no Ensino de Química: Idéias e Preposições de um Grupo de Professores Documento
-
Contextualização no Ensino de Química: Idéias e proposições de um grupo de professores sobre ensino contextualizado Documento
-
Contribuição de Problemas Complexos para a Formação de Habilidades de Pesquisa, no Bacharelado em Física Documento
-
Contribuições da disciplina de elementos e estratégias para o ensino de física no curso de licenciatura do IFUSP Documento
-
Contribuições e limites do PIBID para permanência na licenciatura e como suporte para o início da docência Documento
-
Contribuições iniciais para uma filosofia da educação em ciências Documento
-
Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividade Documento
-
Controvérsias na experimentação animal: contribuições à divulgação científica por meio de uma análise dialética Documento
-
Coordenadores de área do PIBID: um olhar sobre o desenvolvimento profissional. Documento
-
Cor & Luz - as formas de pensar a visão e a interação da luz com a matéria Documento
-
Crenças de AutoEficácia e Práticas Docentes: uma análise de professores de Física em um contexto de inovação Documento
-
Crenças de futuros professores de Física em contexto de Inovação Curricular: O caso de um curso de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio Documento
-
Crenças e inquietações de um grupo de professores de Química sobre a indisicplina em suas aulas Documento
-
DA QUÍMICA GERAL À QUÍMICA ANALÍTICA: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO. Documento
-
Da divulgação ao ensino: um olhar para o céu Documento
-
Darwin na sala de aula: replicação de experimentos históricos para auxiliar a compreensão da teoria evolutiva Documento
-
De licenciando a professor de Química: um olhar sobre o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo Documento
-
Demarcando Ciências e Pseudociências para Alunos do Ensino Médio Documento
-
Desafios e possibilidades no planejamento de atividades investigativas: oportunidades de construção de conhecimentos por licenciandos de Biologia Documento
-
Desenvolvimento conceitual e matemático do princípio da mínima ação Documento
-
Desenvolvimento da análise de vizinhança em mapas conceituais a partir do uso de um conceito obrigatório Documento
-
Desenvolvimento de um ambiente virtual para estudo sobre representação estrutural em Química Documento
-
Desenvolvimento de um ambiente virtual para pesquisa em representação química Documento
-
Desenvolvimento de um jogo didático virtual para o aprendizado do conceito de mol Documento
-
Desenvolvimento de uma atividade com mapas conceituais com erros para promover a aprendizagem colaborativa Documento
-
Desenvolvimento do Conceito de Velocidade: um estudo a partir de questões típicas Documento
-
Desenvolvimento e aplicação de um método de análise de mapas conceituais com o objetivo de acompanhar mudanças na compreensão de um grupo de alunos sobre o tema equilíbrio químico Documento
-
Desenvolvimento e aprendizagem do conceito de aceleração em adolescentes. Documento
-
Desenvolvimento e validação de um questionário para avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre mapas conceituais Documento
-
Desenvolvimento profissional e relatos de vida de professores de química: um estudo de caso múltiplo. Documento
-
Desmistificando Psedociência no Ensino Médio. Documento
-
Detetive ou cientista? A literatura policial infanto-juvenil como recurso didático na educação em ciências Documento
-
Diagnóstico e análise das atividades relacionadas à Educação Ambiental em Escolas Públicas de São Paulo ? SP e Blumenau - SC Documento
-
Diferenças entre mães e pais em visita a museus de ciências. Documento
-
Dimensões e indicadores de educação ambiental: análise de uma experiência de formação de professores em zoológico Documento
-
Discutindo a natureza da ciência a partir de episódios da história da cosmologia Documento
-
Divulgação científica e ensino de física : intenções, funções e vertentes Documento
-
Diálogo e Conhecimento no Ensino de Física: Contribuições a Partir das Epistemologias de Paulo Freire e Galileu Galilei Documento
-
Do visível ao indivisível : uma proposta de física de partículas elementares para o ensino médio Documento
-
Dois argumentos curriculares pelo conhecimento sobre a ciência no ensino de ciências Documento
-
Duas propostas de ensino de Segundo Grau e suas formas de compreender a eletricidade Documento
-
ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DE UM CASO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA Documento
-
ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA: uma interpretação de descrições de professores Documento
-
ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDOS DISCIPLINARES POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS EXPLORANDO O TEMA QUÍMICA DO AMOR Documento
-
ESTILOS DE APRENDIZAGEM E MODALIDADES DE ENSINO EM QUÍMICA Documento
-
Educação Ambiental no Ensino Médio: Integração de Conhecimentos a partir das Aulas de Química Documento
-
Educação Ambiental no Ensino Médio: integração de conhecimentos a partir das aulas de quuímica Documento
-
Educação e Ciência como arte: Aventuras docentes em busca de uma experiência estética do espaço e tempo físicos Documento
-
Educação escoteira e ensino de ciências: possíveis aproximações e contribuições Documento
-
Educação não formal no processo de ensino e difusão da Astronomia: ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos amadores Documento
-
Elementos para uma abordagem temática: a questão das águas e sua complexidade Documento
-
Eletroquímica e formação continuada: caminhos para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química Documento
-
Emoção e Razão: os Sentimentos de professores de Ciências e Química, Captados por seus alunos através da Técnica do Desenho do Professor (DDP) Documento
-
Encontros e desencontros entre ecologia e educação ambiental - uma análise da produção científica Documento
-
Energia e sustentabilidade no ensino de física: leituras da matriz energética brasileira Documento
-
Energia térmica envolvida nas transformações químicas endotérmicas e exotérmicas- idéias de um grupo de estudantes de ensino médioEnergia térmica envolvida nas transformações químicas endotérmicas e exotérmicas- idéias de um grupo de estudantes de ensino Documento
-
Ensino de Astronomia: dispositivo de apontamento e acompanhamento automático de objetos celestes Documento
-
Ensino de Ciências a partir de problemas da comunidade Documento
-
Ensino de Fìsica e a Educação Ambiental: a questão do efeito estufa Documento
-
Ensino de Química: Proposição e Testagem de Materiais para Cegos Documento
-
Ensino e Aprendizagem de Ciências nas Séries Iniciais: Concepções de um Grupo de Professoras em Formação Documento
-
Ensino por Investigação - Aprendendo e Ensinando a Cultura da Ciência Documento
-
Entrando na Era do Ensino de Entropia Documento
-
Epistemologia e Cultura: desvelando os conceitos de tempo e espaço Documento
-
Epistemologia e Currículo: reflexões sobre a Ciência Contemporânea em busca de um outro olhar para a Física de Partículas Elementares Documento
-
Epistemologia e prática do professor licenciado em matemática no ensino de física Documento
-
Escolaridade e o Antagonismo Química-Natureza: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA QUÍMICA Documento
-
Escolas públicas \"vivendo e sonhando com a USP\": representações sociais do conhecimento escolar Documento
-
Este Curso não se adapta à minha realidade. Os conflitos de um grupo de professores de Química em formação continuada Documento
-
Estrutura da matéria na educação secundária: obstáculos de aprendizagem e o uso de simulações computacionais Documento
-
Estrutura e Função do Laboratório Documento
-
Estudo Exploratório sobre o Uso e a Busca de Informações e de Recursos Didáticos por Professores de Biologia do Ensino Médio cadastrados na Biblioteca Digital de Ciências da Unicamp Documento
-
Estudo das representações visuais em questões de química dos exames vestibulares de universidades públicas do Estado de São Paulo Documento
-
Estudo do Processo de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais ao Projeto Político Pedagógico dos Cursos Oferecidos Pelo IQ - USP Documento
-
Estudo exploratório sobre o uso e a busca de informações e de recursos didáticos por professores de biologia do ensino médio cadastrados na biblioteca digital de ciências da UNICAMP Documento
-
Estudo sobre interpretações (1927-1949) da teoria quântica: epistemologia e física Documento
-
Estudos comparativos sobre a elaboração de mapas conceituais durante processo de avaliação da aprendizagem: identificando a importância das demandas e do efeito de preparação Documento
-
Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física Documento
-
Experiências em contexto: a experimentação numa perspectiva sócio-cultural-histórica Documento
-
Explorando a aprendizagem baseada em problemas no ensino médio para tratar de temas interdisciplinares a partir das aulas de química Documento
-
FORMAÇÃO DO ÍON E ESTRUTURA ATÔMICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NUMA ATIVIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA Documento
-
Fisica no primeiro grau? Documento
-
Flashes das disciplinas de formação inicial no repertório profissional de licenciandos em química Documento
-
Formação Inicial de Professores e a Física Moderna: articulações para um desempenho autônomo. Documento
-
Formação continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica Documento
-
Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência Documento
-
Formação inicial de professores de Química; Aplicação e avaliação de uma proposta Documento
-
Formação inicial de professores de química: o processo de reflexão orientada visando o desenvolvimento de práticas educativas no ensino médio Documento
-
Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química Documento
-
Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos químicos Documento
-
Fractais e sistemas dinâmicos não-lineares no ensino médio Documento
-
Francesco Redi (1626-1698) e alguns contemporâneos: contribuições para a discussão sobre a origem dos seres vivos no século XVII incorporadas a uma Narrativa Histórica Documento
-
Física Moderna e Contemporânea no ensino médio: o livro didático e as representações sociais de docentes Documento
-
Física Moderna e Nuclear nos contextos curriculares e na pesquisa Documento
-
Física das radiações: uma proposta para o Ensino Médio Documento
-
Física e Ficção Científica: desvelando mitos culturais em uma educação pela liberdade Documento
-
Física e ficção científica: desvelando mitos culturais em uma educação para a liberdade Documento
-
Física nas primeiras séries do Ensino Fundamental: um ensaio na formação inicial de professores Documento
-
Física no Brasil para o ensino médio : uma abordagem para compreensão da ciência e da atividade científica Documento
-
Física para uma alimentação saudável Documento
-
Física para uma discriminação auditiva Documento
-
Galileu e a Queda de Corpos:como os livros didáticos do ensino médio tratam do assunto: uma abordagem crítica Documento
-
George Newport (1803 - 1854) e os estudos sobre reprodução animal: uma aplicação de história da biologia em sala de aula Documento
-
Grupo colaborativo e tutoria como estratégias de formação continuada para professores de química visando ao desenvolvimento profissional Documento
-
Grupos colaborativos de professores de química: possibilidade de articular a atividade de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) com o desenvolvimento profissional Documento
-
Grupos de monitoria discente de física: a trajetória de um projeto inovador Documento
-
Grupos operativos de aprendizagem : uma perspectiva de mudança para a relação ensino aprendizagem Documento
-
Habilidades argumentativas de alunos do ensino fundamental em uma sequência didática argumentativa de ecologia Documento
-
Habilidades argumentativas potenciais e expressas por estudantes do ensino fundamental no material didático de ciências naturais da cidade de São Paulo Documento
-
Habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas Documento
-
Habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio em atividades experimentais investigativas Documento
-
História da ciência, religião e interculturalidade no ensino de física. Por que não? Documento
-
História e epistemologia da ciência: investigando suas contribuições num curso de Física de 2o. grau Documento
-
História, Sociologia, Massa e Energia: uma reflexão sobre a formação de pesquisadores em física. Documento
-
Humphry Davy e a questão da classificação do potássio e do sódio Documento
-
INSERÇÃO DE TÓPICOS DA NOVA FÍSICA DA ESTRUTURA DA MATÉRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA Documento
-
INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA Documento
-
Identidades docentes e Amazônia: movimentos no contexto de um programa de formação Documento
-
Identificação dos perfis das pesquisas em argumentação no ensino de ciências no período de 1988 a 2008 Documento
-
Identificação e descrição de elementos de ensino de ciências por investigação em aulas de professores em formação inicial Documento
-
Idéias curriculares em movimento : o processo de construção do currículo de química para o ensino médio na concepção de alguns licenciados do IQUSP Documento
-
Imagens e Ciências no Ensino Fundamental II: um estudo à luz da semiótica peirceana Documento
-
Imagens na comunicação do conhecimento em livros didáticos de Química e Física: uma análise à luz da seminótica peirceana. Documento
-
Indicadores de Alfabetização Científica em uma aula experimental investigativa sobre fotossíntese e respiração celular para o sétimo ano do ensino fundamental. Documento
-
Indicadores de alfabetização científica, argumentos e explicações - análise de relatórios no contexto de uma sequência de ensino investigativo Documento
-
Indo além da natureza da ciência: o filosofar sobre a química por meio da ética química Documento
-
Indícios da ação formativa dos formadores de professores de química na prática de ensino de seus licenciandos Documento
-
Indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em química durante o estágio supervisionado Documento
-
Influência da utilização de um conceito obrigatório sobre a rede proposicional do mapa conceitual Documento
-
Influência do nível de exigência conceitual da prática pedagógica de uma professora no desempenho de alunos socialmente diferenciados em uma sequência didática investigativa sobre ecologia de morcegos. Documento
-
Influência dos propósitos epistêmicos e das ações típicas do professor na promoção da argumentação em aula investigativa de ciências Documento
-
Influências do PIBID na representação social de licenciandos em química sobre ser \"professor de química\" Documento
-
Inovações curriculares em ensino de física moderna: investigando uma parceria entre professores e um centro de ciências. Documento
-
Instrumento e Método de Análise para um Curso Básico de Física: Uma proposta Documento
-
Interações Verbais e Cognitivas: Uma Análise de Aulas Contextualizadas de Química Documento
-
Interdisciplinaridade: Um Conceito Polissêmico Documento
-
Interpretanto a Relatividade Especial: Discutindo o Debate Realismo e Antirrealismo Científicos no Ensino de Ciências Documento
-
Interções coletivas aumentam a entropia e o conhecimento Documento
-
Investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo sobre Documento
-
Investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo sobre \"soluções\" de uma professora de química Documento
-
Investigando o desenvolvimento profissional docente em Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências Documento
-
Investigação científica em desenhos animados e em aulas de Ciências no primeiro ano do Ensino Fundamental Documento
-
Lacuna e enunciação no ensino de Física: quando a Física é mágica Documento
-
Leitura da história em quadrinhos "Trinity" por licenciandos em química: exercício da argumentação e da sensibilidade moral por meio de questões sociocientíficas Documento
-
Leitura do Vídeo Didático de Física: Estudo de alguns Epsódios Documento
-
Ler palavras, conceitos e o mundo: o desafio de entrelaçar duas culturas. Documento
-
Licenciaturas a distância em Física e Química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites Documento
-
Ligação Ciência-Tecnologia e a Física na Engenharia Documento
-
Limites e possibilidades do uso de casos investigativos para a promoção de uma Educação Ambiental Crítica Documento
-
Literatura e ciência: Monteiro Lobato e o ensino de química Documento
-
Mapa Conceitual: Ferramenta Instrucional para o Profissional Reflexivo Documento
-
Mapas conceituais como material instrucional de Química: estratégias que minimizam a desorientação do aluno e potencializam a aprendizagem de conceitos científicos Documento
-
Mapas conceituais no ensino de ciências: identificação de proposições estáticas e dinâmicas nas relações entre a ciência, tecnologia e a sociedade Documento
-
Mapas e redes conceituais: uma proposta metodológica para a sua construção a partir de textos Documento
-
Melhoria do Ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições e limites de um projeto colaborativo Documento
-
Memória mediada na aprendizagem de física: problematizando a afirmação "Não me lembro de nada das aulas do ano passado" Documento
-
Michael Faraday: subsídios para metodologia de trabalho experimental Documento
-
Microcomputadores no Ensino de Física Documento
-
Modelo Metodológico para Construção de Indicadores de Uso de TIC para Gestão da Produção de Planos de Ensino Documento
-
Modelos Mentais e Visualização Molecular - Uma estratégia para ensinar Química Orgânica Documento
-
Modelos e explicações: a apropriação e o uso de entidades científicas pelos alunos Documento
-
Monitoria discente no ensino médio de Física: promovendo singularidades Documento
-
Movimento e contradição: a disciplina de práticas em ensino de Física e a formação inicial de professores de Física sob uma perspectiva histórico-cultural Documento
-
Mudança Conceitual na Teoria da Relatividade Especial Documento
-
Mudança de referencial e os modelos espontâneos de movimento Documento
-
Multimodalidade e produção de significados sobre representação estrutural química: aportes metodológicos para a análise gestual na sala de aula Documento
-
Mídia e educação ambiental na formação continuada de professores: mobilizando saberes docentes e a consciência crítica Documento
-
Natureza da Ciência e Formação de Professores de química: uma experiência de sala de aula Documento
-
Natureza da Ciência nos currículos: da concepção à produção de sequências didáticas investigativas Documento
-
O "ser professor de Química" no Timor-Leste à luz de Jodelet e de Dubar Documento
-
O Currículo e a Formação de Professores de Ciências do Ensino Fundamental dos Estados do Paraná e São Paulo Documento
-
O ESTADO DA ARTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A PRODUÇÃO CIENTIFICA DO PERÍODO DE 1989 A 2000. UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES SOBRE MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DISSERTAÇÕES DE TRÊS UNIVERSIDADES PAULISTAS Documento
-
O Engajamento Mútuo como elemento formativo de mediadores em espaços de Educação Não Formal Documento
-
O Ensino de Ciências e o Currículo em ação de uma professora equivalente Documento
-
O Imaginário de Estudantes de Física: uma abordagem antropológica Documento
-
O Jogo Teatral no Ensino de Química: Contribuições para a construção da cidadania. Documento
-
O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física: trajetórias e impactos na formação continuada de professores Documento
-
O Olhar do toque: aprendendo com o aluno cego a tecer o ensino de Física Documento
-
O PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DO ALUNO DO IQUSP INGRESSANTE ENTRE 2003 E 2008 Documento
-
O PROQUIM em ação: ressignificando o conceito de transformação no ensino médio Documento
-
O Projeto de Educação Continuada na Estação Ciência - Um Estudo de Caso Documento
-
O Recomeçar a Cada Memória: Relatos (Auto)Biográficos De Professores de Química da Rede Estadual Pública Paulistana Documento
-
O Romance e a Teoria da Relatividade: A interface entre Literatura e Ciência no Ensino de Física através do discurso e da estrutura da ficção. Documento
-
O SARESP e o professor de física: contribuições, sentidos e perspectivas Documento
-
O Saber Ecológico em atividades de Educação Ambiental desenvolvidas num parque municipal da cidade de São Paulo Documento
-
O Show de Física: diálogos científicos Documento
-
O USO DE MODELOS NO ENSINO DA FISICA-UMA APLICACAO AOS CIRCUITOS ELETRICOS. Documento
-
O Uso das Palavras e Gestos durante a Construção dos Conceitos de Sombra e Reflexão nas Aulas de Conhecimento Físico Documento
-
O Uso do Recursos Multimídia no Ensino de Química para Alunos do Ensino Médio sobre o Conteúdo de Ligações Químicas Documento
-
O \"reino das plantas\" nos livros didáticos de ciências: análise das imagens Documento
-
O argumento no trabalho de campo: abordando a sucessão ecológica na Floresta da USP, campus de Ribeirão Preto Documento
-
O caso Plutão e a natureza da ciência: uma proposta para alunos do ensino médio Documento
-
O computador no ensino experimental de Física - Análise de um exercício de simulação Documento
-
O conceito de ecossistema em blogs de divulgação científica. Documento
-
O conceito de generalização a partir de um olhar dialético-complexo sobre o modelo de perfil conceitual Documento
-
O conhecimento físico e sua relação com a matemática: um olhar voltado para o ensino médio Documento
-
O conhecimento mobilizado por alunos do Ensino Médio na construção de argumentos sobre temas científicos e sócio-científicos. Documento
-
O conhecimento mobilizado por estudantes do ensino médio na formulação de argumentos sobre temas científicos e sociocientíficos Documento
-
O conteúdo de Cinemática nos livros didáticos de 1810 até 1930 Documento
-
O desenvolvimento da Química Analítica na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo: contribuições de Paschoal Senise Documento
-
O desenvolvimento do pensamento espacial e a cognição incorporada: novas perspectivas para o ensino de ciências e matemática Documento
-
O diálogo professor-aluno em interações mediadas pela Internet: contribuições para a gênese de um processo de tutoria dialógico Documento
-
O ensino da astronomia nos livros didáticos de cosmografia do início do Século XX Documento
-
O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XX Documento
-
O ensino de Física com as mãos: Libras, bilinguismo e inclusão Documento
-
O ensino de Física via telemática: o arcabouço das novas utopias Documento
-
O ensino de ciências e o currículo em ação de uma professora polivalente Documento
-
O ensino de física no Brasil nas décadas de 1960 e 1970: legislação, currículo e material didático. Documento
-
O ensino do conceito de tempo: contribuições históricas e epistemológicas. Documento
-
O ensino por investigação e o engajamento dos estudantes: práticas docentes no ensino de Física Moderna Documento
-
O estatuto ontológico e epistemológico do conceito de orbital em livros didáticos de Química Geral no século XX: uma análise de seus fundamentos, suas representações e implicações para a aprendizagem Documento
-
O explicar: a explicação humana na perspectiva do observador como ser biológico e cultural Documento
-
O ideal do belo como princípio, meio e fim do ensino-aprendizagem da Física Documento
-
O laboratório virtual como atividade complementar de disciplinas introdutórias de mecânica: análise a partir da experiência do giroscópio Documento
-
O papel da formação continuada de física na relação de professores com as atividades experimentais Documento
-
O pensamento em ação dos alunos na resolução de um problema experimental de física Documento
-
O processo de produção de sequências didáticas na formação inicial de professores de Química a partir das lentes da Teoria da Aprendizagem Expansiva e Teoria da Ação Mediada Documento
-
O processo reflexivo do professor de química no contexto de um ensino com enfoque CTS Documento
-
O protagonismo juvenil no ensino de física: alunos elaborando roteiros de simulação no ensino médio. Documento
-
O que há por trás do Laboratório Didático? Documento
-
O que pensam os professores de ciências sobre a profissão docente: concepções e motivações na formação inicial do professor Documento
-
O que são íons? Elaboração de conceitos por estudantes do Ensino Médio a partir de uma sequência didática. Documento
-
O raciocínio espacial no desenvolvimento do ensino de química: o conceito de zona de desenvolvimento proximal Documento
-
O recomeçar a cada memória: relatos (auto)biogréficos de professores de química da rede estadual pública paulistana Documento
-
O software Modellus e sua possibilidade para desafiar as concepções de senso comum em óptica Documento
-
O som da física - a presença essencial da música no aprendizado da acústica Documento
-
O tema água no ensino: a visão de pesquisadores e de professores de Química Documento
-
O uso da simulação baseada em hipervídeo como recurso de ensino e aprendizagem de Botânica Documento
-
O uso de redes e mapas conceituais para comparar o conhecimento estabelecido, o processo de ensino e o aprendizado dos aspectos macroscópicos e submicroscópicos do equilíbrio químico Documento
-
O uso de visualizações no ensino de química: a formação inicial do professor de química Documento
-
O uso do jogo autódromo alquímico como mediador da aprendizagem no ensino de Química Documento
-
O uso do recurso multimídia no ensino de química para alunos de ensino médio sobre o conteúdo de ligações intermoleculares Documento
-
OS ESPAÇOS DE CRIAÇÃO E O TRABALHO COM PROJETOS: POSSIBILIDADES E LIMITES DA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA Documento
-
Obstáculos e oportunidades: o papel das tensões na atividade de visita a uma exposição sobre evolução humana Documento
-
Orientações de formação e concepções de ambiente em atividades de educação ambiental desenvolvidas no Parque Municipal Vila dos Remédios da cidade de São Paulo Documento
-
Orientações de formação e concepções de ambiente em cursos de formação continuada de professores de ciências do Programa \'Teia do Saber\' Documento
-
Orientações de formação, abordagens de ecoformação e concepções de ambiente em atividades de Educação Ambiental desenvolvidas no Parque Municipal Vila dos Remédios da cidade de São Paulo Documento
-
Os Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM 2007-2009): a evolução biológica em questão Documento
-
Os Meios Audiovisuais no Ensino de Física Documento
-
Os Textos Originais para ensinar conceitos de Mecânica Documento
-
Os aspectos epistêmicos da construção de argumentos em uma sequência didática em ecologia. Documento
-
Os livros de química para o Ensino Médio: critérios de análise e concepções de professores Documento
-
Os livros didáticos de química para o ensino médio: critérios de análise e concepções de professores Documento
-
Os movimentos epistêmicos e a construção de argumentos escritos em aulas de anatomia vegetal no ensino superior Documento
-
Os problemas e Perspectivas do Ensino de Física no município de Bauru (SP) Documento
-
Os saberes docentes de futuros professores de Física num contexto de inovação curricular: O caso da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio Documento
-
PCK de Eletroquímica: um estudo de caso com professores do Ensino Médio da cidade de São Paulo Documento
-
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE EMPODERAMENTO, PESQUISA E DISCURSO PEDAGÓGICO: uma investigação à luz da metodologia interativa Documento
-
PERCEPÇÕES ESTÉTICAS SOBRE O ENSINO DA FÍSICA Documento
-
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO FÍSICO DE ENERGIA: A GRAMÁTICA DO CONCEITO FÍSICO DE ENERGIA NO CONTEXTO ESCOLAR DE UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA Documento
-
Padrões morais, valores e conceitos empregados por alunos de ensino fundamental em discussões sociocientíficas Documento
-
Parceria universidade-escola : da retórica à realidade: uma escuta na sua conversa Documento
-
Participação infantil, imaginação e Infância: contribuições para a Divulgação Científica Documento
-
Participação social em museus de ciências: um diálogo em construção Documento
-
Pequenos visitantes na exposição "O Mundo Gigante dos Micróbios" : um estudo sobre a percepção Documento
-
Percepção Ambiental sobre o Parque Nacional da Serra do Cipó: Alunos do 7o. ano, Escola Estadual Dona Francisca Josina, distrito de Cardeal Mota - MG Documento
-
Percepção e Aprendizagem no Museu de Zoologia: uma análise da conversa dos visitantes Documento
-
Percepção e aprendizagem em exposições de ciências: um olhar para visitantes do \'Programa Ciência Itinerante\' Documento
-
Percepções De Professores De Licenciaturas Em Química Sobre \"Experimentação\", na Perspectiva Da Teoria Das Representações Sociais Documento
-
Percepções escolares sobre Água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais. Documento
-
Percurso reflexivo em um programa de formação continuada de professores: com a palavra o professor Documento
-
Perfil, evolução e perspectivas da Pesquisa em Ensino de Física no Brasil Documento
-
Perspectivas de cidadania articuladas com o conhecimento escolar de Física Documento
-
Planejamento de ensino na formação de professores de ciências e biologia: perspectivas e referenciais para o ensino de Zoologia Documento
-
Planejamento e Plano de Ensino de Química para o Ensino Médio: concepções e práticas de professores em formação contínua Documento
-
Por um feminismo anticapitalista: mulheres na linha de frente da resistência e da construção de uma alternativa Documento
-
Possibilidades de aprendizagem na elaboração de materiais didáticos de Biologia com educandos deficientes visuais Documento
-
Posturas epistemológicas de Mario Schenberg e o processo de institucionalização da física no Brasil (1934-1944): relações entre concepção de ciências e contexto científico Documento
-
Processo reflexivo e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo: análise a partir de uma intervenção na formação contínua de professores de química Documento
-
Produção de videos por alunos no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Física Documento
-
Produção docente de vídeos digitais para o ensino de física: desafios e potencialidades Documento
-
Produção e avaliação de interfaces, segundo princípios da interação humano-computador Documento
-
Produções multimodais de alunos do ensino médio sobre transformações de materiais Documento
-
Projeção e Teste de um Sistema Instrucional de Física para Cursos de Zootecnia Documento
-
Propósitos epistêmicos para a promoção da argumentação em aulas investigativas de física Documento
-
Práticas escolares de Educação em Redução de Riscos e Desastres Socioambientais Documento
-
Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral Documento
-
Quarteto Fantástico: Ensino de Física, Histórias em Quadrinhos, Ficção Científica e Satisfação Cultural Documento
-
Que física ensinar no 2º grau: elementos para a reelaboração dos conteúdos Documento
-
Questões propostas no planejamento de atividades experimentais de natureza investigativa no ensino de química: reflexões de um grupo de professores Documento
-
Química e sociedade em livros universitários de química geral Documento
-
REDIMENSIONANDO A NOÇÃO DE APRENDIZAGEM NAS RELAÇÕES ENTRE PERFIL CONCEITUAL E ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL-HISTÓRICA Documento
-
RELAÇÕES INICIAIS ENTRE A TEORIA DA ATIVIDADE E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL FREIREANA: PROPOSIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DE ATIVIDADES POTENCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
REVISITANDO A SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO MUITO ALÉM DAS PRÁTICAS E AÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE FÍSICA. Documento
-
Reações Redox: uma proposta para desenvolver o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Documento
-
Recursos virtuais em aulas de laboratório de física. Documento
-
Redimensionando a noção de aprendizagem nas relações entre perfil conceitual e contexto: uma abordagem sócio-cultural-histórica Documento
-
Reflexos poéticos no ensino de Física: Imagens do campo eletromagnético Documento
-
Reflexão sobre o ensino da Física na escola secundária no Brasil; subsídios para elaboração de currículo Documento
-
Reflexões a respeito de um programa de aperfeiçoamento de professores de Física e pesqisa em ensino Documento
-
Reflexões sobre um Projeto de Formação Continuada de Professores Documento
-
Reformulação Curricular no curso de Licenciatura em Química: fatores que Contribuem para a Configuração de um processo inovador Documento
-
Regras de inferência e teorias científicas: duas propostas de soluções lógico-probabilísticas para a afirmação do consequente na verificação de teorias e algumas aplicações no ensino de ciências Documento
-
Relação existente entre metavisualização e a representação submicroscópica na elaboração de atividade em química Documento
-
Relações entre os graus de abertura de atividades investigativas e o desenvolvimento de argumentos por estudantes do ensino fundamental Documento
-
Representação social de licenciandos em Química sobre seu objeto de estudo - a química. Documento
-
Representações De professores De Física Básica De Um Curso Universitário: Um estudo De Caso Originado Em Noções De Avaliação Documento
-
Representações Sociais de Alunos Universitários sobre o tema: "Orgânico" Documento
-
Representações pictóricas no ensino de física moderna: uma construção dos alunos Documento
-
Representações sociais de alunos secundaristas do Timor-Leste quanto à dimensão escolar da Química Documento
-
Representações sociais de licenciandos em Química sobre "ser professor" Documento
-
Representações sociais sobre orgânica de estudantes de ensino médio na cidade de Jundiaí Documento
-
Retextualização na exposição oral acadêmica: foco no ensino superior de química Documento
-
SCALE-UP: um estudo de caso Documento
-
STEM education no contexto das reformas educacionais: os efeitos das políticas de educação globalizantes no currículo e na profissionalização docente Documento
-
Saberes docentes desenvolvidos na inserção de física moderna no ensino médio: um estudo de caso. Documento
-
Seleção e organização dos conteúdos de ciências no ensino fundamental: o que diz o cotidiano de uma escola pública de São Paulo Documento
-
Ser Sendo - a Energia que se conserva ao se transormar: a emergência do conceito de energia na história, numa exposição científica e em entrevista pedagógica Documento
-
Stanislao Cannizzaro e a Filosofia Química do século XIX Documento
-
Temas ambientais na Química do Ensino Médio: visões de professores, licenciandos e livros didáticos Documento
-
Tempo, Ciência, História e Educação: Um diálogo entre a cultura e o perfil epistemológico Documento
-
Trabalhando com projetos : limites e potencialidades Documento
-
Transformando textos em mapas cognitivos: desenvolvimento e um exemplo de aplicação Documento
-
Transformação Química e Intermediários de Reação: Um Estudo das Concepções de Estudantes em uma Disciplina de Química Orgânica Básica Documento
-
Tópicos de física quântica na formação de professores de física: análise das interações discursivas através da utilização de uma metodologia interativa de instrução pelos colegas Documento
-
Tópícos de Astrofísica e Cosmologia: uma aplicação de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio Documento
-
UM ESTUDO DO OPTICKS DE NEWTON - ASPECTOS DO PENSAMENTO NEWTONIANO E DOS SEUS METODOS DE TRABALHAR EM FISICA Documento
-
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS EM CIÊNCIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO Documento
-
UMA LIGAÇÃO POSSÍVEL ENTRE A TEORIA DA PEÇA DIDÁTICA DE BRECHT, A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE E O ENSINO DE FÍSICA Documento
-
Um Processo de Reflexão Orientada Vivenciado por Professores de Química: O Ensino Experimental como Ferramenta de Mediação Documento
-
Um curso de gravitação para professores do ensino fundamental Documento
-
Um estudo da residência médica para a compreensão da formação continuada de professores Documento
-
Um estudo das representações sociais sobre química de estudantes do ensino médio da educação de jovens e adultos paulistana Documento
-
Um estudo dos conceitos expontâneos em eletricidade Documento
-
Um estudo sobre o tema interações intermoleculares no contexto da disciplina de química geral: a necessidade da superação de uma abordagem classificatória para uma abordagem molecular. Documento
-
Um olhar sobre a educação continuada em Ciências de professores das Séries Iniciais no Estado de São Paulo Documento
-
Um olhar winnicottiano sobre a relação dos estudantes com o próprio processo de aprendizagem Documento
-
Um professor de Química e dois contextos escolares: o conhecimento pedagógico do conteúdo em ação Documento
-
Uma Experiência de Ciências - Discutindo a Ferrugem na Pré-Escola Documento
-
Uma análise de materiais instrucionais com enfoque CTSA produzidos por professores num curso de formação continuada Documento
-
Uma convergência entre história da ciência e ensino de química: o caso da pilha de Daniell Documento
-
Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio : a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos. Documento
-
Uma exposição científica internacional no Brasil: um olhar para as contradições Documento
-
Uma história da radioatividade para a escola básica: desafios e propostas Documento
-
Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física Documento
-
Uma proposta de levantamento de perfis conceituais de ensinar e aprender Documento
-
Uma proposta para caracterizar a atuação do professor na sala de aula Documento
-
Unificação conceitual: uma proposta epistemológica para a Biologia Documento
-
Uso de Termos personificadores por professores de química: uma análise qualitativa. Documento
-
Utilização e ^Compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do Professor Documento
-
VIisita monitorada a um museu de ciências: o que é possível aprender? Documento
-
Vestibular seriado: estado da arte e a percepção docente sobre o tema Documento
-
Vetor Velocidade Angular: Um estudo de aspectos tridimensionais envolvidos em sua conceituação Documento
-
Visita Monitorada a um Museu de Ciências: O que é possível aprender? Documento
-
Visões e Práticas de Professores de Ciências Sobre as Transformações Químicas Documento
-
\"Descobrindo a seleção natural: uma proposta de ensino baseada na história da ciência\" Documento
-
o conceito de valência em livros didáticos de Quimica Geral para o nivel superior nsa primeiras décadas do século XX Documento
-
o pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciencia Documento
-
os espaços de criação e o trabalho com projetos: limites e possibilidades da implantação de projetos de laboratório de química Documento
-
Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula Documento
-
Átomos, elementos químicos, planetas e estrelas - concepções de Mendeleev sobre o mundo microscópico Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade