instituição UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Organização Universidade Federal do do Rio de Janeiro Organização
publicações A Avaliação, o Erro e o Feedback: um estudo sobre a correção de questões de Matemática Documento A Ação de Ledores Diante de Questões de Matemática em Avaliações Públicas Documento A Comunicação Matemática em Fóruns de Discussão no Moodle: A Experiência no CAp-UFRJ. Documento A Cultura Matemática Mobilizada por Licenciandos no Contexto de uma Disciplina de Análise Real Documento A Geometria Dinâmica na Formação de Professores Documento A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESPELHO DE A INSTRUÇÃO PÚBLICA E O IMPÉRIO DE PRIMITIVO MOACYR Documento A Influência e Importância de António Aniceto Monteiro para o Desenvolvimento da Matemática no Brasil Documento A Introdução à Arte Analìtica de François Viète: Comentário e Tradução Documento A Introdução à Arte Analítica de François Viète: comentários e tradução Documento A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ENTRE 2005 E 2010 NO BRASIL. Documento A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO COMO RECURSO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento A TRAJETÓRIA DO CÁLCULO E DA DISCIPLINA MATEMÁTICA DO IFSP: DAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES ASO CEFET-SP. Documento A dificuldade na aprendizagem de conceitos abstratos da Álgebra Linear Documento A história dos números complexos: das quantidades sofisticadas de Cardano às linhas orientadas de Argand Documento A linha do tempo da história da matemática: uma proposta de utilização de novas tecnologias para a representação de dois problemas historiográficos. Documento ARGUMENTAÇÃO, PROVA E DEMONSTRAÇÃO EM GEOMETRIA:ANÁLISE DE COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Documento ASPECTOS RELEVANTES PARA UMA HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX: O CASO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ Documento Algebra: Como as Crenças dos Professores Influenciam na Aprendizagem dos Alunos Documento Algumas abordagens no uso de material concreto no ensino de matemática Documento Além da Zona de Conforto: Investigando Aspectos do Conhecimento Matemático para o Ensino Documento Análise de um "Grupo de Prática" de Professoras de Matemática: Aspectos do Desenvolvimento Profissional Documento Análise dos Conceitos de Número Irracional e Número Real em Livros Didáticos da Educação Básica Documento Análise dos conteúdos abordados nos anos finais do Ensino Fundamental no Município do Rio de Janeiro: o tópico de Desenho Geométrico Documento Argumentação, prova e demonstração: uma investigação sobre as concepções de ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática. Documento As Comissões Avaliadoras de Livros Didáticos entre 1938 e 1971 no Brasil Documento As Cônicas na Matemática Escolar Brasileira: História, presente e futuro Documento As Percepções e Reflexões do professor que ensina Matemática sobre a Inclusão do aluno surdo incluído na rede Regular de Ensino Documento Aspectos visuais e gráficos do Teorema Fundamental do Cálculos Documento Avaliação de Larga Escala e Proficiência Matemática Documento Compreensão Gráfica da Derivada de uma Função Real em um Curso de Cálculo Semi- Presencial Documento Contribuições à construção do raciocínio estatístico via Lei Forte dos Grandes Números e Teorema Central do Limite Documento Cálculo no Ensino Médio: Uma Proposta para o Problema da Variabilidade Documento DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM, A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2009 A 2012: QUESTÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA PESQUISA Documento Definições e Representações Formais em Trigonometria no Ensino Médio Documento Descobrindo e analisando práticas matemáticas desconhecidas - o caso dos ``números complexos´´ Documento Desenvolvimento da noção de reta numérica e os contextos dessa noção de 1708 a 1829 Documento Dificuldades na Aprendizagem de Conceitos Abstratos da Álgebra Linear Documento Dos apagamentos históricos aos feminismos plurais: narrativas de licenciandas em matemática sobre seus percursos formativos. Documento EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: contribuições para uma formação integral em resistência à precarização do trabalho Documento Episódios de Correção: Informações sobre como o professor lida com as produções matemáticas de seus alunos. Documento Equações indeterminadas e lugares geométricos Documento Geometria e álgebra nas seis primeiras memórias de Cayley sobre Quantics Documento IDENTIDADE PROFISSIONAL DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Documento INFLUÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA VISÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA RECÉM-EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA Documento INTRODUÇÃO AO CÁLCULO: UMA PROPOSTA ASSOCIANDO PESQUISA E INTERVENÇÃO Documento Introdução ao Conceito de Função para Deficientes Visuais com o Auxílio do Computador Documento Introdução ao Conceito de Números Reais: Uma Proposta Didática Baseada na História da Matemática Documento Investigações Geométricas: Desde a Formação do Professor até a Sala de Aula de Matemática Documento Jean-Victor Poncelet e as propriedades projetivas das figuras Documento Manipulação de Provas Semânticas e Sintáticas em Análise Real e seus Potenciais Conflitos Documento Matemática Científica e Escolar: Saberes, Crenças e Concepções de Professores na Construção Coletiva de um Livro Didático. Documento MathMoodle - Estudo de caso sobre um CMS munido de ferramentas de computação simbólica e de comunicação de conteúdo matemático Documento Mathlets: Possibilidades e Potencialidades para uma Abordagem Dinâmica e Questionadora no Ensino de Matemática Documento Matrizes: história de um conteúdo escolar Documento Metodologia didática de análise de soluções aplicada no ensino de frações Documento Modelos Algébricos para Geometrias não Arquimedianas Documento Métodos Clássicos e Qualitativos no Estudo do Problema dos Três Corpos Documento Narrativas de Professores de Matemática Sobre Questão Racial Documento Narrativas sobre o percurso formativo de autistas licenciandos em matemática Documento O Conhecimento do Professor de Matemática sobre o Conceito de Função Documento O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES METACOGNITIVAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA Documento O DILEMA DA TRANSPARÊNCIA DOS RECURSOS EM SALA DE AULA: USO DO QUADRO-NEGRO E DA INFORMAÇÃO DE JORNAL PARA O ENSINO DE PORCENTAGEM NO PRIMEIRO NÍVEL MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO CHILE Documento O Desenvolvimento das Habilidades Metacognitivas no ensino de Análise Combinatória Documento O Desenvolvimento do Ensino da Matemática no Corpo de Bombeiros Documento O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INVESTIGANDO ESTRATÉGIAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento O ENSINO E A PESQUISA EM MATEMÁTICA NO RIO DE JANEIRO EM MEADOS DO SÉCULO XX: A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE CARLOS ALBERTO ARAGÃO DE CARVALHO (1924?1982) Documento O Ensino de Análise Combinatória na Educação Básica e a Formação de Professores Documento O Ensino de Matemática no Século XIX: As Aulas de Comércio no Brasil Documento O Laboratório de Ensino de Matemática e o Uso de Recursos Didáticos: Concepções de Licenciandos Documento O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO RIO DE JANEIRO - O CASO DO COLÉGIO DE SÃO BENTO Documento O Processo de Adaptação de Tabelas e Gráficos Estatísticos em Livros Didáticos de Matemática em Braille Documento O Uso de Planilhas Eletrônicas no Ensino da Matemática -Contribuição para a Formação Docente Documento O intérprete educacional de Libras nas aulas de Matemática Documento O pré-cálculo na formação inicial do professor de matemática: múltiplos olhares. Documento O tratado de álgebra de John Wallis e suas relações com a álgebra britânica Documento O uso de Tecnologias no Ensino Médio: A Integração de Mathlets no Ensino da Função Afim. Documento O uso de representações gráficas para a construção do conhecimento sobre espaço vetorial Documento Os Quatérnios de hamilton e o Espaço Documento Os tratados de George Salmon (1819 - 1904) no contexto da matemática britânica do século XIX: de uma abordagem sintética para uma abordagem analítica Documento POSTURA DE DOCENTES EM RELAÇÃO À JUSTIFICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA Documento Percepções de licenciandos em matemática sobre os saberes docentes: em direção a uma formação profissional Documento Planejamento e Aplicação de uma Sequência Didática para o Ensino de Probabilidade no Âmbito do PIBID Documento Práticas Docentes Compartilhadas: Saberes Profissionais em Construção em um Ambiente de Articulação entre Universidade e Escola Documento REPRESENTAÇÃO VISUAL E PROVA MATEMÁTICA Documento REVISITANDO EUCLIDES PARA O ESTUDO DE ÁREAS: UMA PROPOSTA PARA AS LICENCIATURAS Documento Representações Visuais e Prova Matemática Documento Resultados de testes de larga escala: um ponto de partida para ações de formação continuada de professores em matemática Documento Revisitando Euclides para o Ensino de Áreas: uma proposta para as licenciaturas Documento Rupturas no Estatuto dos Números negativos: O caso da Inglaterra (1630 - 1830) Documento SUMMA BRASILIENSIS MATHEMATICAE: EFEITO DO INÍCIO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM MATEMÁTICA NO RIO DE JANEIRO Documento Saberes Docentes de Professores das Séries Iniciais sobre Frações Documento Sobre Definições em Cálculo: Discussões sobre a Construção do Conceito de Continuidade Documento Tradução Comentada da Obra "Novos Elementos das Seções Cônicas" (Philippe de La Hire - 1679) e sua Relevância para o Ensino de Matemática. Documento UMA APLICAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL Documento UMA PROPOSTA DE NÍVEIS DE APRENDIZAGEM PARA O TÓPICO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO Documento Um Estudo do Cours d'Analyse Algebrique de Cauchy em Face das Demandas do Ensino Superior Científico na Ecole Polytechnique Documento Um estudo do processo de argumentação por alunos cegos Documento Um estudo qualitativo dos efeitos de descrições do comportamento no infinito de funções racionais Documento Um mestrado acadêmico em Ensino de Matemática pela ótica das Comunidades de Prática Documento Um olhar praxeológico sobre a atividade matemática de uma turma de iniciação científica Documento Uma Análise Curricular da Matemática dos Programas ENCCEJA, NOVA EJA E PEJA no Estado do Rio de Janeiro Documento Uma Investigação sobre a Aprendizagem de Integral em Turmas Iniciais de Cálculo Documento Uma Proposta para o Ensino do Conceito de Derivada no Ensino Médio Documento Uma Tecnologia para Redação Matemática e seu Uso na Elaboração de um Curso de Álgebra Linear Documento Uma abordagem visual para o ensino de matemática financeira no ensino médio Documento Uma análise das provas unificadas de cálculo do curso de engenharia da UFRJ Documento